O hemibloqueio anterior esquerdo causa preocupação? Quais são as causas, tratamentos e medicamentos recomendados? Apresenta problemas? Quais doenças estão relacionadas?
Sou Dr. Leonardo Alves, médico cardiologista. Deixe sua pergunta nos comentários, ou aqui!.
Quando um paciente recebe o diagnóstico de hemibloqueio anterior esquerdo (DBASE ou BDASE) em seu laudo de eletrocardiograma, é comum entrar em pânico. Surge a vontade de repetir o exame em diferentes aparelhos, consultar outros médicos e a ansiedade sobre o significado da condição. Mas, afinal, é uma situação grave? O que deve ser feito?
Melhor Monitor de Pressão Arterial: de braço? Veja, neste link, minha indicação! Compre na Amazon.
Hemibloqueio Anterior Esquerdo – O quê é?
O Hemibloqueio Anterior Esquerdo é um sinal eletrocardiográfico que indica a posição do coração – seria mais ou menos o eixo em que ele está inclinado.
Nomes do Hemibloqueio anterior esquerdo:
- bloqueio divisional ântero-superior esqeurdo
- divisional bloqueio anterior esquerdo.
As siglas ligadas ao hemibloqueio:
- HBAE
- DBASE
- BDASE
Veja a ansiedade deste leitor:
Tenho 36 anos, não fumo, não bebo e nem uso drogas, tenho 1.76m peso 110kg, Sexo masculino, sedentário apesar de ser militar pois trabalho administrativamente, assintomático. Fiz dois eletrocardiograma em repouso e deu o seguinte laudo em ambos: BDASE (HBAE) – Bloqueio Divisional de ântero-superior Esquerdo, sendo feito em aparelhos diferentes porem laudados pelo mesmo especialista.
Fiz um MAPA por 24 horas deu normal, Fiz um holter por 24 horas deu normal, fiz Machado guerreiro deu negativo, Fiz ergométrico deu BDASE (HBAE) e arritmia. Foi indicado a fazer um Cateterismo. Bem gostaria de saber mas sobre BDASE (HBAE), suas causas, o que me vai impossibilitar de fazer, qual o tratamento e cirúrgico ou medicamento, e uma cardiopatia grave, quais outros exames posso fazer antes do cateterismo pois tenho medo desse tipo de exame e finalizando tenho antecedentes de cardíacos familiares, mãe, tios por parte de mae, e avos maternos.
Tenho Hemibloqueio Anterior Esquerdo, o quê fazer?
~Se você tem um laudo dizendo que você tem um Hemibloqueio Anterior Esquerdo e por quê já passo por um médico. Assim, já deve ter recebido algum esclarecimento.
Se você fez um Eletrocardiograma para algum concurso ou ainda não passou pela avaliação de um médico – procure um cardiologista de sua confiança e peça-lhe uma opinião – afinal: a consulta médica supera qualquer avaliação ou informação colhida na internet – não deixe de consultar o seu médico. (1)
Se Você não tem um Medidor de pressão arterial? Está na hora de adquirir um! São práticos, fáceis de usar, ajudam a Monitorar a sua pressão arterial em casa e você ainda ajuda seu médico no controle da pressão alta. Veja a lista TOP-10 Medidores de pressão arterial.
O quê o Cardiologista pensa ao ver o HBAE?
Quando um cardiologista encontra um BDASE (HBAE) ele (instintivamente) pensa em duas coisas:
“Não é nada !” – é só uma alteração no eletrocardiograma (no papel) de um paciente normal.
“Será que é Doença de Chagas?” – mas isso só se você morar em região endêmica (Norte de Minas Gerais, Nordeste de Minas (minha região), Bahia, Sergipe, nordeste…
Lista dos Aparelhos de pressão automático para sua compra.
- Monitor De Pressão Arterial Elite+ Hem-7320-Br, Omron
- Monitor de Pressão Arterial Control+ Hem-7122, Omron
- Aparelho De Pressão Digital HEM-7156T com Bluetooth, Omron
- Aparelho de Pressão Digital BP3AA1, G-Tech, Multicor
Afirmações sobre o Hemibloqueio Anterior esquerdo
Algumas afirmações você deve saber:
- O BDASE (HBAE) Não é uma cardiopatia.
- O BDASE (HBAE) Não necessita de tratamento.
- O BDASE (HBAE) (por si) Não o impede de fazer nada.
