google.com, pub-4379855849485668, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Ponte de Safena: Cirurgia de revascularização do miocárdio (CRVM), popularmente conhecida como ponte de safena, é o procedimento padrão para o tratamento definitivo da doença coronariana.

Sou Dr. Leonardo Alves, médico cardiologistaDeixe sua pergunta nos comentários, ou aqui!.

A redução do uso da Ponte de Safena ocorreu especialmente no tratamento das lesões coronárias uni e biarteriais (que afetam uma ou duas artérias), levando os cirurgiões a buscar novas técnicas cirúrgicas.

O objetivo é obter resultados semelhantes à cirurgia convencional, porém com incisões menores e uma recuperação pós-operatória mais eficaz, o que levou ao desenvolvimento da chamada cirurgia minimamente invasiva.

Ponte-de-safena-sopronocoracao

Ao final do artigo, responderei dúvidas como esta, abaixo:

Após o cateterismo, agendei com o cirurgião.

Fiz cateterismo e meu médico me mandou falar com o médico cirurgiã pra me avaliar pra me fazer um ponto de safena peitoral será preciso

Adilson

Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista.

Olá, Adilson!

Entendo sua preocupação. É comum que após um cateterismo, o médico indique uma avaliação com o cirurgião cardíaco para discutir possíveis procedimentos como a ponte de safena. O cirurgião irá avaliar sua condição e decidir se esse é o melhor curso de ação para o seu caso. Se ele concordar com a cirurgia, ele irá apresentar um plano de tratamento detalhado, explicando os procedimentos envolvidos e os cuidados pós-operatórios necessários.

É importante manter uma comunicação aberta com seus médicos, esclarecendo todas as suas dúvidas e preocupações. Eles estão lá para ajudá-lo e orientá-lo da melhor maneira possível. Se precisar de mais informações ou orientações, não hesite em voltar para nós.

Abraços, Dr. Leonardo Alves

Quando um paciente apresenta múltiplas obstruções nas artérias coronárias, pode ser necessário realizar uma cirurgia de revascularização, conhecida como ponte de safena. Esse procedimento envolve a colocação de uma veia (safena) ou uma artéria (mamária) para criar uma “ponte” que permita ao sangue chegar ao coração, contornando as áreas obstruídas por placas ateroscleróticas.

Até recentemente, pacientes com apenas uma artéria obstruída eram submetidos à ponte de safena. No entanto, hoje em dia, essa prática não é tão comum devido à preferência pela angioplastia, embora a escolha entre os procedimentos não seja obrigatória.

Dúvidas e Dicas sobre a Ponte de Safena:

Como escolher seu Medidor de Pressão?

O quê é Ponte de Safena?

A Ponte de Safena é um procedimento cirúrgico que é feito em pacientes cujo coração tenha obstruções graves nas artérias coronárias (artérias que irrigam o coração) – as famosas placas de gordura de colesterol.  

A cirurgia de revascularização miocárdica (“by pass”) é conhecida popularmente como cirurgia de ponte de safena, pois na maioria das vezes, o cirurgião utiliza a veia safena magna (uma veia da perna) é utilizada com enxerto (ponte ou conduto) durante a cirurgia.

Quando a Ponte de Safena está indicada?

A Ponte de Safena (revascularização miocárdica) está indicada em casos em que o paciente tem obstrução das suas artérias coronárias. Assim, essa operação está indicada para aqueles pacientes que tem comprometimento da irrigação cardíaca (isquemia) por obstrução de artérias, com risco de enfarte (morte do músculo cardíaco por falta total de irrigação sangüínea).

A doença arterial coronariana é causada pelo acúmulo de substâncias gordurosas (ateromas) nas paredes das coronárias (do coração). Com o passar do tempo, esse acúmulo causa o enrijecimento e estreitamento das paredes internas das artérias coronárias, limitando o suprimento de sangue rico em oxigênio para o músculo do coração, o que pode causar dor no peito (angina) ou aumentar seu risco de sofrer um ataque cardíaco. ((Wikipedia))

Leia Também:

O quê é Revascularização Miocárdica?

Para entendermos corretamente o Termo Revascularização Miocárdica precisamos observar o termo “Revascularização”.

Re: fazer de novo, refazer, tornar a fazer, etc.

Vascularização: Vascularização é a vascularização normal do coração, que temos desde o nosso nascimento e que crescemos com ela.

