Você tem Forame Oval Patente? Um buraco em seu coração parece ser a própria definição de um “problema”. Entretanto, mais de um quarto da população tem um buraquinho, e que, na maioria das vezes, não causa efeitos adversos para a saúde. Conheça o FOP – forame oval patente e o que ele causa de mal à sua saúde!
Na verdade, a grande maioria dos afetados nem sequer sabem que tem o “tal do buraco”.
O que é Septo Interatrial?
Vou falar um pouco de anatomia cardíaca para você entender melhor o seu coração. O coração possui 4 câmaras: Dois átrios (câmaras superiores) e Dois Ventrículos.(câmaras inferiores), Entre os dois átrios, há o septo interatrial e entre os dois ventrículos, há o septo interventricular.
Os defeitos do Septo Interatrial:
- Comunicação interatrial
- Forame oval patente (você está aqui)
- Aneurisma do septo interatrial.
Os defeitos do Septo Interventricular:
Os defeitos do Septo Interventricular principais são a Comunicação interventricular e a Hipertrofia septal assimétrica (uma miocardiopatia). Ambos serão tratados em outros artigos.
Existe Buraco no coração?
Sim, existe o chamado FURO NO CORAÇÃO ou BURACO NO CORAÇÃO. Como vimos, em se tratando da estrutura que divide os átrios (o septo interatrial), há dois tipos de buracos no coração:
- O chamado de defeito do septo atrial (DSA) ou Comunicação interatrial (CIA), e o outro é
- O forame oval patente (FOP).
Embora ambos sejam furos na parede do tecido (septo interatrial) entre o átrio esquerdo e o átrio direito, suas causas são bastante diferentes.
Um Defeito do septo atrial é uma falha no tecido septal que se forma entre os átrios e, como tal, é considerado um defeito congênito do coração, uma doença do nascimento. Geralmente, um buraco do tipo CIA é maior que o buraco do FOP. Quanto maior for o buraco, mais provavelmente haverá sintomas. ((Holes of the Heart))
O que é Forame Oval?
Durante a circulação fetal, antes do nascimento: O forame oval é um orifício na parede entre os átrios esquerdo e direito que existe em cada feto humano.
O forame oval (este buraco) permite ao sangue ignorar os pulmões do feto, que não podem funcionar até serem expostos ao ar (após o primeiro choro). Quando um recém-nascido nasce e respira pela primeira vez, o forame oval se fecha, e dentro de alguns meses fecha completamente em cerca de 75 por cento das pessoas.
O que é Forame Oval Patente?
APÓS o nascimento: Quando o forame oval permanece aberto, é chamado de forame oval patente, aberto ou forame oval permeável. Para a grande maioria das pessoas com um FOP, não há um problema, mesmo que o sangue esteja vazando do átrio direito para a esquerda (mesmo que haja um “shunt” – que é a expressão, em inglês, utilizada no ecocardiograma transtorácico).
Forame Oval Patente e Coágulos Sanguíneos
O forame oval patente (FOP) podem levar a problemas quando o sangue que passa do átrio direito para o átrio esquerdo contém um coágulo sanguíneo.
“Os coágulos sanguíneos se formam nas nossas veias o tempo todo. Estes são pequenos coágulos de sangue de apenas alguns milímetros que viajam de todo o corpo para a veia cava onde eles entram na câmara superior direita do coração (no átrio direito)”
Dr. David Thaler, professor associado de neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade Tufts, Boston.
Quando chegam ao átrio direito, esses pequenos coágulos são bombeados para o ventrículo direito, e depois, vão para os pulmões. Estes pequenos coágulos sanguíneos (chamados individualmente de trombo venoso) são filtrados pelos pequenos capilares nos pulmões; Logo após, o sangue recém-oxigenado entra no átrio esquerdo, e depois no ventrículo esquerdo. Do ventrículo esquerdo, o sangue é bombeado para os milhares de vasos sanguíneos que levam oxigênio e nutrientes para cada célula em nossos corpos.
Quando o FOP é um Problema?
O grande problema do FOP é quando um coágulo passa do átrio direito para o átrio esquerdo e, depois, é enviado para o cérebro.
“Nossos pulmões normalmente filtram esses pequenos coágulos, mas um trombo de 2 mm no cérebro pode causar verdadeiros estragos“, disse Thaler.
