google.com, pub-4379855849485668, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Bloqueio átrio-ventricular de Primeiro Grau (BAV primeiro grau – BAV 1o. grau) é uma das formas de bloqueio cardíaco mais frequentes vistas no eletrocardiograma. Aprenda tudo sobre esta alteração no ECG.

Bloqueio Átrio-Ventricular de Primeiro Grau

Algumas pessoas nascem com bloqueio cardíaco (congênita), enquanto outros desenvolvê-lo durante suas vidas (adquirida). bloqueio cardíaco adquirido é mais comum do bloqueio cardíaco congênito.

Os três tipos de bloqueio cardíaco são primeiro grau, segundo grau e terceiro grau. Primeiro grau é o menos grave, e terceiro grau é o mais grave. Isto é verdade tanto para bloqueio cardíaco congênito e adquirido.

Leia também sobre:

Bloqueio cardíaco de Primeiro Grau – O que é?

No bloqueio átrio-ventricular de primeiro grau, os sinais elétricos do coração são retardados no trajeto dos átrios para os ventrículos (câmaras superiores e inferiores do coração, respectivamente). Isso resulta em uma linha mais longa, mais plana entre o P e as ondas R do ECG (eletrocardiograma). ((Types of Heart Block))

O bloqueio átrio-ventricular de primeiro grau não causa qualquer sintoma e também não necessitam qualquer tipo de tratamento.

Bloqueio Átrio-Ventricular Primeiro Grau 2

ECG com Intervalo PR aumentado:

Muitas vezes, a conclusão do Eletrocardiograma descreve o termo Intervalo PR aumentado ou Aumento no PRi e os pacientes ficam com muitas dúvidas.

Mas o Intervalo PR aumentado é a descrição técnica do Bloqueio átrio-ventricular de primeiro grau. ((LifeSavers))

Qual é o Intervalo PR normal?

Muitos Cardiologistas descrevem o número do Intervalo PR no laudo do eletrocardiograma e outros se limitam a dizer que ele está normal, rápido (W-P-W – e síndromes de pré-excitação) ou aumentado (bloqueio átrio-ventricular).

O valor normal do Intervalo PR oscila entre 0,12 segundos e 0,20 segundos (ou 12ms até 20ms).

Quando o Intervalo PR está acima de 0,20 segundos, você tem um Bloqueio Átrio-ventricular de primeiro grau.

Leia também:


Causas do Bloqueio átrio-ventricular de Primeiro Grau:

Na grande maioria das vezes, o bloqueio átrio-ventricular de primeiro grau não tem uma causa específica. Normalmente, é um problema elétrico na condução do impulso elétrico vindo do nó sinusal até o nó átrio-ventricular.

Há uma lentificação na passagem do estímulo elétrico nesse trajeto da estimulação cardíaca normal. Essa alteração pode ser congênita (estando presente desde o nascimento) ou adquirida.

Medicamentos que Causam Bloqueio átrio-ventricular de Primeiro Grau

Alguns medicamentos provocam o bloqueio átrio-ventricular de primeiro grau:

  • Beta-bloqueadores
    • atenolol
    • metoprolol
    • propranolol
    • bisoprolol
    • carvedilol
  • Anti-arrítmicos
  • Colírios para Catarata (alguns)

Tenho Bloqueio AV de Primeiro grau – Medicações podem aumentá-lo?

Se você já tiver o Bloqueio átrio-ventricular de Primeiro Grau, pode ser que os medicamentos listados acima aumente (um pouco) o tamanho do seu bloqueio, mas essa alteração não costuma ser perigosa e nem tampouco causar algum sintoma em você.

Devo suspender os Medicamentos que Causam Bloqueio AV de Primeiro grau?

Mesmo que você tenha desenvolvido o Bloqueio átrio-ventricular de Primeiro Grau após iniciar alguma medicação, você não deve se preocupar. Seu médico saberá o momento de suspender e se será, mesmo, necessário suspender a sua medicação.

Mas não há necessidade de suspensão da medicação que está em uso somente por causa do Bloqueio átrio-ventricular de Primeiro Grau.

Bloqueio átrio-ventricular de Primeiro Grau – Sintomas

O Bloqueio Átrio-Ventricular Primeiro Grau não provoca nenhum sintoma nos pacientes. Não há tontura, falta de ar, cansaço – absolutamente nada.

Bloqueio átrio-ventricular de Primeiro Grau – Como Prevenir?

Não existe uma forma de prevenir o Bloqueio Átrio-Ventricular de Primeiro Grau, pois ele ocorre espontaneamente, e não há nenhuma ação que você possa fazer para prevenir o seu aparecimento.

Bloqueio átrio-ventricular de Primeiro Grau – Riscos

Não há nenhum risco associado à presença de bloqueio átrio-ventricular de primeiro grau no seu eletrocardiograma. Normalmente, pacientes que tem o BAV de 1o. grau no eletrocardiograma permanecem assim por toda a vida, sem qualquer outra complicação ou aparecimento de sintomas.

Bloqueio átrio-ventricular de Primeiro Grau – Como Tratar?

Como o bloqueio átrio-ventricular de primeiro grau não causa nenhum sintoma, não antecipa problemas cardiológicos e nem leva à morte, não há um tratamento específico para ele.

Fique tranquilo e continue seguindo as orientações do seu médico.

Bloqueio átrio-ventricular de Primeiro Grau – É grave?

Não, bloqueio átrio-ventricular de primeiro grau não é grave e nem merece/precisa de tratamento.

Leia também sobre:

Leia também: