A Comunicação interatrial (CIA) é uma doença congênita que causa sopro e mau desenvolvimento infantil. Quando fazer a cirurgia?

Quando operar uma comunicação interatrial?

A comunicação interatrial representa cerca de 7% das cardiopatias congênitas e é diagnosticada na consulta médica e no ecocardiograma. Confira.

Meu filho tem CIA de 5 mm sem repercussão hemodinâmica, mas ele sente dor no peito, porque?

(Valbia)

Resposta do Dr. Leonardo Alves, Cardiologista:

O que é comunicação interatrialCIA?

a Comunicação interatrial é uma cardiopatia congênita onde há uma comunicação entre o átrio esquerdo e o átrio direito. O sangue passa do átrio esquerdo para o átrio direito e causa problemas no “lado direito” do coração (ventrículo direito e átrio direito) além de pressão alta nos pulmões.

Epidemiologia da Comunicação interatrial:

No geral, as aberturas entre as câmaras atriais representam cerca de 6 a 8% de todos os corações com malformações congênitas. Como grupo, a prevalência ao nascer é de 6 a 9/10000; no entanto, isso é provavelmente subestimado devido à natureza assintomática da doença. A proporção de mulheres para homens é de 2-4: 1 (1).

Leia mais: Cardipatias congênitas.

Diagnóstico da Comunicação interatrial.

A comunicação interatrial é mais frequentemente suspeitado durante um exame físico.

A ausculta cardíaca revela um sopro sistólico sistólico.

Exames para CIA:

1. Ecocardiograma.
  2. Radiografia de tórax,
  3. Eletrocardiograma
  4. cateterismo cardíaco (raramente necessário)

Quais os tipos de CIA?

Existem 4 tipos principais de CIA:

• (1) Ostium secundum: A mais frequente,
  • (2) Ostium primum,
  • (3) Seio venoso e
  • (4) Seio coronariano.

Leia mais: CIA cresce o átrio esquerdo?

Quais os sintomas de CIA?

Os principais sintomas são dispneia (falta de ar) e crescimento prejudicado da criança e palpitações. Dor no peito não é um sintoma comum de CIA.

Leia mais: insuficiência cardíaca melhora?

Comunicação Interatrial causa sopro no coração?

Sim, a CIA provoca um sopro sistólico no coração que pode ser detectado já durante a consulta do cardiologista ou pediatra.

Leia mais: Sintomas de sopro no coração.

A CIA pode fechar espontaneamente?

Sim, nas CIA’s menores que 8 mm pode ocorrer o fechamento espontâneo. Então, o médico espera até que a criança complete um ano de vida. A partir de 1 ano de vida, se não fechou, deve-se operar.

Quando a CIA é maior que 8 mm, deve ser fechada até mesmo antes de 1 ano de vida.

Leia mais: Sopro sem repercussão hemodinâmica.

Como é a cirurgia para correção da CIA?

Há duas opções cirúrgicas: (1) cirurgia fechada, feita pela virilha e sem cortes e (2) a cirurgia aberta em que é necessário abrir o peito do paciente para fazer o tratamento. Somente a CIA ostium secundum pode ser fechada sem cortes, com o implante de uma prótese pela virilha. As outras devem ser operadas por via aberta.

O prognostico da CIA

Defeitos (CIA) pequenos a moderados podem ser assintomáticos e a expectativa de vida não é reduzida.

Em alguns pacientes com grandes defeitos, a reação de Eisenmenger pode ocorrer após a primeira década de vida e se não for operada, trará sérias consequências para a saúde da criança.

Se operar, quando indicado, normaliza a expectativa de vida e o paciente pode ter vida normal.

Leia mais: Sintomas de doenças do coração.