Isso pode acontecer quando alguém tem um FOP ou CIA.
FOP e o risco de AVC (Derrame) – entenda!
“Os FOP’s não causam acidentes vasculares cerebrais, mas, na verdade, eles fornecem um portal através do qual um trombo pode passar do lado direito para o lado esquerdo da circulação“.
Se um coágulo passa do átrio direito para o átrio esquerdo, à medida que ele sai do coração, ele pode circular para o cérebro e causar acidente vascular cerebral ou AIT (ataque isquêmico transitório).
Falando estatisticamente, as chances deste acontecimento são baixas, mas pode acontecer. Mas o problema maior está no problema do paciente formar vários coágulos que transitam pela circulação.
Forame Oval Patente – Como diagnosticar?
Raramente um médico solicita um exame, em um paciente saudável, com o objetivo de encontrar um FOP – foram oval patente.
Assim, descobrir um FOP não é uma tarefa fácil, a menos que um paciente esteja tendo sintomas como:
- enxaquecas graves,
- AIT (Ataque isquêmico transitório) ou
- Acidente vascular cerebral.
O Forame oval patente é diagnosticado com um ecocardiograma . Um ecocardiograma, também chamado de eco-doppler-cardiograma, ou simplesmente eco, cria uma imagem do coração usando ultra-som.
FOP tem prevalência alta!
Embora a prevalência de FOP seja de cerca de 25 por cento na população em geral, essa prevalência aumenta para cerca de 40 a 50 por cento em pacientes com AVC de causa desconhecida, conhecido como AVC criptogênico.
Isto é especialmente verdade em pacientes que tiveram um AVC antes dos 55 anos. Em alguns casos, o FOP está associado com outra condição, como a fibrilação atrial, onde ambas contribuem para aumentar o risco de acidente vascular cerebral.
Tive AVC, posso ter FOP?
Para os pacientes sobreviventes de um AVC e que não têm uma causa definitiva do acidente vascular cerebral, sugere-se uma consulta com seu neurologista para discutir a possibilidade de FOP.
“Há muitas causas de acidente vascular cerebral e os AVC’s causados por forame Oval patente são uma parcela muito pequena.”, disse o Dr. O’Gara.
http://sopronocoracao.com/quando-operar-o-forame-oval-patente/
Como tratar o Forame Oval Patente?
Na grande maioria das vezes, o Forame Oval Patente não necessita de tratamento, diferente da CIA – Comunicação interatrial.
“O maior mito sobre PFOs é que eles devem ser fechados. A grande maioria deles não requer nenhum tratamento “, disse o Dr. O’Gara.
Essa informação alivia muitos pacientes e os deixa mais calmos.
“Se alguém tem um FOP que está relacionado aos sintomas, eles podem ser tratados com aspirina, varfarina ou fechamento do cateter, dependendo das circunstâncias”.
Medicamentos fecham o Forame Oval Patente?
Não, claro que não! As drogas não fecham o buraco, então o objetivo do tratamento de drogas é evitar que um coágulo se forme.
Nada irá fechá-lo, exceto a cirurgia cardíaca aberta ou um dispositivo de fechamento colocado por um cateter pela virilha.
http://sopronocoracao.com/quando-operar-o-forame-oval-patente/
Posso tratar o FOP sem abrir o meu peito?
Nos EUA, até recentemente, não havia dispositivos de fechamento de cateter aprovados pelo FDA (ANVISA dos EUA) projetados para FOP.
A FDA aprovou um dispositivo para pacientes que tiveram um acidente vascular cerebral que se acredita ser causado por um FOP, o que reduz o risco de outro acidente vascular cerebral. ((Patent foramen Oval)).
Você tem FOP? Como descobriu? O que seu médico lhe disse?
Conte-nos! Deixe a sua experiência e ajude aos demais pacientes.
Abraços.
Tive Paralisia do lado esquerdo do corpo por duas vezes, em 2014 e agora 2017 , como Essa Paralisia Durou apenas alguns Segundos, o Medico atribuiu a um coagulo que passou Pelo cerebro Aptos exame transesofagico, constatou o Forame oval patente, estao estudando a possibilidade de cirurgia atraves de cateter.
Ricardo.
A dúvida sempre ficará na cabeça dos médicos.
Seus sintomas podem ou não ser devido ao FOP.
Conte-nos o que aconteceu.
