google.com, pub-4379855849485668, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O hemibloqueio anterior esquerdo causa preocupação? Quais são as causas, tratamentos e medicamentos recomendados? Apresenta problemas? Quais doenças estão relacionadas?

Sou Dr. Leonardo Alves, médico cardiologistaDeixe sua pergunta nos comentários, ou aqui!.

Quando um paciente recebe o diagnóstico de hemibloqueio anterior esquerdo (DBASE ou BDASE) em seu laudo de eletrocardiograma, é comum entrar em pânico. Surge a vontade de repetir o exame em diferentes aparelhos, consultar outros médicos e a ansiedade sobre o significado da condição. Mas, afinal, é uma situação grave? O que deve ser feito?

Melhor Monitor de Pressão Arterial: de braço? Veja, neste link, minha indicação! Compre na Amazon.

Hemibloqueio Anterior Esquerdo – O quê é?

O Hemibloqueio Anterior Esquerdo é um sinal eletrocardiográfico que indica a posição do coração – seria mais ou menos o eixo em que ele está inclinado.

Nomes do Hemibloqueio anterior esquerdo:

  • bloqueio divisional ântero-superior esqeurdo
  • divisional bloqueio anterior esquerdo.

As siglas ligadas ao hemibloqueio:

  • HBAE
  • DBASE
  • BDASE

Veja a ansiedade deste leitor:

Tenho 36 anos, não fumo, não bebo e nem uso drogas, tenho 1.76m peso 110kg, Sexo masculino, sedentário apesar de ser militar pois trabalho administrativamente, assintomático. Fiz dois eletrocardiograma em repouso e deu o seguinte laudo em ambos: BDASE (HBAE) – Bloqueio Divisional de ântero-superior Esquerdo, sendo feito em aparelhos diferentes porem laudados pelo mesmo especialista.

Fiz um MAPA por 24 horas deu normal, Fiz um holter por 24 horas deu normal, fiz Machado guerreiro deu negativo, Fiz ergométrico deu BDASE (HBAE) e arritmia. Foi indicado a fazer um Cateterismo. Bem gostaria de saber mas sobre BDASE (HBAE), suas causas, o que me vai impossibilitar de fazer, qual o tratamento e cirúrgico ou medicamento, e uma cardiopatia grave, quais outros exames posso fazer antes do cateterismo pois tenho medo desse tipo de exame e finalizando tenho antecedentes de cardíacos familiares, mãe, tios por parte de mae, e avos maternos.

Tenho Hemibloqueio Anterior Esquerdo, o quê fazer?

~Se você tem um laudo dizendo que você tem um Hemibloqueio Anterior Esquerdo e por quê já passo por um médico. Assim, já deve ter recebido algum esclarecimento.

Se você fez um Eletrocardiograma para algum concurso ou ainda não passou pela avaliação de um médico – procure um cardiologista de sua confiança e peça-lhe uma opinião – afinal: a consulta médica supera qualquer avaliação ou informação colhida na internet – não deixe de consultar o seu médico. (1)

Se Você não tem um Medidor de pressão arterial? Está na hora de adquirir um! São práticos, fáceis de usar, ajudam a Monitorar a sua pressão arterial em casa e você ainda ajuda seu médico no controle da pressão alta. Veja a lista TOP-10 Medidores de pressão arterial.  

O quê o Cardiologista pensa ao ver o HBAE?

Quando um cardiologista encontra um BDASE (HBAE) ele (instintivamente) pensa em duas coisas:

“Não é nada !” – é só uma alteração no eletrocardiograma (no papel) de um paciente normal.

“Será que é Doença de Chagas?” – mas isso só se você morar em região endêmica (Norte de Minas Gerais, Nordeste de Minas (minha região), Bahia, Sergipe, nordeste…

Lista dos Aparelhos de pressão automático para sua compra.

Afirmações sobre o Hemibloqueio Anterior esquerdo

Algumas afirmações você deve saber:

  • O BDASE (HBAE) Não é uma cardiopatia.
  • BDASE (HBAE) Não necessita de tratamento.
  • BDASE (HBAE) (por si) Não o impede de fazer nada.
  • BDASE (HBAE) Não é tem tratamento (pois não precisa tratar).
  • BDASE (HBAE) Vai ficar em você o resto de sua vida… você vai morrer com ele, mas não POR CAUSA dele. O BDASE (HBAE) Poderá desaparecer sozinho…
  • BDASE (HBAE) poderá “retornar” ao seu eletro em outra ocasião…
  • BDASE (HBAE) Não é indício de doenças familiares/hereditárias. Enfim, o BDASE (HBAE) Não é uma doença.

