google.com, pub-4379855849485668, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Efeitos da Radioterapia no Coração! Ela causa Insuficiência Aórtica? Quais os problemas provocados pela radioterapia no coração? Confira.

A pergunta!

Minha irmã fez um ecocardiograma que deu insuficiência aórtica discreta. Ela fez radioterapia na T9 depois de uma infiltração óssea, após o tratamento de linfoma de Hodgkin IV-B. Pode ter sido a causa?

Ela sente falta de ar e cansaço , aperto no peito e tontura quando faz algum esforço físico e ao deitar de peito para cima. (Por Vanessa)

 

Visão Geral da Radioterapia.

A terapia de radiação utilizada no tratamento do câncer pode causar problemas no coração e no sistema vascular (circulação). Este efeito é chamado de cardiotoxicidade.

Entenda a Cardiotoxicidade

A cardiotoxácidade pode se desenvolver em dias ou meses após a radiação, mas geralmente se desenvolve anos depois. Ela pode reduzir a qualidade de vida do paciente e aumentar o risco de morte por causas cardíacas. ((Cleveland Clinic))

Qual o Risco da Cardiotoxicidade?

Um cardiologista e um oncologista trabalhando juntos podem determinar o risco individual de um paciente para a cardiotoxicidade, fazendo certos testes e imagens antes da terapia de radiação começar.

Se um paciente tiver um risco aumentado, o médico que fará a radioterapia pode limitar a quantidade de dose de radiação administrada durante o tratamento, ou desviar os raios da radiação para longe do coração.

O objetivo é equilibrar os benefícios do tratamento do câncer com o risco de danos ao coração.

Efeitos da Radioterapia no Coração!?

Efeitos da Radioterapia no Coração: A terapia de radiação para a área do tórax geralmente faz parte do tratamento para linfoma de Hodgkin e câncer de pulmão, esôfago ou mama.

A cardiotoxicidade é um risco quando um grande volume de músculo cardíaco é exposto a uma dose elevada de radiação.

A dose de radiação é medida em Grays (Gy), e uma dose cardíaca de mais de 30 – 35 Gy aumenta o risco de cardiotoxicidade.

Efeitos da Radiação no Coração!

A radiação pode prejudicar o pericárdio (o tecido que cobre o coração), o miocárdio (o próprio músculo cardíaco), as válvulas cardíacas, as artérias coronárias e o sistema elétrico do coração.

Alguns dos problemas que podem surgir são:

  • Pericardite (inflamação do tecido que circunda o coração)
    • Geralmente, desenvolve 6-12 meses após a radioterapia
    • Pode ser curto prazo (aguda) ou crônica
  • Doença coronária prematura e aterosclerose
    • Geralmente, desenvolve 10-15 anos após a radioterapia
  • Miocardite (inflamação do músculo cardíaco)
  • Insuficiência cardíaca congestiva (perda de capacidade de bombeamento cardíaco)
  • Doença valvular cardíaca
  • Alterações do ritmo cardíaco (arritmia)
    • Causado por danos ao sistema elétrico do coração
  • Cardiomiopatia (coração alargado)

Radioterapia no Coração – Insuficiência Aórtica!

Efeitos da Radioterapia no Coração: Como visto acima, É possível que a radioterapia afete o coração e cause problema nas válvulas. Sim, é possível, mas é muito pouco provável.

Vamos rever a pergunta da Vanessa:

Minha irmã fez um ecocardiograma que deu insuficiência aórtica discreta. Ela fez radioterapia na T9 depois de uma infiltração óssea, após o tratamento de linfoma de Hodgkin IV-B. Pode ter sido a causa?

Ela sente falta de ar e cansaço , aperto no peito e tontura quando faz algum esforço físico e ao deitar de peito para cima. (Por Vanessa)

A Insuficiência Aórtica Discreta é uma alteração COMUM nos pacientes SAUDÁVEIS e pode ser que já estivesse presente desde antes do tratamento com a Radioterapia.

Se observa exames anteriores, é bem provável que a Insuficiência Aórtica discreta já estivesse presente.

As lesões causadas pela radioterapia, habitualmente são a estenose mitral e a estenose aórtica.

Leia outros artigos da Área de Membros!