As extrassístoles ventriculares é um tipo de Arritmia cardíaca que incomoda muitos pacientes, seja por palpitações, seja pelo medo de uma morte súbita cardíaca. Será possível? Eu posso Morrer por uma Morte súbita cardíaca?
Sou Dr. Leonardo Alves, médico cardiologista. Deixe sua pergunta nos comentários, ou aqui!.
As extrassístoles ventriculares são uma aviso de que arritmias cardíacas ventriculares mais graves estão por vir? Quais as Causas de Morte Súbita Cardíaca? Extrassístoles causam morte súbita?
Melhor Monitor de Pressão Arterial: de braço? Veja, neste link, minha indicação! Compre na Amazon.
O quê são extrassístoles?
As extrassístoles são um tipo de arritmia cardíaca muito frequente que incomodam muito os pacientes, causando-lhes palpitação e tornando a vida de muitos quase insuportável.
Confira esse artigo e leia um pouco mais sobre as Extrassístoles e suas palpitações.
Hoje, vamos descreveu um poucos sobre a Morte Súbita Cardíaca e você saberá se as extrassístoles causam morte súbita.
Se Você não tem um Medidor de pressão arterial? Está na hora de adquirir um! São práticos, fáceis de usar, ajudam a Monitorar a sua pressão arterial em casa e você ainda ajuda seu médico no controle da pressão alta. Veja a lista TOP-10 Medidores de pressão arterial.
O quê Morte Súbita Cardíaca?
A morte súbita cardíaca é o termo que descreve uma morte inesperada natural a partir de uma causa cardíaca dentro de um curto período de tempo, geralmente ≤1 hora a partir do início dos sintomas, em uma pessoa sem qualquer condição prévia de que sugira ser fatal ((Engelstein ED, Zipes DP. Sudden cardiac death. In: Alexander RW, Schlant RC, Fuster V, eds. The Heart, Arteries and Veins)) ((Cardiac arrest and sudden death. In: Braunwald E, ed. Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine))
Normalmente, a morte súbita é muitas vezes atribuída a uma arritmia cardíaca, mas isso nem sempre é verdade e em cerda de 40% das vezes, não é possível determinar a causa, principalmente com os exames disponíveis atualmente, como Holter 24horas e o monitoramento de cardioversores-desfibriladores implantáveis (CDI).
Apenas um ECG ou um eletrocardiograma ventricular gravado a partir de um dispositivo implantado no momento da morte pode fornecer informações definitivas se a causa da morte súbita foi devido a uma arritmia cardíaca.
Lista dos Aparelhos de pressão automático para sua compra.
- Monitor De Pressão Arterial Elite+ Hem-7320-Br, Omron
- Monitor de Pressão Arterial Control+ Hem-7122, Omron
- Aparelho De Pressão Digital HEM-7156T com Bluetooth, Omron
- Aparelho de Pressão Digital BP3AA1, G-Tech, Multicor
Qual o Tamanho do problema Morte Súbita?
Morte cardíaca súbita varia de acordo com o local onde ela é estudada:
- Nos Estados Unidos: é responsável por 300 000 a 400 000 mortes por ano
- 12% dos casos foram por mortes naturais;
- e 88% dos que foram devido a doença.
- Nos países menos desenvolvidos:
- 15% a 19% na incidência de mortes cardíacas repentinas são causadas por doença coronariana.
- 15% a 19% na incidência de mortes cardíacas repentinas são causadas por doença coronariana.
Causas de Morte Súbita Cardíaca e Extrassístoles:
Se formos avaliar as Causas de Morte súbita, vemos que as Arritmias Cardíacas não estão claramente estabelecidas em uma posição de destaque.
Aliás, como você pode ver no gráfico, o risco de morte súbita por arritmia cardíaca é baixo, em comparação com outras causas:
Risco de Morte Súbita Em Pessoas Menores que 35 anos:
Miocardiopatia Hipertrófica | 48% |
Coronariopatia | 10% |
Miocardiopatia Idiopática | 18% |
Ruptura de Aorta | 7% |
Anomalias Coronarianas | 14% |
Inexplicada | 3% |
Risco de Morte Súbita Em Pessoas MAIORES que 35 anos:
Coronariopatia | 80% |
Miocardiopatia Hipertrófica | 5% |
Doença Valvular | 5% |
Miocardiopatia Dilatada | 5% |
Inexplicada | 3% |
SmartWatch com Eletrocardiograma (ECG) – Diagnóstico Imediato da sua Palpitação!
Saiba como Monitorar sua palpitação no momento que ela acontece, fazer o Eletrocardiograma no exato momento e ainda ajudar seu médico no diagnóstico da sua arritmia. Clique Aqui!
Como você pode perceber, as Arritmias NÃO ESTÃO entre as principais causas de Morte Súbita Cardíaca.
Mas mesmo assim, elas representam uma área extremamente interessante da Cardiologia. Entretanto, apesar de não ser a causa básica da Morte Súbita, as Arritmias Cardíacas são o Mecanismo final da morte.
Muitos pacientes com doença coronariana e Infarto falecem porque uma Arritmia cardíaca potencialmente fatal (Taquicardia Ventricular Sustentada, por exemplo) ocorreu em um paciente com Insuficiência Cardíaca ou em um paciente em fase aguda do Insuficiência Cardíaca.
Saiba tudo sobre os sintomas cardíacos!
- Palpitação.
- Angina e Dor no peito.
- Dispneia e Falta de ar!
- Inchaço nos pés.
- Síncope, Tontura e desmaio.
Então, a pergunta principal é:
Você tem uma Doença Cardíaca?
Quando um médico olha para um paciente e avalia o seu risco de Morte Súbita Cardíaca a primeira pergunta que ele fará é:
Esse paciente Tem uma Doença Cardíaca Estrutural? Há alguma alteração em seu coração que aumento o seu risco de Morte súbita Cardíaca?
Confira Esse Artigo: Guia Completo sobre Arritmia Cardíaca.
As Extrassístoles e o Risco de Morte Súbita Cardíaca:
São batimentos extra (não esperados), que ocorreram fora do plano normal de ocorrência.
Dentro do que foi explicado acima, as Extrassístoles Ventriculares tem uma maior importância quando estão associadas a lesões cardíacas e a um coração doente. Nessas situações, o Risco de Morte Súbita pode estar aumentados.
Extrassístoles com Insuficiência Cardíaca:
Um exemplo rápido é o paciente que é portador de Insuficiência Cardíaca e apresenta extrassístoles em seu eletrocardiograma e no seu Holter de 24horas. Na figura abaixo, aqueles pacientes da Letra D: com Insuficiência Cardíaca e mais que 10 extrassístoles por hora são aqueles com maior risco de morte súbita. ((Sudden Cardiac Death – Circulation))
Extrassístoles em Corações Saudáveis:
Quando um coração é normal, sem doenças, o risco de uma Extra-sístole ventricular causar uma morte súbita é pequeno.
Confira a série Top 10 – Dr. Leonardo:
- Top 10 – Melhores produtos em saúde.
- Top 10 – Melhores Medidores de Pressão arterial [em 2024].
- Top 10 – Melhores características dos glicosímetros [em 2024]
Arritmia Cardíaca Fatal em Pacientes com Coração Normal.
A Cardiologia é fascinante e não existe uma verdade 100% definitiva e quando tratamos de medicina, tratamos de probabilidades e não de certezas.
Existe sim, um risco BAIXO – muito baixo – de o paciente ter uma morte súbita cardíaca mesmo tendo um coração estruturalmente normal.
Arritmias Cardíacas Sem Risco de Morte Súbita Cardíaca?
Estamos falando de pacientes com corações estruturalmente normais. As causas (raras, repito) são diversas:
Arritmia Ventricular Monomórfica da Via de Saída do VE
O tratamento dessa arritmia pode ser feito com betabloqueadores e até mesmo ablação, dependendo da frequência, pois podem causar Insuficiência cardíaca e acelerar o processo para morte súbita.
Taquicardia Ventricular Idiopática do Ventrículo Esquerdo:
Ocorre em pacientes jovens, de 15 a 40 anos de idade, e predominantemente homens (> 60%).
Ectopias da Valva Mitral, Músculos papilares e Ânulo tricúspide:
Ocorrem em pacientes com corações estruturalmente normais, e as extrassístoles podem se originar a partir de qualquer local do miocárdio.
Confira nossos Guias Definitivos!
Leia esses artigos:
Extrassístole – Mais frequentes que você imagina!
Será que é só você que tem Extrassístole? Você olha o mundo à sua volta e fica perguntando por quê só você tem esse “maldito problema no coração”, não é mesmo? Mas, depois de ler esse artigo, você terá uma surpresa. e verá a vida (principalmente a sua vida) de uma forma diferente! Confira!
Tenho Palpitações, devo tratar?
As palpitações estão te matando? Deixando você em pânico? São a causa de todo o seu problema e o médico diz que ela não vai lhe matar! Será que preciso tratar ou o tratamento irá me trazer problemas? Tire todas as suas dúvidas lendo esse artigo.
Tenho Extrassístoles, Preciso Tratar?
Você foi ao médico por que sentiu uma algo que parecia uma Palpitação 20 dias atrás, daí fez um Holter 24horas e o seu médico encontrou um monte de Extrassístoles ventriculares. Você precisa tratar? Precisará usar medicamento para o Resto da sua vida? Há risco de Morte súbita?
Extrassístole Supraventricular ou Extra-sístole Ventricular: Qual é a minha?
As extrassístole são classificadas em Extra-sístole Supraventricular ou Extra-Sístole Ventricular – mas qual é o tipo que você sente? É possível descobrir pelos sintomas? Há alguma apresentação diferente entre elas? Descubra nesse artigo!
6 Dicas de Ouro para ajudar seu médico a investigar sua Extra-sístole!
Investigar Arritmia Cardíaca é uma tarefa que pode ser complexa, pois médicos e pacientes precisam trabalhar juntos para chegar a um diagnóstico correto da Arritmia Cardíaca – Não basta dizer, Eu Tenho Arritmia, é preciso saber qual tipo! Lendo esse artigo, você vai descobrir o papel do paciente no diagnóstico correto. Continue lendo.
E se a Extrassístole for freqüente, o quê devo fazer?
Pois bem. Alguns pacientes tem uma freqüência enorme de ocorrência de Extrassístoles. Isso é mal?
Extrassístole frequentes podem enfraquecer seu coração! É científico!
Extrassístoles frequentes podem enfraquecer seu coração! É o que uma série de estudos vem comprovando e mudando alguns conceitos! Mesmo um coração normal pode se tornar fraco quando há extrassístoles frequentes. Surpreenda-se!
Já entendi o quê são Extrassístoles, mas e daí? Elas podem me matar?
A morte é a preocupação mais comum nos pacientes, que ficam enormemente ansiosos com a ocorrência de palpitações.
Holter com 22 mil Extrassístoles, e só 42 palpitações! Isso é possível?
Sabia que há pacientes cujo Holter mostra 22 mil Extrassístoles e eles só sentem 42 palpitações por dia? Isso é possível! Não que 42 palpitações seja algo bom, mas se são 22 mil extrassístoles, porque “só” 42 palpitações? Não deveria ter mais? Você precisa ler esse artigo!
Como Curar as Extrassistoles Ventriculares e Palpitações Frequentes? A Ciência Comprova!
Você tem Extrassístoles Ventriculares e Palpitações Frequentes? Está sem controle adequado? Detesta usar medicamentos? Conheça um tratamento curativo! Surpreenda-se!
Arritmias Cardíacas COM Risco de Morte Súbita Cardíaca?
Nessas Arritmias Cardíacas a chance de morte súbita é muito maior:
Síndrome do QT longo:
Síndrome genética associada a morte súbita cardíaca por arritmia grave.
Síndrome de Brugada:
Síndrome genética associada a morte súbita cardíaca por arritmia grave.
Taquicardia Ventricular Polimórfica Catecolaminérgicas – Mediada pelo esforço:
Essa arritmia, motivada pelo Esforço físico, normalmente quando a Frequência Cardíaca atinge 120 bpm ou 130 bpm, associada a Síncope/desmaio e posterior convulsa, em pacientes jovens, muitas vezes confundidas com Epilepsias.
Muitos dos pacientes com essa Síndrome fazem tratamento para Epilepsia por 2 ou 3 anos até darem entrada no pronto socorro e serem surpreendidos com uma Parada Cardíaca com necessidade de Reanimação.
Síndrome do QT Curto:
Síndrome genética associada a morte súbita cardíaca por arritmia grave.
Fibrilação Ventricular Idiopática:
Síndrome genética associada a morte súbita cardíaca por arritmia grave.
Tenho que me preocupar com extrassístoles e morte súbita?
A preocupação que você deve ter é fazer o seu check-up cardiológico e perguntar ao seu cardiologista sobre o seu Risco de Morte súbita – que provavelmente será baixo.
Se algumas dessas alterações citadas acima forem encontradas, o seu médico fará o tratamento adequado, pois a cardiologia tem tratamento para todas elas, com uma eficiência muito satisfatória.
Como posso ajudar meu Cardiologista a avaliar extrassístoles?
Se você sente palpitações, síncope/desmaio, falta de ar ou tem um parente ou amigo com esses sintomas, visite o seu cardiologista.
Também seria muito interessante você deixar o seu comentário nesse post com as dúvidas que eu não consegui responder – vou ajustar esse artigo para que ele fique mais completo.
Tem Extrassístole? Agora é a sua vez…
Escreva a sua dúvida e Participe!
Fontes (em inglês): MayoClinic, Cleveland Clinic, Heart.Org, NIH, Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Disclaimer:
(1) Este site não substitui consultas médicas. Se precisar de orientação, consulte seu médico pessoal em uma consulta presencial. Nenhuma informação aqui deve substituir a orientação do seu médico de confiança.
