O Tratamento do Ácido Úrico Alto e da Gota depende de uma série de fatores. Se você tiver sido diagnosticado com gota ou ácido úrico alto, a forma como você age e lida com a doença pode fazer muito para tratar seu problema. Confira como Tratar Gota e Ácido úrico elevado.

Tratamento do ácido úrico alto

Leia mais sobre Gota e Ácido Úrico Alto:

Tratamento do Ácido Úrico Alto – Quais as opções?

Nesse artigo você aprenderá medidas não farmacológicas (sem medicamentos) e medidas farmacológicas que serão prescritas pelo seu médico. ((Home Medication – WebMD))

Como Diminuir a dor de um ataque agudo de Gota?

• Descanse a articulação afetada até que a dor da crise de gota alivie e mantenha a articulação sem esforço por 24 horas após o ataque.
  • Eleve as articulações dolorosas.
  • Use gelo para reduzir o inchaço.
  • Aliviar a inflamação, tomando medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs). Mas não use aspirina, pois ela pode alterar abruptamente os níveis de ácido úrico e podem piorar os sintomas. Converse com seu médico sobre as melhores opções para o tratamento.

Como Prevenir mais ataques de Gota?

• Controle o seu peso. Estar com excesso de peso aumenta o risco de gota. Se você está acima do peso, uma dieta baixa em calorias e em alimentos ricos em purinas pode ajudar a perder peso. Mas evite o jejum e dietas muito baixas em calorias – não é necessário e pode até aumentar os níveis de ácido úrico no seu sangue.
  • Siga um programa de exercício de intensidade moderada.
  • Limite de álcool, especialmente cerveja. O álcool pode reduzir a liberação de ácido úrico pelos rins em sua urina, causando um aumento de ácido úrico no seu corpo. Cerveja, que é rica em purinas, e parece ser pior do que algumas outras bebidas que contêm álcool.
  • Limite carne e frutos do mar. As dietas ricas em Carne e frutos do mar (alimentos de alta purina) podem aumentar os níveis de ácido úrico.
  • Fale com o seu médico sobre todos os medicamentos que você usa. Pois alguns medicamentos podem elevar o nível de ácido úrico.
  • Não suspenda as medicações para ácido úrico alto: Se você já faz uso de medicamentos para baixar ácido úrico (tais como alopurinol ou probenecida) não interrompa o uso, mas não comece a tomá-los quando a crise de gota começa. Estes medicamentos não vão aliviar a dor aguda. Eles podem realmente torná-la pior.

Qual a Causa da Gota e do Ácido Úrico Alto?

No passado, pensava-se que somente beber muito álcool e comer muitos alimentos ricos em purina podiam levar à doença. Apesar de comer certos alimentos ricos em purina e usar grandes quantidades de álcool poder provocar um aumento do nível de ácido úrico no organismo, estes hábitos não podem, por si, só causar gota. A gota é mais frequentemente causada por:

• 10% dos casos: uma superprodução de ácido úrico (devido a problemas de metabolismo) ou
  • 90% dos casos: diminuição da eliminação de ácido úrico pelos rins.

Leia mais sobre Gota e Ácido Úrico Alto:

Medicamentos para tratar Gota e Ácido Úrico Alto:

Há medicamentos para tratar um ataque de gota e reduzir o ácido úrico no sangue. Reduzir o ácido úrico ajuda a reduzir quantas vezes você tem ataques, mas não atua na crise aguda de gota.

Estratégia para tratar Gota e Ácido Úrico alto:

Sintomas de Gota

O tratamento médico para a gota geralmente envolve uma combinação de medicamentos de curto e de longo prazo. ((Gout – Medications))

Medicamentos de curto prazo:

As medicações de curto prazo aliviam a dor e reduzem a inflamação durante um ataque agudo ou impede a recorrência de um ataque agudo.

Estes medicamentos podem incluir:

• drogas não esteróides anti-inflamatórias (NSAIDs), tais como ibuprofeno, indometacina ou naproxeno. Não tome aspirina, que nunca deve ser usado para aliviar a dor durante um ataque de gota. Aspirina pode alterar os níveis de ácido úrico no sangue e pode piorar a crise de gota aguda.
  • A colchicina. Seu médico pode recomendar colchicina, um tipo de analgésico que reduz a dor da gota de maneira muito eficiente. Por outro lado, os efeitos secundários podem ser intoleráveis, tais como náuseas, vômitos e diarreia.
  • Corticosteróides podem ser utilizados quando a crise de gota não é aliviada por AINEs ou pela colchicina.

Medicamentos para reduzir ácido úrico e prevenir complicações de gota.

Se você tiver vários ataques de gota em cada ano ou se os seus ataques de gota são menos frequentes, mas muito dolorosos, o médico pode recomendar medicação para reduzir o risco de complicações relacionadas com a gota. ((Treatment and Drugs – MayoClinic))

As opções incluem:

• Os medicamentos que bloqueiam a produção de ácido úrico. Medicamentos chamados inibidores da xantina oxidase, incluindo alopurinol (Aloprim, Lopurin, Zyloric) e Febuxostat (Uloric), limitam a quantidade de ácido úrico que seu corpo produz. Isso pode diminuir o nível de ácido úrico de seu sangue e reduzir o risco de gota.

Os efeitos colaterais do alopurinol incluem uma erupção cutânea e alterações em alguns exames de sangue. Os efeitos colaterais febuxostato incluem erupções cutâneas, náuseas e função hepática reduzida.

• Medicamento que melhora a remoção de ácido úrico. O Probenecid (Probalan) melhora a capacidade dos rins de eliminar o ácido úrico do seu corpo. Isso pode reduzir os níveis de ácido úrico e reduzir o risco de gota, mas o nível de ácido úrico na urina aumenta. Os efeitos colaterais incluem uma erupção cutânea, dor de estômago e pedras nos rins.

Como foi o seu tratamento para Gota?

Conte-nos e deixe seu comentário para ajudar a enriquecer esse artigo.