Sendo assim, o Termo Revascularização é quando o médico FAZ NOVA vascularização do coração.

Dúvidas e Dicas sobre a Ponte de Safena:

 

Qual a Anestesia para Cirurgia de Ponte de Safena?

A técnica para a realização da Ponte de Safena é antiga e já conhecida e praticada por vários cirurgiões Cardiovasculares.

A Anestesia Geral:

A anestesia utilizada é a anestesia Geral e o paciente não vê ou percebe nada durante todo o procedimento cirúrgico. Ele estará em um sono muito profundo e só se lembrará de ter chegado à sala da cirurgia (ao bloco cirúrgico). Depois disso, o anestesista irá induzir a anestesia e o fará dormir profundamente.

Na Anestesia Geral, o paciente respira por aparelhos.

Espontaneamente, sim. O paciente receberá um Tubo Respiratório e durante toda a cirurgia respirará com a ajuda de aparelhos de Respiração Artificial. É o anestesiologista (anestesista) que controlará a sua respiração, utilizando o aparelho respirador para colocar a quantidade de oxigênio necessária.

Ao final da cirurgia, o anestesista irá retirar o aparelho de respiração artificial, retirará a sedação (o anestésico) e você voltará a respirar normalmente. É assim que ocorre em todas as anestesias do tipo Geral.

Leia Também:

Como é o Corte e a Cirurgia de Ponte de Safena?

Após você estar anestesiado, e após a liberação do anestesiologista, o cirurgião fará um corte (uma incisão) no meio do seu tórax, ao longo do seu osso esterno; ele cortará a sua pele e o osso que está no meio do seu tórax.

Após cortar a pele, o cirurgião utilizará o material cirúrgico para separar os ossos do esterno para ter acesso ao coração. O corte por ser de um tamanho NORMAL ou PEQUENO, também chamado de Mini esternotomia.

Cirurgia Minimamente Invasiva

Esse tipo de CRVM (ponte de safena) pode ser encontrado na literatura médica como aquela que se realiza sem o auxílio da circulação extracorpórea; porém, uma melhor denominação seria uma cirurgia realizada por pequenas incisões, como na foto ao lado.

A escolha pelo tipo de incisão é do cirurgião e dependerá da sua preferência de abordagem, de sua técnica de das obstruções presentes no coração. Sendo assim, a escolha pelo tipo de corte ou incisão é totalmente da alçada do cirurgião – ele que irá escolher.

Circulação Extra-corpórea na Ponte de Safena: o quê é?

O coração é um órgão que está em constante movimento e não para de bombear o sangue – isso é bom. Entretanto, o médico cirurgião precisará dar pontos com linhas muito finas no coração e é praticamente impossível dar pontos em um órgão em movimento. Assim, para que o cirurgião possa dar os pontos e trabalhar com mais tranquilidade, a equipe cirúrgica utiliza a Circulação Extra-corpórea.

Circulação Extra-corpórea: o quê é?

É o procedimento pré-cirúrgico que faz com que o sangue passe por fora do corpo, desviando-se do coração. Com isso, o cirurgião poderá trabalhar sem que tenha sangue dentro do coração.

Máquina de CEC – Circulação Extra-corpórea?

Como você pode ver na foto à direita, há uma máquina, feita exclusivamente para bombear o sangue que deixou de passar pelo coração e agora, passa por dentro da máquina de CEC. A máquina fará a função tanto do coração quanto do pulmão, pois também irá oxigenar o sangue durante toda a cirurgia.

 

Tempo de CEC – quanto menor, melhor.

Quanto menos tempo o paciente ficar em CEC – melhor! Isso significa que a cirurgia transcorreu rapidamente, e que os cirurgiões foram rápidos em resolver o problema e implantar as pontes de safena. Assim, o paciente pode voltar para a circulação normal, com o coração bombeando o sangue.

Seu coração ficará parado, sem bater.

Durante o período de CEC, o seu coração ficará resfriado e será paralisado pelos médicos para que eles possam fazer os cortes necessários e costurar (suturar) adequadamente as pontes de safena ou pontes de mamária.

Leia Também:

O quê é o Enxerto? Por quê Safena, Mamária ou Radial? 

