google.com, pub-4379855849485668, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Muitas perguntas têm surgido sobre a relação entre alterações no eletrocardiograma (ECG) e concursos públicos. Os leitores estão curiosos para saber se essas alterações podem desqualificar um candidato em um concurso público.

Sou Dr. Leonardo Alves, médico cardiologistaDeixe sua pergunta nos comentários, ou aqui!.

Melhor Monitor de Pressão Arterial: de braço? Veja, neste link, minha indicação! Compre na Amazon.

Veja as orientações que tenho dado:

Veja as orientações que tenho compartilhado:

  1. Consulte um cardiologista e solicite um exame para determinar se você está apto para o trabalho em questão. O cardiologista decidirá se exames adicionais são necessários.
  2. No dia da avaliação, leve o laudo do cardiologista. Às vezes, o médico encarregado da avaliação, ao ler a frase “Bloqueio de ramo direito”, pode considerá-lo inapto sem considerar outros aspectos.
  3. Com o laudo em mãos, aqueles que realizarão a avaliação terão uma base segura para decidir se você está apto para trabalhar. No entanto, lembre-se de que apenas o seu médico pode determinar sua aptidão para o trabalho.

1 – Vá a um cardiologista e peça para ele lhe examinar e fazer um laudo dizendo que você está apto para o trabalho em questão, ou não (se for o caso). Este cardiologista decidirá se solicitará de alguns exames adicionais.2 – No dia da avaliação, LEVE ESTE LAUDO. O médico que irá avaliá-lo para o trabalho (ou, às vezes, uma outra pessoa não médica) costuma ler a frase “Bloqueio de ramo direito” e, de cara, já o coloca como inapto…). E isso pode lhe prejudicar e você terá que solicitar uma perícia e tal…

3 – Com o laudo em mãos, eles (que lhe avaliarão) terão segurança de lhe deixar trabalhar.

Entendido? É uma sugestão baseada na minha experiência.
Mas lembre-se… só o seu médico é que poderá dizer se você está apto ou não para o trabalho.

Leonardo.

Fontes (em inglês): MayoClinic, Cleveland Clinic, Heart.Org, NIH, Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Disclaimer:

(1) Este site não substitui consultas médicas. Se precisar de orientação, consulte seu médico pessoal em uma consulta presencial. Nenhuma informação aqui deve substituir a orientação do seu médico de confiança.

(2) Avaliamos produtos e serviços de forma independente. Ao clicar nos links fornecidos, podemos receber compensação. O site drleonardoalves.com.br participa de programas de publicidade da Amazon para gerar receitas por meio de anúncios e links.

(3) O Dr. Leonardo Alves é Médico Cardiologista em Teófilo Otoni (CRM.MG: 33.669) e atende na Clínica Cardiovasc – Agende aqui!