Quando solicitar o Cateterismo Cardíaco pode ser uma resposta difícil de se obter, pois há diversa situações que geram conflito! Veja aqui e tire suas dúvidas!
Pergunte ao Cardiologista:
A dúvida de Hoje veio do Eliseu, um membro que fez duas perguntas (leia a primeira, aqui) – sobre o Infarto Sub-Clínico.
Ele me recomendou repouso absoluto, inclusive de sexo, até a realização do exame de cateterismo, pois corro o risco de uma “morte súbita”.Dois cardiologistas, inclusive do Incor-SP, Não viram isso nos exames.Mas, disse um dos cardiologistas meu amigo: “se ele recomendou o cateterismo, faça para tirar de cabeça essa preocupação de morte súbita”Há razão para essa preocupação e para o cateterismo antes de uma Cintilografia do Miocárdio?
A dúvida é?
A dúvida dele é:
- Quando solicitar o Cateterismo?
- Devo fazer o Cateterismo antes da cintilografia?
O que é o Cateterismo Cardíaco?
O cateterismo cardíaco é um exame invasivo do coração que os médicos lançam mão para avaliar se há ou não há obstruções nas artérias do coração.
Quando solicitar o Cateterismo Cardíaco?
No geral, os médicos solicitam o cateterismo após uma série de indícios de que a chance de ter uma doença coronariana é alta ou moderadamente alta.
No gráfico abaixo, você tem um imagem que ilustra o que é oficial na indicação do cateterismo cardíaco pela Sociedade Brasileira de cardiologia:
Veja como a indicação é complexa!
Quando há forte suspeita clínica de Angina de peito!
Na Síndrome coronariana Aguda, o médico pode solicitar o cateterismo de forma urgente, com o objetivo de reduzir o risco cardiológico do paciente.
Síndrome coronariana Aguda é diagnosticada pela DOR NO PEITO e pelo eletrocardiograma e pela dor do paciente, e não há necessidade de ecocardiograma (apesar de ele ajudar bastante).
Angina de início recente!
Quando o paciente tem:
- Dor no peito – Angina de início recente.
- Angina limitante – que impede que o paciente se exercite.
- Angina rapidamente progressiva ou
- Insuficiência cardíaca de origem isquêmica (por angina)
Nestas situações, o médico indica a coronariografia.
Após Cintilografia Positiva!
Se a dor não for conclusiva, se não houver angina, o médico lança mão da cintilografia miocárdica e se esta for positiva, ele poderá solicitar o Cateterismo cardíaco.
Devo fazer o cateterismo?
Enfim, diante desse monte de indicações e contra-indicações, só o seu médico poderá dizer se você deve, ou não, fazer o cateterismo cardíaco.
A suspeita clínica é muito importante para o médico solicitar o cateterismo. Aqui no blog, não podemos indicar ou contra-indicar exames ou dar segunda opinião, mas podemos listar as principais indicações.
Discuta sempre com o seu médico.
Olá Dr. Leonardo.
Sou-lhe imensamente grato por esta pronta resposta que foi para mim muito útil, no que tange, principalmente, ao esclarecimento sobre O QUE É e COMO DIAGNOSTICAR um Infarto Sub-clínico. Porém, sua resposta foi tão esclarecedora que acabou por corroborar minha dúvida e desconfiança de que o pedido de Cateterismo antes de uma Cintilografia do Miocárdio (a que eu tenho é de 2014, já antiga), foi no mínimo, precipitado, pois:
a) Considerando que Não apresentei nenhum dos sintomas descritos em sua esclarecedora resposta até o momento da consulta com o médico, consulta esta que tinha por objetivo a obtenção de um Risco Cirúrgico para uma simples cirurgia de varizes e,
b) Considerando que os resultados dos exames Eletro e Ecodopler, Não indicam evidências de Isquemia, inclusive após análise de 02 cardiologistas e um médico Perito do estado de MG (que, inclusive reduziu o tempo de licença solicitada pelo cardiologista, por “não ver riscos de infarto sub-clínico acontecido ou iminente”);
c) Considerando ainda a conduta desse meu novo cardiologista ao afirmar que eu “tive”, ou estou na “iminência” de ter um infarto e, diante deste sombrio diagnóstico, solicitar um exame invasivo, caro e, por isso, demorado para ser autorizado pelo plano do Estado, creio, em meu raciocínio de leigo, que não foi uma conduta prudente, mesmo que ele tenha tido a intenção, segundo as palavras dele, de me proteger de um “mal súbito”. Ora, se um paciente corre esse risco, isso não seria motivo de uma internação imediata para os devidos procedimentos, ou, no mínimo, enquanto espera a realização dos exames ao paciente só lhe é recomendado “fazer repouso”, sem que nenhuma medicação lhe seja receitada para proteção e/ou impedimento dessa ameaça de mal súbito?
