As extrassístoles ventriculares é um tipo de Arritmia cardíaca que incomoda muitos pacientes, seja por palpitações, seja pelo medo de uma morte súbita cardíaca. Será possível? Eu posso Morrer por uma Morte súbita cardíaca?
Sou Dr. Leonardo Alves, médico cardiologista. Deixe sua pergunta nos comentários, ou aqui!.
As extrassístoles ventriculares são uma aviso de que arritmias cardíacas ventriculares mais graves estão por vir? Quais as Causas de Morte Súbita Cardíaca? Extrassístoles causam morte súbita?
Melhor Monitor de Pressão Arterial: de braço? Veja, neste link, minha indicação! Compre na Amazon.
O quê são extrassístoles?
As extrassístoles são um tipo de arritmia cardíaca muito frequente que incomodam muito os pacientes, causando-lhes palpitação e tornando a vida de muitos quase insuportável.
Confira esse artigo e leia um pouco mais sobre as Extrassístoles e suas palpitações.
Hoje, vamos descreveu um poucos sobre a Morte Súbita Cardíaca e você saberá se as extrassístoles causam morte súbita.
Se Você não tem um Medidor de pressão arterial? Está na hora de adquirir um! São práticos, fáceis de usar, ajudam a Monitorar a sua pressão arterial em casa e você ainda ajuda seu médico no controle da pressão alta. Veja a lista TOP-10 Medidores de pressão arterial.
O quê Morte Súbita Cardíaca?
A morte súbita cardíaca é o termo que descreve uma morte inesperada natural a partir de uma causa cardíaca dentro de um curto período de tempo, geralmente ≤1 hora a partir do início dos sintomas, em uma pessoa sem qualquer condição prévia de que sugira ser fatal ((Engelstein ED, Zipes DP. Sudden cardiac death. In: Alexander RW, Schlant RC, Fuster V, eds. The Heart, Arteries and Veins)) ((Cardiac arrest and sudden death. In: Braunwald E, ed. Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine))
Normalmente, a morte súbita é muitas vezes atribuída a uma arritmia cardíaca, mas isso nem sempre é verdade e em cerda de 40% das vezes, não é possível determinar a causa, principalmente com os exames disponíveis atualmente, como Holter 24horas e o monitoramento de cardioversores-desfibriladores implantáveis (CDI).
Apenas um ECG ou um eletrocardiograma ventricular gravado a partir de um dispositivo implantado no momento da morte pode fornecer informações definitivas se a causa da morte súbita foi devido a uma arritmia cardíaca.
Lista dos Aparelhos de pressão automático para sua compra.
- Monitor De Pressão Arterial Elite+ Hem-7320-Br, Omron
- Monitor de Pressão Arterial Control+ Hem-7122, Omron
- Aparelho De Pressão Digital HEM-7156T com Bluetooth, Omron
- Aparelho de Pressão Digital BP3AA1, G-Tech, Multicor
Qual o Tamanho do problema Morte Súbita?
Morte cardíaca súbita varia de acordo com o local onde ela é estudada:
- Nos Estados Unidos: é responsável por 300 000 a 400 000 mortes por ano
- 12% dos casos foram por mortes naturais;
- e 88% dos que foram devido a doença.
- Nos países menos desenvolvidos:
- 15% a 19% na incidência de mortes cardíacas repentinas são causadas por doença coronariana.
- 15% a 19% na incidência de mortes cardíacas repentinas são causadas por doença coronariana.
Causas de Morte Súbita Cardíaca e Extrassístoles:
Se formos avaliar as Causas de Morte súbita, vemos que as Arritmias Cardíacas não estão claramente estabelecidas em uma posição de destaque.
Aliás, como você pode ver no gráfico, o risco de morte súbita por arritmia cardíaca é baixo, em comparação com outras causas:
Risco de Morte Súbita Em Pessoas Menores que 35 anos:
Miocardiopatia Hipertrófica | 48% |
Coronariopatia | 10% |
Miocardiopatia Idiopática | 18% |
Ruptura de Aorta | 7% |
Anomalias Coronarianas | 14% |
Inexplicada | 3% |
Risco de Morte Súbita Em Pessoas MAIORES que 35 anos:
Coronariopatia | 80% |
Miocardiopatia Hipertrófica | 5% |
Doença Valvular | 5% |
Miocardiopatia Dilatada | 5% |
Inexplicada | 3% |
SmartWatch com Eletrocardiograma (ECG) – Diagnóstico Imediato da sua Palpitação!
Saiba como Monitorar sua palpitação no momento que ela acontece, fazer o Eletrocardiograma no exato momento e ainda ajudar seu médico no diagnóstico da sua arritmia. Clique Aqui!
Como você pode perceber, as Arritmias NÃO ESTÃO entre as principais causas de Morte Súbita Cardíaca.
Mas mesmo assim, elas representam uma área extremamente interessante da Cardiologia. Entretanto, apesar de não ser a causa básica da Morte Súbita, as Arritmias Cardíacas são o Mecanismo final da morte.
Muitos pacientes com doença coronariana e Infarto falecem porque uma Arritmia cardíaca potencialmente fatal (Taquicardia Ventricular Sustentada, por exemplo) ocorreu em um paciente com Insuficiência Cardíaca ou em um paciente em fase aguda do Insuficiência Cardíaca.
Saiba tudo sobre os sintomas cardíacos!
- Palpitação.
- Angina e Dor no peito.
- Dispneia e Falta de ar!
- Inchaço nos pés.
- Síncope, Tontura e desmaio.
Então, a pergunta principal é:
Você tem uma Doença Cardíaca?
Quando um médico olha para um paciente e avalia o seu risco de Morte Súbita Cardíaca a primeira pergunta que ele fará é:
Esse paciente Tem uma Doença Cardíaca Estrutural? Há alguma alteração em seu coração que aumento o seu risco de Morte súbita Cardíaca?
