google.com, pub-4379855849485668, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A angioplastia coronária, também chamada de intervenção coronária percutânea, é um procedimento usado para abrir as artérias cardíacas (coronárias) entupidas. Tire todas as suas dúvidas, agora!

O que é uma Angioplastia Coronariana?

A angioplastia coronariana envolve a inserção e a infiltração temporária de um pequeno balão onde sua artéria está entupida para ajudar a ampliar a artéria.

A angioplastia é muitas vezes combinada com a colocação permanente de um pequeno tubo de malha de arame chamado de STENT para ajudar a abrir a artéria e diminuir a chance de estreitar novamente. Alguns stents são revestidos com medicação para ajudar a manter sua artéria aberta (stents de libertação de drogas – Stents Farmacológicos), enquanto outros não são (stents de metal).

O que a Angioplastia Coronariana pode melhorar?

A angioplastia pode melhorar os sintomas das artérias bloqueadas, como dor torácica (angina pectoris) e falta de ar. A angioplastia também pode ser usada durante um ataque cardíaco para abrir rapidamente uma artéria bloqueada (angioplastia primária) e reduzir a quantidade de dano ao seu coração durante o infarto do miocárdio.

Por que a Angioplastia é necessária?

A angioplastia é usada para tratar um tipo de doença cardíaca conhecida como aterosclerose.

O que é Aterosclerose coronariana?: A aterosclerose é o acúmulo lento de placas gordurosas nos vasos sanguíneos do seu coração.

O seu cardiologista pode sugerir angioplastia como uma opção de tratamento quando os medicamentos ou as mudanças de estilo de vida não são suficientes para melhorar a saúde do coração ou se você tiver um ataque cardíaco, piorando a dor no peito (angina) ou outros sintomas. ((MayoClinic))

Angioplastia Coronariana não é para todos!

A angioplastia não é para todos. Se a artéria principal que traz sangue para o lado esquerdo do seu coração está obstruída, se seu músculo cardíaco for fraco (insuficiência cardíaca) ou se você possui múltiplos vasos sanguíneos doentes, então a cirurgia de revascularização do miocárdio pode ser uma opção melhor do que a angioplastia. Na cirurgia de revascularização do miocárdio, a parte bloqueada da sua artéria é ignorada usando um vaso sanguíneo de outra parte do seu corpo.

Se você tem diabetes mellitus  e bloqueios múltiplos nas coronárias, seu médico pode sugerir cirurgia de revascularização miocárdica. A decisão de angioplastia versus cirurgia de bypass dependerá da extensão da doença cardíaca e da condição médica geral.

Riscos da Angioplastia Coronariana

Embora a angioplastia seja uma maneira menos invasiva de abrir as artérias entupidas do que a cirurgia de Revascularização do miocárdio, o procedimento ainda traz alguns riscos.

Leia mais:

Os riscos de angioplastia mais comuns incluem:

  • Re-estreitamento de sua artéria (restenose). Com angioplastia isolada – sem colocação de stent – a reestenose ocorre em cerca de 30% dos casos. Os stents foram desenvolvidos para reduzir a reestenose. Os stents de metal convencionais reduzem a chance de reestenose para cerca de 15 por cento, e o uso de stents de libertação de drogas (os farmacológicos) reduzem o risco para menos de 10 por cento.
  • Coágulos de sangue. Coágulos de sangue podem formar dentro de stents mesmo após o procedimento. Esses coágulos podem fechar a artéria, causando um ataque cardíaco. É importante tomar aspirina, clopidogrel (Plavix), Prasugrel (Effient) ou outra medicação que ajude a reduzir o risco de coágulos de sangue exatamente como prescrito para diminuir a chance de formação de coágulos no seu stent.Converse com seu médico sobre quanto tempo você precisará tomar esses medicamentos. Nunca interrompa estes medicamentos sem discutir com o seu médico.
  • Sangramento. Você pode ter sangramento em sua perna ou braço onde um cateter foi inserido. Normalmente, isso simplesmente resulta em hematoma, mas às vezes ocorre sangramento grave e pode exigir uma transfusão de sangue ou procedimentos cirúrgicos.

