Você tem Forame Oval Patente? Um buraco em seu coração parece ser a própria definição de um “problema”. Entretanto, mais de um quarto da população tem um buraquinho, e que, na maioria das vezes, não causa efeitos adversos para a saúde. Conheça o FOP – forame oval patente e o que ele causa de mal à sua saúde!

Na verdade, a grande maioria dos afetados nem sequer sabem que tem o “tal do buraco”.

O que é Septo Interatrial?

defeito septo cardíacos

Vou falar um pouco de anatomia cardíaca para você entender melhor o seu coração. O coração possui 4 câmaras: Dois átrios (câmaras superiores) e Dois Ventrículos.(câmaras inferiores),  Entre os dois átrios, há o septo interatrial e entre os dois ventrículos, há o septo interventricular.

Os defeitos do Septo Interatrial:

Os defeitos do Septo Interventricular:

Os defeitos do Septo Interventricular principais são a Comunicação interventricular e a Hipertrofia septal assimétrica (uma miocardiopatia). Ambos serão tratados em outros artigos.

Existe Buraco no coração?

Sim, existe o chamado FURO NO CORAÇÃO ou BURACO NO CORAÇÃO. Como vimos, em se tratando da estrutura que divide os átrios (o septo interatrial), há dois tipos de buracos no coração:

• O chamado de defeito do septo atrial (DSA) ou Comunicação interatrial (CIA), e o outro é
  • forame oval patente (FOP).

Embora ambos sejam furos na parede do tecido (septo interatrial) entre o átrio esquerdo e o átrio direito, suas causas são bastante diferentes.

Um Defeito do septo atrial é uma falha no tecido septal que se forma entre os átrios e, como tal, é considerado um defeito congênito do coração, uma doença do nascimento. Geralmente, um buraco do tipo CIA é maior que o buraco do FOP. Quanto maior for o buraco, mais provavelmente haverá sintomas. ((Holes of the Heart))

O que é Forame Oval?

Durante a circulação fetal, antes do nascimento: O forame oval é um orifício na parede entre os átrios esquerdo e direito que existe em cada feto humano.

O forame oval (este buraco) permite ao sangue ignorar os pulmões do feto, que não podem funcionar até serem expostos ao ar (após o primeiro choro). Quando um recém-nascido nasce e respira pela primeira vez, o forame oval se fecha, e dentro de alguns meses fecha completamente em cerca de 75 por cento das pessoas.

O que é Forame Oval Patente?

APÓS o nascimento:  Quando o forame oval permanece aberto, é chamado de forame oval patente, aberto ou forame oval permeávelPara a grande maioria das pessoas com um FOP, não há um problema, mesmo que o sangue esteja vazando do átrio direito para a esquerda (mesmo que haja um “shunt” – que é a expressão, em inglês, utilizada no ecocardiograma transtorácico).

forame oval patente

Forame Oval Patente e Coágulos Sanguíneos

O forame oval patente (FOP) podem levar a problemas quando o sangue que passa do átrio direito para o átrio esquerdo contém um coágulo sanguíneo.

“Os coágulos sanguíneos se formam nas nossas veias o tempo todo. Estes são pequenos coágulos de sangue de apenas alguns milímetros que viajam de todo o corpo para a veia cava onde eles entram na câmara superior direita do coração (no átrio direito)”

Dr. David Thaler, professor associado de neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade Tufts, Boston.

Quando chegam ao átrio direito, esses pequenos coágulos são bombeados para o ventrículo direito, e depois, vão para os pulmões. Estes pequenos coágulos sanguíneos (chamados individualmente de trombo venoso) são filtrados pelos pequenos capilares nos pulmões; Logo após, o sangue recém-oxigenado entra no átrio esquerdo, e depois no ventrículo esquerdo. Do ventrículo esquerdo, o sangue é bombeado para os milhares de vasos sanguíneos que levam oxigênio e nutrientes para cada célula em nossos corpos.

Quando o FOP é um Problema?

