Saber se o Prolapso da válvula mitral é perigoso é a principal preocupação dos pacientes no consultório. Entenda os risco do prolapso mitral e quando preocupar.

O que é Prolapso da válvula mitral?

Fizemos um artigo completo sobre o Prolapso da valva mitral – explicamos que o prolapso é um fechamento anormal da valva mitral (a válvula que está entre o ventrículo e átrio esquerdos)… o fechamento desta válvula é ligeiramente “para dentro” do átrio esquerdo. (3)

Leia o artigo principal sobre

Prolapso da válvula mitral é perigoso?

No geral, o prolapso da valva mitral não é perigoso. A maioria dos pacientes com prolapso mitral são assintomáticos e nada sentem durante toda a vida.

Muitos pacientes tem sintomas de ansiedade e síndrome do pânico que imitam ou confundem-se com sintomas de prolapso da valva mitral.

O diagnóstico de prolapso mitral

Na maioria das vezes, o diagnóstico do prolapso valvar mitral é feito na consulta cardiológica e pelo ecocardiograma.

O prolapso no Ecocardiograma:

No ecocardiograma, o prolapso de uma ou ambas as cúspides de pelo menos 2 mm é o critérios diagnóstico clássico.

Quando o Prolapso da válvula mitral é perigoso?

Já vimos que a maioria dos pacientes com prolapso da válvula mitral é assintomática e sem perigos.

Mas quando alguns sinais aparecem, pode se tornar perigoso.

Prolapso da válvula mitral é perigoso: sinais primários

O prolapso valvar mitral evolui de forma benigna, mas quando aparecem os sinais primários, as coisas mudam.

São eles:

Prolapso da válvula mitral é perigoso: sinais secundários

Outros sinais de que o prolapso pode ter uma evolução desfavorável e precisar de tratamento são:

Sobrevida após diagnóstico de prolapso

Quando se faz o diagnóstico de prolapso da valva mitral, deve-se ficar atento aos fatores primários e fatores secundários do prolapso que influenciam na sobrevida dos pacientes.

A melhor sobrevida do prolapso:

São os pacientes sem nenhum fator seja primário ou secundário.

Sobrevida do prolapso intermediária:

Não há fatores de risco primário, mas existem dois ou mais fatores de risco secundários. Um prognóstico intermediário.

Pior sobrevida do prolapso:

A pior sobrevida é quando o paciente tem pelo menos um fator primário.

Como é o seu prolapso?

Deixe nos comentários a sua dúvida e ajude a enriquecer esse artigo.