(2) Avaliamos produtos e serviços de forma independente. Ao clicar nos links fornecidos, podemos receber compensação. O site drleonardoalves.com.br participa de programas de publicidade da Amazon para gerar receitas por meio de anúncios e links.
(3) O Dr. Leonardo Alves é Médico Cardiologista em Teófilo Otoni (CRM.MG: 33.669) e atende na Clínica Cardiovasc – Agende aqui!
Dr. Leonardo, Boa Noite,
Que ótimo, que voce mais uma vez pode me ajudar, me ouvindo, porque este é o meu problema e o meu medo, nao sei se voce pode me enterder mas todos os cardiologista que eu tenho indo nenhuma me explicou, procurou conversar comigo, talvés este pânico que tenho, este medo esta insegurança, deve ser por falta de informação.
Pelo que entendi voce falou que se o coração for sadio, não tem problema nenhum, mas se for fraco… ou se for taquicardia ventricular não sustentada… ) o meu holter foi exatamente como descrevi para voce, no eletro a conçlusão foi: ECG sem alterações dignas de nota. Voce entende a minha preucupação? Voce esta sendo o primeiro médico que esta me explicando me ajudando. Sempre que procuro um médico eles só mandam eu procurar um psicologo, tomar Rivotril, Atenolol, mas não explica se TEM CURA e porque mesmo tomando atenolol continuo sentindo. Por QUANTO TEMPO, este problema ou esta doença vou conviver com ela pra sempre? Quando voce fala em pares ou tres juntas, voce quer dizer que é uma atras da outra?porque as vezes em um dia sito varias vezes é isto que me preocupa. Fico me perguntando será que os musculos do meu coração vai adoecer, será que no futuro eles vao mandar eu usar marcapasso, de tanto atenelol?, é ai que entra tanta dúvida,me desculpe, eu está tomando o seu tempo…Se não for pedir demais que exame devo fazer para saber se meu coração esta em forma, até hoje, só fim ELETRO, HOLTER, ESTEIRA.Obrigadoooooo mesmo….
Fico feliz, por ter te encontrado.
Parabéns pelo seu blog, pode ter certeza que voce esta ajudando muita gente.
Abraços, que Deus te abençõe.
Olá, fico feliz que esteja gostando do Blog.
E sugiro que fique tranquila, mais uma vez.
1 – Atenolol não lhe causará bloqueio.
2 – O maior problema é o PÂNICO. Este é um problema que promove ansiedade e “despeja” adrenalina no corpo… e adrenalina e ansiedade são o alimento para as extra-sístoles…
CICLO VICIOSO:
Ansiedade – Adrenalina – Extra-sístoles-Palpitações-Pânico…
Mais Ansiedade – Mais Adrenalina – Mais Extra-sístoles-Mais Palpitações-Mais Pânico…
Aí, a coisa não para!
ENTÃO, COMO TRATAR?
Primeiro: “cortar” a alimentação do problema: a ANSIEDADE – seja com psicólogo ou com medicação.
Segundo: Absorver / entender / internalizar psicologicamente que o problema é psicológico e não cardíaco.
Terceiro: Conversar bastante com o psicólogo para entender/buscar a causa-mãe desta ansiedade.
Quarto: Aguardar (COM CALMA)… que quando cortamos a “alimentação” das extra-sístoles, elas vão melhorando AOS POUCOS… demora algum tempo.
Quinto (e muitíssimo importante): Entender que extra-sístoles NÃO MATAM. A pessoa está em pânico, por quê? por quê está com medo de morrer… Ela precisa entender que EXTRA-SÍSTOLE NÃO MATA – INCOMODA (muito), mas não mata!.
Espero ter ajudado.
Leonardo.
Olá Dr. Eu tenho extra-sistoles ventriculares isolados (o Holter marcou 650 em 24h). O Cardiologista disse-me para não me preocupar porque o ecocardigrama que eu fiz apresenta tudo normal. Ele diz que não dá nenhum medicamento porque a minha situação não é perigosa, e a medicação apresenta sempre efeitos secundários. No entanto continuo com esta sensação horrivel há alturas que parece que vou desmaiar . Não sei se devo ir a outro cardiologista, ou se vou a um psicologo 🙂 .
Olá Dr.fui ao cardiologista descobrir que tenho arritimia extras supraventricular rara. e tambem deu alteração inspespecifica da repolarizacao ventricular.Gostaria de saber se isso e grave
Olá, Cláudia.
Veja aqui: http://sopronocoracao.com/adrv-alteracoes-da-repolarizacao-ventricular-difusas/
Você ficará mais tranquila.
Abraços.
Boa noite!
Também ando bastante preocupada com o meu coração, pois há alguns anos fui diagnosticada com extra sístole supraventricular isolada, porém, de dois meses pra cá, sinto extra sístole todos os dias principalmente quando vou me deitar. Fico nervosa, pq só no final do mês vou ao cardiologista do SUS por não ter plano de saúde e nem condições financeiras. Enquanto estou digitando, não sinto nada…enquanto estou com amigos tbm não… É só em casa e quando me feito. Adoro café, mas to vendo que vou ter que parar de tomar. O que o sr. Dr. me orienta?
Opa, Mara.
Eu oriento relaxar, pois extra-sístoles não matam.
Controle a ansiedade e veja aqui.
Abraços.
Dr. Leandro Alves Bom dia! Eu tenho, justamente, o que o Sr. relatou. De fato é uma sensação que vou morrer e as pessoas não entendem pensa que agente é maluco ou está procurando doença onde não existe. E além de tudo que afeta a nossa vida no trabalho, na vida conjugal, familiar etc. Eu não gostaria com toda honestidade de fazer o tratamento com medicação, pois, temo de ficar com dependência do mesmo. Então, estou tentando me tratar buscando controlar a minha ansiedade e como eu já sei os sintomas, pois, antes de descobrir que se tratava de Síndrome do Pânico eu fui parar em 6 emergências até que uma médica descobriu e disse que isso seria psicológico. Então, temo em procurar ajuda psiquiatra e ele na passar medicação forte e depois eu tenha que para ficar tranquila, apenas sob medicação. O que faço?
Olá,
Procure o psiquiatra… ele fará muito bem para você, com a Sindrome do Pânico, não a deixe piorar, trate logo e faça acompanhamento com psicólogo.
Muitos pacientse meus melhoram após o tratamento com psiquiatra, melhoram MUITO.
Abraços.
Dr me da extra-sitőles mais no holter que fiz n deu uma se quer alterações e quando as vezes corro sinto ela correndo e quando to calmo ss sofro de ansiedade generalizada e síndrome do pânico tenho medo de correr com amigos n so mais o q era antes fiz 15 anos agr e parece ta com 80 por causa disso fiz eco ecg holter deu perfeito.
Prezado Doutor, graças a Deus achei este site, complementou o que o meu cardio me falou.
A pouco mais de um ano tive um episodio de taquicardia em uma viagem,meu coração bateu forte durante cerca de 20 minutos.Como sofro de Ansiedade e tenho Sindrome do Panico, imagine como fiquei, achei que estava tendo essa crise de panico. E ainda por cima estava no exterior com viagem para o dia seguinte(isso já me deixara ansiosa).
De la para ca, tenho sentido as tais palpitações, as vezes como um nó na garganta, uma especie de “pulinho” que o coração dá, ou as vezes o coração acelera sozinho do nada. Ja senti isso dormindo duas vezes, uma parece que faltou ar e a outra acordei com o coração aos pulos, uma vez caminhado na rua, resolvi correr um pouco e mal dei algumas passadas senti como se uma explosaõ no meu peito, achei que ia morrer, começei a caminhar e continuei ate em casa me tremendo de medo, nada aconteceu graças a Deus. Estava sentindo episodios ocasionais de palpitação. Dai,
decidi procurar o meu cardio para avaliação.
Ele sabe que tenho panico so de entrar na clinica dele, so de entrar lá e ver as pessoas, o medidor de pressao eu ja fico estressada. Pois, bem. O medico passou exame de sangue,eletro, esteira, ultrasom e holter. O meu diagnostico foi arritmia, mas ele disse que era algo desprezivel pois em 94.000 batimentos, tive 32 fora de ordem e quase todos dormindo. Constatou que em todos eles tive apnéia. Inclusive dois foram num cochilo de tarde.
No mais, os exames de eletro, esteira e ultrasom do coração foram todos normais. Minha aptidao fisica e boa e não tive nenhum episodio no teste de esforço. Meu coração é perfeito segundo o achado do ultrasom.
O meu maior problema e a ansiedade, que voltei a tratar em terapia.
Agora eu ja nao sei se a arritmia causa o panico ou o panico causa a arritmia.
Eu estou um pocuo anemica tambem, estou repondo ferro e acido folico.
Também, minha pressao sobe no consultorio. Começa com 13×7 quando vejo o consultorio, depois chega a 15×8.
Ele disse que e uma pressa alta de ansiedade. Estou confiante no diagnostico dele que me conhece a muito tempo, faço exercicios diariamente na academia, caminhada rapida e musculaçao, estou dentro do peso. Ele mandou continuar firme na academia e nao ganhar peso e manter a terapia, o trabalho e deixar de ser perfeccionista.
Como o senhor bem disse. O que alimenta essa arritmia é o panico, o medo e a ansiedade.
Obrigada pelo site. correspondeu a minha busca.
Nossa,
quê ótimo que está melhor.
Seu testemunho é bom para quem lê o artigo.
Abraços.
Doutor, me ajuda pelo amor de deus as vezes quando faço esporte da extra-sístoles durante a corrida eu só tenho ansiedade mais nada e fui pesquisa sobre isso dizendo que ocorria risco sendo que já fiz hotel, ecocardiograma e eletrocardiograma e deram perfeitos tô com medo me ajude pelo amor de deus a ansiedade pode ter relação a isso ???
Ei, Mateus.
Se esses exames estão perfeitos, seu risco de morte súbita é praticamente inexistente.
Acalme-se.
Abraços.
Dr Leonardo , sempre a tardinha quase no final do expediente , sinto uma puladas no coração isso permanece até eu me deitar, todos dias que eu trabalho acontece isso , e a maioria das vezes quando estou sentado , quando estou deitado ou em pé não acontece , tenho 26 anos outubro de 2015 fiz ECG E EXAMES DE SANGUE , e deu tudo normal , o médico falou que poderia ser por causa de strees e ansiedade , porém desde outubro já são 7 meses , e as vezes fico um pouco tonto e o coração com essas puladas , será que isso é da parte emocional ?
Victor.
São as palpitações com extra-sístoles.
Se todos os exames foram normais, ótimo. Só não pode ficar ansioso por causa disso, senão, piora.
Abraços.
Doutor palpitação com extrassitoles causa batimentos irregular? As vezes do nada meu coracao dispara tipo taquicardia com batidas baguncadas dura segundos e passa, meus exames so deram extras supra,as extras causam batimentos irregular? Fiquei ate com medo de ser FA paroxisiticas.
Olá Dr. Leonardo.
Eu fui ao médico, porque havia percebido que meus batimentos cardíacos estavam diferentes, então eu fiz um eletro e através de um exame periódico, o médico diagnosticou extra sistole.
Tomo muito guaraná em pó pois estudo trabalho…durmo tarde e acordo cedo.
Isso também pode ter alterado, digo, evoluído para esse diagnóstico?
Obrigada pela atenção.
Corrigindo Dr Leonardo, minha extra sístole é atrial. Pode falar um pouco dela?
Obrigada.
Olá, Dayse.
Este post explica um pouco o que vc deseja saber.
Algumas alterações no coração são provocadas pelo estresse, insônia e alguns alimentos: dê uma olhada: http://sopronocoracao.com/2012/01/13/alimentacao-e-arritmia-no-coracao/
Abraços.
Leonardo.
Noossa,sinto o mesmo que vc,tenho 18 anos,e assim como vc estava,eu estou com as mesmas preocupações e medos,já fui a três cardios e todos falavam a mesma coisa,o terceiro que me passou uns exames e também atenolol e fluoxetina,sinto as mesmas batidas irregulares que vc,as vezes bate,duas,tres vezes seguidas e é isso que causa mais pânico,vou ao psiquiatra,e vou tentar me controlar,o que piora as coisas é o medo de morrer,nos restringe das coisas básicas da vida,não posso ver notícia de alguem que morreu de alguma doença no coração que já entro em pânico,mas vamos pedir fé a DEUS e acreditar,nossa vida estando nas mãos dele,está protegida e só acontecerá o que ele permitir.
Não vá de imediato a um psiquiatra. Esse foi meu erro, e não melhorei antes por ter ido direto no psiquiatra. O que vc descreveu é exatamente o que eu passo há exatos 6 meses, inclusive a ansiedade que passo quando vejo notícia de mortes por problema cardíaco. Vá primeiro ao psicólogo e se dedique a ouvir mais a palavra de Deus, é o que tem ajudado de forma mais eficiente. No psiquiatra ele só vai te passar remédios que não tratam a causa do que passamos. Além disso, os medicamentos podem dar efeitos colaterais, que eu senti. Tive o pior mês da minha vida quando tomei os remédios. Suspendi, procurei o psicólogo, passei a frequentar mais a Igreja e melhorei 70%. Fé em Deus!
Tbm não posso ouvi noticias de q alguem infartou ou alho do tipo que já sinto tudo… Essa síndrome do pânico 😫
Ana,
É isso mesmo… Esse pânico é terrível e fazem os pacientes acharem que vão morrer, o tempo todo.
Abraços.