Um dos elementos chaves do sucesso no longo prazo da cirurgia de revascularização miocárdica é a escolha do conduto ideal, ou seja, o tipo de enxerto (ponte) que será utilizado. O enxerto é o tubo (natural) que será utilizado para ‘pular’ a região da artéria que está obstruída. Veja na imagem:

Dúvidas e Dicas sobre a Ponte de Safena:

Ponte de Safena:

Como você pode observar, o médico cirurgião retirou uma veia da perna do paciente e a colocou no coração, ultrapassando as região escura (da artéria, em vermelho) e fazendo com que o sangue saia da aorta e siga seu curso até ultrapassar a região obstruída pela gordura.

A ponte de safena é a veia mais utilizada para a realização da Cirurgia de Revascularização do miocárdio, pois uma só veia pode ser utilizada para fazer várias pontes e utilizada em vários locais obstruídos. O cirurgião corta os pedaços da veia e a coloca nos locais obstruídos.

É por isso que muitos pacientes dizem que tem 5 pontes de SAFENA, pois apesar de só terem duras veias safenas no corpo, o cirurgião utilizou pedaços de safena para fazer várias pontes no coração do pacientes.

Leia Também:

Ponte de artéria Mamária:

É quando o cirurgião escolhe a artéria mamária, um artéria que está no tórax e pode ser usada para ‘pular’ a obstrução e fazer o desvio de sangue que o médico precisa. Como é uma artéria (e não uma veia, como a veia safena) ela é a artéria preferida pelos cirurgiões.

Está estabelecido que a utilização da artéria torácica interna esquerda para a artéria coronária descendente anterior aumenta a longevidade e diminui a ocorrência de eventos cardíacos subsequentes.

Ponte de artéria radial:

Essa é uma outra opção dos cirurgiões, que podem utilizar a artéria radial, que está no braço do paciente para fazer a cirurgia. É menos utilizada que a Ponte de Safena e a Ponte de artéria mamária, mas é uma opção à disposição dos cirurgiões.

 

E se o paciente não tiver a veia safena? 

Ótima pergunta. Pois muitos pacientes tem problemas de varizes de membros inferiores e operam (retiram) suas veias safenas para corrigir o problema de varizes. Nesse caso, ele fica sem a opção de poder utilizar uma ponte de safena se, no futuro, for necessário operar o coração. Aí, o cirurgião utilizará outras opções de enxertos possíveis:

Outros enxertos:

  • artéria torácica interna esquerda (ponte de mamária esquerda),
  • artéria torácica interna direita (ponte de mamária direita),
  • artéria radial,
  • artéria ulnar,
  • artéria gastroepiplóica,
  • artéria epigástrica inferior.

Dúvidas e Dicas sobre a Ponte de Safena:

Quais as complicações da Cirurgia de Revascularização do Miocárdio?

Exitem complicações Imediatas e Tardias para a cirurgia de Ponte de Safena:

Alguns Scores e Critérios de avaliação são capazes de avaliar o Risco de pacientes que serão submetidos a Ponte de safena: ((Michel Pereira Cadore)). Segundo, Cadore, “O escore desenvolvido por meio de variáveis clínicas de fácil obtenção (idade, sexo, vasculopatia extracardíaca, classe funcional, fração de ejeção, fibrilação atrial, doença pulmonar obstrutiva crônica, estenose aórtica, creatinina e cirurgia de emergência/urgência) mostrou-se capaz de predizer mortalidade em pacientes submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica no nosso Hospital.”

Mulheres tem mais complicações que homens?

O sexo feminino apresentou maior mortalidade operatória porém não é uma causa isolada de risco de óbito; o uso de enxertos com artéria torácica interna mostrou-se protetor; pacientes mais idosos, com insuficiência renal e em situação emergencial apresentaram maiores índices de óbito hospitalar.

Apesar do sexo feminino apresentar maior mortalidade operatória, não foi identificado como fator prognóstico independente para óbito, aparecendo somente na interação com a artéria torácica interna; o uso deste enxerto mostrou-se protetor, principalmente no sexo masculino; a idade foi fator fundamental para a maior mortalidade do sexo feminino; pacientes mais idosos, com insuficiência renal no pré-operatório ou que se apresentaram em situação emergencial tiveram maiores chances de óbito hospitalar. ((Vivian Lerner Amato))

Ou seja, Mulheres complicam mais que homens, mas não por serem mulheres, mas por outras causas, como Idade, doença mais avançada, etc.