d) Conclusão: o exame foi marcado hoje para o dia 18/04, então, do dia 16/03 ao dia 18/04, serão 33 dias sem medicamento e com muita ansiedade e medo de ter um mal súbito e, após este diagnóstico, passei a sentir alguma queimação no peito e aperto, mas estou colocando tudo na conta da ansiedade, uma vez que voltei ao mesmo hospital e fui atendido no PS, uma semana depois (23/03), mas, após novo eletrocardiograma, fui liberado como não tendo nada e, claro, sem nenhuma medicação, apenas a recomendação do repouso até a data do cateterismo.
Um abraço e, mais uma vez, muito obrigado.
Eliseu,
Fico muito feliz que o artigo tenha lhe ajudado!
Esse é o objetivo do blog…
Mas não fique sem respostas – discuta/dialoge com seu médico para chegarem a um acordo de conduta mais adequada para você, entendido?
Sua dúvida foi tão importante para o blog que programei alguns artigos sobre sua dúvida para semana que vem e já estou preparando-os com carinho.
Combinado!
Abraços.
Obrigado De. Leonardo.
Já fiz o cateterismo ontem, 18/04, e o comentário veio:
-CORONÁRIA ESQUERDA:”O tronco é bifurcado e está isento de ateromatose obstrutiva significativa”;
-“A artéria descendente anterior é do tipo III e está isenta de ateromatose obstrutiva
significativa”;
-“A artéria circunflexo é de bom calibre e está isenta de ateromatose obstrutiva significativa”.
CORONÁRIA DIREITA:
-A artéria coronária direita é de bom calibre e está isenta de ateromatose obstrutiva significativa.
CONCLUSÃO:
1) As artérias coronarianas estão isentas de ateromatose obstrutiva significativa.
2) Correlacionar função ventricular e dinâmica valvar com exame ecocardiográfico.
Esse é o Laudo. Esperava que o exame mostrasse mais detalhes do coração (sobre que leio, é um exame mais completo que a cintilografia, mas, como leigo, o achei menos). Pelo que entendi, não há nada grave.
Ainda vou levar ao cardiologista que solicitou o exame.
Obrigado,
Abraços.
Eliseu.
O exame está normal… e o cateterismo é REALMENTE simples!
– Cintilografia: é um exame tecnologicamente avançado (medicina nuclear) e mostra isquemia (uma informação celular, microscópica).
– Cateterismo: é um exame de RADIOGRAFIA – é uma tinta que se joga na artéria e tira um raio-X.
“Esse é o Laudo. Esperava que o exame mostrasse mais detalhes do coração” – pois é:
Os detalhes tem relação com a coronária, a artéria e onde há uma obstrução… nada mais simples e importante do que isso.
Faremos um novo artigo sobre isso.
Abraços.
Dr, boa tarde!
Meu pai está na pendência de fazer um cateterismo, porém pelo SUS é inviável, pois não temos exames q comprovem de fato, o cardiologista solicitou o pedido devido uma angina instável e para q esse laudo não é o suficiente pelo SUS, estamos tentando fazer particular, porém não se consegue somente por plano ou sisreg então ele solicitou uma cintilografia, o senhor acha válido fazer esse exame, a cintilografia é fidedigna?