Falta de Ar após Infarto do Miocárdio é uma situação que assusta muitos pacientes! Em muitos casos o médico precisa agira rapidamente para devolver a qualidade de vida do paciente!
Pergunte ao Cardiologista:
A dúvida de hoje é da Luana, feita nesse artigo:
Olá bom dia.
Meu pai infartou a um ano atrás, desde então sua vida nunca mais foi a mesma. Ele fez todos os procedimentos feito quando uma pessoa infarta mais ele teve q colocar o marca-passo.Mais ele não consegue nem amarrar o tênis que sente um uma falta de ar e se sente muito cansado. O medico já até trocou o remédio dele. Mesmo assim não melhorou. Ontem ele foi fazer o teste ergométrico e não consegui realizar pois sentiu muita dor no braço, e dor no peito O médico disse q ele teve também Arritmia cardíaca.
Ele terá que fazer o cateterismo cardíaco novamente. No caso dele será que ainda é grave? E ele pode fazer esse exame sem correr nenhum risco?
Desde já obrigado! (Luana)
Qual é a Dúvida?
O comentário da Luana é cheio de dúvidas e é assim mesmo que os pacientes ficam após sofrerem um infarto. Muda a vida da família inteira.
- Por que há falta de ar após infarto.
- Falta de Ar após Infarto do Miocárdio! É grave?
Por que ocorre Falta de Ar após o Infarto?
O infarto do miocárdio (Ataque cardíaco) é uma situação grave que pode levar a uma insuficiência cardíaca e uma redução da fração de ejeção (ao ecocardiograma).
O infarto do miocárdio pode ter como consequência uma série de situações:
- O paciente foi tratado rapidamente e não ficou nenhuma sequela: A falta de ar é improvável.
- O paciente demorou para ser tratado e ficou sequela (insuficiência cardíaca): A falta de ar é possível.
- O paciente não foi tratado e ficou com insuficiência cardíaca grave: A falta de ar é BASTANTE provável.
Nas situações 2 e 3 acima, após o infarto, o paciente passou a ter insuficiência cardíaca, que é quando o coração é incapaz de bombear sangue adequadamente – e isso leva a falta de ar.
Falta de Ar após Infarto do Miocárdio! É grave?
Normalmente, quando o paciente tem falta de ar após infarto do miocárdio, há necessidade de tratamento médico intensivo.
Falta de Ar após Infarto do Miocárdio! É grave? Enfim, a resposta é SIM, mas é possível que o seu médico faça ajustes nas medicações para que você fique bem.
Qual a fração de ejeção após o infarto do miocárdio?
A principal pergunta que deve ser feita pelos médicos é: Qual a fração de Ejeção (no ecocardiograma)? A fração de ejeção é o principal parâmetro para avaliar a causa da falta de ar do paciente.
Valores de fração de ejeção baixos: Menores que 30% são mais graves e à medida que o número aumenta, o paciente fica melhor.
A falta de Ar e a Função Diastólica:
O ecocardiograma também é capaz de avaliar a função diastólica do ventrículo, que é um parâmetro muito importante para justificar (ou afastar) a causa a falta de ar.
Quando um novo cateterismo é necessário?
Normalmente, o médico solicita um novo cateterismo cardíaco quando ele suspeita que tenha uma obstrução em uma das outras artérias coronárias do paciente. ((Heart.org))
Nesse caso, pode ser possível que o cateterismo revele a necessidade de se fazer uma Angioplastia ou uma Ponte de safena.
Cateterismo é perigoso?
Normalmente, não. Claro que é um exame complexo, mas não é tido como perigoso a ponto de assustar aos pacientes.
Alguma outra dúvida?
Se vocês tem alguma outra dúvida, deixe nos comentários.