Resultados Imediatos:

Mortalidade: Risco de Morte Imediata: Está ligada ao estado clínico do paciente e à sua gravidade prévia à cirurgia. Quanto mais grave for o paciente, quanto menor for a Fração de Ejeção do coração, maior a chance de complicações pós-operatórias do tipo morte.

Quanto se avalia o risco de um paciente falecer durante uma Ponte de Safena deve-se avaliar um série de fatores e uma série de critérios. Cada paciente é UM, um indivíduo ÚNICO e que possui suas próprias características – portanto, não leia nenhum número ou % de morte de forma isolada.

Não existe um risco cirúrgico padrão para a cirurgia de ponte de safena. Muitas variáveis podem determinar diferentes mortalidades, que variam de 1 a 10%, mas em geral , o risco de morte é inferior a 5%.

Morbidade:  são as complicações diferentes da morte, mas que podem ser muito graves. está relacionada, principalmente, com infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (derrame cerebral) e mediastinite (infecção do mediastino, local do tórax que abriga o coração e os grandes vasos , entre os pulmões).

Insuficiência renal:

Insuficiência renal aguda em cirurgia de revascularização miocárdica é uma complicação freqüente e está associada à alta mortalidade. Sendo fatores de risco independentes: idade, insuficiência renal prévia e necessidade de drogas inotrópicas. ((Scielo.br))

Fibrilação Atrial:

Algumas medicações são efetivas na prevenção de fibrilação e flutter atrial no PO de cirurgia de revascularização miocárdica, sendo esse efeito mais marcante no grupo de pacientes idosos. ((Scielo.br)) ((Rafael Vieira Alcalde))

  • O infarto do miocárdio está presente entre 1 a 5% dos casos e, a proteção miocárdica é o principal fator de prevenção.
  • O derrame cerebral é encontrado de 1 a 3% dos casos, geralmente associado a placas de ateromas nas carótidas,
  • Fibrilação atrial (arritmia cardíaca): que pode ser reduzida com uso de betabloqueadores ((Scielo.br))
  • Placas de ateroma na aorta ascendente.
  • A mediastinite (infecção do mediastino) está relacionada com o tempo de cirurgia (tempo de CEC), presença de diabete melito e uso de artéria mamária interna para a realização da ponte.

Resultados Tardios:

Esses resultados dependem de vários fatores como o estado clínico do paciente e o seu comportamento após a cirurgia. Lembre-se que estamos falando de doença coronariana e, portanto, de uma doença crônica e de longo prazo, sem cura, mas com controle clínico pelo médico cardiologista.

Leia Também:

Ficarei no CTI?

Sim, após a cirurgia, o paciente que realiza a Revascularização do Miocárdio é encaminhado para o CTI (Centro de Tratamento Intensivo) para se recuperar das primeiras horas após a cirurgia.

No CTI, o paciente fica o tempo todo monitorizado, com eletrocardiograma contínuo e, no início, com um TUBO de respiração artificial. Esse tubo será retirado o mais breve possível e há casos em que o paciente já chega ao CTI sem o Tubo de respiração artificial.

No geral, os pacientes ficam entre 3 e 5 dias no CTI até terem condições de serem liberados para o quarto/apartamento.

E no Apartamento, após sair do CTI?

Após sair do CTI, o paciente é encaminhado para o Quarto e será acompanhado pelo seu cardiologista, com o apoio do Cirurgião Cardiovascular. Ele repetirá vários exames, dará continuidade à fisioterapia motora e respiratória e começará sua reabilitação.

A Fisioterapia já se inicia na UTI/CTI, logo na chegada do paciente à esta unidade:

A fisioterapia motora e respiratória é iniciada ainda no CTI, ela que avaliara a retirada do tubo, e iniciar todos os exercícios respiratórios, e também a evolução para passar o paciente para a posição sentada, ainda no CTI. (por Jéssica, leitora do blog).

Nessa etapa, ela já poderá andar pelo hospital, dando seus primeiros passos.

Quando poderei sair do Hospital?

Essa é a principal dúvida dos pacientes – “quando sairei do hospital?”

No geral, em até 10 dias o paciente cuja cirurgia correu tudo bem, sem complicações.

Posso realizar atividades físicas?

Sim. As atividades físicas são necessárias. Entretanto, peça a liberação do seu MÉDICO e não vá seguindo informações (como esta) que estão na internet sem o aval do seu cirurgião e do seu cardiologista. Veja:

Primeiros 10 dias após a alta Hospitalar:

Aja como se estivesse no hospital – Não faça exercícios físicos!

Após os 10 primeiros dias:

  • Realizar caminhadas diariamente.
  • Exercitar-se sempre com um acompanhante ao seu lado.
  • Evite atividades longas ou que levem à fadiga.
  • Evite atividades extenuantes como pegar peso, malas, crianças, bolsas, etc.
  • Não realize exercícios após as refeições.
  • Exercite! Mas durma bem à noite.
  • Faça caminhadas progressivamente: Siga o esquema abaixo:

Entre a primeira e a Segunda semana:

  • Caminhe 500 metros;

Após a terceira Semana:

  • Terceira semana: caminhe 1000 metros (1 km).

Após a quarta semana:

  • Retorno no consultório para novas orientações.

Dúvidas e Dicas sobre a Ponte de Safena:

Quando poderei praticar esportes, banho de piscina, etc?

  • Somente após liberação do seu médico.
  • Normalmente após os três meses de cirurgia.

Como devo retornar ao convívio em Sociedade?

  • Após os primeiros dez dias, sinta-se à vontade para fazer visitas a parentes e amigos próximos.
  • Evite local de aglomeração.
  • É normal sentir-se emocionado ao rever parentes e amigos.
  • Procure dormir pelo menos oito horas por noite.

Em caso de insônia, procure orientações com o seu médico. Chás (como o de camomila) podem ajudar. Se persistir a insônia, peça ajuda a seu médico sobre medicações adequadas.

Há algum cuidado especial com a Higiene? Banho?

Se todas as incisões estiverem cicatrizadas e secas, você poderá banhar-se à vontade. Em caso de insegurança, é aconselhável a presença de um acompanhante.

Há algum cuidado especial com a Incisão?

O quê pode ocorrer nas incisões? Queimação, formigamento e até coceira. Neste caso, a melhora é espontânea, só que em alguns casos, pode demorar MESES para o formigamento parar de vez.

Se ocorrerem secreções?

No caso de secreções, procure atendimento médico.

Dúvidas e Dicas sobre a Ponte de Safena:

Cirurgia de Ponte de Safena: Perguntas Frequentes (FAQ)

Insuficiência Coronariana e Ponte de Safena

A insuficiência coronariana é uma condição causada pela aterosclerose das artérias coronárias, levando à formação de placas obstrutivas. Como a cirurgia de ponte de safena aborda essa condição?

Risco e Mortalidade da Cirurgia de Revascularização do Miocárdio

Qual é o risco associado à cirurgia de revascularização do miocárdio? Como isso se relaciona com o comprometimento da função ventricular?

Número de Pontes e Risco da Cirurgia Cardíaca

O número de pontes influencia no risco da cirurgia cardíaca? Por que lesões leves nem sempre recebem ponte?

Enxertos Utilizados

Quais são os tipos de enxertos utilizados na cirurgia de ponte de safena? Eles podem ser combinados?

Prevenção Mesmo após a Revascularização

Após a cirurgia de ponte de safena, quais medidas preventivas são necessárias para evitar complicações futuras relacionadas à aterosclerose?

Pós-operatório da Cirurgia de Ponte de Safena

Como é o período pós-operatório da cirurgia de ponte de safena? Os pacientes podem retomar suas atividades normais? E quanto aos idosos?

Fiz ponte de Safena, qual deve ser a Minha postura:

Alguns cuidados devem ser tomados.

  • Evite sentar-se por tempo prolongado.
  • Não cruze as pernas (especialmente para pacientes que fizeram pontes de safena).
  • Passe períodos do dia com a perna elevada para reduzir o inchaço.
  • Use meias elásticas de média compressão – reduz o inchaço.
  • O osso esternal leva dois meses para sua efetiva cicatrização.
  • Não tome sol diretamente na ferida durante um mês.

Fiz ponte de Safena, posso fazer Viagens?

Evite viagens que durem mais que duas horas. Caso seja necessário fazer viagens longas, faça intervalos a cada duas horas, pare o veículo e caminhe curtas distâncias.

Fiz ponte de Safena, posso ter Relação sexual?

A volta à atividade sexual é fundamental para o bem-estar do paciente, mas seja moderado. Quando é aconselhável iniciar? Após trinta dias após a cirurgia, com o(a) companheiro(a) de costume. Somente em posições passivas, sem que o parceiro faça compressões sobre o seu tórax, onde foi feita a incisão cirúrgica.