- O BDASE (HBAE) Não é tem tratamento (pois não precisa tratar).
- O BDASE (HBAE) Vai ficar em você o resto de sua vida… você vai morrer com ele, mas não POR CAUSA dele. O BDASE (HBAE) Poderá desaparecer sozinho…
- O BDASE (HBAE) poderá “retornar” ao seu eletro em outra ocasião…
- O BDASE (HBAE) Não é indício de doenças familiares/hereditárias. Enfim, o BDASE (HBAE) Não é uma doença.
É uma observação sobre o coração… O BDASE (HBAE) é uma demonstração (no eletrocardiograma) da posição elétrica do coração, no caso o eixo do coração está menor que -30graus… -35… -40… Pessoas pequenas e gordas costuma ter esta posição do coração…
A necessidade ou não de realizar outros exames cardiológicos ficará a cargo do seu cardiologista e só ele fará uma avaliação adequada. Independente do resultado dos exames o BDASE (HBAE) NÃO vai “melhorar” pois não precisa melhorar.
Costumo dizer aos meus pacientes que o BDASE (HBAE) é uma alteração no papel (no eletrocardiograma) de uma pessoa normal. É como se eu notasse que você tem uma pinta (nevos) na testa…
Isso não vai lhe matar… e nem vai virar câncer. ((Ncbi))
Há situações patológicas em que o Hemibloqueio está presente, não como causa da doença e sim acompanhando a doença. Nesses casos, a presença de hemibloqueio anterior esquerdo pode ser uma dica/pista para a presença de uma doença do coração (vide abaixo).
Saiba tudo sobre os sintomas cardíacos!
- Palpitação.
- Angina e Dor no peito.
- Dispneia e Falta de ar!
- Inchaço nos pés.
- Síncope, Tontura e desmaio.
Hemibloqueio Anterior esquerdo na prática:
O hemibloqueio anterior esquerdo (5) é responsável por um desvio do eixo esquerdo, o hemibloqueio anterior à esquerda para um eixo vertical ou desvio do eixo à direita. (2)
O médico deve estar atento, pois um dos problemas mais importantes relacionados com hemibloqueios é que eles podem simular ou esconder os sinais eletrocardiográficos de infarto do miocárdio ou isquemia miocárdica e pode mascarar ou simular a hipertrofia ventricular. (5)
SmartWatch com Eletrocardiograma (ECG) – Diagnóstico Imediato da sua Palpitação!
Saiba como Monitorar sua palpitação no momento que ela acontece, fazer o Eletrocardiograma no exato momento e ainda ajudar seu médico no diagnóstico da sua arritmia. Clique Aqui!
As Causas Comuns do Hemibloqueio Anterior esquerdo:
Uma das causas mais comuns de hemibloqueios (4)é a doença arterial coronariana, e há uma associação particularmente frequente entre infarto do miocárdio anteroseptal e HBAE. (6)
A segunda causa mais importante é a hipertensão arterial, seguido de miocardiopatias e as doenças Lev e Lenegre. Os hemibloqueios também podem ocorrer em doenças do coração aórtica e cardiopatias congênitas. (7) Hemibloqueio anterior esquerdo é mais comum em homens e aumentos na frequência com o avançar da idade.
São apresentadas provas sobre a relação de fechamento espontâneo de defeitos do septo ventricular, o que pode explicar a descoberta deste e de outros defeitos de condução em populações jovens. Isolado HBAE é um achado relativamente freqüente em indivíduos destituídos de evidência de doença cardíaca estrutural. (8)
- Indivíduos Saudáveis.
- Saudáveis com o aumento da idade;
- Doença arterial coronariana
- Hipertensão arterial sistêmica.
- Miocardiopatias.
- Doença de Lev e Lenegre.
- Doenças da Aorta
- Cardiopatias congênitas.
Quer saber tudo sobre as Arritmias cardíacas? O que são Palpitações, se elas matam? Leia outros artigos sobre Arritmia.
A principal dica e Conclusão:
Em conclusão, é nossa convicção que isolado não LAH não implica, por si só um fator de risco de morbidade ou mortalidade cardíaca, e em uma população saudável que deve ser considerado como um achado eletrocardiográfico incidental, que não é o caso em populações hospitalares ou em pacientes que já tiveram ou tem outras doenças cardíacas (9) e (10). Converse com seu médico cardiologista de confiança.
