Este video mostra a matéria do GloboEsporte.com que conta a história da morte súbita ocorrida durante uma “peneira” no Vasco da Gama! Um fato lamentável, pois perdeu-se uma criança com um futuro de opções pela frente.

Este fato chama a atenção para a importância de se fazer uma avaliação criteriosa em crianças que desejam praticar atividades físicas, quaisquer que sejam estas atividades.

Não se pode pensar que crianças não tenham doenças do coração e que tem “toda a saúde e disposição do mundo” para o exercício físico. Não é assim!.

Existem doenças que impedem qualquer pessoa (independente da idade) de realizar atividades físicas competitivas e que demandem esforços vigorosos.

Já falamos sobre uma delas aqui no blog (W-P-W) e falaremos de outras, como a miocardiopatia hipertrófica que também pode acometer crianças.

Você sabia que a primeira manifestação clínica de doenças como esta pode ser a morte súbita e que o tratamento com Desfibrilador IMEDIATO deve ser a ação mais rápida a ser tomada? A sua academia está habilitada, com profissionais treinados para assistir um paciente que teve um mal súbito?

Existem sintomas que “avisam”?

Sim, existem, mas são inespecíficos. Sintomas como tontura e mal-estar estão entre os sintomas que precedem a ocorrência de morte súbita em praticantes de atividade física; sintomas estes que não costumam (não costumam, na maioria das vezes) ser graves… mas … mas… é melhor prevenir e fazer o seu check-up.

Gostou do post? Clique no botão curtir no alto, à direita. Obrigado!