Fiz ponte de Safena, qual a minha Alimentação?

Faça uso de frutas, legumes e, principalmente, verduras – possuem fibras.

Evite alimentos gordurosos, principalmente, gorduras Hidrogenadas (as gorduras Trans). Evite o excesso de frituras, sal, massas e açúcar. Não use café em excesso, ele é um estimulante que pode ser prejudicial e provocar palpitações que não são interessantes nesse momento.

Fiz ponte de Safena, posso fazer uso de Bebidas alcoólicas?

Evite o uso nos primeiros meses após a cirurgia. Reinicie o seu uso, se achar conveniente, progressivamente e moderadamente.

Fiz ponte de Safena, posso fumar?

De todos os males, este é o que pode colocar em perigo a sua boa evolução, NÃO FUME! Um dos culpados de você estar passando por esta cirurgia foi o FUMO.

Fiz ponte de Safena, Posso dirigir automóvel?

Somente após sessenta dias da cirurgia. Lembre-se que o seu osso esterno não está bem cicatrizado. Após este prazo mínimo, reinicie com precaução – mas sempre peça a opinião do seu médico.

Posso voltar ao trabalho?

Somente após trinta dias da cirurgia e na dependência do tipo de trabalho que você exerce. Se você estiver trabalhando em um escritório, sim, é viável, mas se você for um trabalhador braçal, que utilize os movimentos dos braços intensamento, precisando de força, não é aconselhável.

  • Após a quarta semana: estará liberado para trabalhar em meio período.
  • Após a oitava semana: estará liberado para trabalhar em período integral.

 Fiz ponte de Safena, Posso me aposentar?

Hum. Essa é uma questão bastante complicada e dependerá muito da sua evolução após a cirurgia. Vou fazer um artigo especial sobre o tema aposentadoria e as doenças do coração, que você pode tirar sua dúvida.

Fiz ponte de Safena, como evitar o Estresse?

Evite o estresse! Organize melhor o seu horário de almoço, repouso e trabalho.

E então, o quê achou? Você tem alguma outra dúvida?

Você já fez uma Ponte de Safena? Irá fazer?

Conte-nos sua experiência e deixe o seu comentário para ajudar a outros pacientes. Suas dúvidas me ajudarão a atualizar o artigo. Abraço.

Tive COVID-19 após Ponte de Safena: o que fazer?

Minha mãe fez uma ponte safena á 4 anos , algumas semanas atrás testou positivo para o COVID 19 e anda tendo muitas dores no peito e cansaço. Realizou o eco e deu uma complicação o que pode ser ?

Brunna

Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista.

Ei, Bruna!

Entendo sua preocupação com sua mãe. Primeiramente, é importante tranquilizá-la dizendo que o COVID-19 geralmente não complica pacientes que passaram por uma ponte de safena. Porém, é essencial cuidar dos pulmões neste momento.

Você menciona uma “complicação” detectada no eco. Para entender melhor o que está acontecendo, é importante saber qual foi essa complicação e em qual exame ela foi identificada. Recomendo que você e sua mãe conversem com o médico responsável pelo caso para obterem mais orientações e esclarecimentos.

Se precisarem de mais informações ou apoio, estou à disposição para ajudar.

Abraços, Dr. Leonardo Alves

Meu pai vai operar, quais os riscos?

Parabéns Dr.Leonardo Alves pelo site, muito esclarecedor e realmente,me parece ser um ótimo profissional!
Meu pai irá passar por uma cirurgia hoje,ele irá colocar duas pontes de safena e uma mamária. Estou crendo em DEUS que dará tudo certo!🙏

Janaína.

Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista.

Olá, Janaína!

Fico muito feliz em saber que você considera nosso site esclarecedor e que confia no profissionalismo da equipe. Agradeço imensamente pelo seu apoio e pelas palavras gentis.

Quanto à cirurgia do seu pai, fique tranquila, tudo vai dar certo! A colocação de duas pontes de safena e uma mamária é um procedimento comum e seguro, com um benefício significativo para a saúde cardíaca.

As complicações são mínimas e os resultados costumam ser muito positivos. Estamos torcendo pelo sucesso da cirurgia e pela rápida recuperação do seu pai.

Após o procedimento, não deixe de voltar aqui para nos contar como foi. Estamos à disposição para qualquer dúvida ou suporte que você precisar.