Abraços.
Descobri recentemente que tenho forame, estou assustada, o médico cardiologista falou que não oferece perigo e não preciso me preocupar.
Bom dia, tive um AVCI no lobo occipital e perdi 50% da visão periférica. Após exames foi descoberto o FOP aberto. Foi fechado mas a sequela da visão continua. Pelo que entendi é permanente. Gostaria de saber se há relatos de recuperação visual após AVCI no lobo occipital.
Dr, Sou H, 45 anos, fui sedentárip até os 44a. Fumante. Tive um episódio de FA (03 meses atrás). Logo, iniciei com Succinato de Metropolol 25mg 02 Comp (01M/01N). Fiz o Eco e indicou Aneurisma do Septo interatrial com FOP. E uma obs que diz que é do esquerdo (dois furos) para o direito. E, pelo que estou lendo, fala-se sempre do direito para o esquerdo. Qual a diferença? Ah, e sempre uma dorzinha de cabeça, após começar a medicação. Fazer musculação, ainda é possível?
Grato pelo teu site!
Descobri recentemente esse problema fiquei internada tomando medicação sinto dores tórax perto do peito como se tivesse inflamado e não costa sinto cólicas, tenho consulta com cardio vascular para a cirurgia , não consigo fazer nada ,nem andar direto fico com falta de ar ,não vejo a hora de ter minha vida de volta .
Suelen.
Descobri esse problema ontem (24/11/2021).
Fazendo exames para investigar sequelas do Covid. Devido a minha falta de (ar, fadiga) ao tentar realizar atividade física, minha cardiologista solicitou um ecocardiograma com doppler.
Tive um AIT com 49 anos sem saber o motivo,depois de o exame endosofagico descobriu o FOP,em seguida fiz o exame de microbolhas e descobriu que passava, então passei pelo processo de fechamento do FOP,foi pela virilha,estou excelente.
Tudo começou no dia 06/05/2017 acordei com uma dor na perna muito forte, tomei um banho e fui trabalhar na hora que entrei no carro quando pisei na embreagem não aguentei a dor, na hora eu falei tô com trombose, mas mesmo assim fui trabalhar, trabalho em hospital, cheguei mancando com a perna esquerda e muito cansaço,mas mesmo assim continuei trabalhando,quando foi umas 09:00 meu tornozelo e pé foi ficando gelado, a dor só foi piorando, quando deu meu horário para ir embora não tinha condições de dirigir, deixei meu carro é um amigo me deixou no hospital, passei com a médica e ela sem acreditar na minha suspeita, virei p ela é disse não quero atestado, eu ja trabalhei hoje, ela pediu os exames de sangue, eletro e um usg doppler, depois do usg veio o diagnóstico obstrução arterial,aí sim a médica concordou que minha perna estava gelada só depois do diagnóstico, ai começou a procura o que foi que causou essa obstrução, não tenho casos na família, não bebo não fumo meus exames de sangue tudo normal até mesmo o dimero D, passei com o vascular que pediu uma série de exames de sangue, Holter angiotomo de MMII, todos os exames normais exceto a angiotomo, quase perdi a perna esquerda, só não perdi porque as veias fez o trabalho da arteria de levar o sangue, procurei o cardiologista pediu vários exames de sangue e outro Holter tudo normal,ele me orientou continuar tomando o marevan e me liberou dizendo que eu não tinha nada, mas que deveria continuar com o remédio, graças a um médico do PS que passei no dia 18/09/2017 que não se conformou que eu tomava marevan sem ter teoricamente nada ele fez um pedido de um exame chamado eco trans esofágico, foi o único exame que mostrou o que eu tenho que é o forame oval patente, durante o exame deu refluxo e micro bolhas voltando para o átrio esquerdo, vou fazer minha cirurgia agora em fevereiro de 2018, mas até fechar o meu diagnóstico foi uma espera muito grande, eu andava passando mal desde de 2013 procurei dois cardiologista fiz meus exames e tudo normal, tenho que agradecer muito ao meu Criador por não ter tido um AVC,um amigo que trabalhou comigo teve um AVC em 2010 e o outro em 2013, só em 2013 que descobriram o FOP dele. Depois da obstrução na perna 4 dias depois passei mal e fui no PS a médica que me atendeu disse que eu não tinha nada e ainda falou que eu estava com crise de ansiedade, a a ansiedade foi tanta que vou operar o coração, muitos médicos despreparados e com total descaso.
