Extrassístoles na Recuperação do Teste ergométrico podem ser mais perigosas que as extra-sístoles no esforço e trazer sérias consequências à sua saúde. Confira!

No artigo anterior, discutimos a presença de Extra-sístoles frequentes na fase de esforço do teste ergométrico e vimos o seu significado no longo prazo (23 anos) indica uma maior mortalidade – clique aqui e leia. Mas na investigação das Extra-sístoles e das Palpitações, os médicos seguem a um guia que inclui o teste ergométrico.

O Teste ergométrico é composto de três fases distintas: Repouco/Preparação, fase de esforço e fase de Recuperação, pós esforço.

A fase de recuperação do teste ergométrico – pós esforço físico é muito importante, pois ela traz informações importantes para o paciente e para o médico.

A fase mais crítica de um exame de teste ergométrico – que mantém o paciente em um esforço provocado é a fase que gera mais preocupação para o médico examinador, pois é o momento em que as maiores complicações podem ocorrer – apesar de raras, elas ocorrem.

Teste ergométrico: Extrassístoles na Recuperação!

Em contraste com estudos anteriores que examinaram as extrassístoles durante o exercício, vamos considerar a pesquisa de Frolkis (Frequent Ventricular Ectopy after Exercise as a Predictor of Death), que se concentrou no período de recuperação do teste ergométrico.

Esse estudo demonstrou que as extrassístoles ventriculares frequentes após o exercício foram um preditor mais significativo de aumento do risco de morte do que as extrassístoles ventriculares que ocorreram durante a fase de esforço.

Este é o primeiro estudo a mostrar que a ectopia ventricular freqüente induzido após o exercício é um forte preditor de morte sobre uma criança de cinco anos de acompanhamento. ((Treating patients with ventricular ectopic beats))

Extrassístoles na Recuperação?

Em se tratando da recuperação do exercício físico, extra-sístoles frequentes significa mais que 7 extra-sístoles por minuto.

O Estudo foi grande, o suficiente?

Sim, foi, pois ele acompanhou mais de 22.000 pessoas.

Quê tipo de pacientes foram acompanhados?

Somente pacientes saudáveis, sem evidências de doenças cardíacas.

Por quanto tempo foram acompanhados?

Os pacientes foram acompanhados por 5 anos em busca de problemas cardiológicos.

Resultado e Extrassístoles na Recuperação

Extra-sístole ventricular freqüente durante a recuperação após o exercício é um melhor preditor de um aumento do risco de morte do que a ectopia ventricular ocorrendo apenas durante o exercício.

Quê tipo de Arritmia prediz um Risco Maior?

As extra-sístoles e arritmias que indicam e predizem um risco maior de morte pós 5 anos de observação são:

1. Extra-sístoles ventriculares polimórficas.
  2. Extra-sístoles ventriculares em bigeminismo ou Trigeminismo;
  3. Torsade de pointes,
  4. Taquicardia ventricular,
  5. Flutter ou fibrilação ventricular.

Observação #1 – Extrassístoles na Recuperação:

O Estudo NÃO DIZ que o risco de Morte é para o próximo mês ou próximo ano. O risco é maior após 5 anos de acompanhamento.

Observação #2 – Extrassístoles na Recuperação:

Arritmias graves e potencialmente fatais como as de número 3, 4 e 5 são arritmias bastante graves e qualquer que seja a situação, elas indicam maior risco de morte.

Observação #3 – Extrassístoles na Recuperação:

A presença de Arritmias graves como Torsade Pointes são graves por si só e merecem uma avaliação complementar.

Conclusão de Extrassístoles na Recuperação:

Não só as extra-sístoles que ocorrem durante a fase de esforço indicam risco maior de morte (após 23anos), mas também as extra-sístoles e arritmias que ocorrem na recuperação indicam um pior prognóstico e um maior risco de morte (nos próximos 5 anos), principalmente se as arritmias forem graves.

Agora é a sua vez…

Tem alguma dúvida? Precisa de uma orientação adicional? Deixe o seu comentário.

Extrassístoles no Teste Ergométrico

As extrassístoles durante o teste ergométrico podem gerar algumas dúvidas, então aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o assunto:

As extrassístoles detectadas durante o teste ergométrico são motivo de preocupação?

As extrassístoles, que são batimentos cardíacos extras, podem ser detectadas durante o teste ergométrico. Em muitos casos, especialmente se forem ocasionalmente isoladas e o paciente não tiver sintomas associados, essas extrassístoles podem não ser motivo de preocupação significativa. No entanto, se houver um número elevado de extrassístoles, se forem complexas ou se estiverem associadas a sintomas como palpitações, falta de ar ou tontura, é importante procurar avaliação médica para determinar a causa subjacente e avaliar a necessidade de tratamento.

O que pode causar a ocorrência de extrassístoles durante o teste ergométrico?

As extrassístoles durante o teste ergométrico podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo estimulação excessiva do sistema nervoso simpático durante o exercício, distúrbios eletrolíticos, ansiedade, uso de certos medicamentos ou substâncias, e condições cardíacas subjacentes, como doença arterial coronariana ou cardiomiopatia.

Existe algum tratamento específico para extrassístoles detectadas durante o teste ergométrico?

O tratamento para extrassístoles detectadas durante o teste ergométrico depende da causa subjacente, da gravidade dos sintomas e de outros fatores individuais do paciente. Em muitos casos, se as extrassístoles forem benignas e não estiverem associadas a sintomas significativos, nenhum tratamento específico pode ser necessário, além de monitoramento regular. No entanto, se as extrassístoles forem frequentes, complexas ou estiverem causando sintomas, o médico pode recomendar intervenções como mudanças no estilo de vida, ajustes na medicação ou outros tratamentos direcionados para a condição subjacente. A decisão sobre o tratamento adequado deve ser feita em consulta com um profissional de saúde qualificado.