Holter não acusou nada, e agora? O quê ocorre quando o paciente queixa palpitações e o médico diz ao paciente que o holter estava normal? É, esta é uma situação interessante e que precisa de esclarecimentos.

Esta dúvida é bastante frequente e é necessário que tenhamos algumas informações importante para entender a resposta: o quê é o holter? como funciona o exame? e um tal de botão de eventos… o famoso e importante “botão de eventos”.

O que é Holter 24 horas?

A importância principal do Holter é diferenciar entre SINTOMAS CARDIOLÓGICOS e Outros sintomas. O médico deseja saber se o que o paciente está sentindo tem relação com a presença de palpitações ou uma arritmia.

Holter não acusou nada

Como disse no título, o paciente costuma reclamar que sentiu “um monte de coisas” e que o “holter não deu nada”. Quando o médico diz que está tudo bem, eles ficam irritados. O que o médico pode estar dizendo é que os sintomas apresentados NÃO tem relação com as alterações encontradas no Holter ou melhor não tem relação com o que foi encontrado no Holter. (1)

Holter 24h – o botão de eventos

Todo aparelho de Holter tem este botão! É um pequeno botão que é usado para fazer uma marca no eletrocardiograma do paciente no momento em que ele sentir a palpitação ou qualquer queixa. ISSO É IMPORTANTÍSSIMO.

Somente assim, o médico é capaz (ao analisar o exame) de saber se NAQUELE MOMENTO ocorreu alguma arritmia que pudesse justificar o sintoma descrito no diário de sintomas. Sem isso, sem que o paciente aperte o botão de eventos, fica difícil o médico analisar.

Holter não acusou nada – Eu Apertei o botão de evento!

Neste caso, você fez a sua parte! Ótimo. O que pode estar acontecendo é que os sintomas que você apresentou NÃO TEM relação com as alterações encontradas no eletrocardiograma. Isso é muito comum. Lembre-se que na região do tórax, há diversos outros órgãos que causam dor e outros sintomas.

Regras dos comentários:

Esse blog e todos os seus artigos não são consulta médica. Foram escritos pelo Dr. Leonardo Alves – Médico Cardiologista de Teófilo Otoni, MG (CRMMG: 33.669).

Sempre confie e dê mais atenção na opinião do seu médico, pois ele te examinou. Nada substitui a consulta médica presencial, com seu médico de confiança.

Ao comentar, você entende e concorda que seu comentário ficará público e poderá ser utilizado no blog em outros artigos. Qualquer resposta aos comentários não constituem consulta médica e o autor não tem intenção de fazê-lo. Sempre confie no seu médico de confiança.