Como Reduzir risco de infarto do miocárdio e ter uma vida mais saudável sem precisar de medicações?
Confira todos os critérios usados pelos médicos cardiologistas para te convencer a reduzir o seu risco de infarto do miocárdio;
Uuma doença grave que se manifesta com dor no peito, ou no braço esquerdo, mas que tem vários fatores de risco que fazem com que o Infarto e a Angina sejam silenciosas por anos.
O que é infarto do Miocárdio?
O infarto do miocárdio é conhecido com ataque cardíaco e é uma grande emergência médica.
No geral, o infarto ocorre quando um coágulo bloqueia o fluxo sanguíneo em uma das artérias coronárias (que são artérias que levam sangue para o músculo do coração).
Sem sangue, o tecido perde oxigênio e morre (infarta).
Tudo sobre Angina e Infarto:
O Infarto do Miocárdio e a Angina de peito é um tema frequente aqui no blog, tanto para jovens (que infartam cedo) ou para adultos. Dor e queimação no peito, pontadas no peito que simulam angina, sintomas pré-infarto, infarto com supra, infarto sem supra, medicações para infarto, e como reduzir o risco de infarto.
Opções de tratamento cirúrgico e opções não cirúrgicas do ataque cardíaco. Falta de Ar após infarto, uso do Stent para infarto, e todas as oções de tratamento.
Falamos sobre o Infarto em Mulheres e as consequências gerais do Infarto. Se você teve infarto, será que pode infartar novamente?
Como reduzir o Risco de Infarto?
A dúvida de hoje é sobre como reduzir o risco de infarto do miocárdio.
O leitor H deseja saber como reduzir o risco de angina e ataque cardíaco com medicações e mudanças do estilo de vida. Confira:
É possível reduzir os riscos cardíacos com mudança de hábitos alimentares e/ou incremento de exercícios leves como caminhadas?
Qual o meu risco de Infarto?
Existem calculadoras que avaliam o risco de infarto.
O cálculo é fácil e pode ser feito diretamente na internet.
Os ítens usados para se calcular o risco do ataque cardíaco são:
- Idade.
- Sexo
- Pressão arterial sistólica
- Colesterol total
- HDL colesterol
- Tratamento para Diabetes
- Tratamento para Pressão alta.
- Tabagismo.
Baseado nesses critérios, pode-se dizer se o risco é elevado ou não.
Veja um exemplo abaixo: Homem, 45 anos, pressão sistólica 160mmHg, Colesterol total 250mg/dL, HDL: 30mg/dL, Sem tratar a pressão, não fumante: 8,1% que é um risco moderado.
Aumentando o Risco de Infarto:
Se esse mesmo paciente passar a fumar e permitir que sua pressão aumente e seu colesterol total aumente ainda mais… Veja: Homem, 45 anos, pressão sistólica 180mmHg, Colesterol total 300mg/dL, HDL: 30mg/dL, Sem tratar a pressão, fumante: 27% que é um risco muito alto.
E então, gostando do artigo? Deixe o seu comentário no final. Precisando de atendimento com cardiologista? Agende sua consulta!
Reduzinido o Risco de Infarto:
Se esse paciente fizer uma mudança no seu estilo de vida, parando de fumar, controlando a pressão arterial e melhorando seu colestero, as coisas mudam.
Veja: Homem, 45 anos, pressão sistólica 180mmHg, Colesterol total 180mg/dL, HDL: 45mg/dL, Tratando a pressão alta, não fumante: 1,5% que é um risco muito baixo.
Mudanças simples, ótimos resultados!
Note que mudanças no estilo de vida, controle da pressão arterial e a prática de atvidade física são fundamentais para reduzir o seu risco de infarto do Miocárdio.
No exemplo das imgens, o paciente deve ter iniciado tratamento medicamentoso para pressão arterial ou ter emagrecido o suficiente para reduzir a sua pressão alta, com novos hábitos alimentares e exercícios
Doenças do Coração – Manual completo e Como Prevenir!
A Prevenção de doenças do coração (e de todas as doenças cardíacas) exige que você faça escolhas inteligentes agora que possa receber os "lucros"...
Regras dos comentário:
Esse blog e todos os seus artigos não são consulta médica. Foram escritos pelo Dr. Leonardo Alves – Médico Cardiologista de Teófilo Otoni, MG (CRMMG: 33.669).
Sempre confie e dê mais atenção na opinião do seu médico, pois ele te examinou. Nada substitui a consulta médica presencial, com seu médico de confiança.
Ao comentar, você entende e concorda que seu comentário ficará público e poderá ser utilizado no blog em outros artigos. Qualquer resposta aos comentários não constituem consulta médica e o autor não tem intenção de fazê-lo. Sempre confie no seu médico de confiança.
Agende Sua Consulta!
Precisando de uma consulta com cardiologista? Agende agora mesmo: Envie mensagens pelo WhatsApp: +55 33 98809 3454