Não dá para eu emitir opinião sobre a solicitação do cateterismo, ecocardiograma, teste ergométrico ou qualquer outro exame. Sempre procure o seu médico.
Dúvidas sobre Hemibloqueio Anterior Esquerdo
Meu esposo fez Eletro deu HVE / BDSAE. Ele esta com tonteira, Sem libido, Depressivo.
Tem casos de mortes coração na família irma e pai dele .o médico que fez é cardiologista ficou com o exame por dias analisando o que fazer ?(Rosângela)
Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista: O hemibloqueio anterior esquerdo não causa tontura e nem tem influência no estado emocional do paciente.
Um fato: A depressão acompanha as doenças do coração. Os problemas emocionais e depressivos acompanham as doenças cardíacas e podem estar atrapalhando a vida dos pacientes. Mas no geral, não há relação entre HBAE e doença emocionais e depressão.
Hemibloqueio anterior esquerdo faz perder o libido?
Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista: Não, não faz e não há nenhuma relação. Entretanto, caso o paciente utilize outras medicações ou faça tratamento para problemas cardiológicos, essas doenças podem causar disfunção erétil e impotência sexual.
HBAE pode ser herediário?
Bom dia Dr. Leonardo, já venho fazendo exames cardiológico alguns anos e nenhum médico tinha me informado sobre essa alteração HBAE. isso pode ser hereditário ou e só uma alteração sem importância ou devo me preocupar. Observação que me foi passada que é uma situação sem significado patológico, desde de ja agradeço. (Waltercir)
Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista: Não, normalmente o HBAE não é hereditário. No geral, é uma alteração sem significado patológico, ou seja, não indica nenhuma doença.
Quando o HBAE pode indicar doença?
Quando o DBASE (HBAE) está associado a Bloqueio do Ramo direito. Nessas situações, a primeira suspeita do médico é que o paciente tenha doença de Chagas.
Hemibloqueio Anterior Esquerdo e Palpitações
Olá bom dia dotour fiz um eletro e dei hemibloqueio anterior esquerdo… fiquei desesperada pois o cardiologista está marcado pro dia 15 ainda só que eu estou sentido fisgadas acima do peito um pouco de incômodo nos braços estou com medo de ter um infarto, pois tenho síndrome do pânico ansiedade devido essa pandemia o que faço doutor. (Lydyane)
Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista: No geral, o HBAE não está associado a infarto do miocárdio ou nenhuma outra doença do coração.
Ele também não se associa a síndrome do pânico, mas pacientes ansiosos costuma ter problemas de palpitação pelo próprio pânico e não pela presença de HBAE.
HBAE desaparece tem cura?
Maicon, relaxe! Também sou ansioso, nasci e me criei no meio rural, e descobri que tenho esse hemebloqueio desde os 26 anos. Hoje tenho 57. Faço check-up cardiológico todos os anos e em todas as vezes meu médico me tranquiliza, diz que meu coração está muito bem. Todas a vezes que faço o eletrocardiograma esse hemebloqueio tá lá, do mesmo jeitinho, não interferindo em nada na minha vida. Às vezes a ansiedade é a fonte de todos os males que sentimos fisicamente. (Emanuel).
Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista: Na primeira vez que o paciente recebe a notícia de que tem HBAE ou DBASE a maioria se desespera. Dependendo do tom que o médico fala, ele pode ficar ainda mais nervoso.
Mas com o passar do tempo, a maioria dos clientes se acostumam e já sabem que terão essa alteração o ECG.
Entretanto, outros ansiosos ficam a todo ano querendo e torcendo para esse tal de DBASE desaparecer. Mas vou te adiantar: ELE NÃO DESAPARECE. NÃO CRIE EXPECTATIVAS em cima de algo sem importância e sem implicação clínica.
Relaxe! Esqueça que o Hemibloqueio existe.
E então, quê achou?
Deixe o seu comentário.
Fontes (em inglês): MayoClinic, Cleveland Clinic, Heart.Org, NIH, Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Disclaimer:
(1) Este site não substitui consultas médicas. Se precisar de orientação, consulte seu médico pessoal em uma consulta presencial. Nenhuma informação aqui deve substituir a orientação do seu médico de confiança.
(2) Avaliamos produtos e serviços de forma independente. Ao clicar nos links fornecidos, podemos receber compensação. O site drleonardoalves.com.br participa de programas de publicidade da Amazon para gerar receitas por meio de anúncios e links.