Terezinha, boa tarde Dr Leonardo desde pequena achava algo estranho e mim com meus batimentos rápido mas tinha um pavor de médico medo do diágnóstico , ms fui crescendo então com 21 anos o sintomas foram aumentando estava no mercado e trinha de sair com taquicardia e fiz eletro deu O TEMPtaquicardia sinusal então fiz um eco deu disfunção diasto´lica grau leve com insuyfuiencia mitral de grau levecom idade de agora 59 anos me sinto pior mas não creiam em mime então com com 42 anos passei ter tonturas onde fiquei apavora DEMAIS E MEDO DE MORRER MAS , holter acusou extra- sistoles rara e isoladas. Sou muito ansiosa faço uso de propalanol de 40mg e rivotril pra depressão talvez de vido e sta doença. AOS 48 anos surge um dor superficial no peito que seu destino na lombar . SERÁ TEM A VER com as coisas que sinto?doi entre o nervo e tecido já completou 10 anos de tristezamas lutando eu sei do desgosto que tenho .
já fui em vários médicos eles não me levam a sério . agradeço sua aTENÇÃO
Olá, Terezinha.
A depressão e Ansiedade são um dos motores das palpitações…
Encontre um profissional que dê a atenção que você precisa.
Abraços.
AGRADEÇO , DR Leonardo atenção , fiquei surpresa quando li sua atenção com quem comentário . Muita luz na sua vida e sua família .Abraços
Dr. Eu sinto praticamente todos os dias meu coração palpitando parece que deu um tropeção já fui em vários Cardiologista fiz um holter 24 horas e varios ecg e ecoecocardiograma, mas dá tudo normal sou muito ansioso e preocupado. A o holter deu 2 batidas fora do normal e a conclusão foi arritmia supraventricular infrequente e isolada essa é a msm q a extra sistole e sinto no máximo 3 palpitação no dia praticamente todos os dias.
Danilson.
Primeiro, ótimo que são raras, são inofensivas para seu coração.
Mas pelo fato de você sentir palpitações, converse com seu médico sobre o tratamento, que pode ser controle de ansiedade ou medicações.
São chatas, mesmo, não é?
Boa noite Dr Leonardo Alves,há cerca de ano e meio apareceu-me um sintoma que não está fácil de obter resposta já fui a dois cardiologistas, médico de familia e não sabem o que tenho, vamos lá ver se o Dr me pode ajudar, durante o dia ando bem, quando me vou deitar, deito-me bem, passadas 2 a 3 horas acordo com uns batuques na cabeça ou seja sinto na cabeça o bater do coração o que me impede de dormir tenho que me recostar na cama para conseguir dormir,agradeço a sua resposta. Os meus cumprimentos Natercia Augusto
Oi, Natercia.
Sem a consulta, fica difícil.
Provavelmente seus médicos não encontraram nada grave, por isso não solicitaram outros exames.
Analise o seu nível de estresse.
Pontadas na cabeça, com pressão arterial normal não costuma ser problema cardiológico.
Abraços.
BOA noite dotor ! quero te fazer uma pergunta to muito preocupado ! quando corro e faço forca meu coração despara muiito ! fiz examos eletro – eco cadiograma – teste de esforco e ressonacia magnetica cardiaca – e nao apresento arritimia – so que quando fix o holter meu coração foi a 187 po minuto ! e quando despara fico com falta de ar tontura ! o medico me passo um remedio sertalina pra ansiedade mais não resolveu nada ! oque pode ser !
Olá, Dione.
Com esse tanto de exames normais e a opinião do seu médico de que é Ansiedade – só pode ser isso mesmo.
Volte nele e peça para avaliar uma medicação que você se adapte melhor com ela.
Abraços.
É sempre bom manter o diálogo.
Dr minha filha tem 2 anos deu no eletro extrassístoles ventricular isoladas é grave dr tô doidinha.
Olá Dr. Leonardo! Eu adorando seu blog.. fui diagnosticada com Ansiedade Generalizada e alguns meses comecei a sentir que meu coração estava batendo errado.. fui ao cardiologista e fiz todos os exames e 30 supraventricular. O Médico me disse pra nao me preocupar e seguir a vida.. mas toda vez que sinto ele bater errado.. me causa pânico.. ai venho aqui no seu blog procurar informações e me acalmo. Muito Obrigada por ter este canal para tirar as dúvidas que as vezes não conseguimos nos consultórios.. por esquecimento. Abraço.
Obrigado, Mara.
Se seu médico disse: “O Médico me disse pra nao me preocupar e seguir a vida..” isso é ótimo.
Abraços.
Meu exame de Holter 24 horas de duas pausas uma de 2 segundos e outro de 2,1 segundos e uma extrassistole ventricular isolada será grave isso?
Veja esse artigo, Bruno.
Pausas no Holter.
Tenho extrassistoles desde pequeno’ sou ansioso. Aos 36 sofri um ataque de extrassistoles o qual jamais havia ocorrido. Fiz o holter, ecocardiograma, electrocardiograma, esteira..todos exames foram normais, porem esse incomodo deo coração da uma paradinha como secfora um soco no coração ainda me ocorre..hoje tenho 47 anos…curiosidade: desconfio que ao comer pao ou algum alimento fermentado ocorre esse desconforto
Olá, Fernandes.
Esse seu tipo de sintoma é EXTREMAMENTE comum…
Veja esses outros artigos…
– Café, Cafeína e as Extra-Sístoles… A verdade!
Sobre alimentos fermentados… é a primeira vez que vejo falar… mas cada paciente tem seus GATILHOS de extra-sístoles… Vou verificar e faço um artigo.
Obrigado.
Olá Dr. Leonardo,
Fico muito feliz pela sua resposta, e creia que voce esta me ajudando. Gostaria que todos os médicos fosse assim, explicasse os seus pacientes, talvés não estaria te incomodando tanto. Estou mais tranquila com sua explanação, vou tentar cortar a alimentação que é a minha ansiedade, e farei o possível para melhorar, mesmo porque estava me tirando a paz, no trabalho, na escola em casa,tinha medo de fazer tudo, principalmente quando ela ataca tenho medo até de ficar sozinha, as vezes ficava dias sem ir para a escola com medo. Estava me privando de muitas coisas achando que estas extrasistoles ia me matar. Creio que não sou a primeira pessoa a ficar com medo deste tipo de extra-sistoles e realmente é como o Dr. fala incomoda muito , muito muiiiiiiiittttttttooooooooo mesmo. Sou muito preocupada e anciosa mas , agora sabendo o que é, e que não mata vou procurar sair desta aflição que eu estava. Mesmo porque tenho 02 filhos e não quero que meus filhos fique como eu.
Abraços,
Que Deus te abençõe, hoje e sempre, e te dê mais e mais paciência e sabedoria para ajudar pessoas como eu.
Nadjane Menezes
Olá, Nadjane.
Fico feliz em tê-la ajudado.
Procure um auxílio de um profissional médico de sua confiança. Vai lhe ajudar bastante.
Leonardo.
boa tarde doutor leonardo eu também tenho extrassistoles fiquei apavorada não sei como reagir ainda porque o medo de morrer é muito grande queria saber se eu devo me preocupar se ela causa morte
Olá, Mônica.
Fique calma, relaxe, procure o seu cardiologista e peça ajuda psicológica, também.
Abraços.
ola nadjane!
tenho o mesmo problema que o seu . procurei um médico e ele me disse que é importante sabermos o que causa essas extra sistoles, não adianta tomarmos antiarritimicos se não soubermos a origem do problema. para uma apuração mais completa do meu caso ele pediu uma ressonancia magnetica do coração e uma cintilografia stress//repouso. converse com seu medico. fique tranquila como disse o dr. meu xara elas não matam.
espero que eu tenha ajudado.
abraço
Olá, Leonardo Xará.
Realmente, é muito importante saber a causa das arritmias – o detalhe é que muitas vezes não encontramos estas causas ou uma alteração física no nosso corpo.
O médico assistente é a melhor pessoa para decidir qual exame solicitar.
Falaremos depois sobre alguns exames do coração.
Ah, lembrando também que alguns exames de sangue são importantes na investigação da causa da extra-sístole – podemos ter algumas surpresas.
Leonardo.
ola dr Leonardo eu tenho arritimia, e tomo sotalol pois o medico desse que estou com 34% de arritmia é grave?
Dr. Leonardo, Bom Dia,
Quais são os exames de sangue importantes na investigação da causa da extra-sístole, você pode me dizer?.Ainda continuo sentindo……
Obrigada pela atenção.
Nadjane
Olá, Nadjane.
Quem poderá lhe responder melhor é o seu médico – é difícil para eu sugerir sem lhe examinar.
Converse com ele.
Abraços.
Boa tarde, Dr. Leonardo.
Há 1 ano sofro de ataques de pânico, a maioria causada por fobia social. Sentia em momentos isolados (1 vez a cada 15 dias mais ou menos) a sensação da “paradinha”, parecia que o coração subia pra garganta e na hora ficava desesperada. Em setembro do ano passado fiz ECG, Holter, T. Ergométrico e exames de sangue (tireóide, potassio e outros..), todos deram normais. Só o holter que apresentou extrassistoles supraventriculares(04). NO entanto, de lá pra cá, minha ansiedade piorou e nos momentos de ataque de pânico, quando estou com taquicardia, eu sinto a a extrassistole. Ou seja, ela se tornou mais frequente (toda semana tenho um episódio). Já senti a paradinha na academia, no meio de um exercício leve, o que me fez abandonar os exercícios físicos, fico com medo de fazer e sentir de novo/piorar. É possível que estas extrassistoles evoluam e se tornem um risco maior? Essas ocorrências demonstram que tenho o circuito elétrico propenso a outras arritmias mais graves? Sou sedentária, não fumo, não bebo e não consumo café. Tenho esofagite por refluxo e gastriste.
bom dia Dr. Leonardo, amei o seu blog, você não tem noção de como suas palavras me deixaram mais tranquila, eu sofro de sindrome do panico desde criança agora estou com 22 anos e sou muito ansiosa, faço acompanhamento com psiquiatra e faço o uso de paroxetina, eu axo que já faz mais ou menos um ano q venho sentindo extra sistoles mas não sabia o que era até ue descobri em uma comunidade do orkut e fiquei com muito medo por que vi que ela pode causar morte subita, eu passei no cardiologista a seis meses e fiz eletrocardiograma e ecocardiograma e ainda fiz uma ultra son abnominal e graças a Deus deu tudo normal mas eu não falei ao cardiologista sobre essas extra sistoles por que eu não sabia explicar direito e pq a minha preocupação maior é q eu estava com o coração acelerado, mas o diagnóstico foi sindrome do panico pq os exames estavam normais, mas as vezes eu sinto essas extra sistoles, é muito rápido mas fico com muito medo, será que devo me preocupar ou se fosse uma coisa grave teria acusado nos exames? agradeço e peço que continue com esse blog pq tenho certeza que ajudará muita gente, que Deus abençoe!
Olá, Mariana.
Desculpe a demora na resposta e obrigado pelos elogios ao blog.
Pelo que vejo, os seus médicos já vem fazendo uma ótimo acompanhamento em você e tratando-lhe de forma adequada, pois você relata que está melhorando.
Você fez todos os exames e diz que eles foram normais o que parece ter deixado o seu médico tranquilo.
A síndrome do pânico nos faz pensar que TUDO vai dar errado e que vamos morrer a qualquer momento, não é assim… Acho que deve acalmar-se e consultar os seus médicos que já vem lhe dando bastante atenção, o que é muito bom.
Fiz alguns posts sobre estes assuntos:
Panico: http://sopronocoracao.com/2012/02/02/panico-e-suas-relacoes-com-o-coracao/
Extra-sístole e morte súbita:
http://sopronocoracao.com/2012/02/14/que-sao-extra-sistoles-elas-causam-morte-subita/
Obrigado por estar lendo nosso blog.
Leonardo.
ola dr leonardo estou tomando atenolol de 25mg tres comprimidos ao dia por apresentar taquicardia mas fiz varios exames holter,esteira,ecocardiograma e tudo normal o senhor acharia certo atenolol para taquicardia? agradeco sua atencao.
Opa, Rose.
Atenolol reduz taquicardia, sim.
Veja aqui e aqui.
Abraços.
Olá Dr. Leandro…
Tenho 46 anos, tenho PVM e peso 112Kg, tenho extra sistole ventricular que em alguns momentos elas fazem um bigeminismo.
Eu gostaria de saber se PVM e obesidade podem causar estas extra sístoles.
Grato.
Olá, Luiz.
Dê uma olha no site que fiz um post com algumas dúvidas relacionads ao PVM… http://sopronocoracao.com/2012/03/02/pvm-prolapso-valvar-mitral-e-suas-consequencias/
Abraço.
Leonardo.
Olá Dr. Leandro…
Tenho 46 anos, portados de PVM e peso 112kg, tenho extra sistole ventricular que em alguns momentos ela faz um bigeminismo, Sou muito ansioso e já tive depressão, gostaria de sua orientação em questão de gravidade, o que tenho MATA?
Grato
Opa, Desculpe-me por não ter respondido à sua pergunta.
Fizemos um post sobre o PVM e suas consequências: http://sopronocoracao.com/2012/03/02/pvm-prolapso-valvar-mitral-e-suas-consequencias/
Dê uma olhada.
Abraços.
Leonardo.
Doutor, preciso de ajuda. Entre em contato comigo através do meu email que é este aqui ó; [email protected]
Preciso muito de ajuda :/ 🙁
Edson.
o CRM proibe consultas ou opiniões direta sobre o paciente.
Uso as dúvidas para orientar os artigos…
Abraços.
Boa tarde, Dr. Leonardo.
Tenho 31 anos, sexo masculino. Em novembro do ano passado ( 2011 ) tive a percepção de extra-sístole. Fiquei muito nervoso na hora, pois sou muito ansioso, e fui parar no hospital. O médico de plantão, após um eletrocardiograma, constatou uma extra-sístole. Daí por diante, cortei o consumo de álcool e café, que eu fazia com frequência. Neste tempo, consultei o cardiologista e passei por exames de Raio-X do tórax, Hemograma completo, Holter e Ecocardiograma. Em todos os exames eu tive normalidade. No período que seguiu, como eu disse, cortei o consumo de álcool e café, e ia para o trabalho caminhando, o que me dava 30 minutos por dia de caminhada. Contudo, as extra-sístoles foram diminuindo e, em quase um mês, desapareceram.