Confira Esse Artigo: Guia Completo sobre Arritmia Cardíaca.
As Extrassístoles e o Risco de Morte Súbita Cardíaca:
São batimentos extra (não esperados), que ocorreram fora do plano normal de ocorrência.
Dentro do que foi explicado acima, as Extrassístoles Ventriculares tem uma maior importância quando estão associadas a lesões cardíacas e a um coração doente. Nessas situações, o Risco de Morte Súbita pode estar aumentados.
Extrassístoles com Insuficiência Cardíaca:
Um exemplo rápido é o paciente que é portador de Insuficiência Cardíaca e apresenta extrassístoles em seu eletrocardiograma e no seu Holter de 24horas. Na figura abaixo, aqueles pacientes da Letra D: com Insuficiência Cardíaca e mais que 10 extrassístoles por hora são aqueles com maior risco de morte súbita. ((Sudden Cardiac Death – Circulation))
Extrassístoles em Corações Saudáveis:
Quando um coração é normal, sem doenças, o risco de uma Extra-sístole ventricular causar uma morte súbita é pequeno.
Confira a série Top 10 – Dr. Leonardo:
- Top 10 – Melhores produtos em saúde.
- Top 10 – Melhores Medidores de Pressão arterial [em 2024].
- Top 10 – Melhores características dos glicosímetros [em 2024]
Arritmia Cardíaca Fatal em Pacientes com Coração Normal.
A Cardiologia é fascinante e não existe uma verdade 100% definitiva e quando tratamos de medicina, tratamos de probabilidades e não de certezas.
Existe sim, um risco BAIXO – muito baixo – de o paciente ter uma morte súbita cardíaca mesmo tendo um coração estruturalmente normal.
Arritmias Cardíacas Sem Risco de Morte Súbita Cardíaca?
Estamos falando de pacientes com corações estruturalmente normais. As causas (raras, repito) são diversas:
Arritmia Ventricular Monomórfica da Via de Saída do VE
O tratamento dessa arritmia pode ser feito com betabloqueadores e até mesmo ablação, dependendo da frequência, pois podem causar Insuficiência cardíaca e acelerar o processo para morte súbita.
Taquicardia Ventricular Idiopática do Ventrículo Esquerdo:
Ocorre em pacientes jovens, de 15 a 40 anos de idade, e predominantemente homens (> 60%).
Ectopias da Valva Mitral, Músculos papilares e Ânulo tricúspide:
Ocorrem em pacientes com corações estruturalmente normais, e as extrassístoles podem se originar a partir de qualquer local do miocárdio.
Confira nossos Guias Definitivos!
Leia esses artigos:
Extrassístole – Mais frequentes que você imagina!
Será que é só você que tem Extrassístole? Você olha o mundo à sua volta e fica perguntando por quê só você tem esse “maldito problema no coração”, não é mesmo? Mas, depois de ler esse artigo, você terá uma surpresa. e verá a vida (principalmente a sua vida) de uma forma diferente! Confira!
Tenho Palpitações, devo tratar?
As palpitações estão te matando? Deixando você em pânico? São a causa de todo o seu problema e o médico diz que ela não vai lhe matar! Será que preciso tratar ou o tratamento irá me trazer problemas? Tire todas as suas dúvidas lendo esse artigo.
Tenho Extrassístoles, Preciso Tratar?
Você foi ao médico por que sentiu uma algo que parecia uma Palpitação 20 dias atrás, daí fez um Holter 24horas e o seu médico encontrou um monte de Extrassístoles ventriculares. Você precisa tratar? Precisará usar medicamento para o Resto da sua vida? Há risco de Morte súbita?
Extrassístole Supraventricular ou Extra-sístole Ventricular: Qual é a minha?
As extrassístole são classificadas em Extra-sístole Supraventricular ou Extra-Sístole Ventricular – mas qual é o tipo que você sente? É possível descobrir pelos sintomas? Há alguma apresentação diferente entre elas? Descubra nesse artigo!
6 Dicas de Ouro para ajudar seu médico a investigar sua Extra-sístole!
Investigar Arritmia Cardíaca é uma tarefa que pode ser complexa, pois médicos e pacientes precisam trabalhar juntos para chegar a um diagnóstico correto da Arritmia Cardíaca – Não basta dizer, Eu Tenho Arritmia, é preciso saber qual tipo! Lendo esse artigo, você vai descobrir o papel do paciente no diagnóstico correto. Continue lendo.
E se a Extrassístole for freqüente, o quê devo fazer?
Pois bem. Alguns pacientes tem uma freqüência enorme de ocorrência de Extrassístoles. Isso é mal?
Extrassístole frequentes podem enfraquecer seu coração! É científico!
Extrassístoles frequentes podem enfraquecer seu coração! É o que uma série de estudos vem comprovando e mudando alguns conceitos! Mesmo um coração normal pode se tornar fraco quando há extrassístoles frequentes. Surpreenda-se!
Já entendi o quê são Extrassístoles, mas e daí? Elas podem me matar?
A morte é a preocupação mais comum nos pacientes, que ficam enormemente ansiosos com a ocorrência de palpitações.
Holter com 22 mil Extrassístoles, e só 42 palpitações! Isso é possível?
Sabia que há pacientes cujo Holter mostra 22 mil Extrassístoles e eles só sentem 42 palpitações por dia? Isso é possível! Não que 42 palpitações seja algo bom, mas se são 22 mil extrassístoles, porque “só” 42 palpitações? Não deveria ter mais? Você precisa ler esse artigo!
Como Curar as Extrassistoles Ventriculares e Palpitações Frequentes? A Ciência Comprova!
