Há uma tipo de comportamento da pressão arterial que pode intrigar até os médicos: A Hipertensão Arterial Mascarada é caracterizada por valores normais da PA no consultório, porém com PA elevada pela MAPA ou medidas residenciais. Confira!
O quê é Hipertensão Mascarada?
Durante a consulta, a pressão está normal, mas o paciente insiste que a sua pressão arterial está elevada quando ele aferiu na farmácia ou com a enfermeira. Isso pode, realmente acontecer:
A Hipertensão Mascarada é caracterizada por valores normais da PA no consultório, porém com PA elevada pela MAPA ou medidas residenciais. ((Incidence of cardiovascular events in white-coat, masked and sustained hypertension versus true normotension: a meta-analysis.))
Como escolher seu Medidor de Pressão?
- Melhores Medidores de Pressão Arterial – Lista completa!
- Medidor de Pressão Arterial – como escolher?
Hipertensão Mascarada ocorre muito?
A prevalência da Hipertensão Mascarada é de 13% (intervalo de 10-17%) em estudos estatísticos. ((Ambulatory blood pressure in normotensive and hypertensive subjects: results from an international database.))
Sobre a Pressão Alta:
- Hipertensão Secundária – a Irmã Perigosa de Pressão Alta.
- Pressão Alta do Jaleco Branco – o quê fazer?
- Dores de Cabeça e Hipertensão Arterial – Qual a relação?
- Por quê devemos ter a Pressão 120/80mmHg? (12/8)
Hipertensão Mascarada ocorre muito?
Vários fatores podem elevar a pressão arterial fora do consultório em relação à pressão arterial obtida com o médico, no consultório, dentre os fatores:
- idade jovem,
- sexo masculino,
- tabagismo,
- consumo de álcool,
- atividade física,
- hipertensão induzida pelo exercício,
- ansiedade,
- estresse,
- obesidade,
- Diabetes melitus,
- Doença Renal crônica
- História familiar de Pressão Alta.
Quando suspeitar de Hipertensão Mascarada?
É importante que o médico suspeite de Hipertensão Mascarada todas as vezes que o a pressão arterial do paciente estiver com valores limítrofes. ((Long-Term Risk of Mortality Associated With Selective and Combined Elevation in Office, Home, and Ambulatory Blood Pressure))
Leia Também:
- Hipertensão Arterial – Manual Completo.
- Doenças Cardíacas – 6 dicas para evitar!
- Dieta do Coração Saudável – 8 passos para prevenir doenças do coração.
- Doenças do Coração – Manual Completo.
A Hipertensão Arterial Mascarada é perigosa?
Sim, é perigosa. Estudos indicam que a incidência de problemas cardiovasculares é cerca de duas vezes maior na Hipertensão Mascarada do que em pacientes com pressão arterial normal. ((Masked hypertension: a systematic review.))
Pois é como se o paciente fosse hipertenso e o médico não tivesse feito o diagnóstico.
Em diabéticos, a Hipertensão arterial mascarada está associada a um risco aumentado de nefropatia, especialmente quando a elevação da PA ocorre durante o sono. ((Masked nocturnal hypertension–a novel marker of risk in type 2 diabetes.))((Clinical Trials in Isolated Systolic Hypertension))
Leonardo Alves CardiologistaAlguma dúvida?
Deixe seu comentário e faça a sua pergunta.
Sobre o Dr. Leonardo Alves – Cardiologista!
Sou médico, cardiologista e atuo na cidade de Teófilo Otoni, Minas Gerais. Tenho consultório na Clínica Cardiovasc – Diagnóstico Cardiovascular, onde realizo Consultas Cardiológicas, Risco Cirúrgico, Exames de Ecocardiograma, MAPA, Holter 24 horas, Eletrocardiograma e avaliações em Check-up cardiovascular.
Formei em Medicina pela UFMG em Belo Horizonte em Junho de 1999; Sou especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), possuo Certificado de Atuação em Ecocardiografia emitido pelo Departamento de Imagem Cardiovascular da SBC.
Fui diagnosticada com 3 refluxos: aortico, mitral e tricuspude. Todos leves. Pode chegar a ser grave?
Não, Diana.
Eles não evoluem assim: Ficam leves a vida toda.
abraços.