Riscos RAROS da Angioplastia Coronariana

  • Ataque cardíaco (Infarto do Miocárdio). Embora raro, você pode ter um ataque cardíaco durante o procedimento.
  • Dano da artéria coronária. Sua artéria coronária pode ser rasgada ou quebrada (dissecada) durante o procedimento. Essas complicações podem exigir cirurgia de revascularização do miocárdio de emergência.
  • Problemas renais. O contraste utilizado durante a angioplastia e a colocação do stent podem causar danos nos rins, especialmente em pessoas que já têm problemas renais. Se você estiver em risco aumentado, seu médico pode tomar medidas para tentar proteger seus rins, como limitar a quantidade de contraste e garantir que você esteja bem hidratado durante o procedimento.
  • Acidente vascular encefálico. Durante a angioplastia, um acidente vascular cerebral pode ocorrer se as placas se soltam quando os cateteres estão sendo introduzidos através da aorta. Os coágulos de sangue também podem se formar em cateteres e viajar para o cérebro se eles se soltarem. Um acidente vascular cerebral é uma complicação extremamente rara da angioplastia coronária, e os diluentes são usados ​​durante o procedimento para reduzir o risco.
  • Ritmos cardíacos anormais. Durante o procedimento, o coração pode bater muito rápido ou muito devagar. Estes problemas de ritmo cardíaco geralmente são de curta duração, mas às vezes são necessários medicamentos ou um marcapasso temporário.

Como você prepara para a Angioplastia Coronária?

Se você vai fazer uma angioplastia coronariana, muito provavelmente, você já realizou um Cateterismo Cardíaco previamente. Daí, seu médico concluiu que uma ou mais das suas artérias coronárias estão obstruídas e precisam de que a Angioplastia Coronariana seja realizada para liberar o fluxo de sangue.

Angioplastia Programada (Eletiva)

Nesse caso, você fez um Cateterismo Cardíaco previamente e seus médicos decidiram que uma ou mais artérias seriam desobstruídas. Você também já realizou um Eletrocardiograma, um Ecocardiograma Transtorácico e provavelmente, um teste ergométrico, cintilografia ou Ecocardigorama de estresse: leve todos no dia do exame.

Eles agendam a Angioplastia para uma data pré-determinada e você vai para o hospital no horário agendado para a realização.

O preparo para a Angioplastia é semelhante ao preparo para o Cateterismo Cardíaco, como você pode ver abaixo.

Você receberá instruções sobre o que comer e beber durante as 24 horas anteriores ao CAT.

  • Jejum: normalmente, de seis a oito horas antes do procedimento de cateterismo.
  • Anote os medicamentos que você utiliza (incluindo medicações compradas em balcão de farmácia, ervas e vitaminas). Não pare de tomar o seu medicamento até o seu médico lhe pedir para parar.
  • Alergia a IODO: Informe o seu médico se você é alérgico a qualquer coisa, especialmente iodo, marisco, látex ou produtos de borracha, medicamentos como penicilina ou tintura de raios-X.
  • Providencie um acompanhante para leve para casa depois do procedimento.
  • Se você costuma usar um aparelho auditivo, use-o durante seu procedimento. Se você usar óculos, leve-os à sua consulta.

Na noite anterior ao seu procedimento, você deve:

  • Siga as instruções do seu médico sobre como ajustar seus medicamentos atuais antes da angioplastia. Seu médico pode instruí-lo a parar de tomar certos medicamentos antes da angioplastia, como certos medicamentos para diabetes.
  • Reúna todos os seus medicamentos para levar para o hospital com você, incluindo a nitroglicerina, se você tomar.
  • Tome medicamentos aprovados com apenas pequenos sorvos de água.
  • Organize para o lar de transporte. A angioplastia geralmente requer uma estadia hospitalar durante a noite, e você não poderá se dirigir para casa no dia seguinte.

Angioplastia Primária (Urgência)

Na Angioplastia primária, a Angioplastia foi escolhida para tratar um infarto do miocárdio e para realizar uma desobstrução rápida das suas artérias. Você estará em uma situação grave e que precisa de uma ação médica rápida e urgente.

O que você pode esperar

Durante o procedimento

Da mesma forma que em um Cateterismo cardíaco, seu corpo não está aberto, exceto por uma incisão muito pequena na pele sobre um vaso sanguíneo na perna, braço ou pulso através do qual um pequeno tubo fino (cateter) é introduzido e o procedimento é realizado.