Você tem Extrassístoles Ventriculares e Palpitações Frequentes? Está sem controle adequado? Detesta usar medicamentos? Conheça um tratamento curativo! Surpreenda-se!
Arritmias Cardíacas COM Risco de Morte Súbita Cardíaca?
Nessas Arritmias Cardíacas a chance de morte súbita é muito maior:
Síndrome do QT longo:
Síndrome genética associada a morte súbita cardíaca por arritmia grave.
Síndrome de Brugada:
Síndrome genética associada a morte súbita cardíaca por arritmia grave.
Taquicardia Ventricular Polimórfica Catecolaminérgicas – Mediada pelo esforço:
Essa arritmia, motivada pelo Esforço físico, normalmente quando a Frequência Cardíaca atinge 120 bpm ou 130 bpm, associada a Síncope/desmaio e posterior convulsa, em pacientes jovens, muitas vezes confundidas com Epilepsias.
Muitos dos pacientes com essa Síndrome fazem tratamento para Epilepsia por 2 ou 3 anos até darem entrada no pronto socorro e serem surpreendidos com uma Parada Cardíaca com necessidade de Reanimação.
Síndrome do QT Curto:
Síndrome genética associada a morte súbita cardíaca por arritmia grave.
Fibrilação Ventricular Idiopática:
Síndrome genética associada a morte súbita cardíaca por arritmia grave.
Tenho que me preocupar com extrassístoles e morte súbita?
A preocupação que você deve ter é fazer o seu check-up cardiológico e perguntar ao seu cardiologista sobre o seu Risco de Morte súbita – que provavelmente será baixo.
Se algumas dessas alterações citadas acima forem encontradas, o seu médico fará o tratamento adequado, pois a cardiologia tem tratamento para todas elas, com uma eficiência muito satisfatória.
Como posso ajudar meu Cardiologista a avaliar extrassístoles?
Se você sente palpitações, síncope/desmaio, falta de ar ou tem um parente ou amigo com esses sintomas, visite o seu cardiologista.
Também seria muito interessante você deixar o seu comentário nesse post com as dúvidas que eu não consegui responder – vou ajustar esse artigo para que ele fique mais completo.
Tem Extrassístole? Agora é a sua vez…
Escreva a sua dúvida e Participe!
Fontes (em inglês): MayoClinic, Cleveland Clinic, Heart.Org, NIH, Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Disclaimer:
(1) Este site não substitui consultas médicas. Se precisar de orientação, consulte seu médico pessoal em uma consulta presencial. Nenhuma informação aqui deve substituir a orientação do seu médico de confiança.
(2) Avaliamos produtos e serviços de forma independente. Ao clicar nos links fornecidos, podemos receber compensação. O site drleonardoalves.com.br participa de programas de publicidade da Amazon para gerar receitas por meio de anúncios e links.
(3) O Dr. Leonardo Alves é Médico Cardiologista em Teófilo Otoni (CRM.MG: 33.669) e atende na Clínica Cardiovasc – Agende aqui!
Dr. Leonardo, Boa Noite,
Que ótimo, que voce mais uma vez pode me ajudar, me ouvindo, porque este é o meu problema e o meu medo, nao sei se voce pode me enterder mas todos os cardiologista que eu tenho indo nenhuma me explicou, procurou conversar comigo, talvés este pânico que tenho, este medo esta insegurança, deve ser por falta de informação.
Pelo que entendi voce falou que se o coração for sadio, não tem problema nenhum, mas se for fraco… ou se for taquicardia ventricular não sustentada… ) o meu holter foi exatamente como descrevi para voce, no eletro a conçlusão foi: ECG sem alterações dignas de nota. Voce entende a minha preucupação? Voce esta sendo o primeiro médico que esta me explicando me ajudando. Sempre que procuro um médico eles só mandam eu procurar um psicologo, tomar Rivotril, Atenolol, mas não explica se TEM CURA e porque mesmo tomando atenolol continuo sentindo. Por QUANTO TEMPO, este problema ou esta doença vou conviver com ela pra sempre? Quando voce fala em pares ou tres juntas, voce quer dizer que é uma atras da outra?porque as vezes em um dia sito varias vezes é isto que me preocupa. Fico me perguntando será que os musculos do meu coração vai adoecer, será que no futuro eles vao mandar eu usar marcapasso, de tanto atenelol?, é ai que entra tanta dúvida,me desculpe, eu está tomando o seu tempo…Se não for pedir demais que exame devo fazer para saber se meu coração esta em forma, até hoje, só fim ELETRO, HOLTER, ESTEIRA.Obrigadoooooo mesmo….
Fico feliz, por ter te encontrado.
Parabéns pelo seu blog, pode ter certeza que voce esta ajudando muita gente.
Abraços, que Deus te abençõe.
Olá, fico feliz que esteja gostando do Blog.
E sugiro que fique tranquila, mais uma vez.
1 – Atenolol não lhe causará bloqueio.
2 – O maior problema é o PÂNICO. Este é um problema que promove ansiedade e “despeja” adrenalina no corpo… e adrenalina e ansiedade são o alimento para as extra-sístoles…
CICLO VICIOSO:
Ansiedade – Adrenalina – Extra-sístoles-Palpitações-Pânico…
Mais Ansiedade – Mais Adrenalina – Mais Extra-sístoles-Mais Palpitações-Mais Pânico…
Aí, a coisa não para!
ENTÃO, COMO TRATAR?
Primeiro: “cortar” a alimentação do problema: a ANSIEDADE – seja com psicólogo ou com medicação.
Segundo: Absorver / entender / internalizar psicologicamente que o problema é psicológico e não cardíaco.
Terceiro: Conversar bastante com o psicólogo para entender/buscar a causa-mãe desta ansiedade.
Quarto: Aguardar (COM CALMA)… que quando cortamos a “alimentação” das extra-sístoles, elas vão melhorando AOS POUCOS… demora algum tempo.
