google.com, pub-4379855849485668, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Como suspender o betabloqueador e evitar o tão desesperador efeito rebote com taquicardia e elevação da pressão arterial? Qual a maneira mais adequada?

Pergunte ao Cardiologista:

A dúvida de hoje veio da Solange, neste artigo:

Dr, boa tarde tenho 24 anos tomava o atenolol 25 mg de manhã e a noite, tenho prolapso da válvula mitral, tenho palpitações. Só que ele tirou o da noite, só estou tomando de manhã, só que minha pressão está abaixando muito tipo 80 mmHg ou 90 mmHg o cardiologista já havia pedido para eu suspender a medicação de vez porque ele olhou meus exames e acha que não é necessário.

Mas, eu estou com medo de tirar tudo e ter algum sintoma, ou até mesmo minhas palpitações aumentarem. O que fazer por favor obrigado. (Solange)

Qual a dúvida?

A dúvida da Solange está relacionada ao Efeito Rebote, muito comum em pacientes que fazem uso de Betabloqueadores. Como suspender o betabloqueador?

Estou com medo de tirar tudo e ter algum sintoma, ou até mesmo minhas palpitações aumentarem.

O que é o efeito rebote?

O efeito rebote é um efeito que ocorre com a suspensão de algumas drogas e medicamentos para o coração. Subitamente, o efeito exercido pela medicação é suspenso e o efeito contrário pode ocorrer. Exemplo:

  • Betabloqueador usado para controlar arritmias: ao retirar, as arritmias voltam a ficar mais intensas.
  • Antidepressivos usados para depressão: ao retirar, a depressão fica intensa.

Normalmente, nos exemplos acima, o médico tem estratégias para evitar esse efeito.

Leia mais sobre o efeito rebote aqui.

Efeito rebote! Uma reação dos Betabloqueadores!

Por quê suspender o Betabloqueador?

Pelo que percebi na dúvida, a paciente foi ao médico para tratar as palpitações (daí, o médico utilizou o Atenolol 25mg – uma dose bem baixa).

Mesmo assim, a pressão da paciente CAIU MUITO! Uma pressão sistólica de 90 mmhg (tipo 9 por 4) costuma causar sintomas de tontura em pacientes sensíveis.

Nesse caso, o médico normalmente suspende a medicação (como fez o colega).

Como suspender o betabloqueador, sem sofrer?

A pergunta que falta ser respondida é: como suspender o betabloqueador?

Todas as vezes que há necessidade de suspender o betabloqueador ou outro medicamento que tenha efeito rebote, a suspensão deve ser feita progressivamente.

As diretrizes de cardiologia citam o efeito rebote como uma possibilidade bastante comum quando o paciente está usando Clonidina e Betabloqueador juntos.

Há diversos esquemas para que a suspensão seja eficiente e menos sentida pelo paciente. Cito alguns esquemas, mas SOMENTE O SEU MÉDICO PODE DIZER COMO SERÁ A SUSPENSÃO:

  1. Reduzir a dose até a dose mínima do comprimido;
  2. Partir o comprimido ao meio e usar a metade da dose por 10 dias, depois,
  3. Usar o comprimido a cada dois dias por mais 10 dias, depois.
  4. Suspender definitivamente!

Devo suspender o medicamento subitamente?

Se seu médico falou que é para suspender subitamente, SUSPENDA! Só ele tem a segurança para indicar o que é melhor para você.

Nunca, mas nunca mesmo, nunca siga orientações como a minha, na internet, pois o seu médico é o seu maior tutor e orientador.

Ele precisa estar sabendo tudo o que acontece com a sua vida e ele que lhe dará a assistência em caso de necessidade. Entendido?