google.com, pub-4379855849485668, DIRECT, f08c47fec0942fa0

As extra-sístoles são classificadas em Extra-sístole Supraventricular ou Extra-Sístole Ventricular – mas qual é o tipo que você sente? É possível descobrir pelos sintomas? Há alguma apresentação diferente entre elas? Descubra nesse artigo!

[membership level=”0″]Quer ler mais? Clique Aqui! e acesse o Melhor Conteúdo Exclusivo! [/membership]
[membership level=”0″] Olá, Aqui é o Dr. Leonardo Alves. Estamos felizes com seu interesse em nossos artigos. Quer ler mais? Clique Aqui! Escolha uma das opções de Membros e Aproveite os esse artigo! Temos muito interesse em solucionar suas dúvidas. [/membership]

 

A investigação das Extra-sístoles e das Palpitações seguem um roteiro bastante regular e o médico precisa que o paciente o ajude durante a consulta para que o diagnóstico seja mais preciso e rápido. Se houver necessidade, mais exames serão solicitados para se chegar a uma conclusão.

 

Há Extra-sístole Supraventricular e Ventricular:

Como você já sabe e já leu nesse artigo, há extra-sístoles ventriculares e Supraventriculares. Elas são originadas de forma diferente:

  • Extra-sístole Ventricular: são originadas nos Ventrículos (Direito ou Esquerdo)
  • Extra-sístole Supraventricular: são originadas nos Átrios (Direito ou Esquerdo) ou no Nó Sino-Atrial

 

Quais são os Sintomas?

Felizmente, os sintomas de ambos os tipos de Extra-sístoles, tanto a Extra-sístole Supraventricular quanto a Extra-sístole Ventricular são muito semelhantes.

Os pacientes que possuem uma ou outra queixam, basicamente, dos mesmos sintomas.  As palpitações são descritas de forma semelhante.

 

A Palpitação da Ventricular é mais intensa?

É muito difícil e arriscado dizer que as Palpitações originadas Extra-sístole Supraventricular é mais ou menos intensa que a palpitação originada da Extra-sístole Ventricular.

A variação e diferença de percepção entre os pacientes é muito grande e cada um reclama sua palpitação de uma forma mais ou menos intensa, não sendo possível definir qual palpitação é mais intensa.

 

Como o médico fará o Diagnóstico?

O diagnóstico e a diferenciação entre um tipo da Extra-sístole supraventricular para a Extra-sístole ventricular é muito fácil quando o médico consegue captar/pegar um registro de eletrocardiograma que mostre a Arritmia.

O Holter ou o Eletrocardiograma são os exames mais adequados.

O Ecocardiograma não ajuda na diferenciação entre elas.

 

Qual extra-sístole é mais grave?

De forma geral, a extra-sístole ventricular pode trazer maiores consequências para o paciente que está com um coração doente, estruturalmente alterado (não normal). mas, em se tratando de sintomas de palpitação, não há como diferenciar.