Quinto (e muitíssimo importante): Entender que extra-sístoles NÃO MATAM. A pessoa está em pânico, por quê? por quê está com medo de morrer… Ela precisa entender que EXTRA-SÍSTOLE NÃO MATA – INCOMODA (muito), mas não mata!.
Espero ter ajudado.
Leonardo.
Olá Dr. Eu tenho extra-sistoles ventriculares isolados (o Holter marcou 650 em 24h). O Cardiologista disse-me para não me preocupar porque o ecocardigrama que eu fiz apresenta tudo normal. Ele diz que não dá nenhum medicamento porque a minha situação não é perigosa, e a medicação apresenta sempre efeitos secundários. No entanto continuo com esta sensação horrivel há alturas que parece que vou desmaiar . Não sei se devo ir a outro cardiologista, ou se vou a um psicologo 🙂 .
Olá Dr.fui ao cardiologista descobrir que tenho arritimia extras supraventricular rara. e tambem deu alteração inspespecifica da repolarizacao ventricular.Gostaria de saber se isso e grave
Olá, Cláudia.
Veja aqui: http://sopronocoracao.com/adrv-alteracoes-da-repolarizacao-ventricular-difusas/
Você ficará mais tranquila.
Abraços.
Boa noite!
Também ando bastante preocupada com o meu coração, pois há alguns anos fui diagnosticada com extra sístole supraventricular isolada, porém, de dois meses pra cá, sinto extra sístole todos os dias principalmente quando vou me deitar. Fico nervosa, pq só no final do mês vou ao cardiologista do SUS por não ter plano de saúde e nem condições financeiras. Enquanto estou digitando, não sinto nada…enquanto estou com amigos tbm não… É só em casa e quando me feito. Adoro café, mas to vendo que vou ter que parar de tomar. O que o sr. Dr. me orienta?
Opa, Mara.
Eu oriento relaxar, pois extra-sístoles não matam.
Controle a ansiedade e veja aqui.
Abraços.
Dr. Leandro Alves Bom dia! Eu tenho, justamente, o que o Sr. relatou. De fato é uma sensação que vou morrer e as pessoas não entendem pensa que agente é maluco ou está procurando doença onde não existe. E além de tudo que afeta a nossa vida no trabalho, na vida conjugal, familiar etc. Eu não gostaria com toda honestidade de fazer o tratamento com medicação, pois, temo de ficar com dependência do mesmo. Então, estou tentando me tratar buscando controlar a minha ansiedade e como eu já sei os sintomas, pois, antes de descobrir que se tratava de Síndrome do Pânico eu fui parar em 6 emergências até que uma médica descobriu e disse que isso seria psicológico. Então, temo em procurar ajuda psiquiatra e ele na passar medicação forte e depois eu tenha que para ficar tranquila, apenas sob medicação. O que faço?
Olá,
Procure o psiquiatra… ele fará muito bem para você, com a Sindrome do Pânico, não a deixe piorar, trate logo e faça acompanhamento com psicólogo.
Muitos pacientse meus melhoram após o tratamento com psiquiatra, melhoram MUITO.
Abraços.
Dr me da extra-sitőles mais no holter que fiz n deu uma se quer alterações e quando as vezes corro sinto ela correndo e quando to calmo ss sofro de ansiedade generalizada e síndrome do pânico tenho medo de correr com amigos n so mais o q era antes fiz 15 anos agr e parece ta com 80 por causa disso fiz eco ecg holter deu perfeito.
Prezado Doutor, graças a Deus achei este site, complementou o que o meu cardio me falou.
A pouco mais de um ano tive um episodio de taquicardia em uma viagem,meu coração bateu forte durante cerca de 20 minutos.Como sofro de Ansiedade e tenho Sindrome do Panico, imagine como fiquei, achei que estava tendo essa crise de panico. E ainda por cima estava no exterior com viagem para o dia seguinte(isso já me deixara ansiosa).
De la para ca, tenho sentido as tais palpitações, as vezes como um nó na garganta, uma especie de “pulinho” que o coração dá, ou as vezes o coração acelera sozinho do nada. Ja senti isso dormindo duas vezes, uma parece que faltou ar e a outra acordei com o coração aos pulos, uma vez caminhado na rua, resolvi correr um pouco e mal dei algumas passadas senti como se uma explosaõ no meu peito, achei que ia morrer, começei a caminhar e continuei ate em casa me tremendo de medo, nada aconteceu graças a Deus. Estava sentindo episodios ocasionais de palpitação. Dai,
decidi procurar o meu cardio para avaliação.
Ele sabe que tenho panico so de entrar na clinica dele, so de entrar lá e ver as pessoas, o medidor de pressao eu ja fico estressada. Pois, bem. O medico passou exame de sangue,eletro, esteira, ultrasom e holter. O meu diagnostico foi arritmia, mas ele disse que era algo desprezivel pois em 94.000 batimentos, tive 32 fora de ordem e quase todos dormindo. Constatou que em todos eles tive apnéia. Inclusive dois foram num cochilo de tarde.
No mais, os exames de eletro, esteira e ultrasom do coração foram todos normais. Minha aptidao fisica e boa e não tive nenhum episodio no teste de esforço. Meu coração é perfeito segundo o achado do ultrasom.
O meu maior problema e a ansiedade, que voltei a tratar em terapia.
Agora eu ja nao sei se a arritmia causa o panico ou o panico causa a arritmia.
Eu estou um pocuo anemica tambem, estou repondo ferro e acido folico.
Também, minha pressao sobe no consultorio. Começa com 13×7 quando vejo o consultorio, depois chega a 15×8.
