Atenolol e Palpitações é um par quase perfeito e são muito utilizados pelos médicos para o tratamento de extra-sístoles e palpitações. Mas há efeitos colaterais no uso do atenolol – Seria possível usar somente durante as crises de Palpitações?

[membership level=”0″]Quer ler mais? Clique Aqui! e acesse o Melhor Conteúdo Exclusivo! [/membership]
[membership level=”0″] Olá, Aqui é o Dr. Leonardo Alves. Estamos felizes com seu interesse em nossos artigos. Quer ler mais? Clique Aqui! Escolha uma das opções de Membros e Aproveite os esse artigo! Temos muito interesse em solucionar suas dúvidas. [/membership]

Nenhum paciente gosta de usar medicamentos de uso contínuo, principalmente quando o assunto é Palpitação e Extra-sístole. Entretanto, eu ouço muitas dúvidas dos pacientes que me perguntam se podem usar o Atenolol somente durante a crise de Palpitações.

E confesso, há controvérsias… e você precisa ler esse artigo para entender!

 

Para quê o Atenolol é Indicado? 

O atenolol é indicado para o controle da hipertensão arterial (pressão alta), controle da angina pectoris (dor no peito ao esforço), controle de arritmias cardíacas, infarto do miocárdio e tratamento precoce e tardio após infarto do miocárdio. ((Medicine.net)) ((RxList)) ((NLM.NIH))

 

Como o Atenolol Funciona? Mecanismo de Ação:

O atenolol age preferencialmente sobre os receptores localizados no coração e na circulação, reduzindo a pressão arterial, quando usado continuamente.

O atenolol começa a ter uma ação significativa dentro de 1 hora após sua administração por via oral, atingindo seu os colao máximo em 2 a 4 horas. Esse efeito é mantido por no mínimo 24 horas. ((HealthLine)) ((Wikipedia))

 

Atenolol – 1 hora para começar a agir!

Como você viu no parágrafo anterior, o atenolol começa a ter uma ação significativa dentro de 1 hora após sua administração por via oral, atingindo seu pico máximo em 2 a 4 horas.

Então, responda-me:

Devo utilizar a medicação somente nas Crises de Palpitações?

 

Se você prever o futuro, sim…

No Caso #7, falamos sobre o caso de Jorge – um paciente que tinha palpitações Raras e pouco frequentes. Ele não tem nem terá uma bola de cristal para saber quando uma Palpitação virá!

Não dá para saber.

Então imagine:

Se daqui há uma hora eu vou ter (futuro) uma palpitação, eu devo usar o Atenolol, AGORA (1 horas antes)…

Como isso é possível?

Veja outra situação…

 

Depende das suas Palpitações…

Outros pacientes tem palpitações em momentos de estresse e quando elas começam, não param mais.

Esse paciente já tem uma experiência negativa muito antiga com as palpitações e já aprendeu que as suas palpitações ocorrem em situações específicas e em momentos que ele já aprendeu quais são.

  • Quando há uma apresentação oral na escola – um trabalho/uma monografia de final de curso.
  • Quando o paciente está em aperto financeiro…
  • Quando ele se sente cansado por insônia e sabe que as palpitações virão…

Não dá para prever!

Os pacientes que eu citei acima, são paciente que já tem palpitações há muito tempo e praticamente sabem a hora que elas vão vir…

 

É confiável? É possível prever o futuro?

Veja bem.

Confiável não é! Eu, como médico, também não aconselho pois o grau de acerto dessas palpitações é muito pequeno.

Mas há pacientes que começam a fazer um condicionamento e uma dependência tão grande da medicação e um medo tão extremo das Palpitações que se eles não tomarem, eles entram em pânico.

Respondendo à pergunta que eu fiz:

Eu acho muito difícil prever a ocorrência futura de uma palpitação. Se fosse assim, seria ótimo para colocarmos o Holter de 24 horas somente nessas situações e nesses momentos de estresse. Mas a experiência já diz que não dá certo.

 

Pacientes com epilepsia tem Aura – um aviso!

É verdade que pacientes com epilepsia tem a AURA – que é um sintoma que pode ocorrer previamente às crises de epilepsia, mas isso não ocorre em paciente com palpitações e extra-sístoles. Infelizmente.

 

Qual a sua opinião?

Conte-me! Você usa medicações para palpitações somente durante as crises? Deu certo com você? Conte-nos o seu caso!

 

WhatsApp chat