O grande problema do FOP é quando um coágulo passa do átrio direito para o átrio esquerdo e, depois, é enviado para o cérebro.

“Nossos pulmões normalmente filtram esses pequenos coágulos, mas um trombo de 2 mm no cérebro pode causar verdadeiros estragos“, disse Thaler.

Isso pode acontecer quando alguém tem um FOP ou CIA.

FOP e o risco de AVC (Derrame) – entenda!

“Os FOP’s não causam acidentes vasculares cerebrais, mas, na verdade, eles fornecem um portal através do qual um trombo pode passar do lado direito para o lado esquerdo da circulação“.

Se um coágulo passa do átrio direito para o átrio esquerdo, à medida que ele sai do coração, ele pode circular para o cérebro e causar acidente vascular cerebral ou AIT (ataque isquêmico transitório)

Falando estatisticamente, as chances deste acontecimento são baixas, mas pode acontecer. Mas o problema maior está no problema do paciente formar vários coágulos que transitam pela circulação.

Forame Oval Patente – Como diagnosticar?

Raramente um médico solicita um exame, em um paciente saudável, com o objetivo de encontrar um FOP – foram oval patente.

Assim, descobrir um FOP não é uma tarefa fácil, a menos que um paciente esteja tendo sintomas como:

• enxaquecas graves,
  • AIT (Ataque isquêmico transitório) ou
  • Acidente vascular cerebral.

O Forame oval patente é diagnosticado com um ecocardiograma . Um ecocardiograma, também chamado de eco-doppler-cardiograma, ou simplesmente eco, cria uma imagem do coração usando ultra-som.

FOP tem prevalência alta!

Embora a prevalência de FOP seja de cerca de 25 por cento na população em geral, essa prevalência aumenta para cerca de 40 a 50 por cento em pacientes com AVC de causa desconhecida, conhecido como AVC criptogênico.

Isto é especialmente verdade em pacientes que tiveram um AVC antes dos 55 anos. Em alguns casos, o FOP está associado com outra condição, como a fibrilação atrial, onde ambas contribuem para aumentar o risco de acidente vascular cerebral.

Tive AVC, posso ter FOP?

Para os pacientes sobreviventes de um AVC e que não têm uma causa definitiva do acidente vascular cerebral, sugere-se uma consulta com seu neurologista para discutir a possibilidade de FOP.

“Há muitas causas de acidente vascular cerebral e os AVC’s causados por forame Oval patente são uma parcela muito pequena.”, disse o Dr. O’Gara.

Como tratar o Forame Oval Patente?

Na grande maioria das vezes, o Forame Oval Patente não necessita de tratamento, diferente da CIA – Comunicação interatrial.

“O maior mito sobre PFOs é que eles devem ser fechados. A grande maioria deles não requer nenhum tratamento “, disse o Dr. O’Gara.

Essa informação alivia muitos pacientes e os deixa mais calmos.

“Se alguém tem um FOP que está relacionado aos sintomas, eles podem ser tratados com aspirina, varfarina ou fechamento do cateter, dependendo das circunstâncias”.

Medicamentos fecham o Forame Oval Patente?

Não, claro que não! As drogas não fecham o buraco, então o objetivo do tratamento de drogas é evitar que um coágulo se forme.

Nada irá fechá-lo, exceto a cirurgia cardíaca aberta ou um dispositivo de fechamento colocado por um cateter pela virilha.

Posso tratar o FOP sem abrir o meu peito?

Nos EUA, até recentemente, não havia dispositivos de fechamento de cateter aprovados pelo FDA (ANVISA dos EUA) projetados para FOP.

A FDA aprovou um dispositivo para pacientes que tiveram um acidente vascular cerebral que se acredita ser causado por um FOP, o que reduz o risco de outro acidente vascular cerebral. ((Patent foramen Oval)).

Você tem FOP? Como descobriu? O que seu médico lhe disse?

Conte-nos! Deixe a sua experiência e ajude aos demais pacientes.

Abraços.