Tatiana. Já vi situações como a sua.
o FOP deve ser investigado em todo paciente com AVC.
A trombose é uma situação diferente, principalmente a trombose venosa.
Se você vai operar o coração, imagino que o médico entendeu que o seu FOP pode causar um AVC, pelo seu risco e pelas tromboses.
Desejo-lhe melhoras.
Abraços.
Minha netinha de 3 anos fez um ecocardiograma e foi constatado fop .estamos apavorados o que fazer???devemos procurar um especialista??
Deve procurar, mas RELAXA.
RELAXE mesmo.
Nada!
Fiz o ecocardiograma e constatou o Fop. Sinto tontura, dor no peito, cansaço.
Qual o procedimento?
Tenho fop após a eco e uma gravata no jiu leve fiquei com um AVCi
Vamos tratar o POP e não ter ideia de ter sido uma estrangulamenor errado
Darci.
Um golpe como a gravata pode causar o AVC por causa do estrangulamento e falta de oxigenação.
Difícil dizer que é por causa do FOP.
Dê notícias.
Abraços.
Gostaria de saber se o fop. Da falta de ar pois estou aguardando o procedimento para fechar o buraco que tenho no coração. Pois tenho sentindo muita falta de ar a minha pressão oxila muito qdo ela abaixa vem a falta de ar. Gostaria de saber se e devido a esse problema que tenho. Só não fiz a cirurgia ainda por causa dessa pandemia.
Elenizia.
Fechamento de buraco pode ser duas coisas, normalmente:
– CIA – comunicação interatrial
– CIV – comunicação interventricular – raramente necessita fechar.
– FOP – forame oval patente – raramente, muitíssimo raramente, precisa fechar.
Então, o seu deve / deve / deve ser o CIA… confirma?
Se for, leia aqui.
Abraços.
Boa tarde dr descobrir recentemente que tenho fop,não tenho sintomas. Mas foi desesperador pra mim pois na chegada do exame uma estagiárias que me atendeu logo ela disse que eu tinha um buraco no coração sem neim ter me explicado direito,nossa entrei em desespero pq eu pensei logo nas minhas filhas “pronto vou morre e deixar minhas filhas sozinhas”!
Mas aí quando o médico chego e me disse realmente o se tratava aí fiquei mas calma.
Diagnóstico feito pelo eco e agora tô na luta de marca uma trans esofágica! Pra mim poder saber se vou fazer algum procedimento, tou torcendo que não seja preciso.
Pois sinto muito medo de fazer esses procedimentos ainda mas no coração!
Aos 33 anos, com perda dos reflexos direito, fala arrastada, indas e vindas aos prontos socorros da minha cidade por 4 dias consecutivos. Todos os médicos ignoravam meu relato. Até, que no 5° dia eu fui em outro pronto atendimento e falei para a médica que eu estava tendo um AVC/AIT. Confirmado, fui internada por essa médica que viu meu desespero e nos exames ecotransofágico descobri o FOP. Eu apresento crises desde os meus 14 anos, com fortes dores abdominais seguidas de desmaios. Porém, nunca soube oque eu tinha. Hoje me trato com anticoagulantes.
Eu tenho um fop,meu médico disse que é pequeno e que é pra mim ficar tranquila mais mesmo assim fico preocupada ,sinto dores nas costas do lado esquerdo diariamente não passa com nada durmo e acordo com a mesma dor e dores de cabeça tbm meu coração vive acelerando do nada derrepente sinto as batidas mais fortes por segundos e logo volta a normal dá muito medo.
Ana.
Fique tranquila.
Abraços.
Tenho aneurisma de septo interatrial com shunt moderado. Eu tive vários episódios de AIT. O que ouvi do cardiologista? Não há o que fazer: chame o SAMU! …Resumo: a medicina brasileira é decepcionante!
Eu passei mal uma vida toda. Tive vários desmaios, dormência, ausência de consciência, falta de ar, cansaço desde criança. Aos 33 anos descubro isso e o médico diz: chame o SAMU.
Que tristeza isso!
O pior: se ele me julga normal, porque as pessoas não me aceitam assim no serviço?
Por que não posso fazer academia?
Eu não quero uma vida pela metade. As vezes penso que estou condenada nesse corpo. É cruel ser ignorada pelos médicos. Se não há risco eu quero viver sem esses sintomas!
