Tratamento do Bloqueio Incompleto do Ramo Direito (BIRD)! O eletro mostrou que você está com esse tipo de bloqueio? Quer saber como proceder? Deve se preocupar? Confira!

Pergunte ao Cardiologista!

A dúvida de hoje é do Fábio Santos, que perguntou:

Qual o tratamento é bloqueio incompleto de lado direito? É pra ficar desesperado? (por Fábio Santos).

Qual é a dúvida?

Essa dúvidas é bem direta, mas vou inverter a pergunta:

1. Bloqueio incompleto do ramo direito: o que é? Merece preocupação? ((AHA.org))
  2. Qual o Tratamento do Bloqueio incompleto do ramo Direito?

O que é o Bloqueio Incompleto do Ramo direito?

O bloqueio incompleto do ramo direito é uma condição em que há um atraso ou obstrução ao longo do percurso que os impulsos elétricos viajam para fazer seu coração bater.

O atraso ou bloqueio pode ocorrer na via que envia impulsos elétricos para o lado esquerdo ou direito das câmaras inferiores (ventrículos) do seu coração. Assim, o bloqueio incompleto é um atraso na condução do impulso elétrico para o ventrículo direito.

Quais os Sintomas do Bloqueio Incompleto do Ramo Direito?

A maioria das pessoas, o bloqueio do ramo não causa sintomas. Às vezes, as pessoas com a condição nem sequer sabem que eles têm essa alteração no seu eletrocardiograma. ((MayoClinic))

Entretanto, alguns raros sintomas podem ocorrer:

• Desmaio (síncope)
  • Sentir-se como se estivesse a desmaiar (pré-síncope)

As principais causas do Bloqueio Incompleto do Ramo Direito?

Na maioria das vezes, o bloqueio incompleto é um achado inocente no seu eletrocardiograma, mas outras causas são:

• Uma anormalidade cardíaca que está presente no nascimento (congênita) – como o defeito do septo atrial, um buraco a parede que separa as câmaras superiores do coração
  • Um ataque cardíaco (infarto do miocárdio)
  • Uma infecção viral ou bacteriana do músculo cardíaco (miocardite)
  • Pressão arterial elevada (hipertensão)
  • Um coágulo de sangue nos pulmões (embolia pulmonar)

Tratamento do Bloqueio Incompleto do Ramo Direito!

O Tratamento do Bloqueio Incompleto do Ramo Direito dependerá da sua causa.

Como vimos, na grande (na imensa) maioria das vezes, não há uma causa detectável. Entretanto, nos casos em que encontramos as causas, faz-se o tratamento para essa causa específica:

• Defeito do septo atrial: opera-se e fecha o buraco por cirurgia cardíaca.
  • Um ataque cardíaco (infarto do miocárdio): trata-se o infarto.
  • Uma infecção viral ou bacteriana do músculo cardíaco (miocardite): faz-se o tratamento.
  • Pressão arterial elevada (hipertensão): controla a pressão (sem garantias de que o bloqueio desaparecerá.
  • Um coágulo de sangue nos pulmões (embolia pulmonar): trata-se a embolia pulmonar.

Devo desesperar?

Não, você não deve se desesperar! Procure o seu médico. É muito provável que você tenha encontrado esse problema em um exame corriqueiro e nenhuma preocupação será necessária.

Mas PROCURE O SEU MÉDICO, pois como você mesmo viu, há causas diversas (raras) mas que podem lhe prejudicar.

Abraços.