Estenose mitral de Mau Prognóstico é muito grave! Se você tem Estenose mitral, você precisa saber quais fatores podem agravar sua doença e piorar seu prognóstico de longo prazo! Confira!
Pergunte ao Cardiologista:
A dúvida de hoje foi ideia minha, pois muitos pacientes me perguntam sobre o tema.
- Toda Estenose Mitral é igual?
- O que é Estenose mitral de mau prognóstico!?
Estenose Mitral: O quê é?
Estenose da válvula mitral – ou estenose mitral – é um estreitamento da válvula mitral do coração. Esta válvula anormal não abre corretamente ou adequadamente, bloqueando o fluxo de sangue do átrio esquerdo para a principal câmara de bombeamento do seu coração (ventrículo esquerdo).
A Estenose da válvula mitral pode provocar dispneia e te deixar cansado e falta de ar, dentre outros problemas. ((MayoClinic))
Estenose Mitral Importante:
A estenose mitral pode ser leve, moderada ou importante. Os principais indícios de estenose mitral grave/importante são:
- Área valvar menor que 1 cm2
- Gradiente médio maior que 10 mmHg
- Fatores indicativos de mau prognóstico
Estenose Mitral de mau Prognóstico!
Existem dois principais fatores que indicam que a Estenose mitral é de mau prognóstico:
- Fibrilação atrial.
- Hipertensão pulmonar – acima de 80mmHg.
Estenose Mitral e Fibrilação Atrial!
A fibrilação atrial é uma arritmia cardíaca muito conhecida por causar sérios problemas nos pacientes. Os principais deles são:
- Acidente vascular cerebral.
- Palpitações e dilatação das câmaras cardíacas (átrio e ventrículo).
A presença de fibrilação atrial em um paciente com Estenose Mitral é um sério indicador de que se trata de uma estenose mitral de mau prognóstico!
Nessas situações, o paciente deverá receber um anticoagulante oral para reduzir o seu risco de complicações cardíacas mais sérias (AVC, principalmente).
Estenose Mitral e Hipertensão Pulmonar!
Outro fator importante e que transforma o futuro dos paciente na estenose mitral de mau prognóstico é a presença de Hipertensão vascular pulmonar maior que 80 mmHg.
A Hipertensão pulmonar é vista no laudo do Ecocardiograma e facilmente avaliada pelos cardiologistas.
Hipertensão pulmonar e Estenose Mitral…
Em um estudo com quinhentos e oitenta e seis pacientes com doença valvar mitral foram estudados com cateterismo cardíaco entre 1961 e 1972; 48 (8,2%) tinham hipertensão pulmonar extrema (pressão da artéria pulmonar sistólica de repouso de 80 mmHg ou mais e resistência vascular pulmonar de 10 unidades ou mais) e, desses pacientes, 27 foram submetidos à cirurgia cardíaca.
A mortalidade:
A mortalidade operatória foi elevada:
- para valvotomia mitral (cirúrgica) foi de 11 por cento e
- para a substituição da válvula mitral, 56 por cento.
- A mortalidade geral foi de 31 por cento.
Os riscos de operação foram aumentados naqueles com
- uma longa história de sintomas cardíacos,
- aqueles com mais de 50 anos de idade e
- na presença de doença valvular aórtica associada.
A sobrevida:
A sobrevida média para os pacientes que não tiveram operação foi de apenas 2,4 mais ou menos 0,5 anos: ou seja, viviam entre 1,9 anos e 2,9 anos.
O período médio de acompanhamento para a operação sobrevivente foi de cerca de 6 anos e a melhora sintomática foi boa. ((Extreme pulmonary hypertension caused by mitral valve disease. Natural history and results of surgery))
O que fazer?
Se você tem um desses dois fatores (Hipertensão arterial pulmonar maior que 80 mmHg ou é portador de Fibrilação Atrial) você precisa estar próximo do seu médico para que ele indique a sua cirurgia ou um procedimento que ele julgue mais adequado.
Dúvidas…?
Se você permanece com alguma dúvida, deixe o seu comentário no artigo.