Contudo, nesta semana elas voltaram, e não passei por nenhum quadro de ansiedade. Apenas tomei mais café durante a semana e exagerei na bebida alcoólica também durante a semana e fim de semana, algo que eu não fazia mais.
A minha pergunta é se realmente pode ter sido a minha volta no exagero na ingestão de café e bebida alcoólica que tenha acarretado no retorno dos sintomas. Caso seja, estou pensando definitivamente “cortar” cafeína e álcool… parar mesmo de ingerir.
Obrigado.
Aguardo uma resposta.
Luiz Fernandes
Olá, Luiz Fernandes.
O consumo excessivo de álcool e, principalmente, da cafeína são fatores provocadores das arritmias cardíacas.
Alguns pacientes não toleram o uso destas substâncias e sentem palpitação até com café ralo.
Veja este post que trata das relações entre arritmia e alimentação:
http://sopronocoracao.com/2012/01/13/alimentacao-e-arritmia-no-coracao/
Você mesmo tem percebido que o consumo destes alimentes não tem sido algo de bom.
Grande abraço.
Leonardo.
Olá Dr. Leonardo.
Eu fui ao médico, porque havia percebido que meus batimentos cardíacos estavam diferentes, então eu fiz um eletro e através de um exame periódico, o médico diagnosticou extra sistole.
Tomo muito guaraná em pó pois estudo trabalho…durmo tarde e acordo cedo.
Isso também pode ter alterado, digo, evoluído para esse diagnóstico?
Obrigada pela atenção.
Olá, Dayse.
Veja este link: http://sopronocoracao.com/2012/01/13/alimentacao-e-arritmia-no-coracao/
Abraços.
Leonardo.
Dr. Leonardo, corrigindo, minha extra sistole é atrial. Pode falar um pouco dela?
obrigada.
Oi, Dayse.
Esqueci-me de dizer sobre a extra-sístole atrial e a ventricular.
Na verdade, não muda muito. O que muda é a origem do foco no coração onde a extra-sístole é gerada.
A extra-sístole atrial é gerada no átrio e a Ventricular nos ventrículos.
Abraços.
dr.leonardo o mes passado fiz eco ,coloquei holter e fiz teste ergometrico e nao deu nada,so no teste ergometrico eu nao consegui muita coisa porque tenho artrose no joelho direito,mas sinto o coraçao pular e da uma paradinha.sou hipertensa e tenho hipotireoidismo,sou muito ansiosa e gostaria de saber se o que sinto e grave ou pode matar.
Olá, Tereza.
Fico feliz que seus exames estejam todos dando bom resultado, isso é ótimo.
As famosas palpitações incomodam muito, principalmente as “paradinhas”… e até já escrevi um post sobre elas, as famosas pausas compensatórias…
Veja o link: http://sopronocoracao.com/2012/02/24/extra-sistoles-e-suas-temidas-pausas-compensatorias/
Quanto à morte súbita: http://sopronocoracao.com/2012/02/14/que-sao-extra-sistoles-elas-causam-morte-subita/
Veja se consigo esclarecer suas dúvidas.
Adianto-lhe que a ansiedade é uma das principais causas que provocam o aparecimento das palpitações.
Leonardo.
Boa tarde,
Tenho PVM e junto com ele as extrassistoles ventricular, sinto quase q diariamente uma ou outra, mas algumas vezes preciso correr para o PS pq elas demoram a passar. Os médicos dizem q esse tipo de arritmia se torna grave qdo se tem uma cardiopatia associada, gostaria de saber se por ter um PVM com leve regurgitação (q acredito q seja uma cardiopatia na valvula) essas extrassistoles são preocupantes. Faço uso do medicamento selozok 25 mg 2x ao dia e tenho 30 anos.
Agradeço muito a atenção e esclarecimento.
Olá, Érica.
A presença de um PVM (prolapso da valva mitral) com regurgitação leve não é uma cardiopatia grave, aliás, nem podemos chamar estas alterações de Cardiopatia, pois o termo é muito pesado para a alteração que existe na valva mitral, vejo que seus médicos já lhe orientou bem.
É sempre importante relaxar e eliminar o estresse da vida para que nenhuma situação possa “colocar lenha na fogueira” das arritmias e provocá-las – Não fique na dúvida, consulte o seu médico para maiores informações, ok?
Leonardo.
Olá boa noite. Antes de mais parabéns pelo blog. O meu caso é o seguinte: sempre fui muito ansioso, e há cerca de 5 anos comecei a sentir arritmias. Fiz exames ( holter, eco e prova de esforço) que acusaram extrasistoles ventriculares pouco frequentes, sem alterações estruturais significativas do coração. Entretanto fiz inderal durante dois anos para reduzir as taquicardias sinusais que tinha, mas parei de tomar ja ha uns 2 anos porque nao queria tomar beta bloqueadores a vida toda e acima de tudo porque ele NAO me eliminou as extra sistoles. Como eu continuava a senti-las, e cada vez mais fortes, fui repetindo os exames. Fiz uns 4 ou 5 holters, provas de esforço e Ecocardiogramas. Nunca houve alterações significativas nos ecos( por xs mostravam regurgitacao da valvula mitral), quanto aos holters e provas de esforço mostraram SEMPRE extra sistoles ventriculares. Alguns holters tinham umas 100, isoladas, por vezes interpoladas e polimorficas. Os cardiologistas sempre desvalorizaram, mas o facto é que os sintomas nao desaparecem, mesmo quando tomo ansioliticos (victan ou xanax), e continuo a senti-las, cada vez mais fortes e mais rapidas/assustadoras. Ja nem sinto mais a famosa pausa, simplesmente parece um soco no peito, o coração treme, e assusta mesmo. Agora nao sei se hei-de repetir holter, ou se hei-de tentar ignorar isto.. Ando muito assustado e ja com sindrome do panico associada. Para alem disso li muito sobre o assunto, e o facto de ter extra sistoles polimorficas faz-me ter medo que possam dar origem a arritmias mais graves. Tenho tambem medo de um fenomeno chamado r sobre t, uma x que sinto as extra sistoles tao rapidas, mesmo em cima do batimento normal. E eu sei que esse fenomeno é perigoso. O que o Dr. aconselha no meu caso? Obrigado desde já pela atenção
Olá, Paulo.
As palpitações provocadas pelas extra-sístoles são realmente muito ruins e a sua manifestação pode mudar ao longo do tempo.
O acompanhamento com o seu médico é o melhor indicador e o melhor seguimento para acompanhar estas extra-sístoles.
Um conselho que posso lhe dar é continuar fazendo avaliações com o seu cardiologista de confiança e dar uma lida neste post: http://sopronocoracao.com/2012/05/04/extra-sistoles-polimorficas-sao-perigosas/
Abraço.
Leonardo.
Olá Dr. , agradeço a resposta.
Entretanto fiz um ecocardiograma que deu valores considerados dentro da normalidade.
Há no entanto um pormenor que me deixou meio preocupado. Que é o seguinte.. Alguns valores estão no limite superior do considerado normal, casos da auricula esquerda (39mm) e do ventriculo direito (25mm). Mas o que me deixou assustado foi o seguinte: comparando com um eco de 2008, ou seja 4 anos atrás, quando eu tinha 23 anos, a massa do meu ventriculo esquerdo apresentava um valor de 141g. Neste momento, com 27 anos, está com um valor de 214g. Não sendo eu atleta, será este um aumento normal?
Convém referir que a espessura do septo é de 10mm, sendo que há 4 anos era de 6mm e que ao electrocardiograma apresento uma repolarização ventricular precoce, que até hoje sempre me disseram não ser preocupante.
Olá, Paulo.
Há oscilações nas medidas que devem ser interpretadas pelo seu médico. Elas costumam ocorrer e ocorrem muitas vezes, mesmo.
Algumas tem significado clínico, mas, como você mesmo disse, o seu médico já avaliou e pediu-lhe para ficar tranquilo – siga o conselho dele e na dúvida, volte lá.
Um outro leito deste blog fez uma pergunta semelhante: veja a resposta: http://sopronocoracao.com/2012/01/30/hipertrofia-ventricular-esquerda-quando-o-coracao-pega-peso/#comments
Leonardo.
Obrigado pela resposta, Dr.
Fui eu que coloquei as duas questões, peço desculpa pela confusão. Primeiro coloquei aqui, depois encontrei o outro blog que achei mais apropriado e coloquei lá também.
Grato mais uma vez pela atenção
Ola, Paulo.
Tranquilo. Abraços.
Leonardo.
Dr gostei muito do seu blog, já faz quase dois anos que começei a sentir extrassistoles, depois de passar por um período de grande estress, só que de lá pra cá sempre sinto, fui ao cardio que pediu: Eletro, tudo normal, só alteração inespeçificas da repolarização, Eco, tudo normal, porém na hora senti a palpitação, pelo nervoso, e ele colocou presença de arritmia, mais falou que não era nada, meu coração estava normal, sem PVM, sem bloqueios nada, somente a palpitação(extra), Holter, tudo normal, apenas uma extra supra ventricular, com prematuridade de 25%, que ele falou não ser nada, como tenho anemia ele diz que é por isso, minha hemoglobina sempre tá baixa, mais sou também muito ansiosa e nervosa, então me medicou com Fluxene, e atenolol, de 25 gramas metade de dia e metade de noite, só pra segurar um pouco os batimentos e minha pressão é boa, nunca me pediu o teste ergométrico pois diz que não é necessário, que está tudo bem, que posso fazer exerçicios, e que não tenho nada, mais eu sempre tenho essa sensação meu coração dá uns socos, as vezes umas paradinhas, umas sensações de falhas, não são muitas no dia,as vezes sinto uma só, ou pelo menos umas 5, as vezes não sinto nada, perçebo que quando estou empolgada com alguma atividade quase não sinto, as vezes as sinto na hora de deitar, como uns socos no peito, coisa rápida que logo passa e volta ao normal. Minha pergunta é, isso pode parar se eu melhorar da anemia, ou vou ter isso sempre, se tiver sempre do jeito que contei, não pode me prejudicar futuramente, mesmo meu coração sendo sadio, pois vi um post seu dizendo que palpitação nunca é normal, me de um help, por favor, desde já lhe agradeço!
Olá, Adriana.
Obrigado pelos elogios.
Fico satisfeito que seu médico tenha lhe dito que os seus exames estão TODOS normais – isso é ótimo e deveria lhe tranquilizar.
As palpitações incomodam muito e você, mais do que ninguém, sabe disso, pois está sentindo-as… mas, como descrevi em um post anterior, elas não costumam matar: http://sopronocoracao.com/2011/11/30/palpitacao-o-que-e/
O normal, como disse no post, é a pessoa não sentir nada.
Como o seu próprio médico lhe disse, a anemia pode contribuir negativamente para a presença de taquicardia (aceleramento no coração)… e fazer com que o paciente sinta a presença de palpitação mais frequentemente.
Muitos pacientes ficam a vida toda (eu disse a vida toda) com arritmia/extra-sístoles. Convivem com estes sintomas por todas a vida e morrem por outros motivos…
Converse mais com o seu médico para tirar novas dúvidas, ok?
Espero ter ajudado.
Leonardo.
Ola Dr Leonardo
Eu sou a Daniela e estou no Japan,e cerca de 2 anos passei a sentir as temidas extras,no comeco entrei entrei em panico,fui em mais 3 hospitais diferentes com cardios diferente,no comeco eu vivia indo nos plantao,porque sempre atacava quando chegava a noite,o ultimo cardio disse que era para eu procurar um psiquiatra que isso so podia ser de origem psicologica,de fato quando comecei o tratamento as extras sumiu do dia para noite,mais depois de 6 meses eu recebi alta,fiquei sem exras por cerca de mais 6 meses.
Elas voltaram depois de 6 meses quando eu estava tomando cha verde,e comecou dar varias,cortei o cha,mais quando consumo mesmo que pouco cafe ou chocolate elas voltam,ah as vezes quando estou conversando e me fico anciosa sinto elas.
As vezes fico com medo de ter algo e os medicos nao descobriram,meu pai tem problema do coracao,tem o coracao inchado,eu quando tinha 17 anos fui diagnosticada ai no Brasil com prolapiso da valvula mitral ,mais aqui ja fiz varios exames e nem prolapiso eles encontram.
Isso eh normal?
Como nao aparece nos exames?
Ah e os exames que eles fizeram foi eletro ,eco,e raio-x,eu pedi mais exames,mais todos disseram nao ser nessecario.
Dr posso ficar tranquila?fazer exercicios?
Tenho muito muito medo de praticar algum esporte e morrer
Desde ja muito obrigada pela atencao.
Olá, Daniela.
Obrigado pela sua participação (de tão longe) – é bom ver como a internet nos aproxima.
Veja que seus médicos já lhe disseram para ficar tranquila, pois os exames estão normais – isso é muito bom.
Alguns alimentos, como o café e chocolate aumentam a ocorrência de palpitações.
Os critérios diagnósticos do prolapso mitral mudaram ao longo do tempo e talvez seja por isso a suposta divergência nos exames. Mas também pode ser o caso de que o prolapso ser visto em um exame e não ser visto no outro – isso ocorre em prolapsos pequenos (muita vezes, mesmo).
Acho que deve confiar em seus médicos e seguir as orientações deles e pedir orientações sobre os exercícios para que você não fique com dúvidas.
Não lhe examinei e não posso dar-lhe sugestões específicas sobre seu caso – isso cabe ao seu médico, ok?
Mas fico feliz que os exames estejam normais.