É uma observação sobre o coração… O BDASE (HBAE) é uma demonstração (no eletrocardiograma) da posição elétrica do coração, no caso o eixo do coração está menor que -30graus… -35… -40… Pessoas pequenas e gordas costuma ter esta posição do coração…

A necessidade ou não de realizar outros exames cardiológicos ficará a cargo do seu cardiologista e só ele fará uma avaliação adequada. Independente do resultado dos exames o BDASE (HBAE) NÃO vai “melhorar” pois não precisa melhorar.

Costumo dizer aos meus pacientes que o BDASE (HBAE) é uma alteração no papel (no eletrocardiograma) de uma pessoa normal. É como se eu notasse que você tem uma pinta (nevos) na testa…

Isso não vai lhe matar… e nem vai virar câncer. ((Ncbi))

Há situações patológicas em que o Hemibloqueio está presente, não como causa da doença e sim acompanhando a doença. Nesses casos, a presença de hemibloqueio anterior esquerdo pode ser uma dica/pista para a presença de uma doença do coração (vide abaixo).    

Saiba tudo sobre os sintomas cardíacos!

Hemibloqueio Anterior esquerdo na prática:

O hemibloqueio anterior esquerdo (5) é responsável por um desvio do eixo esquerdo, o hemibloqueio anterior  à esquerda para um eixo vertical ou desvio do eixo à direita. (2)

O médico deve estar atento, pois um dos problemas mais importantes relacionados com hemibloqueios é que eles podem simular ou esconder os sinais eletrocardiográficos de infarto do miocárdio ou isquemia miocárdica e pode mascarar ou simular a hipertrofia ventricular. (5)

SmartWatch com Eletrocardiograma (ECG) – Diagnóstico Imediato da sua Palpitação!

Saiba como Monitorar sua palpitação no momento que ela acontece, fazer o Eletrocardiograma no exato momento e ainda ajudar seu médico no diagnóstico da sua arritmia. Clique Aqui!

As Causas Comuns do Hemibloqueio Anterior esquerdo:

Uma das causas mais comuns de hemibloqueios (4)é a doença arterial coronariana, e há uma associação particularmente frequente entre infarto do miocárdio anteroseptal e HBAE. (6)

A segunda causa mais importante é a hipertensão arterial, seguido de miocardiopatias e as doenças Lev e Lenegre. Os hemibloqueios também podem ocorrer em doenças do coração aórtica e cardiopatias congênitas. (7) Hemibloqueio anterior esquerdo é mais comum em homens e aumentos na frequência com o avançar da idade.

São apresentadas provas sobre a relação de fechamento espontâneo de defeitos do septo ventricular, o que pode explicar a descoberta deste e de outros defeitos de condução em populações jovens. Isolado HBAE é um achado relativamente freqüente em indivíduos destituídos de evidência de doença cardíaca estrutural. (8)

  • Indivíduos Saudáveis.
  • Saudáveis com o aumento da idade;
  • Doença arterial coronariana
  • Hipertensão arterial sistêmica.
  • Miocardiopatias.
  • Doença de Lev e Lenegre.
  • Doenças da Aorta
  • Cardiopatias congênitas.

Quer saber tudo sobre as Arritmias cardíacas? O que são Palpitações, se elas matam? Leia outros artigos sobre Arritmia.

A principal dica e Conclusão:

Em conclusão, é nossa convicção que isolado não LAH não implica, por si só um fator de risco de morbidade ou mortalidade cardíaca, e em uma população saudável que deve ser considerado como um achado eletrocardiográfico incidental, que não é o caso em populações hospitalares ou em pacientes que já tiveram ou tem outras doenças cardíacas (9) e (10). Converse com seu médico cardiologista de confiança.

Não dá para eu emitir opinião sobre a solicitação do cateterismo, ecocardiograma, teste ergométrico ou qualquer outro exame. Sempre procure o seu médico. 

