Arritmia ventricular é um tipo de arritmia que assusta aos pacientes. A dúvida deste artigo é: posso me aposentar por ter esta Arritmia?
Pergunte ao Cardiologista!
Dr. Eu Tenho arritmias ventriculares a mínimos esforços? Posso aposentar pelo INSS? Elas estão na lista de doenças grave do INSS?
Leitora do Blog
O que é uma Arritmia ventricular?
A arritmia ocorre quando o coração sai do seu ritmo normal.
A arrit. ventricular é uma arritmia que tem origem nos ventrículos. Diferente da arritmia supraventricular que tem origem nos átrios.
Arritmia ventricular são grave?
A arritmia poderá ser grave nas seguintes condições:
- Quando a fração de ejeção do seu coração estiver reduzida: Fração de ejeção vista no Ecocardiograma estiver baixa, muito baixa.
- Quando a arritmia for longa (taquicardia ventricular), mais que um minuto ou que lhe provoque sintomas de tonturas e desmaios.
- Quando ocorrem com muita frequência: mais que 30% dos batimentos cardíacos.
Arritmia Ventricular – Como descobrir a minha Fração de ejeção?
A fração de ejeção é descoberta ao se fazer um ecocardiograma transtorácico, que é rotineiramente solicitado pelos cardiologistas. Também conhecido como Ecodopplercardiograma ou simplesmente ecocardiograma.
A fração de ejeção normal é acima de 52%, acima disso, está normal.
Quando uma arritmia cardíaca “é longa”?
As arritmias ventriculares são “longas” quando ocorrem mais que três batimentos, ou três extrassístoles seguidas e sequenciais. Nesse caso, Acima de três extrassístoles seguidas: chama-se Taquicardia Ventricular.
Se esta taquicardia ventricular durar mais que 30 segundos ou provocar sintomas de tontura ou desmaio – ela é grave.
O que é Taquicardia ventricular?
Taquicardia ventricular é um ritmo cardíaco iniciado nos ventrículos (câmaras inferiores do coração) e produz uma frequência cardíaca de pelo menos 120 batimentos por minuto (a frequência cardíaca normal costuma ser de 60 a 100 batimentos por minuto). Manual MSD
Quando ocorrem muitas Arritmias ventriculares:
O holter de 24 horas é o exame que avalia as Arritmias cardíacas. Nele, nota-se o termo Extrassístoles ventriculares. A arritmia cardíaca ventricular é problemática quando esse número for maior que 30% do número de batimentos cardíacos.
Mas vamos acalmar: Problemática não quer dizer que você terá uma morte súbita. É simplesmente a necessidade de fazer um tratamento com o cardiologista.
Arritmia ventricular dá direito a aposentadoria pelo INSS?
Depende: Sendo longa, causar desmaios e se você tiver fração de ejeção muito baixa (abaixo de 30%) – muito provavelmente terá direito a aposentadoria.
Se a arritmia são somente extrassístoles: não costuma dar direito a benefício pelo INSS.
Está na dúvida?
Deixe o seu comentário.