Duração da Angioplastia: A angioplastia pode levar até várias horas, dependendo da dificuldade e do número de bloqueios e obstruções nas coronárias ou se surgem complicações.

Quem realiza a Angioplastia: A angioplastia é realizada por um especialista em coração (cardiologista) – mais especificamente por um Cardiologista com Especialização em Hemodinâmica (Hemodinamicista) e uma equipe de enfermeiros e técnicos cardiovasculares especializados em uma sala de operação especial chamada laboratório de cateterismo cardíaco – laboratório de hemodinâmica.

A angioplastia é comumente realizada através de uma artéria na sua virilha (artéria femoral). Menos comum, pode ser feito usando uma artéria no braço ou na área do pulso. Antes do procedimento, a área é preparada com uma solução anti-séptica e uma folha estéril é colocada sobre seu corpo.

A Anestesia: Um anestésico local é injetado para anestesiar a área onde o cateter será inserido. Eletrodos são colocadas no seu torax para monitorar seu coração durante o procedimento. A anestesia geral não é necessária. Você será sedado, mas ficará acordado durante todo o procedimento. Você receberá fluidos, medicamentos para relaxá-lo e medicamentos anticoagulantes (anticoagulantes) através de um cateter IV. Então, o procedimento começa:

  • Depois de anestesiar a área de incisão, uma pequena agulha é usada para acessar uma artéria em sua perna ou braço. Um pequeno corte é feito na pele.
  • O médico hemodinamicista encaixa um fio guia fino seguido de um cateter na artéria até atingir o bloqueio em seu coração.
  • Você pode sentir pressão na área onde o cateter está inserido, mas você não deve sentir dor aguda. Informe o seu médico se sentir algo estranho. Você também não sentirá o cateter em seu corpo.
  • Uma pequena quantidade de contraste é injetada através do cateter (quantidade menor que no cateterismo). Isso ajuda seu médico a observar o bloqueio em imagens de raios-X chamadas angiogramas.
  • Um balão pequeno no final do cateter é inflado, ampliando a artéria bloqueada.Depois que a artéria é esticada, o balão é deflacionado e removido. Seu médico pode inflar e esvaziar o balão várias vezes antes de ser removido, alongando a artéria um pouco mais a cada vez.

Se você tiver vários bloqueios, o procedimento pode ser repetido em cada obstrução. Como o balão temporariamente bloqueia o fluxo sanguíneo para parte do seu coração, não é incomum experimentar dor no peito quando está inflado.

Colocação do stent

A maioria das pessoas que sofrem de angioplastia também tem um stent colocado em sua artéria bloqueada durante o mesmo procedimento. O stent geralmente é inserido na artéria depois que ele é alargado pelo balão inflado.

O stent suporta as paredes da sua artéria para ajudar a impedir que ele se re-estreita após a angioplastia. O stent parece uma pequena bobina de malha de arame.

  • O stent, que é colapsado em torno de um balão na ponta do cateter, é guiado através da artéria até o bloqueio.
  • No bloqueio, o balão é inflado e o stent tipo mola se expande e se encaixa no interior da artéria.
  • O stent permanece na artéria permanentemente para mantê-lo aberto e melhorar o fluxo sanguíneo para o seu coração. Em alguns casos, mais de um stent pode ser necessário para abrir um bloqueio.
  • Uma vez que o stent está no lugar, o cateter balão é removido e mais imagens (angiogramas) são tomadas para ver o quão bem o sangue flui através de sua artéria recém-alargada.
  • Finalmente, o cateter guia é removido e o procedimento está completo.

Após a colocação do stent, você pode precisar de um tratamento prolongado com medicamentos, como aspirina ou clopidogrel (Plavix) para reduzir a chance de formação de coágulos sanguíneos no stent.

Após a Angioplastia eletiva:

Se você realizou um procedimento eletivo (agendado), você provavelmente permanecerá hospitalizado um dia enquanto seu coração for monitorado e seus medicamentos forem ajustados e adequadamente controlados. Você geralmente deve poder voltar ao trabalho ou a sua rotina normal na semana após a angioplastia.

Após a Angioplastia primária (urgente):

Se você precisava de angioplastia com stent durante um ataque cardíaco, sua estadia hospitalar e período de recuperação provavelmente será mais longo.