Leonardo.
Muito obrigada pela atençao.
Vou confiar nos medicos que ja passei.
Sobre exercicos eles disseram que eu poderia fazer,que de extras eu nao morreria.
Mais como tenho sindrome do panico as vezes me pego com medo,em outras nem tanto!
E sobre o prolapso eu fiz varios exames aqui e todos disseram que eu nao tenho,talvez seja isso mesmo,tao pequeno que os medicos nao os consideram!
Arigato mais uma vez!
Muito bom esse blog,atravez dele tenho tirado muito das minhas duvidas!
Dr Leonardo , obrigado por me atender, mais a minha dúvida é, mesmo sentindo muito tempo, as extras, isso não prejudica o coração podendo causar arritmias graves ou outra coisa, e se no meu caso for por causa da anemia, pode melhorar quando ficar boa da anemia? se puder me responda, e desde já lhe agradeço pela atenção!
Olá,
Anemia causa taquicardia (aceleramento do coração) que pode ser percebida como palpitação… a melhora da anemia, melhora a taquicardia e pode melhorar a palpitação.
Extra-sístoles isoladas (com um coração bom e bem avaliado pelo médico assistente) não causam problemas no coração, fazendo-o crescer ou enfraquecer. Foi o que falamos no post abaixo:
http://sopronocoracao.com/2012/04/10/palpitacoes-quando-vao-melhorar-meu-deus/
Leonardo.
Sim, Doutor entendi, mais o interessante é que nunca sinto taquicardia coração acelerado, o que sinto são batidas isoladas(extrassistoles), isso também pode ser causado pela anemia? Obrigado!
oi doutor boa noite também quero saber se a extra sistole quanto mais a gente toma café e chocolate se ela piora o que devo tomar ou comer o que não posso e o que posso
Olá,
SIM: café, refrigerantes à base de cola e energéticos aumentam as extra-sístoles de vários pacientes.
Abraços.
Uma curiosidade: reparei, como é lógico, que o meu post foi o único a não ser respondido pelo Dr. Algum motivo para isso?
Porquê responder a um paciente que apresenta 1 (!!) extra sistole supraventicular no holter, e deixar sem resposta alguém que tem mais de 100 extra sistoles ventriculares e cujos sintomas estão a piorar com o tempo?
Obrigado mais uma vez
Olá, Paulo.
O quê ocorreu é que não passei desapercebido pelo seu comentário – realmente, DESCULPE-ME pela desatenção.
As suas dúvidas são muito boas e comuns, mesmo! Tentarei fazer um post a respeito do assunto.
Novamente, desculpe-me.
Lembro-lhe que nos últimos dias estive de férias e o seu comentário foi dois dias antes de eu viajar… e isso pode ter contribuído.
Abraços.
Leonardo.
Olá Dr. Leonardo
Tenho 18 anos e comecei sentir palpitações no peito esse ano, com exames descobri que são Extra Sístoles Ventriculares, que segundo o médico são arritmias beniguenas. Fui ao médico e ele me disse para evitar comsumir café, refrigerantes e bebida alcoolica acima de 30 g. Além disso vou a tomar a medicação chamada CARDIZEM até daqui uns quatro meses, depois disso retornarei ao médico. Minha dúvida é a seguinte: gosto de consumir bebida alcoolica de vez em quando e gostaria de saber se eu consumir além dos 30 g que me foram aconselhados, terei alguma complicação ou agravamento do meu quadro atual. Quero saber se vou ter que abidicar dessas bebidas!
Obrigado pela atenção!
Um Abraço!
Olá, Stéfano.
Obrigado pela participação.
Já havia falado um pouco sobre a alimentação e arritmia e também apresentei informações sobre o álcool neste post: http://sopronocoracao.com/2012/01/13/alimentacao-e-arritmia-no-coracao/
Dê uma olhada…
Conforme o seu médico lhe falou, o consumo moderado de álcool não é prejudicial à saúde.
Leonardo.
DOUTOR, MUITO OBRIGADA POR TODAS ESTAS INFORMAÇÕES,NÃO ME SINTO MAIS TÃO SÓ COM AS EXTRA SISTOLES, TENHO PORÉM ALGUMAS DÚVIDAS: QUANDO TENHO UMA ARRITMIA MUITO FORTE ELA VEM ACOMPANHADA DE UMA DOR FORTÍSSIMA NO PEITO E MINHA PRESSAO ARTERIAL SOBE E NÃO SOU HIPER TENSA, PODE SER FATAL? JÁ FIZ TODOS OS EXAMES OS QUAIS DERAM NORMAIS PORÉM NUNCA FOI POSSIVEL DIAGNOSTICAR NO EXATO MOMENTO EM QUE ELA ACONTECE. POR FAVOR RESPONDA-ME PARA TIRAR ESSA ANGUSTIA QUE VENHO SENTINDO DEVIDO A ESSA DOENÇA.
Olá, Maria Lúcia.
Veja como é interessante o seu comentário e como os sintomas ocorrem repetidamente me diversos pacientes, bem como as queixas e temores:
Algumas vezes, as extra-sístoles demoram a melhorar como falamnos neste post: http://sopronocoracao.com/2012/04/10/palpitacoes-quando-vao-melhorar-meu-deus/
Outras vezes, os exames são normais, mas continuamos a sentir palpitações; http://sopronocoracao.com/2012/03/18/o-que-e-um-holter-normal/
A presença de dor no peito deve sempre ser avaliada pelo seu médico cardiologista, assim como as extra-sístoles e palpitações. Só o seu médico (que lhe examinou) será capaz de lhe orientar adequadamente sobre estes seus sintomas.
Grande abraço.
Leonardo.
Dr passei em um concurso público da polícia militar e fui fazer um dos exames pedidos ECG eletrocardiograma em repouso e o resultado foi esse
Ritmo sinusal
FC= 67 bpm
extra sistole supraventriculada
estou muito preocupado e gostaria de saber se é motivo de preocupação , já gastei muito em exames e estou sem dinheiro até pra marcar uma consulta com cardiologista, gostaria muito de uma resposta. Obrigado
Olá,
Até falei um pouco sobre o concurso público e as arritmas do coração neste post: http://sopronocoracao.com/2012/04/06/ecg-alterado-pode-reprovar-em-concurso-publico/
Muitas vezes, a extra-sístole não traz nenuuma consequência ao paciente… mas dependerá do médico que analisar o seu Eletro…
Acho que passará no concurso e não haverá problemas.
Leonardo.
carla diz:
Olá Doutor:
Tenho essas extras sistoles desde adolescente, mas agora com 47 anos estou sentindo-as regularmente, principalmente em repouso, quando estou deitada do lado esquerdo ou barriga para cima. É muito ruim, estou adquirindo um pânico. Meus exames dão normais, mas a sensação que tenho com esses batimentos é que vou morrer. Me ajude. o que fazer agora?? Estou sempre indo parar nas emergências… Socorro!!
Olá, Carla.
Conforme comentamos em um post passado, estas palpitações costumam deixar os pacientes bastante ansiosos e com o aumento da ansiedade costuma ocorrer a síndrome do pânico. http://sopronocoracao.com/2012/02/12/sindrome-do-panico-e-palpitacoes/
Acho que você deve procurar o seu médico e comentar com ele que as palpitações estão aumentando – é a melhor saída. Ele saberá se deverá lhe encaminhar para algum colega especialista ou se deverá solicitar alguns exames.
Confie nele e tente ficar mais calma.
Abraços.
Leonardo.
Boa noite Dr Leonardo. Gostaria de sanar uma dúvida. Tenho 38 anos e pratico atividades físicas regularmente. Fiz um eletrocardiogramo em novembro de 2011 e outro em março de 2012. Meu cardiologista diz que meus eletros estão excelentes. Ultimamente passei a verificar meu pulso 15 ou 30 minutos após minha atividade física e verifiquei que meu pulso fica um pouco irregular, dá uma batida mais forte, uma pausa e duas batidas normais, e assim vai por um tempo. Isto é fisiológico ou é alguma doença? Já fiz um ecocardiogramo e um teste ergométrico há 10 anos atrás. No teste ergométrico apareceu extrassistoles ventriculares, mas nada que me encapacitasse de realizar atividades físicas. O ecocardiogramo normal. Uma outra observação só sinto essa alteração neste periodo de tempo após a pratica da atividade física e só consigo observar apalpando meu pulso porque não sinto nenhum sintoma fisico. E há dois meses estou com um quadro de ansiedade muito grande também. Muito obrigado pela atenção doutor.
Olá, Alex.
Já faz muito tempo que você realizou uma avaliação cardiológica e seria interessante voltar ao seu médico e contar-lhe estes sintomas.
Palpitações nos esforços devem sempre ser investigadas a fundo.
Abraços.
Leonardo.
Dr. Leonardo,ja fui em varios medicos pois tenho arritimias e falhas nos batimentos cardiacos pois sinto mais, frequentemente quando estou nervosa, e sou constantemente ansiosa ,ate hoje nao consegui com medico nenhum um diagnostico e nem um remedio para conter o problema, gostaria muito de uma opinião sua a pouco tempo tive uma depressao muito grande e assim sendo as falhas aumentaram muito fui parar varias vezes no hospital tomei fluoxetina e melhorei mas sempre estou sentindo pois tenho uma vida de muitos transtornos me de uma ajuda por favor abraços Roberto.
Olá, Roberto.
Acho que deveria buscar uma ajuda mais específica de um psiquiatra e um psicólogo e voltar a apresentar suas dúvidas ao cardiologista.
Pelo que você descreve, houve o diagnóstico de depressão e esta é uma doença que merece cuidados, pois pode lhe causar sintomas cardiológicos, dentre outros.
Volte nos seus médicos e peça-lhe ajuda.
Abraços.
Leonardo.
DT. ola doutor tenho 24 anos e fis um eletro que no laudo saio extrassístoles supra-ventriculares, oque e isso? e perigoso? isso tem cura? sou bastante encioso e tomo muito café, costumo quando fico nervoso ter taqui-cardia, oque devo fazer para diminuir minha ansiedade?
Olá, Freitas.
Veja neste post algumas orientações sobre as extra-sístoles: http://sopronocoracao.com/2012/02/14/que-sao-extra-sistoles-elas-causam-morte-subita/
Abraços.
Leonardo.
Olá Dr. Leonardo, tudo bem?
Meu nome é Allan Bruno, tenho 34 anos e venho sentindo extra-sistoles desde que aumentei a dose do Cloridato de Sertralina (Tenho a Sindrome do Panico). Ao ler esse post, veio a duvida: O O que vem a ser extra-sistoles aos pares ou em tríades? No meu caso, sinto essa extra-sistole e em seguida a paradinha seguida da sensacao da batida forte do coracao. Extra-sistoles aos pares ou triades, seria sentir essa batida extra, depois a parada e a batida forte, SEGUIDA de outra batida extra, parada e batida forte? Ja fiz um ecocardiograma e nao apresentou nada, assim como o teste fisico. E se as extra-sistoles em dupla for como expliquei, as vezes sinto sim…E isso aumenta meu medo de ter morte subita.
Muito obrigado!
Obs: Pratico exercicios fisicos de forma intensas e nunca senti nada.
Olá, Allan.
Extra-sístoles aos pares = BatimentoNormal+Extra-sístole+Extra-sístole+BatimentoNormal.
Tríades = BatimentoNormal+Extra-sístole+Extra-sístole+Extra-sístole+BatimentoNormal.
Quanto às pausas compensatórias, dê uma lida neste post: http://sopronocoracao.com/2012/02/24/extra-sistoles-e-suas-temidas-pausas-compensatorias/
Abraços.
Leonardo.
Doutor, bom dia!
Por favor, o que vem a ser extra-sistoles duplas ou triades? No meu caso, depois que aumentei a dose do cloridrato de sertralina, isso acontece dia sim, dia nao…A psiquiatra disse que era ” normal”. Fiz um ecocardiograma e um teste fisico, o que nao apresentou nada. As vezes sinto a ES, seguida da parada e a batida forte e, em seguida depois do batimento normal, sinto outra ES. Seria isso a ES dupla? Dessa forma tenho medo da morte subita.
Agradeco desde ja!
Olá, Allan.
O aumento de extra-sístoles pode ocorrer com algumas medicações – volte no médico que lhe prescreeu e peça-lhe orientações específicas sobre o seu caso, acho mais interessante, pois ele lhe examinou e consultou.
Grande abraço.
Leonardo.
Bom dia doutor, esperava que o senhor fosse responder minha pergunta, porém foi a única que não foi respondida.
Olá, Alex.
(desculpe não ter respondido à sua pergunta).
A respondi hoje e sugeri que fizesse uma avaliação com seu médico de confiança. Disse-me que já se passaram 10a anos desde o seu último teste ergométrico… e, como estes sintomas são novos, seria bom falar com o seu médico.
Acho bom voltar em seu médico e contar-lhe sobre estas palpitações.
Não espere que você consiga “palpar” estas alterações no pulso, pois é necessário algum treinamento para conseguir fazê-lo..
Abraços.
Leonardo.
Doutor, adorei ler todas as perguntas e respostas. Graças a Deus, ao fazer essa pesquisa, cheguei ao seu blog. Com explicações faceis de um leigo entender. Estou com arritmia, extra sistoles há 3 dias, ja fiz ecocardiograma e ainda não chegou o resultado, fiz também exame de sangue dosagem de T4 e TSH, poid sou operada da tireoide e tenho metade da glândula e tomo eutirox 75, o cardiologista falou que pode ser dosagem errada. tenho muito medo, estou triste e deprimida pois estava em um momento maravilhoso por ter ganhado mais um neto.O que o senhor acha disso, sei que o problema tem apenas 3 ou 4 dias mas é muito ruim. Obrigada doutor , preciso de sua resposta tenho certeza que servirá de remedio pra mim
Olá, Ana.
