Extrassístoles Raras são perigosas? Elas são muito comuns no exame de Holter de 24 horas. Causam palpitações e geram angústia em muitos pacientes! Confira.

Pergunte ao Cardiologista!

Boa noite, Doutor. Eu fiz exame de holter e a conclusão mostrou a presença de arritmia atrial extrassistólica isolada rara. O quê é isso? É normal? Meu médico que levei os exames falou q está tudo normal. (Ronny)

A dúvida do Ronny é bastante comum. Aliás, os pacientes “piram” quando se deparam com o termo Extrassístoles no exame de holter 24 horas.

Qual era a queixa?

Na pergunta do Ronny ele não apresenta nenhuma queixa e não descreve que está sentindo qualquer sintoma.

Entretanto, para que seu médico tenha solicitado o exame de holter, algum sintoma ele relatou durante a consulta cardiológica.

Quais sintomas motivam o médico solicitar o Holter?

Os principais sintomas que motivam a solicitação do Holter é a palpitação, que pode ser descrita de várias formas:

• Palpitação;
  • Pontada no peito;
  • Batimento no peito;
  • Falta de ar;
  • Pausa no coração;
  • Coração acelerado;
  • Coração tendo pausas;
  • Paradinhas no coração;
  • Falta de ar;
  • Dor no peito.
  • Outras.

Extrassístoles: o principal causador de palpitação!

As extrassístoles são um tipo de arritmia cardíaca muito frequente que incomodam muito os pacientes, causando-lhes palpitação e tornando a vida de muitos quase insuportável.

Confira esse artigo e leia um pouco mais sobre as Extrassístoles e suas palpitações.

Hoje, vamos descreveu um poucos sobre a Morte Súbita Cardíaca e você saberá se as extrassístoles causam morte súbita.

Extrassístoles raras: Quais os tipos?

Há dois grandes grupos de extrassístoles:

• Extrassístoles ventriculares: geradas nos ventrículos.
  • Extrassístoles supraventriculares.geradas nos átrios.

Palpitações: é a PERCEPÇÃO de uma Extra-sístole.

A palavra chave é: PERCEPÇÃO!

A palpitação é a percepção que o paciente tem da ocorrência de uma EXTRA-SÍSTOLE – dessa forma, é o SINTOMA da ocorrência de uma Extra-Sístole. Quando estas extra-sístoles ocorrem, o paciente costuma queixar-se de palpitações, pausas, pontadas, paradas no coração, dentre outros sintomas. ((MayoClinic))

A ansiedade está diretamente relacionada às extrassístoles.

Palpitações! Quando vão melhorar, meu Deus!

Quais exames para avaliar as Extrassístoles?

Seu médico lançará mão de vários exames para avaliar adequadamente as extrassístoles – Os principais exames solicitados são:

Quando as Extrassístoles são perigosas?

No geral, as extrassístoles não causam morte súbita ou outro problema maios que cause transtornos na vida do paciente. Além dos sintomas de palpitação, não há motivos para se preocupar.

As situações mais preocupantes nas quais as extrassístoles causam preocupações ocorrem quando há uma disfunção ventricular importante (na insuficiência cardíaca) grave.

Guia completo: Extra-sístole – o principal causador da palpitação.

Extrassístoles Raras são perigosas?

Extrassístoles Raras são perigosas? Não, não são! Até mesmo em casos graves de disfunção ventricular, as extrassístoles raras não são perigosas.

Extrassístole, Arritmias e Morte Súbita Cardíaca! Guia Completo!

Concluindo…

Nada mais importante do que ouvir a opinião do seu médico.

Meu médico que levei os exames falou q está tudo normal. (Ronny)

Se seu médico diz que seu exame está normal, sim, está! Mantenha a calma e inicie uma estratégia de prevenção de doenças cardiológicas.

Abraços.