Muitos pacientes se surpreendem com valores de pressão arterial de 14×10 cmHg, 16×12cmHg ou 18×10cmHg. E quando a pressão se associa com bradicardia? o que fazer? Quais os sintomas?
Pressão alta e Bradicardia: É grave?
Pacietes previamente saudáveis podem se surpreender com hipertensão arterial (pressão alta) e bradicardia (frequência cardíaca baixa). O que fazer?
De 4 meses para cá, meus batimentos cardíacos, estão abaixando ,58 ,52, 47,43, durante o dia; além da pressão alta: 14×10,16×12, 18×10. Antes minha pressão era normal 12×8.
Sintomas: às vezes sonolência, às vezes indisposição, pouco fôlego para andar rápido,ou pedalar bicicleta em ladeira.
O que fazer?
Resposta do Dr. Leonardo Alves, Cardiologista:
Pressão pode subir subitamente? Sim, por mais que tenhamos sido a vida inteira normotensos, com pressão normal, pode ser que um dia, do nada, a pressão suba e necessite de acompanhamento médico.
Leia mais: Dor de cabeça e pressão alta.
Qual o valor de pressão que devo me preocupar? O valores de pressão arterial acima de 140/90 mmHg (ou 14/9 cmHg) necessitam de atenção. Valores mais altos: acima de 160/100 mmHg frequentemente precisam de tratamento imediato.
Leia mais: Anticoncepcional e Hipertensão arterial.
Quais os sintomas de pressão alta? No geral, NENHUM. É muito raro que a pressão arterial cause sintomas no paciente, muito raro. Na maioria das vezes, é assintomática. Poucos pacientes podem se queixar de dor de cabeça na nuca, no início da manhã, passageira e que melhora com analgésicos. Mas não confie em sintomas.
Leia mais: Pressão alta resistente.
Como saber se a pressão arterial está elevada? Só saberá medindo. Somente utilizando o aparelho de pressão arterial que você saberá o valor correto da sua pressão. Evite “achar” que está boa ou que sua pressão está ruim, simplesmente: MEÇA.
Leia mais: Pressão alta e extrassístoles.
Pressão alta e bradicardia é perigoso? A pressão alta, por si é um problema que precisa de cuidados especiais e até medicamento. Mas o risco da pressão arterial alta não aumenta com uma Frequência cardíaca na faixa de 50bpm a 60 bpm. Alias, valores como esses nem são bradicardia, a rigor. Então, a preocupação deve estar no valor elevado da pressão e não na frequência cardíaca.
Leia mais: Diagnóstico de Pressão alta.
O que fazer? então? Você precisa procurar um médico para avaliar a necessidade de medicamento para sua pressão arterial. Talvez sua pressão já estivesse elevada há tempos e você não sabia. Anote outros valores de pressão e leve para seu médico.
Leia mais: Guia completo da Pressão Alta.
Doenças do Coração – Manual completo e Como Prevenir!
A Prevenção de doenças do coração (e de todas as doenças cardíacas) exige que você faça escolhas inteligentes agora que possa receber os "lucros"...
Dr. Leonardo Alves Cardiologista atende em Teófilo Otoni, MG. Caso queira consultar-se entre em contato clicando aqui ou enviando e agende sua consulta.
Regras dos comentário:
Esse blog e todos os seus artigos não são consulta médica. Foram escritos pelo Dr. Leonardo Alves – Médico Cardiologista de Teófilo Otoni, MG (CRMMG: 33.669).
Sempre confie e dê mais atenção na opinião do seu médico, pois ele te examinou. Nada substitui a consulta médica presencial, com seu médico de confiança.
Ao comentar, você entende e concorda que seu comentário ficará público e poderá ser utilizado no blog em outros artigos. Qualquer resposta aos comentários não constituem consulta médica e o autor não tem intenção de fazê-lo. Sempre confie no seu médico de confiança.
Leia mais sobre doenças do coração:
Há muitas informações sobre sopro no coração nesse blog (inclusive um Guia Completo). Há um artigo sobre os Graus dos Sopros: Grau 1, 2, até 6, sobre sopro sem repercussão hemodinâmica, a relação entre sopro cardíaco e arritmias, quando sopro causa aumento do átrio esquerdo, e se tem cura.
Os principais sintomas (queixas) das doenças cardiovasculares, tais como Palpitações, Dispneia, Edema de membros inferiores, cianos, tontura e síncope, Angina de peito e dor torácica, dentre outros sintomas de doenças do coração.
Os principais Fatores de Risco para Doenças do Coração são a Hipertensão Arterial (pressão alta), Diabetes (a Diabetes Tipo 1 e a Diabetes Tipo 2), Dislipidemia (colesterol alto), Tabagismo, obesidade e a falta de exercícios físicos (o sedentarismo).
Sopro no coração (sopros cardíacos) acontece ou por doença nas válvulas cardíacas: (Estenose Aórtica, estenose mitral, insuficiência Aórtica, insuficiência mitral, Estenose Pulmonar, Insuficiência pulmonar, Estenose tricúspide ou Insuficiência Tricúspide) ou ainda devido à Cardiopatias Congênitas (doenças cardíacas que ocorrem desde o nascimento. Uma das principais causas de doenças nas válvulas é a febre reumática e reumatismo. Um capítulo especial sobre cardiopatias e gravidez e sobre o Prolapso mitral. Clique em cada um dos links para entendê-las.
Falamos sobre as causas de sopro cardíaco: Estenose valvar (que é o entupimento da válvula): Estenose mitral, Estenose aórtica, Estenose pulmonar, Estenose tricúspide.
E também das Insuficiências: Quando a válvula não se fecha corretamente: aqui, o sangue “volta” ou Regurgita. Insuficiência mitral ou Regurgitação Mitral. Insuficiência aórtica ou Regurgitação Aórtica Insuficiência pulmonar ou Regurgitação Pulmonar Insuficiência tricúspide ou Regurgitação Tricúspide.
Clique em um dos links acima para saber mais.
Agende Sua Consulta!
Precisando de uma consulta com cardiologista? Agende agora mesmo ou: Envie mensagens pelo WhatsApp: +55 33 98809 3454