(3) O Dr. Leonardo Alves é Médico Cardiologista em Teófilo Otoni (CRM.MG: 33.669) e atende na Clínica Cardiovasc – Agende aqui!
Obrigado pela presteza na resposta e que Deus te ilumine nessa batalha.
Olá, Marcelo.
Grande abraço… estamos à disposição.
Leonardo.
leonardo. eu tenho hemibloqueio antero superior esquerdo. encanei que fui picado por barbeiro. pois tenho sindrome do panico e extrema ansiedade. canso facil demais. o medico falou que nao e nada. fiz mais de 10 eletros e sempre a mesma coisa. pode ser doenca de chagas. faco isso desde os 15 anos quando encanei que fui picado.era pra aparecer outros sintomas?
meu email [email protected].
por favor me ajuda
Maicon, relaxe! Também sou ansioso, nasci e me criei no meio rural, e descobri que tenho esse hemebloqueio desde os 26 anos. Hoje tenho 57. Faço check-up cardiológico todos os anos e em todas as vezes meu médico me tranquiliza, diz que meu coração está muito bem. Todas a vezes que faço o eletrocardiograma esse hemebloqueio tá lá, do mesmo jeitinho, não interferindo em nada na minha vida. Às vezes a ansiedade é a fonte de todos os males que sentimos fisicamente.
Respondi, Emanuel.
Acho que vai gostar, releia o artigo.
abraços.
Gostei muito DR muito bom! estou acompanhando as respostas, tem me ajudado muito. Celma lima
Obrigado, Celma.
Abraços.
Estou fazendo tratamento com sibutramina, esse hemibloqueio anterior esquerdo tras algum risco, pois apareceu em um exame que fiz.
Não, Narjara.
Não implica em nenhum risco.
Abraços.
Olá Dr. Leonardo
Boa Tarde.
Desde que faço electrocardiogramas,em tempos, para revalidar o Brevêt de Piloto Aviador e presentemente, como rotina, em todos eles aparece o (HBEA).
Agradeço a sua explicação, Fiquei esclarecido e à vontade Para deixar de me preocupar com este pormenor.
Obrigado.
Leonardo Santos
Adorei, foi extremamente esclarecedor para mim…
Estou más tranquilo!
Obrigado, Mateus.
BDASE é igual HBAE?
No meu eletro deu HBAE.
Olá, Renato.
Sim, é a mesma coisa…
Aliás, a abreviação que eu utilizo (no meio médico) é está: HBAE – Hemibloqueio anterior esquerdo.
Dependendo do estado e da faculdade em que se formou, utilizam-se outras abreviações – inclusive o BDASE nunca foi usado por mim.
Mas, é tudo a mesma coisa:
Bloqueio divisional antero superior esquerdo – BDASE;
Hemobloqueio anterior esquerdo – HBAE.
Hemibloqueio esquerdo.
Mas BRE – Bloqueio do ramo esquero já é outroa coisa.
BRD – Bloqueio do ramo direito, também é outra coisa.
Existe ainda alguns outros bloqueios cardíacos, como o HBPE – Hemibloqueio POSTERIOR esquerdo.
Obrigado pela lembrança e pelo detalhe, pois tive oportunidade de esclarecer.
Abraço.
Boa Noite Dr. O caso da minha mãe é asso, em março de 2010 ela fez uma revascularização apos detectar no cateterismo que ela tinha uma veia entupida 100% e duas 80% ela colocou duas safenas e uma mamaria apos dois anos minha mãe começou a ter taquicardia que nos exames deu taquicardia intraventricular ela foi internada fez uma angioplastia e desentupiu uma das veias ocuidas achando se que essa seria a cauda da taqui a angio foi ótima apos dois dias minha mãe já estava em casa ficou 04 dias e teve uma taqui fortíssima o coração passava de 80 batimentos por minuto para 200 mas a pressão devido os remédios estava normal e os sinais vitais tb o que aconteceu chamamos o Samu e este não levou ela pro convenio levou pro hospital Santa Marcelina ao qual ela vez a cardio reversão com Ancoron foi revertida ficou 08 dias na UTI sendo monitorada e apos teve alta fomos fazer os exames e no eletrocardiograma deu
hemibloqueio anterior esquerdo
alterações difusas da repolarização ventricular
tb fez o holter
conclusão
1. Ritmo sinusal com variação fisiológicas da frequência cardíaca
2. Condução atrioventricular e intraventricular normal
3. Atividade ectópica supraventricular esporádica
4. atividade ectópica ventricular única
5. Não ocorreram alterações ventricular única
6. Não houve correlação entre sintomas referidos (vide diário e traçados) com alterações eletrocardiográficas
Por favor Dro pode nos dizer o que significa esses resultados
Olá, Rosãngela.