Dúvidas sobre Hemibloqueio Anterior Esquerdo

Meu esposo fez Eletro deu HVE / BDSAE. Ele esta com tonteira, Sem libido, Depressivo.
Tem casos de mortes coração na família irma e pai dele .o médico que fez é cardiologista ficou com o exame por dias analisando o que fazer ?

(Rosângela)

Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista: O hemibloqueio anterior esquerdo não causa tontura e nem tem influência no estado emocional do paciente.

Um fato: A depressão acompanha as doenças do coração. Os problemas emocionais e depressivos acompanham as doenças cardíacas e podem estar atrapalhando a vida dos pacientes. Mas no geral, não há relação entre HBAE e doença emocionais e depressão.

Hemibloqueio anterior esquerdo faz perder o libido?

Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista: Não, não faz e não há nenhuma relação. Entretanto, caso o paciente utilize outras medicações ou faça tratamento para problemas cardiológicos, essas doenças podem causar disfunção erétil e impotência sexual.

HBAE pode ser herediário?

Bom dia Dr. Leonardo, já venho fazendo exames cardiológico alguns anos e nenhum médico tinha me informado sobre essa alteração HBAE. isso pode ser hereditário ou e só uma alteração sem importância ou devo me preocupar. Observação que me foi passada que é uma situação sem significado patológico, desde de ja agradeço. (Waltercir)

Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista: Não, normalmente o HBAE não é hereditário. No geral, é uma alteração sem significado patológico, ou seja, não indica nenhuma doença.

Quando o HBAE pode indicar doença?

Quando o DBASE (HBAE) está associado a Bloqueio do Ramo direito. Nessas situações, a primeira suspeita do médico é que o paciente tenha doença de Chagas.

Hemibloqueio Anterior Esquerdo e Palpitações

Olá bom dia dotour fiz um eletro e dei hemibloqueio anterior esquerdo… fiquei desesperada pois o cardiologista está marcado pro dia 15 ainda só que eu estou sentido fisgadas acima do peito um pouco de incômodo nos braços estou com medo de ter um infarto, pois tenho síndrome do pânico ansiedade devido essa pandemia o que faço doutor. (Lydyane)

Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista: No geral, o HBAE não está associado a infarto do miocárdio ou nenhuma outra doença do coração

Ele também não se associa a síndrome do pânico, mas pacientes ansiosos costuma ter problemas de palpitação pelo próprio pânico e não pela presença de HBAE.

HBAE desaparece tem cura?

Maicon, relaxe! Também sou ansioso, nasci e me criei no meio rural, e descobri que tenho esse hemebloqueio desde os 26 anos. Hoje tenho 57. Faço check-up cardiológico todos os anos e em todas as vezes meu médico me tranquiliza, diz que meu coração está muito bem. Todas a vezes que faço o eletrocardiograma esse hemebloqueio tá lá, do mesmo jeitinho, não interferindo em nada na minha vida. Às vezes a ansiedade é a fonte de todos os males que sentimos fisicamente. (Emanuel).

Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista: Na primeira vez que o paciente recebe a notícia de que tem HBAE ou DBASE a maioria se desespera. Dependendo do tom que o médico fala, ele pode ficar ainda mais nervoso.

Mas com o passar do tempo, a maioria dos clientes se acostumam e já sabem que terão essa alteração o ECG. 

Entretanto, outros ansiosos ficam a todo ano querendo e torcendo para esse tal de DBASE desaparecer. Mas vou te adiantar: ELE NÃO DESAPARECE. NÃO CRIE EXPECTATIVAS em cima de algo sem importância e sem implicação clínica.

Relaxe! Esqueça que o Hemibloqueio existe.

E então, quê achou?

Deixe o seu comentário. 

Fontes (em inglês): MayoClinic, Cleveland Clinic, Heart.Org, NIH, Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Disclaimer:

(1) Este site não substitui consultas médicas. Se precisar de orientação, consulte seu médico pessoal em uma consulta presencial. Nenhuma informação aqui deve substituir a orientação do seu médico de confiança.

(2) Avaliamos produtos e serviços de forma independente. Ao clicar nos links fornecidos, podemos receber compensação. O site drleonardoalves.com.br participa de programas de publicidade da Amazon para gerar receitas por meio de anúncios e links.

(3) O Dr. Leonardo Alves é Médico Cardiologista em Teófilo Otoni (CRM.MG: 33.669) e atende na Clínica Cardiovasc – Agende aqui!