Quero um remédio ou qualquer coisa que me faça ser normal.
Lamento sua situação, Michele
Respondi sua dúvida.
Abraços.
Descobri um FOP investigando uma alteração de eletrocardiograma, depois um BRE induzido pelo esforço no holter e no teste ergométrico e o FOP apareceu numa angioTC coronárias por acaso. Aí fiz o transesofagico com microbolhas e diagnosticou o FOP, ainda nao discuti com o médico sobre a conduta, mas tenho medo, pois tomo anticoncepcional Diane 35 há 15 anos seguidos.
Patrícia.
Normalmente e assim: ENCONTRA-SE POR ACASO o Forame oval patente.
Raramente se indica cirurgia.
Abraos.
Bom dia. Devido a dores constantes no peito esquerdo procurei um cardiologista e este, através do ecocardiograma, detectou o FOP. Disse para eu não me preocupar e pediu para manter uma vida saudávele fazer controle anual. Por um lado fiquei tranquila com a orientação dele, mas por outro fiquei preocupada porque as minhas dores são constantes, às vezes tenho dormência no braço esquerdo, tenho enxaqueca com aura e, há 2 anos, apareceu uma mancha roxa no meu seio esquerdo. O que devo fazer?
Mônica
Nenhum dos seus sintomas tem relação com FOP. Tranquilize-se, mesmo.
Abraços.
Estou aguardando a minha resposta doutor
Respondi, Elenizia.
Mas informe-me qual é o problema que você refere que precisa ser fechado.
Obrigado.
Meu filho , com 22 anos teve um avc , que se complicou no hospital , teve que fazer uma cirurgia de hidrocefalia , quase perdi meu filho . Os médicos começaram a pesquisar o que causou o avc , e descobriram o problema cardiaco , um buraco na válvula , desde então não tenho sossego , pois tenho muito medo de um novo AVC , tá usado anti coagulante , mas a situação é angustiante , alguém pode nos ajudar ?
Tive 2 AITs rápidos, de alguns minutos. Fiz o exame (ecocardiograma transesofágico com dopler colorido….) hoje, 10/08/2018. Diagnóstico: “forame oval patente com shunt bidirecional”. Tenho tb “însuficiência de grau mínimo” da valva mitral, assim como “insuficiência de grau mínimo” da valva tricúspide. Vou levar exame ao meu médico, prá ver o que ele diz. Depois conto. Abraço!
Respondi sua dúvida.
Obrigado pela participação.
descobri o FOP apos ter um AVC isquemico aos 39 anos, meu medico optou por nao operar, e tomo anticoagulante, gostaria de saber se nao ha nenhuma chance do FOP fechar sem a cirurgia
Atualizei com sua dúvida, Solange.
Abraços
Muito boa a matéria! Eu tenho, só que o meu não oferece perigo, segundo o médico, que fez o teste disse q a comunicação é bem pequena , graças a Deus, mas passei 3 dias internada por paresia do lado direito
Exatamente, Adriana.
Raramente tem probelma.
Abraços.
FIO medindo 2mm precisa de tratamento?
Respondi, Maria.
Minha filha tem 3 anos tem 1mm preciso me preocupar ela na fase adulta ?
Olá, Ricardo.
Não, não precisa, pois deve desaparecer rapidinho (vamos torcer).
Basta acompanhar com o ecocardiograma.
Abraços.
Olá. Tenho FOP já diagnosticado pelo meu cardiologista, há 2 anos estou em avaliação p fazer o fechamento, pq tive pelo menos 3 episódios de AITs. Tenho tbm arritmia, colesterol e triglicérideos. Tbm tive covid início de 2021 o que atrasou a função de fazer a oclusão. Mas graças a Deus agora estou na etapa final p marcar o cateterismo. Na hora da oclusão pode dar alguma complicação? Quais? Grata!!
Fiz encerramento de FOP, passado uma semana entrei em fibrilhação auricular….pode estar relacionado com o procedimento que fiz ???
Tive um AVC isquêmico sem causa, o cardiologista indicou o fechamento do FOP como forma de prevenção de novo AVC. , tem como a prótese se soltar como tempo?.
Tenho apenas 38 anos e saber que posso viver mais 40 com a prótese dentro do coração me deixa com muito medo.