Diante do que escreveu, O EXAME está praticamente NORMAL, vamos lá:
1. Ritmo sinusal com variação fisiológicas da frequência cardíaca: é o que desejamos a todos os pacientes. Fisiológicas = Dentro da normalidade.
2. Condução atrioventricular e intraventricular normal: é a descrição da normalidade nestas duas conduções.
3. Atividade ectópica supraventricular esporádica: está dizendo que existem extra-sístoles supraventriculares, mas ocorrem muito raramente (esporádicas0.
4. atividade ectópica ventricular única: Melhor que isso, impossível. Só uma extra-sístole ventricular no dia.
5. Não ocorreram alterações ventricular única: não entendi direito, mas sem alterações ventriculares… deve estar dizendo que não ocorreram arritmias ventriculares (que são as mais graves).
6. Não houve correlação entre sintomas referidos (vide diário e traçados) com alterações eletrocardiográficas: Todos os sintomas que sua mãe descreveu nos exames não tiveram relação com os batimentos cardíacos dela.
Provavelmente, a medicação que o médico prescreveu melhorou o ritmo do coração da sua mãe.
Mas arritmia (só pelo nome já indica) é arritmia, é quando o coração sai do ritmo. O paciente passa um mês, um ano, a vida inteira com o coração no ritmo considerado normal… e de uma hora para outra, ele sai do ritmo = ARRITMIA.
O holter pode estar normal hoje (pois o coração ficou o tempo todo no ritmo) e amanhã pode ocorrer uma saída do ritmo (que é a arritmia). É uma doença traiçoeira, de difícil diagnóstico (quando o paciente chega ao médico, ela some)… O paciente jura que está sentindo o coração fora do ritmo e no médico, ele está normal.
Mas, no caso da sua mãe… vocês já tem o diagnóstico, pois fizeram eletro no momento em que ela estava passando mal e os médicos já sabem o NOME da arritmia (pois existem vários e vários tipos – é bom que você anote o NOME da arritmia que sua mãe tem e GUARDE… GUARDE… GUARDE… GUARDE… uma cópia do eletro que mostrou esta arritmia). Isso já é um bom começo e ajuda demais aos outros médicos.
O HBAE/BDASE é o de menos relevante em toda esta história.
Grande abraço.
Leonardo.
Meu esposo fez o eletro e deu HVE/ BDSAE porém eke teve irma que faleceu coração e o pai tbm e ele sente tonteira fortes
Sem libido depressão com 65 anos
O que fazer?
Respondi, Rosângela, aqui.
olá gostaria de saber se um hemibloqueio antero superior esquerdo pode me reprovar de um concurso público
Olá,
No geral, não!
Mas é importante que peça avaliação do seu cardiologista.
Leonardo.
eu sou marcelo tenho 25 anos e fiz um eletrocardiograma e deu o laudo ritmio sinusal extrassiatole ventricular hemebloqueio antero superior, gostaria de uma resposta pois na minha cidade ñ estou conseguindo um cardilogista em urgencia e tenho medo de esta morrendo sera q vc pode me ajudar a me tranquilizar ate o dia da minha consulta. Mando esta pergunta peloo email da minha namorada. Grato
Olá, Marcelo.
Acho que deve ficar tranquilo e tentar relaxar um pouco…
Não deixe de ir ao seu médico e lamento não poder direcionar um diagnóstico, pois não lhe consultei.
No post, falei:
“Quando um cardiologista encontra um BDASE (HBAE) ele (instintivamente) pensa em duas coisas:
1 – “Não é nada !” – é só uma alteração no eletrocardiograma (no papel) de um paciente normal.
Acho que isso pode lhe ajudar.
Leonardo.
meu filho tem 7 anos e fez um eletrocardiograma e deu ritmo sinusal regular fc:75 bpm e depois em baixo ta bloqueio divisional antero-superior esquerdo
Olá, Andréia.
Ritmo sinusal é o ritmo normal do coração.
