Você não irá escapar da Dor no Pós-Operatório da Ponte de Safena – isso é fato! Entretanto, você pode reduzi-la muito. A cirurgia de revascularização do miocárdio é uma cirurgia grande e se você não tomar os cuidados necessários, poderá sofrer muito com a dor após receber alta hospitalar. Conheça as melhores estratégias para reduzir o seu sofrimento. Esse artigo premium complementa o artigo principal sobre ponte de safena.

No artigo inicial dessa série, quando tratamos sobre o que é a Ponte de Safena – Uma Guia Completo você viu vários detalhes sobre a Ponte de Safena – Se ainda não leu, visite esse artigo antes de ler esse.

Dúvidas e Dicas sobre a Ponte de Safena:

dor no pós-operatório de ponte de safena

Como é o Corte e a Cirurgia de Ponte de Safena?

Após você estar anestesiado, e após a liberação do anestesiologista, o cirurgião fará um corte (uma incisão) no meio do seu tórax, ao longo do seu osso esterno; ele cortará a sua pele e o osso que está no meio do seu tórax.

Após cortar a pele, o cirurgião utilizará o material cirúrgico para separar os ossos do esterno para ter acesso ao coração. O corte por ser de um tamanho NORMAL ou PEQUENO, também chamado de Mini esternotomia.

Quais serão os cortes?

Dependente da abordagem cirúrgica, o paciente pode ter:

• uma incisão de esternotomia mediana,
  • incisão perna(s), e/ou
  • uma incisão radial.

Você precisará cuidar dessas feridas para que elas cicatrizem-se de maneira rápida. Até que estejam totalmente cicatrizados, essas feridas podem lhe causar Dor no Pós-Operatório da Ponte de Safena – e é importante que você não seja pego de surpresa.

Outras causas de Dor no Pós-Operatório da Ponte de Safena?

O cirurgião abrirá o seu tórax e a Manipulação da cavidade torácica, o uso de afastadores durante a cirurgia, e eletrocautério podem contribuir para a Dor no Pós-Operatório da Ponte de Safena.

Além disso, o posicionamento na mesa da sala de operação e tempo de duração da cirurgia também podem ser fatores de Dor no Pós-Operatório da Ponte de Safena.

Se quando viajamos e passamos uma noite fora de casa, em um hotel ou na casa de parentes já sentimos dores pelo corpo, imagine-se deitado em uma cama pouco confortável, sem o direito de pedir para mudar de posição. Você já pode imaginar sua situação, não é mesmo?

As consequências da Dor no Pós-Operatório da Ponte de Safena!

dor no pós-operatório de ponte de safena

Caso a Dor no Pós-Operatório da Ponte de Safena esteja mal controlada, ela pode estimular o sistema nervoso simpático e provocar algumas consequências cardiovasculares. A frequência cardíaca e pressão arterial pode aumentar e os vasos sanguíneos podem se contrairem, causando um aumento na carga de trabalho do seu coração. O controle eficiente da dor é essencial para o controle da demanda de oxigênio pelo músculo cardíaco e para o conforto do paciente, estabilidade hemodinâmica e prevenção de complicações pulmonares.

Posicione melhor o seu corpo na cama:

Lembre-se que no início do artigo, falamos que uma das principais causas de Dor no Pós-Operatório da Ponte de Safena é o mau posicionamento na Maca Cirúrgica – que normalmente é dura e não se parece com o seu colchão gostoso. O posicionamento, a mobilização, a distração e técnicas de relaxamento estão entre alguns dos métodos de controle da dor.

Utilize Analgésicos Opioides:

Enfermeiros e médicos devem individualizar a avaliação da dor e o seu controle para cada paciente – e prescrever medicação necessária para acabar com ela: os analgésicos opióides são uma boa escolha. ((Managing pain after coronary artery bypass surgery.)). Mesmo com uma boa escolha, as respostas variam entre os analgésicos opióides.

Utilize Analgésicos Anti-Inflamatórios Não-esteróides:

Além do uso de analgésicos opióides, o uso de agentes anti-inflamatórios não-esteróides podem ser utilizados para controlar a Dor no Pós-Operatório da Ponte de Safena e minimizar a quantidade de narcótico necessário. No pós operatório imediato, o seu médico prescreverá uma medicação que você utilizará ainda no CTI. Dentro do CTI seus médicos farão o controle adequado da medicação.