Obrigado pelo elogio ao blog.
A dosagem do hormonio tireoidiano é uma das causas de arritmia – não que esteja errada, mas que precisa de um ajuste.
Não fique triste e evite o estresse… Se for devido ao hormônio, seu médico ajustará a dose e ficará boa…
O ecocardiograma irá ajudá-lo.
Fique calma e feliz.
Abraços.
Olá doutor! Amei todas as perguntas e respostas sobre arritmia era tudo que eu precisava.
Tenho arritmia sinusal os sintomas sao: palpitaçoes que vem derrepente e depois parece que o coraçao para de bater isso acontece mais quando estou deitada paredce que o sangue vai todo pro meu rosto e parece que tem alguem apertando meu pescoço tenho a sensaçao de morte minha vida mudou depois disso e como o senhor falou mais a cima estou deixando de viver por conta disso tenho apenas 23 anos e minha vida parece que parou tenho muito medo, tambem quando ataca sinto fraquesa. o senhor tem mais alguma coisa a dizer sobre isso, e o que posso faze cokm a anciedade e o stress?
Olá, Valéria.
Você veja bem como as palpitações incomodam, mesmo!
São chatas, mesmo.
Sobre o estresse? tente fazer coisas que você gosta… “gaste” um tempo com você e coisas tranquilas…
Atividade física ajuda.
Grande abraço.
Leonardo.
doutor depois de ler algumas publicações eu gostaria de reformular uma pergunta que fiz ao senhor, é que eu fui diagnosticada com sopro e o médico diante de vários exames de sangue eco cardiograma e esteira disse que o meu sopro é normal que eu poderia ter uma vida absolutamente normal, só que eu continuo sentindo de vez em quando uma batidas diferentes no meu coração que inclusive quando isso acontece até minha respiração fica diferente e aos poucos vi voltando ao normal, quando isso acontece eu fico com muito medo e muito triste só penço que vou morrer, eu sou uma pessoa muito nervosa e no ano de 2002 eu tive uma sindróme do pánico e foi a partir daí que tudo começou em minha vida foi a partir daí que comecei a sentir essas coisas, procurei médicos fiz exames e eles disiam que eu não tinha nada, mas agora é que eu descobri que tenho sopro e segundo o médico tratase de um sopro normal, essas batidas tem relação com o sopro ou com minha anciedade, embora elas acontecem quando eu to calma, pelo menos aparentemente, doutor eu tenho muito medo de uma cirurgia se for preciso faser é muito perigosa? mi ajude por favor!
Olá, Cintia.
Sopro e arritmia são doenças/ocorrências diferentes… Uma pode ocorrer juntamente com a outra, ou ocorrerem isoladamente.
Sopro que tem indicação cirúrgica não tem exames normais… os exames detectam as alterações e (juntamente com a opinião do médico) indicam a cirurgia. Se o médico disse que seu sopro é norma, entenda-o como tal, acho que deve confiar nele.
Mas e as palpitações?
Sim, elas podem continuar a despeito da presença ou não do sopro, pois como disse no início… podem ser manifestações clínicas (sintomas) diferentes.
Mas estou calma e elas (palpitações) ainda ocorrem!
É, isso é chato, mas pode ocorrer. O médico fala para a paciente se acalmar: ela acalma. Fica tranquila… mas MESMO ASSIM, as palpitações voltam!
Sim, isso costuma ocorrer, mesmo. O importante é manter a calma e confiar no que seu cardiologista disse e MANTER a calma.
Obs: (para todos os posts)
Esse blog é informativo e não se configura consultório médico ou segunda opinião médica. Sempre Consulte o seu médico de confiança.
Abraços.
Leonardo.
Olá Dr., tenho 31 anos, descobri que tenho arritmias ventriculares e prolapso da válvula mitral com uns 24 anos. Na época tomei por 2 anos atenolol. Passei mais alguns anos sem tomar pois nao sentia mais nda e agora este ano comecei a tomar inderal 20mg no final da tarde pois comecei a senti-las novamente. Apesar de já ter ido em uns 3 cardios, e eles terem me falado para nao me preocupar, fico ainda muito preocupada com elas. Mesmo tomando este remedio as vezes as sinto, principalmente no final do dia, mais pra noite, quando relaxo. Elas vem com uma sensaçao de fraqueza, um pouco de falta de ar e palpitaçoes, parece que meu peito fica com uma pressao estranha. E depois que vi a reportagem da menina se SP que morreu na sala de aula devido a arritmia que ela tinha e o medico tinha mandado ela parar de tomar remedio 1 mes antes, fiquei mais preocupada ainda. Alem do mais andei lendo muito sobre estas extrassistoles, e vi algo falando que elas podem gerar outras mais graves levando a morte subita, e li ainda sobre o uso do inderal, que nao é recomendado em alguns casos pois pode tbem provocar alguns problemas cardiacos. Entao, o que vc me diz de tudo isso que escrevi? As vezes nao sei se estou ficando paranoica com tanta informacao, e ao mesmo tempo parece que nao sei nda, que os medicos erram nos diagnosticos e acontece o que aconteceu com a menina de SP que morreu. Me ajude.
Olá, Susana.
Vejo que está bastante ansiosa com o problema das suas palpitações.
Tente não associar a doença de “menina de SP” com o seu, pois provavelmente é um caso diferente… e não dá para dizer que é um erro médico ou algo do tipo.
O inderal é bastante usado para palpitações e extra-sístoles… Mas, cada caso é um caso.
O fato de seus médicos terei lhe dito que seus exames estão NORMAIS, é uma ótima informação.
Vou usar sua dúvida para fazer um post específico…
AVISO:
Esse blog não é consultório médico; não se configura consulta médica virtual, bem como segunda opinião médica.
Faça a consulta com seu médico, pois ele é o mais indicado para emitir um parecer adequado sobre seu caso.
Curta nossa fanpage: https://www.facebook.com/leonardo.alves.cardiologista
Abraços.
Muito bom este canal direto doutor, parabens pela iniciativa e trabalho social.
Tenho os mesmos problemas que os demais, superansioso, trabalho muito e sob pressao. fui 3 vezes ao ps do incor com taquicardia e sudorese com dor precordial e dispneia. nao era nada físico. ECG com poucas alteraçoes do segmento T, ecocardio com doppler normal, ecg esforço com variaçoes, mas dentro da normalidade. hipertenso e com dislipidemia. receita: rivotril SL e exercicios + medicaçoes. isto faz um ano. Entrei na academia, parei de fumar, pressao normalizou colesterol tbm, mas …. iniciaram as extrosistolias. hoje treino para uma maratona e tenho as extrasistolias durante a corrida e simplesmente continuo. uma hora o coração pode parar com todos os exames dentro da normalidade? abç
Olá, Roberto.
Acho ótimo que tenha mudado seu estilo de vida e passado a praticar exercícios…
Falamos em outro post que as extra-sístoles não levam à morte.
Existem FATALIDADES que ocorrem durante a atividade física, haja visto alguns atletas profissionais que falecem durante o exercício. Mas é FATALIDADE, algo raro.
As extra-sístoles não tem nada a ver com isso.
Abraços.
Leonardo.
Oi DR: Leonardo sou de belo Horizonte tenho 34anos (não fumo não bebo) e tambem tenho essas extrasistoles que me deixa mais nervoso o ultimo holter 24hrs que fiz apareceu 8315 extrasistoles ventriculares ou seja meu coração só fica batendo agora com o ritmo alterado eu devo procurar outro cardiologista ou uma funeraria isso ta me preoculpando muito, DR: esse tanto de extrasistoles.Fiz tambem eco e apareceu PVM
Dr minha filha tem 2 anos deu no eletro extrassístoles ventricular isoladas é grave dr tô doidinha.
Olá Dr. Sei que a intenção do site não é substituir nenhuma consulta médica. Estou com cardiologista marcado para 27/09, mas resolvi pergunta-lo por que isso está me consumindo!! Tenho 28 anos e sou extremamente ansiosa, muuuito ansiosa… Há 5 meses comecei a fazer exercícios físicos, não bebo, não fumo e tento controlar a alimentação. Porém a pouco tempo tenho sentido algo estranho. Meu coração parece dar uma batida mais forte e depois volta ao normal (coisa rápida, são segundos…), Isso está me deixando extremamente nervosa e preocupada. Ocorre esporadicamente, talvez 1 ou 2 vezes por semana, não sei. Quando entrei na academia, fiz eletro e deu normal, mas na época eu não sentia isso. Há mais ou menos 6 anos fiz um ecodoppler, também normal. Tive asma até os 7 anos de idade (sempre crises graves).
Como disse, meu médico está marcado para o final do mês, mas por favor me ajude a controlar essa ansiedade… rs… Isso pode ser arritmia? Gratissima pela atenção!!
Olá,
As “batidas, pausas, paradas, palpitações, aceleramentos, pancadas, batidinhas, coração enchendo, coração parando…etc” são as diversas descrições que os pacientes fazem para as Arritmias.
O detalhe é: descobrir se essas arritmias são benignas ou não… tudo depende da avaliação do médico.
Nesse link, falamos mais sobre o tema: http://sopronocoracao.com/tag/palpitacao/
Grande abraço.
Tenho extra sistoles ventriculares isoladas desde 2008 e o meu pensamento é o mesmo da NADJANE.
Já procurei muitos médicos desde 2008 faço tratamento com uma cardio que confio mas ainda não encontrei algum médico como o Doutor Leonardo paciente em explicar as causas e sintomas das extra sistoles.
As dúvidas são as mesmas ela mata?morte subta?posso ter um enfarte?pode ter vida normal?
Mas acima já li o post e me tranquilizei muito.
Já fiz um exame no INCOR aqui em SP com um médico do INCOR chefe de arritmia que constatou que o meu caso é de ansiedade e nervosismo. Pois no exame RESSONANCIA MAGNETICA DE CORAÇÃO não constatou nenhuma anormalidade ( Graças a DEUS ) no meu coração.
Mas agora que estou grávida precisei mudar o medicamento e as extra sistoles estão me atrapalhando demais. Dia estou bem outro tenho palpitações demais.
Meu ultimo holter deu arritimias ventriculares isoladas 8 e supraventriculares 320.
Agora vou refazer e espero que o resultado seja bom quanto esse ultimo.
Só quem tem sabe a ansiedade ( que como o Doutor disse só piora ) que causa nas pessoas para não ter nunca mais.
Deixo aqui a minha admiração pelo Doutor e os Parabens pelo trabalho em ser paciente e explicar para as pessoas cada dúvida que elas tem.
Abraços.
Olá, Si Braga
Obrigado pela sua participação tanto no blog, quanto na nossa FanPage…
Desculpe a demora em respondê-la aqui.
Leonardo.
Olá, boa noite Dr., sou Danielle Faustino, e bom, conto minha história…
Dia 18 de julho iniciaram minhas crises… eram horriveis, eu sentia como que meu coracao parava por milesimos de segundos e vontalva com mais intensidade… Bom, esses sintomas eram o dia inteiro… aguentei muito… eu pensava que era algo emocional… pois bem, fui ao cardiologista… fiz todos os exames como ele me pediu… eco’doppler, radiografia de tórax, ecg, funcional respiratório e holter… Todos os exames deram como resultado NORMAL, apenas o Holter apareceram o que eu tanto temia… 275 extrasistoles ventriculares polifocais duplas… e 585 supraventriculares…. bom, procurei na internet tudo, e realmente fiquei apavorada pois sentia como que havia uma bomba relógio dentro de mim… A minha cardiologista me passou Atenolol 0,25 porém metade para tomar a cada 12 hs… estou tomando apenas uma metade por dia e nao tive mais crises Gracas a Deus… sinto medo confesso, inclusive parei a academia devido a isso…por MEDO! Ela disse que meu caso é devido ao stress… e que as extrasistoles irao embora… Dr, existe a total cura? Eu leio em todos os lugares que as polifocais sao mais perigosas,,, minha médica disse que nao… Moro na Argentina e quero um parecer de um médico brasileiro! Bom, espero sua resposta e muito, muito obrigada! Quero me curar!
Olá, Danielle,
Acho que deve confiar nas orientações da sua médica, pois ela lhe avaliou e, provavelmente, fez uma avaliação bastante completa.
O estresse atrapalha bastante e costuma provocar extra-sístoles e estas extra-sístoles ocorrem/apresentam-se de diversas maneiras.
Abraços.
Leonardo.
Nao deixei minha idade… bom, tenho 28 anos Dr….é normal essas extrasistoles ventriculares em jovens com o coracao saudavel?
Olá, Danielle.
Sim, é comum. Entretanto, as palpitações sempre precisam de avaliação médica.
Abraços.
Dr. adorei seus esclarecimentos achei muito rico as especificidades mencionadas. Parabéns pela iniciativa e vontade em poder ajudar o próximo. Deus lhe proteja sempre……Maria Curitiba
Olá, Maria.
Obrigado.
Dr. Gostaria de saber no caso de arritimia extra sistoles supra ventricular se existe um numero de batidas que sugere preocupação? minha mãe antes de estar medicada deu um valor de 1049 no holter fiquei meio assustada, depois com a medicação passou para 209.
Olá, Kelly.
O padrão de gravidade ou não, não é o número de batidas, mas a avaliação global que o seu cardiologista faz. Ele usará diversos parâmetros para fazer essa análise.
Mas, como já está reduzindo, já é um bom sinal… Continue mantendo o acompanhamento com seu médico.
Leonardo.
DR .LEANDRO mto obrigado pela explicação obrigado pois tenho essas maldita extrasistoles
ja fiu em 03 cardiologista todos falam q é normal
e no meu caso e por conta da ansiedade sou ansiosa e ja tive cindrome do panico
meu cardiologista mandou aumentar a dose de PONDERA DE 25 P/ 40 MG
ESTOU BEM MELHOR GRAÇAS A DEUS.