Sobre o Bloqueio divisional, falamos sobre ele nesse post.
Obs: Esse blog é informativo e não se configura consultório médico ou segunda opinião médica. Sempre Consulte o seu médico de confiança.
Abraços.
Leonardo.
DR HOMENS, COMO O SENHOR, PRESTATIVO A POPULAÇAÕ TEMOS MUITO POUCO, E CADA DIA QUE PASSA TEMOS MENOS AINDA. JORGE
gostaria de saber sobre o hemibloqeio anterior esqerdo meu eletrocardiograma consta este resultado e eu fiqei muito triste ao saber qe apareceu este resultado n meu eletro ,eu fui ao cardiologista ele me pediu um ecocardiograma e um teste ergometrico pois de vez enquando tenho dor no peito e quase todos os dias meu coraçao dispara , qual podera ser a causa e costumo fazer exercicios tipo musculaçao e correr por uma hora e meia e parei de fazer todos os meus exercicios fale -me mais sobre o qe e esse hemebloqeio por favor
meu nome e gilvani fiz um eletrocardiograma o resuldato foi:hemibloqueio antero superior bloqueio de ramo direito por favor qual e minha situação faceboor do meu filho.
Olá..meu exame diagnosticou bloqueio divisional esquerdo,entao o cardiologista solicitou um eletrocardiograma com estresse farmacologico..por favor me responda se este exameoferece risco para o paciente,pois estou com medo..Agradeço pela atençao..Aguardo resposta..
Boa noite,
Gostaria de saber se Bloqueio completo do ramo direito junto com Bloqueio Divisional de ântero-superior Esquerdo pode ser algo greve?
Parabéns pelo Blog.
Dr. Leonardo Alves, meu eletrocardiograma também apontou HBAE. Estou prestando um concurso público para Delegado, em que um dos exames solicitados é o eletrocardiograma. Há um item no edital que fala em relação ao Aparelho Circulatório, que o candidato não poderá ter bloqueio cardíaco de qualquer grau… o HBAE se encaixa nesse “bloqueio”….estou reprovado? Obrigado!
Dr tenho 42 anos passei em um concurso publico e ao fazer meus exames de eletrocardiograma foi constado o seguinte: frequência cardíaca 78 bpm, hemi bloqueio anterior esquerdo e sobrecarga anterior esquerda. Pergunta isso pode ser fator de eliminação no concurso ? pois jogo bola desde pequeno pratico corrida sou frequentador assíduo de acadêmia anos.
Boa tarde!
Eu sinto uma coisa diferente: me dá feito um tremor no coração e ele parece que bate em descompasso por alguns instantes depois volta ao normal. Quando carrego algum peso a mais ou ando rápido demais em uma subida, por exemplo, ele também faz isso e às vezes ameaça dar uma vertigem, mas passa. Eu tenho isso há anos, já fiz vários eletros e até um eco cardiograma, mas não acusaram nada. Ainda não coloquei o Holter, é o único exame que não fiz mas pretendo fazer brevemente. Gostaria de saber sua opinião a respeito, obrigada.
Ah, também já fiz eletro com esforço e também não acusou nada…
Meu esposo fez Eletro deu
HVE /BDSAE
esta com tonteira
Sem libido
Depressivo
Tem casos de mortes coração na família irma e pai dele .o médico que fez é cardiologista ficou com o exame por dias analisando .o quefazer ?
Ei, Rosângela,
Atualizei o artigo sobre hemibloqueio anterior esquerdo e sua dúvida.
Abraços.
O que e BRQ 1 grau
O que e BRQ 1 grau resultado em um eletro
Olá,
Dê uma olhada neste post: http://sopronocoracao.com/2012/02/08/brd-incompleto-1o-e-2o-graus-e-completo-3o-grau/
Abraços.
olá dr.fiz um eletro e deu brd ,gostaria de saber se posso tomar pirula anticoncepcional.
tenho 30 anos.
Olá, Silvânia.
Leia esse post: http://sopronocoracao.com/2012/02/08/brd-incompleto-1o-e-2o-graus-e-completo-3o-grau/
Abraços.
muitissimo obrigado, meu ecg deu esse resultado, entrei em panico, mas agora ta tudo bem, to muito satisfeito dr….deus te abençoe
Muito Obrigado pela informação, Que Deus de recompense.