Ele disse que e uma pressa alta de ansiedade. Estou confiante no diagnostico dele que me conhece a muito tempo, faço exercicios diariamente na academia, caminhada rapida e musculaçao, estou dentro do peso. Ele mandou continuar firme na academia e nao ganhar peso e manter a terapia, o trabalho e deixar de ser perfeccionista.
Como o senhor bem disse. O que alimenta essa arritmia é o panico, o medo e a ansiedade.
Obrigada pelo site. correspondeu a minha busca.
Nossa,
quê ótimo que está melhor.
Seu testemunho é bom para quem lê o artigo.
Abraços.
Doutor, me ajuda pelo amor de deus as vezes quando faço esporte da extra-sístoles durante a corrida eu só tenho ansiedade mais nada e fui pesquisa sobre isso dizendo que ocorria risco sendo que já fiz hotel, ecocardiograma e eletrocardiograma e deram perfeitos tô com medo me ajude pelo amor de deus a ansiedade pode ter relação a isso ???
Ei, Mateus.
Se esses exames estão perfeitos, seu risco de morte súbita é praticamente inexistente.
Acalme-se.
Abraços.
Dr Leonardo , sempre a tardinha quase no final do expediente , sinto uma puladas no coração isso permanece até eu me deitar, todos dias que eu trabalho acontece isso , e a maioria das vezes quando estou sentado , quando estou deitado ou em pé não acontece , tenho 26 anos outubro de 2015 fiz ECG E EXAMES DE SANGUE , e deu tudo normal , o médico falou que poderia ser por causa de strees e ansiedade , porém desde outubro já são 7 meses , e as vezes fico um pouco tonto e o coração com essas puladas , será que isso é da parte emocional ?
Victor.
São as palpitações com extra-sístoles.
Se todos os exames foram normais, ótimo. Só não pode ficar ansioso por causa disso, senão, piora.
Abraços.
Doutor palpitação com extrassitoles causa batimentos irregular? As vezes do nada meu coracao dispara tipo taquicardia com batidas baguncadas dura segundos e passa, meus exames so deram extras supra,as extras causam batimentos irregular? Fiquei ate com medo de ser FA paroxisiticas.
Olá Dr. Leonardo.
Eu fui ao médico, porque havia percebido que meus batimentos cardíacos estavam diferentes, então eu fiz um eletro e através de um exame periódico, o médico diagnosticou extra sistole.
Tomo muito guaraná em pó pois estudo trabalho…durmo tarde e acordo cedo.
Isso também pode ter alterado, digo, evoluído para esse diagnóstico?
Obrigada pela atenção.
Corrigindo Dr Leonardo, minha extra sístole é atrial. Pode falar um pouco dela?
Obrigada.
Olá, Dayse.
Este post explica um pouco o que vc deseja saber.
Algumas alterações no coração são provocadas pelo estresse, insônia e alguns alimentos: dê uma olhada: http://sopronocoracao.com/2012/01/13/alimentacao-e-arritmia-no-coracao/
Abraços.
Leonardo.
Noossa,sinto o mesmo que vc,tenho 18 anos,e assim como vc estava,eu estou com as mesmas preocupações e medos,já fui a três cardios e todos falavam a mesma coisa,o terceiro que me passou uns exames e também atenolol e fluoxetina,sinto as mesmas batidas irregulares que vc,as vezes bate,duas,tres vezes seguidas e é isso que causa mais pânico,vou ao psiquiatra,e vou tentar me controlar,o que piora as coisas é o medo de morrer,nos restringe das coisas básicas da vida,não posso ver notícia de alguem que morreu de alguma doença no coração que já entro em pânico,mas vamos pedir fé a DEUS e acreditar,nossa vida estando nas mãos dele,está protegida e só acontecerá o que ele permitir.
Não vá de imediato a um psiquiatra. Esse foi meu erro, e não melhorei antes por ter ido direto no psiquiatra. O que vc descreveu é exatamente o que eu passo há exatos 6 meses, inclusive a ansiedade que passo quando vejo notícia de mortes por problema cardíaco. Vá primeiro ao psicólogo e se dedique a ouvir mais a palavra de Deus, é o que tem ajudado de forma mais eficiente. No psiquiatra ele só vai te passar remédios que não tratam a causa do que passamos. Além disso, os medicamentos podem dar efeitos colaterais, que eu senti. Tive o pior mês da minha vida quando tomei os remédios. Suspendi, procurei o psicólogo, passei a frequentar mais a Igreja e melhorei 70%. Fé em Deus!
Tbm não posso ouvi noticias de q alguem infartou ou alho do tipo que já sinto tudo… Essa síndrome do pânico 😫
Ana,
É isso mesmo… Esse pânico é terrível e fazem os pacientes acharem que vão morrer, o tempo todo.
Abraços.
Terezinha, boa tarde Dr Leonardo desde pequena achava algo estranho e mim com meus batimentos rápido mas tinha um pavor de médico medo do diágnóstico , ms fui crescendo então com 21 anos o sintomas foram aumentando estava no mercado e trinha de sair com taquicardia e fiz eletro deu O TEMPtaquicardia sinusal então fiz um eco deu disfunção diasto´lica grau leve com insuyfuiencia mitral de grau levecom idade de agora 59 anos me sinto pior mas não creiam em mime então com com 42 anos passei ter tonturas onde fiquei apavora DEMAIS E MEDO DE MORRER MAS , holter acusou extra- sistoles rara e isoladas. Sou muito ansiosa faço uso de propalanol de 40mg e rivotril pra depressão talvez de vido e sta doença. AOS 48 anos surge um dor superficial no peito que seu destino na lombar . SERÁ TEM A VER com as coisas que sinto?doi entre o nervo e tecido já completou 10 anos de tristezamas lutando eu sei do desgosto que tenho .
já fui em vários médicos eles não me levam a sério . agradeço sua aTENÇÃO
Olá, Terezinha.
