Será que é só você que tem Extra-sístoles? Você olha o mundo à sua volta e fica perguntando por quê só você tem esse “maldito problema no coração”, não é mesmo? Mas, depois de ler esse artigo, você terá uma surpresa. e verá a vida (principalmente a sua vida) de uma forma diferente! Confira!
[membership level=”0″] Gostaria de Ler mais? Clique Aqui! e acesse o Melhor Conteúdo Exclusivo! [/membership]
[membership level=”0″] Olá, Aqui é o Dr. Leonardo Alves. Estamos felizes com seu interesse em nossos artigos. Quer ler mais? Clique Aqui! Escolha uma das opções de Membros e Aproveite os esse artigo! Temos muito interesse em solucionar suas dúvidas.[/membership].
Ninguém nega! As Extra-sístoles ventriculares são as principais arritmias que causam as palpitações e diversos estudos clínicos procuraram reconhecer a prevalência das Extra-sístoles na população geral e, durante anos, várias estatísticas e análises foram realizadas.
.
Foram feitos estudos em pacientes saudáveis, em pacientes doentes, em pacientes que tiveram infarto e naqueles com insuficiência cardíaca (coração grande) – fizeram de tudo. Afinal, as extra-sístoles ventriculares estavam sendo apontadas e culpadas por mortes cardíacas súbitas – o que deixou a grande maioria dos médicos preocupados. Vamos fazer uma breve leitura de alguns dos principais estudos clínicos que avaliaram a prevalência das Extra-sístoles na população.
O primeiro: Extra-sístoles em Pacientes saudáveis!
Um dos primeiros estudos clínicos foi o do Dr. Kennedy, que estudou a presença de extra-sístoles ventriculares em pacientes saudáveis. Esse médico fez uma avaliação criteriosa em vários pacientes, selecionou e acompanhou 25 pacientes Assintomáticos por 18 meses e chegou à conclusão: ((Frequent or complex ventricular ectopy in apparently healthy subjects: a clinical study of 25 cases))
“Os dados sugerem que a síndrome clínica de ectopia ventricular freqüente e complexa pode ocorrer em indivíduos aparentemente saudáveis.” A etiologia e a História natural é desconhecida! Dr. Kennedy ((Frequent or complex ventricular ectopy in apparently healthy subjects: a clinical study of 25 cases))
O segundo: 300 pacientes saudáveis: Extra-sístoles muito frequentes!
Em seguida, os doutores Hinkle LE Jr, Carver ST e Stevens M estudaram e acompanharam 301 pacientes saudáveis, com idade média de 55anos e encontrou um número muito freqüente de extra-sístoles supraventriculares e ventriculares, sem uma associação direta com o surgimento de doenças. ((The frequency of asymptomatic disturbances of cardiac rhythm and conduction in middle-aged men))
A incidência de atividade ectópica aumenta com a idade, mas em apenas um sujeito estava lá mais de uma ventricular ectópica por 1000 batidas de sinusite. Dr. P.M.M.Chashman.
Extra-Sístoles Raras em Pacientes Saudáveis! Contradição?
Outro estudo estudou 53 pacientes de consultório saudáveis com Holter e notou uma prevalência aparentemente baixa de Extra-sístoles, mas que aumentava com a idade. ((Long-term recording of the electrocardiogram in a normal population.))
A incidência de atividade ectópica aumenta com a idade, mas em apenas um sujeito estava lá mais de uma ventricular ectópica por 1000 batidas de sinusite. Dr. P.M.M.Chashman.
Extra-Sístoles: Muito, mas Muito frequentes!
Já o estudo do Dr. Brodsky acompanhou 50 homens e notou que 28 pacientes (56 por cento), tiveram extra-sístoles atriais; e que 25 pacientes (50 por cento), com extra-sístoles ventriculares em 24 horas. ((Arrhythmias documented by 24 hour continuous electrocardiographic monitoring in 50 male medical students without apparent heart disease.))
Em conclusão, Extra-sístoles ventriculares e supraventriculares frequentes são pouco comuns, mas metade dos indivíduos saudáveis tinham extra-sístoles raras ou pouco frequentes. ((Arrhythmias documented by 24 hour continuous electrocardiographic monitoring in 50 male medical students without apparent heart disease.))
Esse último estudo chama muito a atenção – Cerca de 50% dos jovens saudáveis tinha Extra-sístoles!
Portanto, você não é o único a apresentar extra-sístoles ventriculares. Exceto pelo terceiro estudo que citei acima, a presença de Extra-Sístoles ventriculares em pacientes saudáveis é muito frequente.
Não se esqueça: o último estudo encontrou uma prevalência de extra-sístoles em 56% dos pacientes saudáveis!
Agora é a sua vez!
Você ficou surpreso com esses números? Achou que só você tinha Extra-sístoles? Notou como a presença de extra-sístoles em pacientes saudáveis é elevada?
O quê achou? Tem alguma dúvida?