ABLOK PLUS DE 50 E ABLOK ATENOL DE 50
OBRIGADO
Olá, Lúcia.
Eu é que agradeço a sua participação.
Leonardo.
boa tarde quero saber se um batimento inrregular tem a ver com o uso do marcapasso tenho muitas estrasisto e normal
Longhi.
Batimento irregular tem relação com Arritmia…
Raras arritmias tem necessidade de marca-passo cardíaco.
As Extra-sístoles são ruins, incomodam, mas não matam.
Abraços.
Olá Leonardo!
Gostei muito da explicação e principalmente de você considerar o fator psicológico como um dos desencadeadores do problema. Sou psicóloga e tive um taquicardia supraventricular sem remissão espontânea e passei por duas vezes pelo procedimento de Ablação, depois disso fiquei com extra sístole, principalmente em dias estressantes. Tanto eu como meus pacientes ansiosos que sofrem do problema buscamos por meio de mil exames algo concreto que explique o desconforto que a extra sistole causa, mas o que realmente pode acalmar nossos “corações” é entender esses conflitos que causam tanta ansiedade…mas ler artigos médicos sempre ajuda a racionalizar a emoção…
Obrigada!
Fábia
Olá, Fábia.
A sua opinião é importantíssima – e é interessante o seu posicionamento, pois eles ajudam muito aos pacientes, principalmente vindo de profissionais da área de psicologia.
Tento aqui no blog e na fanpage, mostrar algo legal da vida e imagens e temas menos estressantes, para aliviar um pouco a ansiedade… desse modo, conto com sua ajuda com comentários e até mesmo alguns posts.
Abraços.
Conheça a fanpage: https://www.facebook.com/leonardo.alves.cardiologista
Dr. Leonardo meu sobrinho tem a síndrome de Wolff-Parkinson-White, essa sindrome e grave? ele tem 12 anos e tem menos de uma semana q descobrimos ! ele ja esta tomando propafenona.
Olá,
Fizemos um post a respeito da WPW – http://sopronocoracao.com/2012/04/01/w-p-w-sindrome-de-wolff-parkingson-white-como-tratar/
Dê uma lida nele.
Abraços.
Ha cinco anos atras,logo apos o nascimento da minha filha mais nova,comecei a ter sintomas que me deixavam apavorada:pressao elevada,taquicardia,tremores,tonturas,maos e pes molhados,frio intenso,dormencia,dores pelo corpo,no peito,entre outros.Fiquei em tratamento por quase tres anos e tive alta.Ocorre que,de tres meses pra ca,esses sintomas reapareceram,so que dessa vez,acompanhados de varios episodios de palpitacao,tontura e uma sensacao de sono tao grande que,as vezes,parece que vou dormir mesmo sem querer.E horrivel sentir isso.sinto-me impotente,desanimada,irritada e sem vontade para nada.Tudo que queria era ficar na cama o dia todo sem falar com ninguem.Para piorar,emagreci sete quilos em dois meses e a impressao que tenho e que continuo emagrecendo.O que esta acontecendo comigo?pode ser ansiedade a causadora disso tudo?ajude-me a entender o que esta acontecendo e muito obrigada.
Olá, Sílvia.
Ansiedade e depressão podem, sim, causar angústia e emagrecimento, bem como outros diversos sintomas.
Já falamos muito sobre a relação da ansiedade/pânico com as arritmias do coração: http://sopronocoracao.com/2012/02/02/panico-e-suas-relacoes-com-o-coracao/
Procure o seu médico e conte a ele todos esses sintomas… acho bastante importante você relatar isso para ele.
Abraços.
Olá Dr. Descobri ontem que tenho extra sistoles num exame de pronto socorro pra verificar na verdade a minha sinusite. Hoje marquei uma consulta com um cardiologista, mas resolvi antes investigar na internet sobre o assunto. Me deparei com o seu blog e foi de grande ajuda,pelo menos não ficarei ansiosa na consulta. Sou professora e dou muito valor ao conhecimento, ainda mais se podemos compartilhar com o próximo como esta fazendo de uma maneira simples e objetiva. Obrigada e prosperidade!!!!
Olá, Andréia.
Agradeço sua participação.
Espero que a consulta tenha sido boa…
Melhoras.
Leonardo.
Boa Tarde Dr. Leonardo, a mais ou menos um ano atras senti que meu coração de vez em quando acelerava bastante, então resolvi procurar um cardiologista, fiz eletro, holter, eco e esteira , no eco deu tudo normal, eletro também, mas no holter e esteira deu extrassistoles atriais e supraventriculares, o cardiologista me passou atenolo de 25mg duas vezes por dia e tomo também apraz de 0,50mg porque sou muito ansiosa, tenho muito medo de morte subita, o senhor acha que esse diagnostico requer cuidados, ando muito nervosa fico toda tremula, coração batendo descompasado, me ajude.
Olá, Mônica.
Qual diagnóstico?
Pelo que vc descreve, seu médico disse que os exames estão normais, todos eles.
Sobre a ansiedade, ela sempre atrapalha… e deve ser reduzida e aliviada o mais breve possível.
Grande abraço.
Boa noite Dr. Leonardo.
Hoje em dia não tenho plano de saude,mas quando tinha a 2 uns anos atrás fiz vários exames que constataram extra sistoles. O médico disse para eu não me preocupar mas de uns 2 meses pra cá eles vem aumentando bastante. Não fico um minuto sem que os sinta. As vezes acontecem de 03 a 04 vezes em menos de 60 segundos. Outras horas não sinto tanto. Outra curiosidade é que sempre escutei meus batimentos cardiacos claramente no ouvido esquerdo e de uns meses pra á ouço nos dois ouvidos. São bem altos mesmo. Tenho 37 anos e não fumo e nem bebo.1.75 de altura e 73 kg. Sou um tando ancioso. As vezes sinto uma gastura no peito como se fosse uma azia.
Qualquer conselho já ajuda.
Desde já muito obrigado por sua atenção.
Olá, Leonardo.
Lembre-se do que o seu médico lhe disse…
Mas, se já há algum tempo que não consulta, melhor fazer nova avaliação com seu médico.
Abraços.
Dr. obrigada por tirar minha dúvida acima. Gostaria também de fazer outra pergunta. Tenho já a anos uns sintomas estranhos quando tiro cochilos durante o dia principalmente. Algumas vezes aconteceu a noite durante o sono tbem, porém faz tempo que isso nao acontece, agora está acontecendo só durante o dia quando o sono é rapido. Acordo dele com o coraçao disparado, me da falta de ar, fico gelada, enfim.. parece que levei um susto enorme e que vou infartar. E está acontecendo com uma frequencia grande. Evito até de cochilar para nao ter isso, pois é horrivel. O que pode ser?
obrigada
Boa tarde Dr Leonardo. Li seu post sobre extrassistole e taquicardia ventricular e gostaria de tirar uma duvida. Tenho extrassistole ventricular isolada esporadicamente, fiz todos os exames como eco, teste de esforco, eletrocardiograma de alta resolucao e holter. Todos esses exames normais a nao ser um pequeno PVM. Foi constatado no meu holter uma unica vez 1 episodio de taquicardia ventricular nao sustentada (3 extras) durante o sono. Essa taquicardia nao sustentada pode levar a uma arritmia mais grave mesmo sem qualquer outra cardiopatia? Nao sei qual o fator que desencadeia esse tipo de arritmia e gostaria de saber se com esses exames tem como o cardiologista saber se e uma arritmia benigna ou maligna ou existe a necessidade de um estudo mais aprofundado? Meu cardiologista me tranquilizou, mesmo assim esse tipo de taquicardia nao sai da minha cabeca, pq eu tive isso? e como se estivesse no escuro sem saber se isso pode voltar e me causar uma morte subita. Faco holter 2x por ano e sempre tive apenas algumas extras ventriculares isoladas, essa foi a primeira vez que foram tres juntas. Moro em NY e sempre que saiu de uma consulta as duvidas nunca ficam esclarecidas. Agradeco.
Olá, Bárbara
Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
Grande abraço.
Leonardo.
Boa tarde, esqueci de mencionar que durante o episodia de TVNS meus batimentos era 80 por minuto.
Olá, Bárbara
Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
Grande abraço.
Leonardo.
Dr, boa noite!
Meu nome é Carlos e há dois meses fiz um ecocardiograma que acusou hipertrofia ventricular e prolapso de válvula mitral. Isso foi em uma clínica. O médico me receitou carvedilol e fui parar no hospital com esse medicamento- minha pressão é baixa e meus batimentos tb e a medicação fez com que meus batimentos chegassem a menos de 20 por minuto. Inconformado, refiz DUAS vezes o ecocardiograma e mais quatro eletros. Resultados: “ECOS” ( OS DOIS) normais e eletros NORMAIS ( refiz num grande hospital aqui de Salvador).
Mas fiquei em pânico com o primeiro eco. Dr, pergunto: o meu coração pode ter diminuído em tão pouco tempo, já que fiz dois ecos após o primeiro, que deu alteração, e nem prolapso deu nos outros dois?
Estou aflito!!
Um grande abraço!
Olá, Carlos
Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
Grande abraço.
Leonardo.
Ah, eu estou em acompanhamento psiquiátrico por causa dessa situação. A psiquiatra já disse para me tranquilizar, que pode ter havido um equívoco com o primeiro eco, já que os outros dois posteriores foram normais, mas eu não consigo mais viver! Fora a forma como me foi falado . O médico me disse que meu coração estava fraco…
Olá, Carlos
Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
Grande abraço.
Leonardo.
o meu filho fez um exame de ficar com um monitor de eventos esse exame costatou arretimia sinusial taquardiaco e extasistoles atriais e ele tem 8 anos isso e grave
Olá, Alessandra
Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
Grande abraço.
https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
Leonardo.
Doutor Leonardo, quero parabenizá-lo pela importante iniciativa de ajudar ao próximo tirando algumas dúvidas e compartilhando seus conhecimentos.
Doutor, desde os meus 16 anos que eu sinto essas “paradas” que dá no coração. Às vezes, sinto como ele tremesse, fibrilasse. Sinto tonturas, dores pelo corpo (só em algumas vezes). Fiz doppler, eletrocardiograma, exames de sangue e de urina. Todos os exames deram normais, porém continuo sentindo esses sintomas e devido a isso deixei de fazer o que eu mais amo: Tocar bateria!
Não consigo nem subir um morro ou escada que páro e começo a sentir muito cansaço e falta de ar. A Doutora da UPA me receitou um remédio chamado “Passalix”, porém não melhorou meus sintomas. O máximo que aconteceu foi eu sentir muito sono.
Espero não incomodar pela redundância na pergunta…
Aguardo sua resposta!
Que Deus o abençoe!
Olá, Jefferson
Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
Grande abraço.
https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
Leonardo.
Ola, bom dia Dr.,, Me chamo Erica, tenho 31 anos e PVM com leve regurgitacao. O que me incomoda muito sao as extrassistoles, no meu caso ventricular. Sinto uma ou outra durante o dia mas qdo elas resolvem atacar vou p o Hospital, poi fico fraca, suando frio, sem forcas… o pior e que ate eles fazerem o eletrocardiograma elas ja foram embora. Sinto meus batimento acelerados e cansaco com frequencia e o medico diz q e devido ao prolapso. Faco exame regularmente como holter (com algumas extras ventricular), ecocardiograma (com prolapso) e teste de esforco (normal). Por tentar entender melhor o meu problema procurei um novo cardiologista e realizei um exame chamado ELETROCARDIOGRAMA DE ALTA RESOLUCAO que deu normal. Gostaria de saber qual a importancia desse exame? Antes de descobrir esse problema (ha 2 anos) era uma pessoa normal e viciada em academia, hj mesmo sem alteracoes ao teste de esforco, nao consigo fazer uma aula de aerobica q sinto os batimentos irregulares.
Como pode no testes de esforco esta normal e mesmo assim eu nao conseguir fazer exercicios devido ao cansaco e batimentos acelerados? De qto em qto tempo e recomendavel a repetir o exame “teste de esforco” ? A minha sensacao e que vou ter uma morte subita como tantas outras pessoas qdo realizo qualquer esforco fisico. Tomo selozok 50 mg 1 x ao dia.
Gostei muito do blog, parece ser bem esclarecedor.
Agradeco muito a atencao.
Boa Tarde Dr.
Tenho PVM inicial e extras sistoles ventriculares e supreventriculares.
Há perigo de morte súbita?
No holter elas sempre aparecem, já no ergométrico e no eco não dão nem sinal.
Também tomo meio Propranolol de 40mg de 12 em 12h, ficar tomando esse remédio pode causar algum bloqueio??
Grata.
Juliana
Olá, Juliana
Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
Grande abraço.
Leonardo.
Boa Tarde Dr.
Tenho PVM inicial e extras sistoles ventriculares e supraventriculares. Há perigo de morte súbita?
As extras sempre aparecem no holter, mas no Ergométrico e Eco não dão nem sinal..
Também tomo Propranolol de 40mg de 12 em 12h, é perigoso dar algum tipo de bloqueio? Já tomo há 1 ano.
Também tenho Colesterol alto e como já tomo Propranolol e Diane, fiquei com medo de continuar tomando Vytorin, misturar tudo e piorar o problema. Posso fazer o uso desses remédios ao mesmo tempo?
Grata.
Juliana
Olá, Jusgarioni
Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
Grande abraço.
Leonardo.
