A relação entre Álcool, Arritmias e Palpitações são uma dúvida extremamente comum no consultório cardiológico! Pacientes relatam palpitações, mas há alguma relação? Confira!
Pergunte ao Cardiologista:
A dúvida de hoje é do Jorge Elia, nesse artigo.
Eu gosto de tomar cerveja aos finais de semana. Nunca sinto nada bastou tomar aquele bebida alcoólica,mesmo em pequena quantidade, não acontece na hora,mas durante o meu sono da madrugada a taquicardia aparece.
Me assusta e me causa medo.
Estranhamente e somente de madrugada.
Que pode ser isto?
Qual é a Dúvida?
Há duas principais dúvidas sobre Álcool, Arritmias e Palpitações.
- Álcool provoca arritmias?
- Álcool é perigoso ao coração?
- Tendo palpitações, devo suspender o Álcool?
Álcool, Arritmias e Palpitações!
Muitos pacientes apresentam uma queixa de palpitações após fazerem uso de bebida alcoólica. E daí, vem a pergunta número 1, acima: Álcool provoca arritmias? Mas antes…
O que são Palpitações?
Palpitações são a percepção de que os batimentos cardíacos estão alterados. E essa alteração pode ser:
- Batimentos cardíacos Acelerados.
- Batimentos cardíacos Irregulares.
Nem sempre o paciente consegue fazer a diferença entre as duas ocasiões acima, se seus batimentos estão acelerados ou se estão irregulares. No entanto, sempre eles dizem que sentem palpitações.
Mas como disse, palpitações são a percepção (sintoma / subjetivo / nem sempre real) de que os batimentos estão patologicamente alterados. Muitas vezes, os clientes reclamam palpitações, mas seus batimentos estão perfeitamente normais (e isso não é incomum).
Mas, voltemos às questão básicas.
Álcool faz mal á saúde cardiovascular?
Não, álcool não faz mal à saúde cardiovascular, inclusive ele é um fator protetor, quando ingerido em doses moderadas.
De acordo com o Dietary Guidelines for Americans, o que conta como beber moderadamente é de até um drinque por dia para mulheres e até dois drinques por dia para homens.
O consumo moderado de álcool demonstrou reduzir o risco de doença cardíaca – especificamente doença arterial coronariana – e ter efeitos gerais de proteção contra o derrame e diabetes tipo 2.
Sendo assim, o álcool (em doses moderadas) é um auxiliar no combate às doenças cardíacas.
Álcool provoca arritmias?
A resposta SIM. Mesmo após ter escrito o parágrafo acima, o uso moderado de bebidas alcoólicas pode aumentar a chance de arritmias cardíacas, notadamente a fibrilação atrial.
Mas esta é uma ocorrência relativamente rara e os benefícios do uso do álcool não sugerem a sua suspensão (desde que em doses moderadas).
Álcool é perigoso ao coração?
Como dito acima, não, o álcool não é perigoso para o coração. Inclusive, há até um benefícios com o uso regular.
Tendo palpitações, devo suspender o Álcool?
A resposta inicial é NÃO, mas você deve procurar o seu médico.
O que é muito comum de acontecer com o uso do álcool e a presença de palpitações é que o paciente tenha uma TAQUICARDIA SINUSAL (coração acelerado) e descreva esse sintoma como palpitação e a confunda com uma arritmia cardíaca.
Assim, na grande maioria das vezes, o paciente está tendo uma taquicardia sinusal (totalmente benigna e sem qualquer prejuízo à saúde do paciente).
Com saber qual arritmia estou tendo?
Entretanto, a úncia forma de saber, reconhecer o tipo de arritmia que você está tendo é realizando um Holter no dia mais provável de ter a palpitação.
No caso do exemplo acima, em que o paciente tem palpitações após fazer uso de cerveja, é ideal que o Holter seja realizado exatamente neste dia, para que ele possa “pegar” e seu médico possa fazer o diagnóstico real da sua arritmia (se é que você está tendo uma arritmia).
Entendido?
Alguma dúvida? Deixe nos comentários alguma dúvida sobre Álcool, Arritmias e Palpitações;
Gos
tei da explicação muito boa
Tirei minhas dúvidas
Obrigado, valeu
Abraços.
Excelente explicacao…Dr…tenho palpitacoes somente de madrugada ,depois de parar d ebeber…por exemplo,paro as 23:00 dai as 3:00 da manha acordo c palpitacao…conto batimemtos por min e sempre esta por baixo de 100 por minutos,nos momentos das palpitacoes…ou se bebo cerveja num churrasco de dia …sempre da as palipitacoes horas depois de terminar,e algumas vezes no mometo de estar bebendo….fiz holter e consumir pouco de cerveja e apareceu duas arritmias benignas,no periodo das 24 hrs.Dr,Devo p[ara de consumir alcool?Posso ter problemas cardiacos devido a isso…nunca havia tido isso antes…comecou a um ano atras..e tive quadro de ansiedade generalizada nesse periodo…
Quando eu bebo a noite no outro dia Meus batimentos ficam irregulares
E meu peito fica um pouco dolorido
Do lado esquerdo. Me dá um desconforto horrível quando eu respiro fundo meus batimentos ficam irregulares. Faço uso de SEAKALME é isso faz parar um pouco os batimentos irregulares
Sou hipertenso a 20 anos e tenho 39 anos . Faço atividade física por uma hora e não me sinto mal
Isso acontecia raramente,agora acontece sempre que consumo álcool … parei de beber até me consultar com um especialista.
Des de ja agradeço.
Vc ainda sente essas coisas? Eu sinto EXATAMENTE isso da respiração
Veja aqui.