Abraços, Dr. Leonardo Alves

Quais os risco da Ponte de Safena?

Bom dia doutor. Minha mãe sofreu AVC isquêmico a alguns anos. Tem diabetes com uso de metformina. Amanhã realizará uma cirurgia de ponte safena e angioplastia.Quais são os riscos de mortalidade pois, li algo sobre as mulheres terem mais índices de óbito? Ela tem setenta e cinco anos, P.A. hipertensa,

E, está tratando- se de depressão recorrente ao falecimento de meu irmão a cinco anos. Já sofreu comprometimento dos MMII por alguns dias e dificuldades de comunicar-se devido ao AVC. Mas, agora ela anda e comunica-se normalmente, apenas, devido aos medicamentos para estabilizar o humor e tratar a depressão, seu raciocínio está mais lento.

Estamos rezando que corra tudo bem. Desde já, agradeço se puder responder.Um forte abraço.

Silvana

Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista.

Olá, Silvana!

Entendo suas preocupações e quero tranquilizá-la. O procedimento de cirurgia de ponte safena e angioplastia, como qualquer cirurgia, envolve alguns riscos, que podem variar de acordo com a idade e condições de saúde da sua mãe, como função do ventrículo esquerdo, função renal, histórico de infarto ou AVC, entre outros. No entanto, é importante ressaltar que o risco de mortalidade é geralmente baixo, em torno de 1 a 2%.

No entanto, é importante ressaltar que o risco de mortalidade é geralmente baixo, em torno de 1 a 2%.

Os benefícios da cirurgia costumam superar os riscos, especialmente considerando a melhoria na qualidade de vida que pode resultar do procedimento. É fundamental que você e sua mãe conversem com os médicos responsáveis pelo caso para esclarecer todas as dúvidas e discutir as melhores opções de tratamento.

Estamos torcendo para que tudo corra bem na cirurgia. Mantenha-se positiva e confie na equipe médica. Estamos aqui para apoiá-la no que for necessário.

Um forte abraço, Dr. Leonardo Alves

Tenho dores no peito após a Ponte de Safena, o que fazer?

Oi Doutor Leonardo. Tudo Bem?
Meu marido sofreu um infarto grave, fez duas angioplastias de resgate sem sucesso, após realizou a CRM onde colocou duas safenas e uma mamária. Pois bem isso já faz 7 meses, mas ele tem sentido dores fortes e constante na região mamária o que pode ser? ele toma a medicação de uso contínuo corretamente. Será que eu terei alguma resposta ou até conselho vindo de vossa parte?
Muito Obrigada.

Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista.

Olá, Jane!

Entendo suas preocupações com seu marido. As dores fortes e constantes na região mamária podem ser decorrentes do processo de cicatrização após a cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM). Isso é relativamente comum devido ao corte cirúrgico. No entanto, é importante que seu marido passe por uma nova avaliação médica e um novo eletrocardiograma para descartar qualquer outra complicação.

É improvável que as dores sejam causadas por uma nova obstrução coronariana, especialmente após a cirurgia realizada. É essencial que vocês mantenham uma comunicação aberta com o médico responsável pelo caso e sigam suas orientações.

Além disso, praticar alongamentos sob a orientação de um fisioterapeuta pode ajudar a aliviar o desconforto e promover a recuperação.

Espero que as dores do seu marido diminuam em breve. Estamos aqui para apoiá-los no que for necessário.

Abraços, Dr. Leonardo Alves

Meu irmão complicou após a ponte de safena!

Boa noite, meu irmão pós 3 pontes safena já fazem 5 dias. Esta no CTI com febre, pressao controlada por adrenalina, rim parando, sangue não coagula e o q a médica me disse foi: o estado é 100% gravíssimo. Rezem por ele. Tenho esperança q esse quadro possa se reverter e queria uma opinião sincera..quadros assim podem se estabilizar? Pode ser revertido? Há chances? ?

Sandramara

Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista.

Olá, Sandramara!

Sinto muito pela situação do seu irmão. Compreendo sua preocupação e angústia neste momento difícil. É verdade que complicações podem surgir após uma cirurgia tão delicada como a colocação de pontes safenas.

É importante que sua família continue oferecendo todo o suporte e amor possível ao seu irmão. Enquanto isso, a equipe médica está fazendo o melhor para estabilizá-lo e reverter esse quadro gravíssimo.

Complicações podem ser desafiadoras, mas muitas vezes é possível superá-las. Estamos torcendo para que seu irmão possa se recuperar prontamente.

Lamento que estejam passando por essa situação difícil. Farei um artigo sobre complicações pós-operatórias para ajudar outras pessoas que possam enfrentar situações semelhantes.

Por favor, mantenha-nos informados sobre a evolução do seu irmão. Estamos aqui para oferecer apoio e solidariedade.

Abraços, Dr. Leonardo Alves

Pressão baixa após Ponte de safena:

Meu pai fez 3 pontes de safena e 1 mamaria e a pressão dele está muito baixa, medi a temperatura e está 34 graus. Hoje faz 14 dias des da sua cirurgia, não sei o que fazer, tentei entrar na materia e nao achei informaçao. Obrigado doutor

Ane

Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista.

Olá, Ane!

Entendo sua preocupação com a saúde do seu pai após a cirurgia. É normal que ocorram algumas variações nos sinais vitais durante o processo de recuperação.

A pressão baixa e a temperatura corporal podem ser resultado da resposta do organismo à cirurgia e aos medicamentos utilizados no pós-operatório. Porém, é importante que essas condições sejam monitoradas de perto por um profissional de saúde.

É possível que a melhora proporcionada pela cirurgia tenha tornado desnecessário o uso de muitos medicamentos para pressão, o que pode ter contribuído para a pressão baixa. Seu médico precisará fazer ajustes na dosagem dos medicamentos conforme a evolução do quadro.

Recomendo que entre em contato com o médico que acompanha o caso do seu pai para relatar esses sintomas e buscar orientações específicas para a situação dele.

Espero que seu pai se recupere rapidamente. Estou torcendo por ele.

Abraços, Dr. Leonardo Alves

Minha mãe morreu após a Ponte de Safena: o que houve?

Pensei muito se devia escrever esse comentário…Mas como procurei ler sobre o assunto antes e ainda estou tentando entender o que aconteceu. Acredito que gostaria de ler esse alerta que vou fazer: Minha mãe fez a cirurgia no dia 03/01 saiu da UTI dois dias depois é saiu com alta do hospital dia 11/01. Ficou em casa 02 dias e teve uma arritmia (aparentemente pois pra ter certeza só com autópsia) e faleceu em casa, teve atendimento imediato é não conseguiram reverter. Os médicos nunca nos alertaram que isso poderia acontecer, li muito e não encontrei na literatura,sabiam apenas nos dizer que o risco era baixo. Porém depois escutamos relatos idênticos de 15 dias depois, 30 dias depois. Isso não entra nas estatísticas?

Ely

Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista.

Ei, lamento muito pelo que aconteceu com sua mãe. É realmente uma situação muito difícil de lidar.

Os estudos científicos mostram que os benefícios da cirurgia de ponte de safena geralmente superam os riscos. No entanto, é importante reconhecer que, em cerca de 1 a 2% dos casos, podem ocorrer complicações graves. Isso significa que, em um grupo de 100 pacientes, 1 ou 2 podem enfrentar complicações, o que é considerado um índice relativamente baixo.

Entendo que quando uma complicação grave como essa acontece com um ente querido, toda a estatística parece irrelevante. A perda de um familiar é devastadora e compreendo totalmente a frustração e tristeza que você está enfrentando.

Lamento muito pelo ocorrido e espero que você encontre forças para superar essa situação tão terrível. Estou aqui para ajudar no que for possível. Não hesite em me contatar se precisar de mais orientações ou apoio.

Abraços, Dr. Leonardo Alves – Cardiologista.

Dúvidas e Dicas sobre a Ponte de Safena:

Fontes (em inglês): MayoClinic, Cleveland Clinic, Heart.Org, NIH, Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Disclaimer:

(1) Este site não substitui consultas médicas. Se precisar de orientação, consulte seu médico pessoal em uma consulta presencial. Nenhuma informação aqui deve substituir a orientação do seu médico de confiança.

(2) Avaliamos produtos e serviços de forma independente. Ao clicar nos links fornecidos, podemos receber compensação. O site drleonardoalves.com.br participa de programas de publicidade da Amazon para gerar receitas por meio de anúncios e links.

(3) O Dr. Leonardo Alves é Médico Cardiologista em Teófilo Otoni (CRM.MG: 33.669) e atende na Clínica Cardiovasc – Agende aqui!