O Tratamento Medicamentoso da Ponte Miocárdica é uma necessidade médica que todos os pacientes precisam conhecer! Apesar de raro, a Ponte miocárdica pode estar associada a outras doenças, como a Angina de Prinzmetal. Confira!

Pergunte ao Cardiologista:

A dúvida de hoje veio da Lilian, por email:

Olá Minha dúvida é: Tenho Ponte miocárdica sintomática; Insuficiência Mitral e aórtica discretas; Arritmia atrial e ventricular; Angina de Prinzmetal e estou usando Pregabalina, Coenzima Q10 e Nebivolol: i a respeito destes medicamentos e achei muito bons. Mas gostaria de uma segunda opinião.

Outra questão, há 4 anos atrás eu só tinha a Ponte e hoje tenho estas outras complicações. Elas são consequência da Ponte ou foi mera coincidência, ou é a idade como alguns dizem??? Mês que vem faço 60 anos! Agradeço sua atenção. (Lilian)

Qual é a Dúvida?

A principal dúvida da Lilian é:

• As medicações estão corretas? (ela quer uma segunda opinião);
  • Qual é o Tratamento Medicamentoso da Ponte Miocárdica?
  • Eu piorei? Surgiram novas doenças…?

Então, vamos lá.

O que é Ponte Miocárdica?

A ponte miocárdica é uma anomalia congênita na qual um segmento de uma artéria coronária é rodeado por feixes de miocárdio (músculo cardíaco), resultando na compressão do trecho afetado durante a fase de contração cardíaca.

Normalmente, as artérias coronárias circundam o músculo cardíaco por fora. A ponte miocárdica ocorre quando uma das artérias decide atravessar o músculo cardíaco, em vez de contorná-lo externamente, penetrando assim na camada muscular.

Consequentemente, quando o músculo se contrai, a artéria se estreita, podendo causar dor no peito semelhante à angina.

Qual o tratamento da Ponte Miocárdica?

O tratamento medicamentoso incluiu o uso de agentes:

• bloqueadores,
  • antagonistas do canal de cálcio,
  • anti-agregantes plaquetários e/ou
  • nitratos (raramente, até contraindicado).
  • Cirurgias

O resultado do tratamento obtém uma melhora clínica em 30%, ausência de alterações no quadro clínico em 60% e piora dos sintomas em 10% dos pacientes.

Qual é o Tratamento Medicamentoso da Ponte Miocárdica?

A terapia de primeira linha para pacientes com sintomas secundários à ponte miocárdica consiste em:

• betabloqueadores e
  • bloqueadores dos canais de cálcio não diidropiridínicos.

No geral, os médicos optam por iniciar com os betabloqueadores.

Betabloqueadores para a Ponte Miocárdica:

As melhores opções de betabloqueadores para a Ponte Miocárdica são os betabloqueadores de terceira geração:

• Carvedilol
  • Bisoprolol
  • Metoprolol

A grande vantagem desses medicamentos betabloqueadores é que eles tem nenhum ou pouquíssimo efeitos colateral e não interferem nos níveis de glicemia e nem no peso do paciente.

Bloqueadores de Canais de Cálcio não diidropiridínicos:

Outra opção de medicamentos são os bloqueadores de canais de cálcio não diidropiridínicos:

• benzotiazepínicos (diltiazem) e as
  • fenilalquilaminas (verapamil)

As vantanges dos Bloqueadores:

A maior vantagem dos betabloqueadores em comparação com os outros medicamentos “não-diidropiridínicos” (verapamil e diltiazem) é que eles:

• são mais fáceis de serem encontrados nas farmácias;
  • são mais baratos;
  • tem posologia (modo de usar) mais fácil;

Objetivo do Tratamento Medicamentoso da Ponte Miocárdica?

A principal meta do tratamento da Ponte miocárdica é deixar o coração mais lento, com bradicardia (para facilitar a circulação de sangue pelas coronárias e também reduzir a força de contração do músculo cardíaco (que comprime as coronárias e provoca dor anginosa na ponte miocárdica. ((Myocardial Bridging: An Up-to-Date Review))

Voltando às dúvidas:

Vamos voltar um pouco às dúvidas da Lilian:

As medicações estão corretas?

Sim, estão, mesmo porque eu não posso opinar sobre isso! Seu médico é seu melhor conselheiro.

Qual é o tratamento Medicamentoso da Ponte miocárdica?

Esse ítem, falei acima bem detalhadamente.

Eu piorei? Surgiram novas doenças…?

Não, pelo que está descrito, muitos desse problemas já estavam aí desde o início.

Angina Prinzmetal e Ponte miocárdica! Logo as duas?

Não é muito comum encontrar as duas patologias, mas o fato interessante é que a Angina de Prinzmetal também utiliza os bloqueadores não diidropiridínicos como opção principal de tratamento.

Seu médico saberá conduzir adequadamente.

Alguma dúvida?

Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários.

Confira outros artigos: