O infarto do miocárdio é uma das doenças cardíacas mais temidas pelos pacientes. Isso é verdade, pois muitos pacientes jovens apresentam queixas e tem muito receito do seu risco de Infarto já aos 25 anos – qual o meu risco de morte? Será possível?
[membership level=”0″] Quer ler mais? Alguns conteúdos são exclusivos para membros assinantes. É como se fosse um livro virtual dinâmico. Assine e tenha acesso a conteúdos preparados exclusivamente para sanar suas dúvidas. Clique Aqui! e acesse o Melhor Conteúdo Exclusivo! [/membership]
É possível ter infarto dos 20 aos 30 anos de idade?
Possível, é. Mas é extremamente difícil e a probabilidade é muitíssimo baixa. Veja o cálculo do risco de infarto para um paciente de 24 anos:
Características: Homem, 24 anos, sem pressão alta, sem diabetes, sem colesterol alto, sem história familiar de infarto.
e como
Risco de Infarto aos 24 anosO risco de infarto seria de 2,3% nos próximos 10 anos. Ou seja, para cada 1000 pessoas com essas características, 23 poderiam sofrer um infarto.
Piorando os Fatores de Risco
Se o mesmo paciente tivesse um colesterol total nos níveis de 300 mg/dL, o risco desse paciente aumentaria, mas ainda permaneceria baixo. Veja:
E o risco seria de: 2,9% – ou 29 pacientes de um grupo de 1000 pacientes teriam infarto nos próximos 10 anos.
O fator idade é o pior deles:
Se esse mesmo paciente tivesse 60 anos, o seu risco de infarto seria de 15,6% ou mais (a cada 1000 pacientes, 156 teriam infarto).
A cocaína e o infarto precoce:
A cocaína e outras drogas aumentam o risco de lesões nas artérias coronarianas e de infarto precoce no coração. Portanto, se está com 25 anos ou nessa faixa etária, fuja desses vícios.
Palpitações e outros sintomas:
Os sintomas de angina e infarto não devem ser confundidos com as palpitações – veja a diferença!
Alguma outra dúvida?
Deixe o seu comentário.
Obrigado ao Vinícius pela pergunta que direcionou esse artigo.
Trackbacks/Pingbacks