A depressão e Ansiedade são um dos motores das palpitações…
Encontre um profissional que dê a atenção que você precisa.
Abraços.
AGRADEÇO , DR Leonardo atenção , fiquei surpresa quando li sua atenção com quem comentário . Muita luz na sua vida e sua família .Abraços
Dr. Eu sinto praticamente todos os dias meu coração palpitando parece que deu um tropeção já fui em vários Cardiologista fiz um holter 24 horas e varios ecg e ecoecocardiograma, mas dá tudo normal sou muito ansioso e preocupado. A o holter deu 2 batidas fora do normal e a conclusão foi arritmia supraventricular infrequente e isolada essa é a msm q a extra sistole e sinto no máximo 3 palpitação no dia praticamente todos os dias.
Danilson.
Primeiro, ótimo que são raras, são inofensivas para seu coração.
Mas pelo fato de você sentir palpitações, converse com seu médico sobre o tratamento, que pode ser controle de ansiedade ou medicações.
São chatas, mesmo, não é?
Boa noite Dr Leonardo Alves,há cerca de ano e meio apareceu-me um sintoma que não está fácil de obter resposta já fui a dois cardiologistas, médico de familia e não sabem o que tenho, vamos lá ver se o Dr me pode ajudar, durante o dia ando bem, quando me vou deitar, deito-me bem, passadas 2 a 3 horas acordo com uns batuques na cabeça ou seja sinto na cabeça o bater do coração o que me impede de dormir tenho que me recostar na cama para conseguir dormir,agradeço a sua resposta. Os meus cumprimentos Natercia Augusto
Oi, Natercia.
Sem a consulta, fica difícil.
Provavelmente seus médicos não encontraram nada grave, por isso não solicitaram outros exames.
Analise o seu nível de estresse.
Pontadas na cabeça, com pressão arterial normal não costuma ser problema cardiológico.
Abraços.
BOA noite dotor ! quero te fazer uma pergunta to muito preocupado ! quando corro e faço forca meu coração despara muiito ! fiz examos eletro – eco cadiograma – teste de esforco e ressonacia magnetica cardiaca – e nao apresento arritimia – so que quando fix o holter meu coração foi a 187 po minuto ! e quando despara fico com falta de ar tontura ! o medico me passo um remedio sertalina pra ansiedade mais não resolveu nada ! oque pode ser !
Olá, Dione.
Com esse tanto de exames normais e a opinião do seu médico de que é Ansiedade – só pode ser isso mesmo.
Volte nele e peça para avaliar uma medicação que você se adapte melhor com ela.
Abraços.
É sempre bom manter o diálogo.
Dr minha filha tem 2 anos deu no eletro extrassístoles ventricular isoladas é grave dr tô doidinha.
Olá Dr. Leonardo! Eu adorando seu blog.. fui diagnosticada com Ansiedade Generalizada e alguns meses comecei a sentir que meu coração estava batendo errado.. fui ao cardiologista e fiz todos os exames e 30 supraventricular. O Médico me disse pra nao me preocupar e seguir a vida.. mas toda vez que sinto ele bater errado.. me causa pânico.. ai venho aqui no seu blog procurar informações e me acalmo. Muito Obrigada por ter este canal para tirar as dúvidas que as vezes não conseguimos nos consultórios.. por esquecimento. Abraço.
Obrigado, Mara.
Se seu médico disse: “O Médico me disse pra nao me preocupar e seguir a vida..” isso é ótimo.
Abraços.
Meu exame de Holter 24 horas de duas pausas uma de 2 segundos e outro de 2,1 segundos e uma extrassistole ventricular isolada será grave isso?
Veja esse artigo, Bruno.
Pausas no Holter.
Tenho extrassistoles desde pequeno’ sou ansioso. Aos 36 sofri um ataque de extrassistoles o qual jamais havia ocorrido. Fiz o holter, ecocardiograma, electrocardiograma, esteira..todos exames foram normais, porem esse incomodo deo coração da uma paradinha como secfora um soco no coração ainda me ocorre..hoje tenho 47 anos…curiosidade: desconfio que ao comer pao ou algum alimento fermentado ocorre esse desconforto
Olá, Fernandes.
Esse seu tipo de sintoma é EXTREMAMENTE comum…
Veja esses outros artigos…
– Café, Cafeína e as Extra-Sístoles… A verdade!
Sobre alimentos fermentados… é a primeira vez que vejo falar… mas cada paciente tem seus GATILHOS de extra-sístoles… Vou verificar e faço um artigo.
Obrigado.
Olá Dr. Leonardo,
Fico muito feliz pela sua resposta, e creia que voce esta me ajudando. Gostaria que todos os médicos fosse assim, explicasse os seus pacientes, talvés não estaria te incomodando tanto. Estou mais tranquila com sua explanação, vou tentar cortar a alimentação que é a minha ansiedade, e farei o possível para melhorar, mesmo porque estava me tirando a paz, no trabalho, na escola em casa,tinha medo de fazer tudo, principalmente quando ela ataca tenho medo até de ficar sozinha, as vezes ficava dias sem ir para a escola com medo. Estava me privando de muitas coisas achando que estas extrasistoles ia me matar. Creio que não sou a primeira pessoa a ficar com medo deste tipo de extra-sistoles e realmente é como o Dr. fala incomoda muito , muito muiiiiiiiittttttttooooooooo mesmo. Sou muito preocupada e anciosa mas , agora sabendo o que é, e que não mata vou procurar sair desta aflição que eu estava. Mesmo porque tenho 02 filhos e não quero que meus filhos fique como eu.
Abraços,
Que Deus te abençõe, hoje e sempre, e te dê mais e mais paciência e sabedoria para ajudar pessoas como eu.
Nadjane Menezes
Olá, Nadjane.
Fico feliz em tê-la ajudado.
