google.com, pub-4379855849485668, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O diagnóstico de pressão alta é simples, mas é importante que seja bem realizado e evitar erros no diagnóstico. Muitos erros acontecem e geram muito falso diagnóstico. Então, leia esse artigo e não dê bobeira com diagnósticos errados.

A medida da Pressão Arterial

A pressão arterial precisa ser aferida em toda avaliação por médicos de qualquer especialidade e por todos os profissionais da saúde devidamente. Quanto mais profissionais medirem a pressão dos pacientes, mais fácil e rápido será o diagnóstico.

diagnóstico de pressão alta

diagnóstico de pressão alta

Diagnóstico de pressão alta: Com quê frequência devo medir a pressão arterial?

A sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que a pressão arterial seja aferida a cada dois anos para os adultos que sua primeira medida foi menor que ≤ 120/80 mmHg.

Já aqueles pacientes que tiveram a pressão arterial entre 120/80 mmHg e  140/90 mmHg devem fazer a aferição a cada ano.

Portanto, ao contrário do que todo mundo pensa, não é necessário ficar aferindo a pressão a cada mês. Além de não ajudar no diagnóstico, pode gerar um ansiedade nos pacientes.

 

Diagnóstico de pressão alta: Com qual aparelho medir a Pressão?

A medição da pressão arterial pode ser realizada com qualquer um dos aparelhos que passaram por verificação do INMETRO.

Assim, os esfigmomanômetros manuais, semi-automáticos ou automáticos são adequados para aferir a pressão arterial de uma pessoa. Entretanto, esses equipamentos devem ser validados e sua calibração deve ser verificada todo ano.

De nada adianta aferir a pressão em um aparelho que não está corretamente calibrado.

Realizando um Teste de Pressão Arterial

Um estetoscópio, manguito de braço, bomba e mostrador eram normalmente utilizados para medir a pressão arterial, mas atualmente dispositivos automáticos com sensores e visores digitais são comumente empregados.

É recomendável sentar-se com as costas apoiadas e as pernas descruzadas por pelo menos 5 minutos antes do teste.

Normalmente, será necessário dobrar as mangas ou remover qualquer roupa de mangas compridas para que o manguito possa ser colocado ao redor do braço superior.

Tente relaxar e evite falar enquanto o teste é realizado.

Durante o teste:

  • Mantenha um dos seus braços estendido para que esteja no mesmo nível do seu coração, e o manguito é colocado ao redor dele – o braço deve ser apoiado nessa posição com uma almofada ou o braço de uma cadeira, por exemplo.
  • O manguito é inflado para restringir o fluxo sanguíneo no seu braço – esse aperto pode ser um pouco desconfortável, mas dura apenas alguns segundos.
  • A pressão no manguito é lentamente liberada e detectores captam as vibrações nas suas artérias – um médico usará um estetoscópio para detectar essas vibrações se a pressão arterial for medida manualmente.
  • A pressão no manguito é registrada em 2 pontos à medida que o fluxo sanguíneo começa a retornar ao seu braço – essas medições são usadas para fornecer sua leitura de pressão arterial.

Você geralmente pode descobrir seu resultado imediatamente, seja com o profissional de saúde que realiza o teste ou no visor digital.

Se a sua pressão arterial estiver elevada, pode ser aconselhável registrar sua pressão arterial usando um kit de monitoramento de 24 horas (ambulatorial) ou um kit de monitoramento residencial para confirmar se você tem pressão alta.

Monitoramento Ambulatorial (24 horas) da Pressão Arterial

Ter uma leitura elevada da pressão arterial em um teste não significa necessariamente que você tem pressão alta.

A pressão arterial pode flutuar ao longo do dia. Sentir ansiedade ou estresse ao visitar seu médico pode também elevar sua pressão arterial.

Se você apresentar uma leitura elevada, poderá ser solicitado a fazer algumas medições com um monitor de 24 horas que verifica sua pressão arterial ao longo do dia.

Isso confirmará se você possui pressão arterial consistentemente elevada.

É conhecido como monitoramento ambulatorial de pressão arterial 24 horas.

Teste de Pressão Arterial em Casa

Os testes de pressão arterial também podem ser realizados em casa usando o seu próprio monitor de pressão arterial.

Assim como o monitoramento ambulatorial de 24 horas, isso pode proporcionar uma melhor reflexão da sua pressão arterial.

Também possibilita monitorar sua condição de forma mais fácil a longo prazo.

Você pode adquirir uma variedade de monitores de baixo custo para medir sua pressão arterial em casa ou quando estiver fora.

Meça sua pressão arterial duas vezes por dia, idealmente de manhã e à noite, enquanto estiver sentado.

Cada vez, faça 2 leituras, com pelo menos 1 minuto de intervalo. Continue a medir sua pressão arterial duas vezes por dia durante 7 dias.

Seu médico ou enfermeiro usará essas informações para calcular sua pressão arterial média.

É importante garantir o uso de equipamentos que tenham sido devidamente testados.

Diagnóstico de pressão alta: Cuidado para não errar!

É muito importante que a medida da pressão arterial seja realizada não somente uma vez na consulta médica.

O ambiente ambiente precisa estar calmo e confortável para melhorar a reprodutibilidade e aproximar os valores da pressão obtidos no consultório àqueles fornecidos pela monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) na vigília.

Muitas vezes, a pressão arterial é medida somente uma vez. E nessa medida o paciente encontra-se ansioso o que provoca elevação dos valores da pressão arterial, como no observado no efeito jaleco branco.

Qual o diagnóstico de Hipertensão arterial?

O quadro abaixo apresenta os valores para o diagnóstico de pressão alta. Note que os valores variam de acordo com o local e o método de medida da pressão arterial.

No consultório, valores acima de 140 / 90 mmHg são considerados Hipertensão arterial.

Alguma dúvida?

Deixe o seu comentário, sua dúvida, sua sugestão.