google.com, pub-4379855849485668, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Convivendo com a Insuficiência Cardíaca: A insuficiência cardíaca, também conhecida como insuficiência cardíaca congestiva, é uma condição em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo. Geralmente ocorre juntamente com outras complicações que ameaçam a vida.

 

Meu nome é Leonardo Alves e sou médico cardiologistaRespondo dúvidas de leitores no final de cada artigo. Deixe a sua pergunta.

Convivendo com a Insuficiência Cardíaca

Conviver com a insuficiência cardíaca pode ser desafiador, mas com a abordagem certa, é possível levar uma vida satisfatória.

Convivendo com a Insuficiência Cardíaca: Opções de tratamento

No entanto, existem muitas opções de tratamento antes de se considerar um transplante cardíaco ou a morte. O objetivo é reduzir ou eliminar os sintomas e melhorar a função cardíaca da melhor maneira possível. (Heart.org)

Quais os tipo de insuficiência cardíaca?

Existem dois tipos de insuficiência cardíaca: insuficiência cardíaca do lado esquerdo, quando o lado esquerdo do coração trabalha mais para bombear a mesma quantidade de sangue, enquanto a insuficiência cardíaca do lado direito geralmente ocorre como resultado da insuficiência cardíaca do lado esquerdo devido ao aumento da pressão de fluidos no lado esquerdo. (MayoClinic)

Quais as causas da Insuficiência cardíaca?

A insuficiência cardíaca pode ser causada por outras condições, como

A insuficiência cardíaca geralmente se desenvolve lentamente à medida que outras condições progridem, mas também pode ocorrer repentinamente.

A insuficiência cardíaca pode ser gerenciada e tratada com medicamentos e mudanças no estilo de vida.

Convivendo com a Insuficiência Cardíaca: Medicamentos

Existem muitos medicamentos que podem ser prescritos para tratar a insuficiência cardíaca. Trabalhando com um profissional de saúde, é possível descobrir quais medicamentos são adequados para cada paciente, dependendo do tipo de insuficiência cardíaca, da gravidade da condição e de outras condições que o paciente possa ter.

Alguns medicamentos que podem ajudar a melhorar a função cardíaca incluem:

  • inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA),
  • bloqueadores dos receptores da angiotensina II (ou inibidores),
  • inibidores da neprilisina dos receptores da angiotensina (ARNIs),
  • betabloqueadores,
  • antagonistas da aldosterona e
  • diuréticos.

Para obter todos os benefícios dos medicamentos, é importante tomá-los exatamente como prescritos pelo profissional de saúde.

Mudanças no Estilo de Vida

Além dos medicamentos, fazer mudanças no estilo de vida também pode ajudar a tratar a insuficiência cardíaca, retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida.

Algumas mudanças no estilo de vida que podem ajudar a aliviar os sintomas da insuficiência cardíaca incluem:

  • reduzir o sódio na dieta,
  • parar de fumar,
  • gerenciar o estresse,
  • ser fisicamente ativo e
  • tratar outras condições que possam contribuir para a insuficiência cardíaca.

De acordo com especialistas, o exercício regular e seguir uma dieta saudável desde cedo pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e, consequentemente, a insuficiência cardíaca mais tarde na vida. Gerenciar a pressão arterial também é importante.

Em um estudo, o exercício não apenas reduziu o risco de desenvolver insuficiência cardíaca, mas também reduziu as chances de hospitalização ou morte para pessoas com insuficiência cardíaca. É importante conversar com um profissional de saúde sobre o aumento gradual da rotina de exercícios em um ritmo seguro e gerenciável.

Cirurgia

Em casos avançados de insuficiência cardíaca, os pacientes são tratados com procedimentos cirúrgicos, incluindo transplantes cardíacos ou implante de um desfibrilador ou uma bomba artificial chamada de dispositivo de assistência ventricular esquerda (DAVE).

Essas opções podem ser estressantes tanto para os pacientes quanto para seus cuidadores, mas também podem fornecer melhorias significativas na qualidade de vida.

Embora não haja cura para a insuficiência cardíaca, é possível gerenciá-la com medicamentos, mudanças no estilo de vida e, possivelmente, cirurgia. Se você notar sintomas de insuficiência cardíaca, como falta de ar, fadiga ou edema de membros inferiores, procure atendimento com seu cardiologista.

Uma Breve Revisão

A insuficiência cardíaca pode ser uma condição desafiadora de gerenciar, mas com medicamentos, mudanças no estilo de vida e talvez até mesmo cirurgia, é possível viver uma vida saudável.

Se você notar sintomas de insuficiência cardíaca, como falta de ar, fadiga ou náuseas, é importante conversar com um profissional de saúde para que eles possam identificar a causa dos seus sintomas e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.

Pergunte ao Cardiologista Dr. Leonardo Alves

E então, qual a sua dúvida?