Procure um auxílio de um profissional médico de sua confiança. Vai lhe ajudar bastante.
Leonardo.
boa tarde doutor leonardo eu também tenho extrassistoles fiquei apavorada não sei como reagir ainda porque o medo de morrer é muito grande queria saber se eu devo me preocupar se ela causa morte
Olá, Mônica.
Fique calma, relaxe, procure o seu cardiologista e peça ajuda psicológica, também.
Abraços.
ola nadjane!
tenho o mesmo problema que o seu . procurei um médico e ele me disse que é importante sabermos o que causa essas extra sistoles, não adianta tomarmos antiarritimicos se não soubermos a origem do problema. para uma apuração mais completa do meu caso ele pediu uma ressonancia magnetica do coração e uma cintilografia stress//repouso. converse com seu medico. fique tranquila como disse o dr. meu xara elas não matam.
espero que eu tenha ajudado.
abraço
Olá, Leonardo Xará.
Realmente, é muito importante saber a causa das arritmias – o detalhe é que muitas vezes não encontramos estas causas ou uma alteração física no nosso corpo.
O médico assistente é a melhor pessoa para decidir qual exame solicitar.
Falaremos depois sobre alguns exames do coração.
Ah, lembrando também que alguns exames de sangue são importantes na investigação da causa da extra-sístole – podemos ter algumas surpresas.
Leonardo.
ola dr Leonardo eu tenho arritimia, e tomo sotalol pois o medico desse que estou com 34% de arritmia é grave?
Dr. Leonardo, Bom Dia,
Quais são os exames de sangue importantes na investigação da causa da extra-sístole, você pode me dizer?.Ainda continuo sentindo……
Obrigada pela atenção.
Nadjane
Olá, Nadjane.
Quem poderá lhe responder melhor é o seu médico – é difícil para eu sugerir sem lhe examinar.
Converse com ele.
Abraços.
Boa tarde, Dr. Leonardo.
Há 1 ano sofro de ataques de pânico, a maioria causada por fobia social. Sentia em momentos isolados (1 vez a cada 15 dias mais ou menos) a sensação da “paradinha”, parecia que o coração subia pra garganta e na hora ficava desesperada. Em setembro do ano passado fiz ECG, Holter, T. Ergométrico e exames de sangue (tireóide, potassio e outros..), todos deram normais. Só o holter que apresentou extrassistoles supraventriculares(04). NO entanto, de lá pra cá, minha ansiedade piorou e nos momentos de ataque de pânico, quando estou com taquicardia, eu sinto a a extrassistole. Ou seja, ela se tornou mais frequente (toda semana tenho um episódio). Já senti a paradinha na academia, no meio de um exercício leve, o que me fez abandonar os exercícios físicos, fico com medo de fazer e sentir de novo/piorar. É possível que estas extrassistoles evoluam e se tornem um risco maior? Essas ocorrências demonstram que tenho o circuito elétrico propenso a outras arritmias mais graves? Sou sedentária, não fumo, não bebo e não consumo café. Tenho esofagite por refluxo e gastriste.
bom dia Dr. Leonardo, amei o seu blog, você não tem noção de como suas palavras me deixaram mais tranquila, eu sofro de sindrome do panico desde criança agora estou com 22 anos e sou muito ansiosa, faço acompanhamento com psiquiatra e faço o uso de paroxetina, eu axo que já faz mais ou menos um ano q venho sentindo extra sistoles mas não sabia o que era até ue descobri em uma comunidade do orkut e fiquei com muito medo por que vi que ela pode causar morte subita, eu passei no cardiologista a seis meses e fiz eletrocardiograma e ecocardiograma e ainda fiz uma ultra son abnominal e graças a Deus deu tudo normal mas eu não falei ao cardiologista sobre essas extra sistoles por que eu não sabia explicar direito e pq a minha preocupação maior é q eu estava com o coração acelerado, mas o diagnóstico foi sindrome do panico pq os exames estavam normais, mas as vezes eu sinto essas extra sistoles, é muito rápido mas fico com muito medo, será que devo me preocupar ou se fosse uma coisa grave teria acusado nos exames? agradeço e peço que continue com esse blog pq tenho certeza que ajudará muita gente, que Deus abençoe!
Olá, Mariana.
Desculpe a demora na resposta e obrigado pelos elogios ao blog.
Pelo que vejo, os seus médicos já vem fazendo uma ótimo acompanhamento em você e tratando-lhe de forma adequada, pois você relata que está melhorando.
Você fez todos os exames e diz que eles foram normais o que parece ter deixado o seu médico tranquilo.
A síndrome do pânico nos faz pensar que TUDO vai dar errado e que vamos morrer a qualquer momento, não é assim… Acho que deve acalmar-se e consultar os seus médicos que já vem lhe dando bastante atenção, o que é muito bom.
Fiz alguns posts sobre estes assuntos:
Panico: http://sopronocoracao.com/2012/02/02/panico-e-suas-relacoes-com-o-coracao/
Extra-sístole e morte súbita:
http://sopronocoracao.com/2012/02/14/que-sao-extra-sistoles-elas-causam-morte-subita/
Obrigado por estar lendo nosso blog.
Leonardo.
ola dr leonardo estou tomando atenolol de 25mg tres comprimidos ao dia por apresentar taquicardia mas fiz varios exames holter,esteira,ecocardiograma e tudo normal o senhor acharia certo atenolol para taquicardia? agradeco sua atencao.
Opa, Rose.
Atenolol reduz taquicardia, sim.
Veja aqui e aqui.
Abraços.
Olá Dr. Leandro…
Tenho 46 anos, tenho PVM e peso 112Kg, tenho extra sistole ventricular que em alguns momentos elas fazem um bigeminismo.
Eu gostaria de saber se PVM e obesidade podem causar estas extra sístoles.