Boa noite Dr, recentemente meu noivo foi diagnosticado com bloqueio divisional ântero superior esquerdo, não teve retorno médico ainda, já li em sua explicações sobre o assunto, mas ainda tenho algumas dúvidas e desentendimento sobre o mesmo, sem nos precipitar gostaria de entender mais sobre o que é, o que pode causar, se tem haver ao esforço físico, quais são sintomas? E claro saber sua opinião sobre.
Atenciosamente
Olá, Dayane.
O HBAE por sim, não causa sintomas, os sintomas estão relacionados à presença ou à ausência de uma doença no coração.
Espero que suas dúvidas sejam sanadas no retorno com o médico.
Abraços.
O SR. FEZ COM QUE CENTENAS DE BRASILEIROS DORMISSEM TRANQUILOS. SUA EXPLICAÇÃO SOBRE HBAE (É UMA ALTERAÇÃO DE UM ELETRO NO PAPEL), DIZ TUDO D I D A T I C A M E N T E! Sinceramente, tenho HBAE, mas os médicos ainda não haviam me convencido de que o achado era benigno. Obrigado.
Obrigado, Sousa.
Abraços.
Dr. Fui diagnosticada com bloqueio divisional antero superior esquerdo no meu eletrocardiograma, a princípio fiquei com receio, pois os exames eram para um concurso, e minha médica solicitou outros exames para ficar mais claro do que se tratava e com os resultados em mãos me acalmou dizendo que não era nada demais. Entretanto, desde criança sofro com enxaquecas e meu neurologista, anteriormente a estes exames do coração me preescreveu atenolol. Lendo a bula, me restou esta dúvida: Gostaria de saber se este remédio pode me fazer mal ante a existência do bloqueio e se há a necessidade de marcar outra consulta com meu neurologista para levar estes exames?
Fico grata desde já.
Olá, Cátia.
O seu Neurologista pode conversar com o Cardiologista para retirara esta dúvida.
– Eu não posso emitir opinião direta sobre seu caso, aqui no blog, sem a consulta.
Abraços.
Olá bom dia dotour fiz um eletro e dei hemibloqueio anterior esquerdo… fiquei desesperada pois o cardiologista está marcado pro dia 15 ainda só que eu tô sentido fisgadas acima do peito um pouco de incômodo nos braços tô comedo de infartar pois tenho síndrome do pânico ansiedade devido essa pandemia o que faço doutor
Respondi, Lydyane.
Releia o artigo com sua dúvida.
Abraços.
Olá, doutor. Eu li tudo o que vc escreveu e gostaria de comentar a minha situação para saber a sua opinião sobre o meu passo seguinte. Eu tenho 40 anos, sou praticante de musculação à cerca de 3 anos, tinha 93 kilos e baixei para 78 kg. Trabalho em regime de escala, ficando 1 dia a cada 4 sem dormir à noite por causa disso. Tenho dificuldades em dormir cedo. Como andava cansado eu comecei a tomar café, chegando ao ponto de tomar 4 copos por dia durante o trabalho e ainda comecei a tomar suplementação de cafeína (cerca de 400mg/dia) antes de “puxar o ferro”. Fiquei nesse ritmo por pouco mais de 1 ano. Em março deste ano ao sair do pernoite de meu trabalho e chegar em casa de manhã, eu tomei uma cápsula de cafeína pois não podia dormir, pois teria que levar meu filho na escola. No entanto, alguns minutos depois, eu senti uma pressão na parte de trás das costas no lado esquerdo, decidi então ir para o hospital, mas no ponto de ônibus em comecei a suar frio e ficar branco, tendo dificuldades de respirar e estava vendo tudo mais iluminado que o normal, sentia uma forte taquicardia. Acabei pegando um táxi para o hospital e ao chegar lá e fazer um ECG, constataram que eu tinha tido um ataque cardíaco, pois estava com 180 bpm. Me deram Valium para cortar o efeito da cafeína. Depois de meus batimentos baixarem me mandaram para casa, com a orientação de cortar totalmente a cafeína e procurar um cardiologista. Só consegui marcar para 2 semanas semanas depois (medicina aqui em minha região – sul da Bahia – é sofrível). No novo teste ECG em repouso foi verificado que eu estava com 120bpm, como se fosse “normal”. Foi