O Exame de Ácido Úrico no sangue mede a quantidade de ácido úrico numa amostra de sangue. O ácido úrico é produzido a partir da decomposição natural das células do seu corpo e dos alimentos que você come e usando para fazer o diagnóstico de Hiperuricemia (Ácido Úrico elevado) e da Gota. Confira.

exame de ácido úrico

Leia mais sobre Gota e Ácido Úrico Alto:

Exame de Ácido Úrico – O quê é Ácido úrico?

A maior parte do ácido úrico é filtrado pelos rins e é eliminado do nosso corpo pela urina e outra pequena pequena quantidade é eliminada pelas fezes. Mas se há um excesso na produção do ácido úrico ou se os rins não são capazes de eliminá-los do sangue, o nível de ácido úrico no sangue aumenta. ((Uric Acid – Exame – WebMD))

Sintomas de Gota

A Gota e Tofos Gotosos

Os níveis elevados de ácido úrico no sangue podem levar à formação cristais sólidos dentro das articulações. Isso cria uma doença chamada de gota. Se a gota permanece sem tratamento, esses cristais de ácido úrico podem se acumular nas articulações e tecidos circundantes, formando depósitos duros e irregulares chamados tofos – os tofos gotosos. Altos níveis de ácido úrico também pode causar pedras nos rins ou insuficiência renal.

Exame de Ácido Úrico – Por que é feito?

Um exame de sangue de ácido úrico é feito para:

• Para Ajudar a diagnosticar a gota.
  • Para Verificar se as pedras nos rins poderiam ser causadas por níveis elevados de ácido úrico no corpo.
  • Para Verificar se medicamento que diminui os níveis de ácido úrico estão funcionando – controle de tratamento.
  • Para Verificar os níveis de ácido úrico nas pessoas que estão passando por quimioterapia ou radioterapia. A quimioterapia e radioterapia destroem as células cancerosas que, em seguida, podem liberar mais ácido úrico no sangue.

Exame de Ácido Úrico – Como é o preparo?

Nenhuma preparação é necessária. Algumas instituições recomendam jej

Leia mais sobre Gota e Ácido Úrico Alto:

um durante 8 a 10 horas antes da colheita. Siga as instruções. ((LabTestOnline))

Alguns medicamentos podem alterar os resultados do Exame de Sangue de Ácido úrico. Não deixe de informar o seu médico e ao laboratório sobre todos os medicamentos que você utiliza.

Exame de Ácido Úrico – Como é feito?

O laboratório irá colher uma amostra do seu sangue:

Uma amostra de sangue é obtida inserindo uma agulha em uma veia do braço. Uma amostra de urina de 24 horas é usada para a medida na urina.

Exame de Ácido Úrico – Quais os Riscos?

Os riscos do Exame de Ácido Úrico são muito pequenos e raros. O que pode ocorrer?

• um pequeno hematoma no local – Aumente a compressão local para reduzir a chance.
  • uma flebite – que é um inflamação na veia – coloque compressa de água quente várias vezes ao dia.
  • uma dificuldade de coagulação e um sangramento pode ocorrer em pessoas com dificuldades de coagulação ou naqueles que utilizam Aspirina, warfarina (Marevan

Exame de Ácido Úrico – O Resultado

O exame de sangue para ácido úrico mede a quantidade de ácido úrico numa amostra de sangue.

Resultado Normal

Os valores normais variam de acordo com o método de exame utilizado pelo laboratório escolhido pelo paciente. Assim, esses valores variam de laboratório para laboratório. Veja a referência que o laboratório utiliza no resultado do seu exame. Seu médico irá avaliar adequadamente os valores e resultados; assim, pequenas alterações podem ser interpretadas de forma diferente pelo seu médico.

Resultado – é entregue em quanto tempo?

Normalmente, o exame fica disponível para o paciente já no dia seguinte à coleta do seu sangue.

Resultado do Exame de Sangue para Ácido Úrico em Homens:

• 3.4-7.0 miligramas por decilitro (mg / dl)

Resultado do Exame de Sangue para Ácido Úrico em Mulheres:

• 2,4-6,0 mg / dL

Resultado do Exame de Sangue para Ácido Úrico em Crianças:

• 2,0-5,5 mg / dL

Leia mais sobre Gota e Ácido Úrico Alto:

Exame de Ácido Úrico – O que afeta o exame?

Valores elevados de ácido úrico podem ser causadas por:

• As diferenças individuais na forma como o seu corpo produz ou se livrar do ácido úrico.

Condições, tais como:

• Doença renal ou danos nos rins.
  • O aumento da degradação das células do corpo, que ocorre com alguns tipos de cancro (incluindo leucemia, linfoma e mieloma múltiplo) ou em tratamentos de cancro, anemia hemolítica, anemia de células falciformes, ou insuficiência cardíaca.
  • Outros distúrbios, tais como dependência do álcool, pré-eclâmpsia, doença hepática (cirrose), obesidade, psoríase, hipotireoidismo e baixos níveis sanguíneos de hormônio da paratireóide.
  • A fome, a desnutrição, ou envenenamento por chumbo.
  • Uma doença genética hereditária rara chamada síndrome de Lesch-Nyhan.
  • Medicamentos, tais como alguns diuréticos, vitamina C (ácido ascórbico), doses mais baixas de aspirina (75 a 100 mg por dia), niacina, varfarina (tais como Marevan), ciclosporina, levodopa, tacrolimus, e outros medicamentos usados no tratamento da leucemia, linfoma ou a tuberculose.
  • Comer alimentos que são muito ricos em purinas, como carnes de órgãos (fígado, cérebro), carnes vermelhas (carne bovina, cordeiro), carne de caça (veados, alces, paca, tatu), alguns frutos do mar (sardinha, arenque, vieiras).
  • bebidas alcoólicas, principalmente cerveja.

Ácido Úrico Alto – O que pensar?

• Detectar ácido úrico alto no seu sangue não significa que você tenha gota. Se o seu nível de ácido úrico estiver alto e você não tem quaisquer outros sintomas, talvez você nem precise tomar qualquer medicamento para diminuir o seu nível de ácido úrico.
  • Ácido úrico elevado no sangue nem sempre significa que você tenha ou que terá uma articulação com sinais de artrite gotosa. Alguns ortopedistas podem precisar avaliar a natureza dos seus fluidos articulares.
  • O ácido úrico pode também ser medido na urina. Se o seu nível de ácido úrico no sangue está elevado, a coleta de urina de 24 horas pode ajudar o médico a descobrir se:
    • o seu corpo está produzindo muito ácido úrico ou
    • se seus rins não estão se livrar de o suficiente.
  • Os níveis sanguíneos de ácido úrico variam de dia para dia.
  • Os níveis de ácido úrico no sangue que aumentam durante a gravidez.

Leia mais sobre Gota e Ácido Úrico Alto:

Você já fez seu exame de ácido úrico? como está o resultado? você tem gota? Conte-nos!