Grato.
Olá, Luiz.
Dê uma olha no site que fiz um post com algumas dúvidas relacionads ao PVM… http://sopronocoracao.com/2012/03/02/pvm-prolapso-valvar-mitral-e-suas-consequencias/
Abraço.
Leonardo.
Olá Dr. Leandro…
Tenho 46 anos, portados de PVM e peso 112kg, tenho extra sistole ventricular que em alguns momentos ela faz um bigeminismo, Sou muito ansioso e já tive depressão, gostaria de sua orientação em questão de gravidade, o que tenho MATA?
Grato
Opa, Desculpe-me por não ter respondido à sua pergunta.
Fizemos um post sobre o PVM e suas consequências: http://sopronocoracao.com/2012/03/02/pvm-prolapso-valvar-mitral-e-suas-consequencias/
Dê uma olhada.
Abraços.
Leonardo.
Doutor, preciso de ajuda. Entre em contato comigo através do meu email que é este aqui ó; [email protected]
Preciso muito de ajuda :/ 🙁
Edson.
o CRM proibe consultas ou opiniões direta sobre o paciente.
Uso as dúvidas para orientar os artigos…
Abraços.
Boa tarde, Dr. Leonardo.
Tenho 31 anos, sexo masculino. Em novembro do ano passado ( 2011 ) tive a percepção de extra-sístole. Fiquei muito nervoso na hora, pois sou muito ansioso, e fui parar no hospital. O médico de plantão, após um eletrocardiograma, constatou uma extra-sístole. Daí por diante, cortei o consumo de álcool e café, que eu fazia com frequência. Neste tempo, consultei o cardiologista e passei por exames de Raio-X do tórax, Hemograma completo, Holter e Ecocardiograma. Em todos os exames eu tive normalidade. No período que seguiu, como eu disse, cortei o consumo de álcool e café, e ia para o trabalho caminhando, o que me dava 30 minutos por dia de caminhada. Contudo, as extra-sístoles foram diminuindo e, em quase um mês, desapareceram.
Contudo, nesta semana elas voltaram, e não passei por nenhum quadro de ansiedade. Apenas tomei mais café durante a semana e exagerei na bebida alcoólica também durante a semana e fim de semana, algo que eu não fazia mais.
A minha pergunta é se realmente pode ter sido a minha volta no exagero na ingestão de café e bebida alcoólica que tenha acarretado no retorno dos sintomas. Caso seja, estou pensando definitivamente “cortar” cafeína e álcool… parar mesmo de ingerir.
Obrigado.
Aguardo uma resposta.
Luiz Fernandes
Olá, Luiz Fernandes.
O consumo excessivo de álcool e, principalmente, da cafeína são fatores provocadores das arritmias cardíacas.
Alguns pacientes não toleram o uso destas substâncias e sentem palpitação até com café ralo.
Veja este post que trata das relações entre arritmia e alimentação:
http://sopronocoracao.com/2012/01/13/alimentacao-e-arritmia-no-coracao/
Você mesmo tem percebido que o consumo destes alimentes não tem sido algo de bom.
Grande abraço.
Leonardo.
Olá Dr. Leonardo.
Eu fui ao médico, porque havia percebido que meus batimentos cardíacos estavam diferentes, então eu fiz um eletro e através de um exame periódico, o médico diagnosticou extra sistole.
Tomo muito guaraná em pó pois estudo trabalho…durmo tarde e acordo cedo.
Isso também pode ter alterado, digo, evoluído para esse diagnóstico?
Obrigada pela atenção.
Olá, Dayse.
Veja este link: http://sopronocoracao.com/2012/01/13/alimentacao-e-arritmia-no-coracao/
Abraços.
Leonardo.
Dr. Leonardo, corrigindo, minha extra sistole é atrial. Pode falar um pouco dela?
obrigada.
Oi, Dayse.
Esqueci-me de dizer sobre a extra-sístole atrial e a ventricular.
Na verdade, não muda muito. O que muda é a origem do foco no coração onde a extra-sístole é gerada.
A extra-sístole atrial é gerada no átrio e a Ventricular nos ventrículos.
Abraços.
dr.leonardo o mes passado fiz eco ,coloquei holter e fiz teste ergometrico e nao deu nada,so no teste ergometrico eu nao consegui muita coisa porque tenho artrose no joelho direito,mas sinto o coraçao pular e da uma paradinha.sou hipertensa e tenho hipotireoidismo,sou muito ansiosa e gostaria de saber se o que sinto e grave ou pode matar.
Olá, Tereza.
Fico feliz que seus exames estejam todos dando bom resultado, isso é ótimo.
As famosas palpitações incomodam muito, principalmente as “paradinhas”… e até já escrevi um post sobre elas, as famosas pausas compensatórias…
Veja o link: http://sopronocoracao.com/2012/02/24/extra-sistoles-e-suas-temidas-pausas-compensatorias/
Quanto à morte súbita: http://sopronocoracao.com/2012/02/14/que-sao-extra-sistoles-elas-causam-morte-subita/
Veja se consigo esclarecer suas dúvidas.
Adianto-lhe que a ansiedade é uma das principais causas que provocam o aparecimento das palpitações.
Leonardo.
Boa tarde,
Tenho PVM e junto com ele as extrassistoles ventricular, sinto quase q diariamente uma ou outra, mas algumas vezes preciso correr para o PS pq elas demoram a passar. Os médicos dizem q esse tipo de arritmia se torna grave qdo se tem uma cardiopatia associada, gostaria de saber se por ter um PVM com leve regurgitação (q acredito q seja uma cardiopatia na valvula) essas extrassistoles são preocupantes. Faço uso do medicamento selozok 25 mg 2x ao dia e tenho 30 anos.
Agradeço muito a atenção e esclarecimento.