detectado que eu tenho extra-sístole ventricular isolada e o médico-cardiologista me receitou Selozok 25mg 2x/dia e tb me deu um calmante para tomar à noite para conseguir regular meu sono. Umas 3 semanas depois fiz um ecocardiograma e deu tudo normal, e tb uma nova ECG, mostrando que estava normalizado tb. O médico disse então que eu poderia parar de tomar os remédios (inicialmente tinha dito para tomar o Selozok por 3 meses), e assim foi feito. No entanto, à cerca de 2 meses atrás ao sair novamente do pernoite, senti uma nova palpitação forte e ao medir em casa eu vi que estava oscilando de 90 à 120 bpm. Como eu tinha o Selozok ainda eu o tomei e tb o calmante, e normalizou. A partir daí, eu decidi voltar a tomar o Selozok por conta própria somente 1x ao dia, na parte da manhã, pois as 2x que ocorreram a arritmia foi nesse período, isso serviu para me tranquilizar, pois estava apavorado com a expectativa de ter outro ataque cardíaco a qq momento. Não tive mais nenhum problema desde então. No entanto, nesta semana fui fazer o exame periódico pela minha empresa e acabei fazendo um novo ECG (fiz medicado pelo Selozok), e deu o seguinte: RITMO = sinusal FC = 69 bpm, PR = 0,16 SAQRS= -60° QRS = 0,08, extra-sístoles ventriculares isoladas, distúrbio da condução do ramo direito, bloqueio divisional ântero-superior-esquerdo. Quando li isso, fiquei desesperado. Poderia o Selozok ter piorado a minha situação? Tem como eu reverter isso? Continuo ou não tomando 1 Selozok diariamente? Eu estava voltando a fazer musculação aos poucos, cerca de 1 a 2x por semana, para voltar ao ritmo de antes. Não tenho histórico familiar de problemas cardíacos. Será que a cafeína que eu tomava antes detonou de vez o meu coração (apesar de não ter aparecido nada de anormal no ecocardiograma)? Agradeço se puder responder.
Olá, André.
Eu atualizei o artigo com novas informações.
Abraços.
Boa Tarde Doutor, fiz um ECG e deu Bloqueio Divisional Atrio Superior Esquerdo tenho 17 anos sou do sexo feminino 3 gostaria de saber se isso é preocupante na minha idade ou não? Obrigado
Olá, Luciana.
Passe na avaliação do seu médico e peça-o para dar-lhe uma opinião mais pessoal.
Abraços.
Nota-se que você gosta de medicina, mas nem todo médico é MÉDICO,alguns são por conveniencia, fui ao médico fazer exames de rotina, como faço todo ano, pela UNIMED FORTALEZA, porém quando apresentei o laudo ao médico perguntei o que foi isso que deu, HBAE, ele disse que é normal, então eu insisti o que queria dizer as letras, ele disse “isso é normal e você só precisa saber que esta tudo normal” foi pelo plano de saúde UNIMED FORTALEZA, imagine se fosse pelo SUS.
Obrigado, Neto.
B0M DIA DR LEONARDO,JA VENHO FAZENDO EXAMES CARDIOLOGICO ALGUNS ANOS E NENHUM MEDICO TINHA ME INFORMADO SOBRE ESSA ALTERAÇAO HBAE ISSO PODE SER HEREDITARIO OU E SO UMA ALTERAÇAO SEM IMPORTANCIA OU DEVO ME PREOCUPAR , OBSERVAÇAO QUE ME FOI PASSADA SEM SIGNIFICADO PATOLOGICO, DESDE DE JA AGRADEÇO.
Respondi sua dúvida, Waltecir.
Releia o artigo.
Veja
Gostei bastante das explicações do médico. Muito grata. Apareceu isto tb em meu eletro. Não dei importância, pq li a respeito. Devemos ter calma e procurar seu cardio de confiança.
Obrigado, Ângela.
Boa tarde, gostaria de saber se há possibilidade de um parecer sobre um laudo de um eletrocardiograma?
Oi, Madureira.
Laudo no eletrocardiograma, sim (entrar em contato via [email protected]).
Parecer sobre problemas de saúde, só com consulta presencial.
Abraços.
Boa noite eu gostaria de saber se as dores no peito que sinto em relacao a esse hemibloqueio podem desaparecer com um passar do tempo ?
Meu eletro deu emibloqueio ânteroseptal ( hbas)
Li as suas orientações e gostei muito, só não encontrei referente ao meu laudo.
O Sr poderia fazer a gentileza de me explicar? Ficaria muito grata