Outras informações:

Ligue imediatamente ao consultório ou ao pessoal do seu médico se:

  • O local onde o seu cateter foi inserido começa a sangrar ou a inchar
  • Você desenvolve dor ou desconforto no local onde o seu cateter foi inserido
  • Você tem sinais de infecção, como vermelhidão, inchaço, drenagem ou febre
  • Se houver uma mudança de temperatura ou cor da perna ou braço que foi usado para o procedimento
  • Você se sente fraco ou fraco
  • Você desenvolve dor torácica ou falta de ar

Quais medicamentos devo usar?

A angioplastia coronariana e a Cirurgia de Revascularização do miocárdio não eliminam a necessidade de tratamento com medicamentos. Você precisará usá-los por um bom tempo.

É importante que você acompanhe de perto as recomendações do seu médico sobre o seu tratamento com medicamentos como anti-agregantes plaquetários – aspirina e clopidogrel ou medicamentos similares.

A maioria das pessoas que sofreram angioplastia com ou sem colocação de stent precisará tomar aspirina indefinidamente. Aqueles que tiveram colocação de stent precisarão de uma medicação para diluir o sangue, como o clopidogrel por um ano ou mais em alguns casos.

Se você tiver alguma dúvida ou se precisar de cirurgia não cardíaca, fale com o seu cardiologista antes de parar qualquer desses medicamentos.

Resultados

A angioplastia coronária aumenta consideravelmente o fluxo sanguíneo através da artéria coronária previamente estreita ou bloqueada. Sua dor no peito geralmente deve diminuir, e você pode ser mais capaz de se exercitar.

Ter angioplastia e stent não significa que sua doença cardíaca desaparece. Você precisará continuar hábitos de estilo de vida saudáveis ​​e tomar medicamentos conforme prescrito pelo seu médico.

Se seus sintomas retornarem, como dor torácica ou falta de ar, ou se outros sintomas semelhantes aos que você teve antes de seu procedimento se repetir, entre em contato com seu médico. Se você tem dor no peito em repouso ou dor que não responde a nitroglicerina, ligue para o SAMU ou ajuda médica de emergência.

Para manter seu coração saudável após a angioplastia, você deve:

  • Parar de fumar
  • Abaixe os níveis de colesterol
  • Mantenha um peso saudável
  • Controle outras condições, como diabetes e pressão arterial elevada
  • Faça exercícios regulares

A angioplastia bem sucedida também significa que você pode não ter que passar por um procedimento cirúrgico chamado cirurgia de revascularização do miocárdio. Em uma derivação, uma artéria ou uma veia é removida de uma parte diferente do seu corpo e costurada à superfície do seu coração para assumir o controle da artéria coronária bloqueada. Esta cirurgia requer uma incisão no tórax, e a recuperação da cirurgia de bypass geralmente é mais longa e mais desconfortável.

Angioplastia ao Vivo – no Youtube:

As imagens esquemáticas são importantes para uma compreensão, mas a imagem ao vivo mostra muito bem a realidade do que é realizado durante uma angioplastia, seja durante um infarto do miocárdio ou durante um procedimento eletivo (agendado). Antigamente, não tínhamos possibilidade de mostrar isso aos nossos clientes. Reuni alumas imagens e vou explicá-las, logo abaixo: Veja o video de uma angioplastia na coronária direita.

Observações:

1 – o video começa mostrando a sala de cirurgia.

2 – aos 3,04s: o hemodinamicista (médico que faz a angioplastia) injeta o contraste (“tinta preta”) para mostrar a obstrução, que é uma área em que o contraste (que significaria o sangue) não passa pela artéria.

3 – aos 3,20s: já aparece o balão insuflando (cheio) o stent;

4 – aos 3,38s: o balão já está todo insuflado (cheio) e o stent já está localizado no local – foi uma implantação direta do stent. Note que o médico deixa um tempo para fazer uma pressão no local e para o stent ficar bem preso no local.

5 – aos 3,52s: ocorre nova injeção do contraste e já não se observa a obstrução, o sangue passa livremente pela artéria coronária.

6 – aos 3,56s: o médico aponta o dedo para mostrar o stent (uma mancha no local da obstrução).

7 – aos 4,29s: há uma nova imagem da obstrução, onde você pode comparar o efeito antes e depois.