Após a saída do Hospital, os anti-inflamatórios poderão também ser usados. O paciente tem um risco aumentado de hemorragia gastrointestinal, quando um agente anti-inflamatório não-esteróide é usado. Assim, um protetor gástrico é fundamental e ajuda a evitar possíveis complicações gástricas. ((Nursing Care of the Patient Undergoing Coronary Artery Bypass Grafting))

Medidas não medicamentosas:

Você precisa aprender outras medidas para controle da Dor no Pós-Operatório da Ponte de Safena.

• Coloque um travesseiro no local da incisão quando for tossir e durante alguns movimentos podem melhorar muito no controle da dor.
  • Receba massagens relaxantes.

Controle a sua ansiedade:

Busque todas as informações possíveis sobre a Ponte de Safena e leia bastante. Converse muito com o seu médico sobre todas as possíveis formas de aliviar a dor. As enfermeiras (durante a internação) são uma ótima fonte de informações – Aproveite bem a sua estada no hospital. Controlando sua ansiedade, você terá menos Dor no Pós-Operatório da Ponte de Safena.

Outros motivos para Dor.

Outra fonte de Dor no Pós-Operatório da Ponte de Safena é a remoção dos tubos e drenos colocados no peito. Geralmente, a remoção ocorre de 24 a 48 horas após a cirurgia, quando a quantidade de líquido drenado já reduziu bastante e as suas características estão dentro dos padrões. Medicações para Dor deve ser administrada antes da remoção de tubos de acordo com o protocolo do hospital.

Quantos dias a dor estará comigo? Até quando a dor é normal?

A Dor no Pós-Operatório da Ponte de Safena é mais intensa nos primeiros dois dias de pós-operatório e durante a internação hospitalar. Felizmente, nessa etapa, você estará dentro do hospital e receberá medicações venosas que lhe darão ótimo alívio dos sintomas.

Quando já na sua casa, você precisará de comprimidos para alívio da dor – seu médico lhe prescreverá.

A dor será forte nos primeiros dias e reduzirá progressivamente ao longo de uma ou duas semanas… Ela ficará mais intensa nos momentos de tosse e quando você for mudar de posição na cama. Mas, no geral, você sentirá o alívio da dor em 7 a 15 dias. Entretanto, isso pode variar muito e há pacientes que ficam com dor por 1 mês.

Dor que dura mais de 6 meses?

Seria possível sentir dores no peito por mais de seis meses após a cirurgia? Sim, isso é possível.

Alguns pacientes reclamam mais de formigamento no local do corte cirúrgico, mas outros reclamam de dores no peito e nas costas após 6 meses da cirurgia – isso, sim, é possível. A melhor maneira de aliviar essas dores crônicas é fazer alongamentos e massagens, bem como fazer musculação (leve) para melhorar o seu condicionamento físico.

Dor que dura mais de 6 meses – poderia ser infarto, novamente?

Não é comum que a dor crônica, continuada que dura 4 a 6 meses seja infarto ou nova obstrução em suas coronárias – mas se ficar na dúvida, fale com o seu médico. A dor da Angina é aquela dor em aperto, provocada pelo esforço físico progressivo. A dor causada pelo corte cirúrgico é contínua (dura meses) aparece em situações específicas e é aliviada com a posição do corpo.

O mais importante sobre a dor:

O fato mais importante sobre a dor no pós-operatório é que:

• ela precisa reduzir a sua intensidade com o passar dos dias.
  • ela não pode aumentar.
  • ela piora quando você tosse.
  • ela praticamente desaparece quando você está imóvel, quieto.
  • alivia com medicamentos prescritos.

Quando devo me preocupar?

Você deve se preocupar quando a sua dor muda de características ou não segue o perfil que listei acima.

• quando ela aumenta com o passar dos dias.
  • quando não está reduzindo de intensidade.
  • quando está presente mesmo quando você está em repouso absoluto.
  • quando não é aliviada por medicamentos analgésicos prescritos.

Nestas situações, avise o seu médico.

Você já operou? Como você controlou sua dor?

Por mais que a medicina e a ciência possa tentar estudar todos os efeitos da dor e como reduzi-la. O mais importante é o seu testemunho. Conte-nos como foi a sua dor? Quanto tempo ela durou? O que você utilizou para melhorá-la. Enriqueça esse artigo com a sua experiência.

Abraços.