google.com, pub-4379855849485668, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Ansiedade causa palpitações? Sim, Ansiedade é uma das principais causas de palpitações nos pacientes que visitam o consultório. E a principal causa são as Extrassístoles. Mas há tratamento.

Ansiedade Causa Palpitações no Coração?

Esse artigo continuará em: Antidepressivos e Ansiolíticos causam arritmias? São seguros?

Pergunte ao Cardiologista:

Tive uma crise de hipertensão e meu cardio receitou atenolol; mas minha ansiedade aumentou muito aumentou, e comecei a ter essas pausas no coração – Fiz um Holter que acusou as extrassístoles.

(Leitor)

Resposta do Dr. Leonardo Alves, Cardiologista:

O que são Palpitações?

A palpitação é a percepção de que o coração saiu do ritmo normal (ritmo sinusal). Os pacientes relatam pausas, pancadas, pontadas, pulos no coração, dentre outras queixas.

Leia mais: Tratando palpitações com sucesso.

Causas de Palpitações:

No geral, as palpitações são provocadas por arritmias chamadas de extrassístoles (ventriculares ou supraventriculares).  Há diversas doenças cardíacas que podem provocar as extrassístoles, como prolapso da valva mitral e as doenças valvulares, dentre outras.

Leia mais: Guia Completo das Extrassístoles.

Ansiedade Causa Palpitações?

Das causas não cardíacas, a ansiedade, hipertireoidismo, hipotireoidismo são as mais frequentes. Mas a ansiedade é extremamente frequente no consultório do cardiologista.

Leia mais: Tratava Hipertensão e cultivava palpitação.

Como Tratar a Ansiedade?

O tratamento da ansiedade é a melhor maneira de prevenir e reduzir a ocorrência de extrassístoles e palpitações. Há medicamentos para Ansiedade e para depressão leve que ajudam muito o paciente. Medicações cardiológicas como os betabloqueadores são muito utilizados e desempenham grande papel no tratamento