Estenose Mitral e Benefícios do INSS: Tenho direito a algum benefício com essa condição cardíaca? Como proceder?

Se você foi diagnosticado com estenose mitral e está se perguntando sobre seus direitos aos benefícios do INSS, é importante entender suas opções.

Estenose mitral é uma condição cardíaca grave que pode afetar significativamente sua capacidade de trabalhar. Você pode ser elegível para benefícios como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. Para iniciar o processo, é fundamental consultar um médico para obter um laudo detalhado sobre sua condição e como ela impacta suas atividades diárias e capacidade de trabalho.

Em seguida, você deve entrar em contato com o INSS para solicitar o benefício adequado, fornecendo toda a documentação médica necessária para respaldar sua solicitação. Um advogado especializado em direito previdenciário também pode auxiliá-lo durante esse processo, garantindo que seus direitos sejam protegidos.

Lembre-se de que cada caso é único, e a análise de seus direitos e opções deve ser feita com cuidado e orientação profissional.

Discutimos sobre estenose mitral nesse artigo – agora, você saberá se preenche os critérios para conseguir o Auxílio-Doença ou a Aposentadoria por Invalidez.

Há dois tipos principais de benefícios previdenciários: Auxílio-Doença e Aposentadoria por Invalidez:

O que é Auxílio-Doença do INSS?

O auxílio-doença é um benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS acometido por uma doença ou acidente que o torne temporariamente incapaz para o trabalho. O empregado deve imprimir o requerimento gerado pelo sistema e levá-lo ao INSS no dia da perícia, com carimbo e assinatura da empresa. ((MTPS))

Caso não possa comparecer à perícia médica no dia e hora marcados, você pode solicitar a remarcação, uma única vez, até três dias antes da data agendada, pelo telefone 135. Clique aqui para agendar seu benefício.

Tudo sobre Estenose Mitral

Principais requisitos

• Comprovar doença que torne o cidadão temporariamente incapaz de trabalhar;

Aposentadoria por Invalidez?

A Aposentadoria por invalidez é um benefício devido ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa, e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS. O benefício é pago enquanto persistir a incapacidade e pode ser reavaliado pelo INSS a cada dois anos.

Inicialmente o cidadão deve requerer um auxílio-doença, que possui os mesmos requisitos da aposentadoria por invalidez. Caso a perícia-médica constate incapacidade permanente para o trabalho, sem possibilidade de reabilitação em outra função, a aposentadoria por invalidez será indicada. ((MTPS – Aposentadoria))

As duas opções de Afastamento por doença:

Sendo assim, resumidamente, você deverá provar para o INSS que você preenche um dos dois critérios acima:

• uma doença ou acidente que o torne temporariamente incapaz para o trabalho.
  • está permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa, e que também não possa ser reabilitado em outra profissão.

Estenose Mitral e Benefício INSS:

Tudo sobre Estenose Mitral

Como a Consulta média avaliará o seu Quadro clínico?

Quadro clínico – História de comissurotomia mitral prévia; fenômenos tromboembólicos; insuficiência cardíaca classe funcional III e IV; episódios de edema pulmonar agudo; escarros hemópticos; fibrilação atrial; estalido precoce de abertura da valva mitral; impulsão sistólica de ventrículo direito; segunda bulha hiperfonética no foco pulmonar; sinais de insuficiência tricúspide.

Benefício INSS e o Como o Eletrocardiograma pode te ajudar?

Eletrocardiograma – Fibrilação atrial; sinais de sobrecarga de câmaras direitas.

Benefício INSS e a Como a Radiografia de tórax pode te ajudar?

Estudo radiográfico – Inversão do padrão vascular pulmonar; sinais de hipertensão venocapilar pulmonar; sinais de hipertensão arteriolar pulmonar.

Benefício INSS e o Como o Ecocardiograma pode te ajudar?

Ecocardiograma – Área valvar <1,0cm2; tempo de ½ pressão > 200ms; gradiente transvalvar mitral médio >15 mmHg; sinais de hipertensão pulmonar (pressão sistólica da artéria pulmonar >50mmHg); presença de trombo no átrio esquerdo.

Benefício INSS e o Como o Cateterismo pode te ajudar?

Hemodinâmica – Área valvar <1,0cm2; gradiente diastólico mitral médio >15 mmHg; pressão média de capilar pulmonar ou de átrio esquerdo >20 mmHg; pressão sistólica da artéria pulmonar >50 mmHg.

Você possui essas alterações?

E aí, você possui alguma dessas alterações? Conte-nos.

Perguntas Frequentes sobre Estenose Mitral e Benefícios do INSS

O que é o Auxílio-Doença do INSS?

O Auxílio-Doença é um benefício por incapacidade destinado aos segurados do INSS que estejam temporariamente impossibilitados de trabalhar devido a uma doença ou acidente. Para requerê-lo, é necessário apresentar o requerimento gerado pelo sistema, levando-o à perícia no dia agendado, com o carimbo e assinatura da empresa, ou remarcar a perícia caso não seja possível comparecer.

Quais são os requisitos para o Auxílio-Doença relacionado à estenose mitral?

Para ser elegível ao Auxílio-Doença devido à estenose mitral, é necessário comprovar a condição médica que o torne temporariamente incapaz de trabalhar.

O que é Aposentadoria por Invalidez do INSS?

A Aposentadoria por Invalidez é um benefício devido ao trabalhador que se encontra permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa, conforme avaliação da perícia médica do INSS. Esse benefício é pago enquanto persistir a incapacidade e pode ser reavaliado a cada dois anos.

Como posso solicitar a Aposentadoria por Invalidez relacionada à estenose mitral?

Inicialmente, é necessário requerer o Auxílio-Doença, cujos requisitos são os mesmos da Aposentadoria por Invalidez. Caso a perícia médica constate uma incapacidade permanente para o trabalho, sem possibilidade de reabilitação em outra função, a Aposentadoria por Invalidez será indicada.

Quais são as evidências médicas necessárias para comprovar a estenose mitral ao INSS?

O INSS considera diversas evidências médicas, incluindo o histórico clínico do paciente, resultados de exames como eletrocardiograma, radiografia de tórax, ecocardiograma e cateterismo, que evidenciem a presença e a gravidade da estenose mitral.

Como posso saber se tenho direito aos benefícios do INSS relacionados à estenose mitral?

Para determinar se você preenche os critérios para os benefícios do INSS devido à estenose mitral, é essencial consultar um médico para avaliar seu quadro clínico e procurar orientação profissional, seja de um advogado especializado em direito previdenciário ou de um profissional do INSS. Cada caso é único e requer uma análise individualizada.