Ola Dr Leonardo, me chamo Felipe, tive varios casos de arritimia, tive epocas (2 a 3 anos atras) de baladas que fiz muitas coisas erradas e acabei indo parar no hospital internado, por causa de muitas misturas. Drogas que aceleravam o ritimo cardiaco e aumentavam a pressão arterial, fiquei 5 dias internados, desde entaum fui me consultando com meu cardiologista, fez varios exames e naum achou nada, sempre fui adepto da academia, porem a uns 3 meses atras, parei com a academia, pois tive episodios depois do treino que pensei que morreria. O coração batia em um ritimo descordenado, me dava falta de ar, sensação de morte, a pontos quase desmaiei, geralmente em dias de frio, parava respirava fundo para tentar passar, teve dias que demorou a passar uns 15 min, e sempre quando eu respirava bem fundo era que passava, usei rivotril indicado pelo meu cardiologista, onde houve uma melhora, alias fiz eletro, eco, e segundo ele, não foi localizado nenhuma anormalidade, porem tenho medo de malhar de novo, mas tem dias que não me sinto bem, a dias que sinto mal estar, hoje mesmo senti sensações, como se o coração estivesse dando pulos no peito em menos de 1 hora senti aproximadamente, 8 a 10 vezes essa sensação, seguido de inquietude, medo. Fazia tempo que não sentia isso, não sei se o dormir muito tarde (4:00 a.m) e o acordar muito tarde (11:30 a.m), tem algo haver… necessito de um conselho… muito obrigado.DR
Olá, Felipe
Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
Grande abraço.
Leonardo.
Boa tarde Dr. Leonardo, ano passado fui diagnosticado com arritmia supraventricular e em janeiro deste ano fui submetido ao procedimento de ablação com radiofrequencia. Deu tudo certo e estou curado. Porém, agora em outubro/2012, comecei a sentir novamente palpitações (extra-sistoles), mas não taquicardia sustentada (como eu tinha antes do procedimento). Há alguma possibilidade depois de 10 meses do procedimento de eu voltar a ter arritmia?
Olá, Roberto
Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
Grande abraço.
Leonardo.
De Portugal
Qual é o perigo de taquicardia supraventricular de 10 complexos, num coração saudável com extrassistoles supraventriculares raras e isoladas?
Anabela
Olá, Anabela
Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
Grande abraço.
Leonardo.
BRUNO
OLA DR TUDO BEM SOFRO DE SÍNDROME DO PANICO E DE TOC TENHO MUITO MEDO DE INFARTA JA FUI 15 VEZES CARDIOLOGISTA NUNCA DEU NADA SÓ TAQUICARDIA SINUSAL DAI TOMO ATENOLOL 50 MINHA FREQUÊNCIA CARDÍACA AGORA DEITADO DORMINDO E DE 50 57 49 O MEDICO DISSE QUE E NORMAL POIS NÃO TENHO NENHUMA PATOLOGIA NO CORAÇÃO MESMO ASSIM TENHO MEDO ESTOU TOMADO ASSERT E REVOTR NÃO CONSIGO SAIR DER CASA E NEM VIVER MAIS O QUE FAÇO DR LEONADO TENHO 23 ANOS TENHO MEDO DE TER INFARTO
Olá, Bruno
Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
Grande abraço.
Leonardo.
Dr tenho extrassistoles quase todo dia, não o dia todo, mas algumas durante o dia, as vezes uma só, de vários tipos, as vezes como falha, como saltos, como pausas, lhe pergunto é assim mesmo?, elas mudam de tipo?, eu fui ao Cárdio e relatei que sofro de gazes, ele me examinou e viu que realmentre estou com muito gazes e falou que isso contribui para dar Extras sístoles, percebo que sinto mais quando estou assim muita cheia de gazes, isso pode acontecer tem relação uma coisa com a outra?
olá Doutor Leonardo.
Meu nome é Renan, e a bastante tempo que procuro na internet algo sobre o que eu sinto com os meus batimentos. Fiz os exames cardiacos e nada de anormal constou a não ser que sou um pouco nervoso. Eu sinto que as vezes, o meu coração tem uma “batida extra” junto com o batimento normal, é como se o coração desse um leve coice e ai me vem uma necessidade de respirar fundo. é completamente indolor. Antes eu sentia isso algumas vezes por ano, mas ontem eu senti isso a cada hora e eu fiquei preocupado. Fui no hospital e a clinicia geral me disse que é ansiedade. Eu realmente ando ansioso e um pouco nervoso com alguns problemas pessoais e além do mais, ando bebendo bastante refrigerante de cola (sou um viciado em coca, rs) e tenho dificuldade em dormir. o que me deixa meio preocupado é que eu sou novo pra ter isso, não fumo e nem bebo exageradamente. tenho 21 anos, tem alguma relação com a idade? Enfim Dr, Será que tudo isso é o que consta nesse artigo? me indentifiquei bastante, foi o artigo que mais chegou perto do que eu tenho ou sinto. Pode por favor comentar sobre? agradeço desde já! 😀
Através dos comentarios e perguntas aqui ecritos consegui me tranquilizar um pouco sobre extra-sistoles ventricular.Se possível me envie através de email tudo sobre está famosa,de preferência tratamentos e causas mais comuns.
Obrigada!!!!!
Olá Dr. Leonardo,
estive lendo alguns posts e quero parabenizá-lo pelo gesto de nos acalmar..rss
Tenho 37 anos e em 2009 descobri que tenho arritmia extra sistólica. Faço o acompanhamento com meu cardiologista e tomo Amiodarona 200 mg. Consigo que fique tudo sob controle, porém, no mês de julho fiz um exame de Holter e no resultado apareceu que tive uma pausa de 2 segundos nos batimentos e eu me esqueci por várias vezes de tomar o remédio. Voltei ao médico, e o que ele recomendou foi que eu fizesse um eco (já fiz e o resultado foi normal) e uma consulta com o arritmólogo (está agendada).
Minhas perguntas são:
Essa pausa pode ter sido provocada porque não tomei o remédio direito?
Com o resultado do eco normal, posso praticar esportes como mergulho livre e/ou autônomo?
Desde já agradeço e aguardo sua resposta (torcendo para que seja boa, pois minha próxima consulta será só em janeiro..rss)
Um abraço
Olá Dr.
Tenho distúrbio de condução do ventrículo direito.
Minha médica já havia me dito que poderia ter arritmias, mas que não seria nada grave.
Nos últimos dias tenho sentido como se meu coração parasse ou que saísse do lugar, depois ele voltar a bater normalmente.
Estou ficando preocupada, pois já me deu 5 vezes em um só dia.
Será que é grave?
A menos de um mês fiz um eletro e deu tudo normal. O médico até disse que não dava pra acreditar que tenho distúrbio.
Desde já agradeço.
Olá Dr.
Tenho 26 anos e tenho leve hipertensão mas com remédio atenolol 50 mg ela está sempre controlada.
Eu faço caminhada e corrida. Nunca nem cheguei perto de ficar cansado nos treinos. Comecei a fazer corridas e sempre foi tudo normal. Mas há 02 semanas tive 02 crises de taquicardia ao subir escada e levantar da cama. Tive batimentos acelerados e palpitações , mas não fiquei cansado. Elas pararam em pouco tempo.
Quando fui ao médico com taquicardia minha pressão estava 17×8 e quando fiz o eletro deu que estava normal. Há dois anos fiz ecodopler e deu tudo normal tb.
Mas estou com medo de ser algo grave devido aos treinos que fiz. Eu não tenho palpitações ou taquicardia ao fazer mais nenhuma outra atividade. Subo um morro bem pior do que a escada de minha casa para trabalhar e não me dá palpitação e nem taquicardia, nem fico cansado.
Eu trato com psicólga a minha ansiedade. Será que essa ansiedade está disparando meu coração?? Pois as 02 vezes que tive foi subindo a escada e levantando da cama quase no mesmo horário.
Tenho uma consulta com o cardio marcada para a próxima semana.
Abraços e continue com o bom trabalho.
Att – V. R. M
olá, gostei muito do seu comentário, teho buscado mais informações sobre meu caso, mas só encontro fragmentada, e por isso acaba por gerar duvidas, nasci com uma ma formação da valva Mitral, mas nunca foi tratada, descobri por acaso através de um eco, mas ela apresenta refluxo , regurgitação, turbulencia e degeneração maximatosa, por causa disso a valva Tricuspide entrou em insuficiencia, grau 1, o Atrio esquerdo agora está com 52 mm, e o ventriculo esquerdo esta com insuficiencia cardiaca grau 1, tenho falta de ar e episódios de cianose de extremidade, e edemas em MMII, to preocupada, no holter acusou extra sistole atrio e supra ventriculares, onde posso pesquisar mais sobre isso? e tambem sou hipertensa tenho 50 anos, e minha familia tem muito caso de morte subta do lado paterno
Doutor me ajude, fiz um cateterismo a oito anos atras, pois tinha um fio a mais no coracao e fiz uma ablacao, meu medico disse que queimou quase tudo ficou so umpouquinho de nada sou muito ansiosa tomo daforin e alprazolan que a minha psiquiatra passou tenho panico…. Em fim nao vivo porque tenho estra sistoles todos os dias e tenho medo de morrer e deixar minha filha, ja fiz todos os exames e nao da nada as vezes nem as extra saem no exame o q e isso posso morrer disso, nao viajo nao faco nada por causa disso, me ajude, me responda com clareza.
Obrigadaaaaa… Estou esperando.
Dr. Leonardo olá,
Meu nome é Karim, tenho 31 anos, e iria me submeter a uma cirurgia plastica estetica, quando me pediram um eletro, fiz e deu extrassistoles ventriculares frenquentes bigeminadas, meu cirurgião pediu novamente o exame, fiz em outro laboratório e deu o mesmo resultado, fui encaminhada para um cardiologista, o qual me submeteu ao hotler, eco e esteira, hj fiz o eco e esteira, os médicos me disseram que não viram extrassistoles alguma, o hotler vai ficar pronto em uma semana. O que gostaria de saber é se seria possivel dar o mesmo resultado em 2 exames iguais, mais em laboratórios diferentes a mesma coisa e não ser extrassistoles!
Meu cardiologista escutou meu coração e disse que realmente elas são frenquentes. Me surgiu esta duvida pelo fato de não terem aparecido neste dois exmes eco e esteira.
Já grata pela sua atenção,
Att.
Karim Muniz
ola doutor leonardo alves , tenho extra sistole e a minha é frequente as vezes sinto duas ou mais batidas diferentes , o q tenho q fazer?? ja fiz eletrocardigrama , ecocardigrama e esteira ,meu coração deu normal.
Boa noite!
Tenho um transtorno de ansiedade, tenho sentido extra sistoles, dores nas costas, maxilar e picadas nas maos, e manifestam-se estes sintomas em atividade fisica. Toda a gente me diz que é normal, mas tenho um medo enorme de morte. Será motivo de preocupaçao? Ja fiz electrocardiograma e nao acusou nada assim como analises ao sangue. Ando a ser tratado com Alprazolam para a ansiedade, abraço!
Olá DR.. meu nome é Alexandre tenho 35 anos, recentemente fazia atividades fisicas a noite e antes destas atividades eu tomava um suplemento (pré-treino que na sua composição tinha 300mg de cafeina e 3g de creatina) e uma certa noite acordei com o coração acelerado e boca seca e a pressão alta e fui ao hospital, e fiz exames de sangue e do coração onde os de sangue deram normal e o do coração deu no eletro (bloqueio do ramo direito) e o eco (extra-sistoles frequentes), o que isso quer dizer ????
OBS. já cortei o suplemento, café que eu tomava de mais e também deixei de praticar atividades fisica
QUERIDO DR. LEONARDO, É EM MEIO A LÁGRIMAS Q VENHO AGRADECER SUA PÁGINA NA INTERNET. SOU UMA PESSOA SUPER, MEGA, ULTRA, POWER ANSIOSA E ALGUNS DIAS ATRÁS, FUI PARAR NA EMERGÊNCIA COM OS BATIMENTOS CARDIÁCOS IRREGULARES, COM DIREITO A PARADINHAS SUPER INCÔMODAS, QUASE PIREI O CABEÇÃO. FOI DIAGNOSTICADO APÓS ECG EXTRASSÍSTOLES, SEM QUALQUER GRAVIDADE, TODAVIA FUI ENCAMINHADA AO CARDIOLOGISTA PARA AVALIAÇÃO AINDA MAIS PROFUNDA. OBRIGADA PELOS SEUS ESCLARECIMENTOS, TENHA UM ANO NOVO CHEIO DE VITÓRIAS E Q ATRAVÉS DE SEUS CONHECIMENTOS, VC CONTINUE AJUDANDO MUITAS PESSOAS, AFINAL DE CONTAS, QUEM NÃO NASCEU PARA SERVIR, NÃO SERVE PARA VIVER. ABRAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!
Holla Dr !!!
Gostaria de saber algo sobre este problemas arritmia cardiaca, eu no caso corro e nunca senti nada, e hoje fui em uma consulta e na hora o médico viu que eu estava com a pressão alta, e falou que meu coração batia acelerado e depois ficava lento. isso pode ser grave ? mesmo sabendo que nunca senti nada referente a isso ?
E se eu fizer um tratamento certo posso fazer o teste de aptidão fisica da PM ?
Olá, Leonardo. De vez em quando, tenho arritmias extrassistólicas ventriculares isoladas. Posso praticar exercícios físicos, como musculação? Há algum risco? Obrigado pela atenção.
tenho 33 anos, 1,72 alt., 84 kg.,pratico corrida há 5 anos e desde o início sempre sentia umas batidas extras.uma vez em 2007 acordei de manhã cedo com o coração disparado e senti várias batidas irregulres, fiquei nervoso mas depois passou.desde então era raro mas de vez em quando as sentia.fiz alguns eletrocardiogramas e nunca dava alteração.porém o último ano passado, com outro cardiologista constou bloqueio do ramo direito, mas o cardiologista falou que não é nada pra se preocupar e que eu deveria continuar as corridas normalmente.entretanto sinto arritmias quase todos os dias, se fico ansioso ou depois das corridas geralmente por um breve período e mais tarde melhoram.mas praticamente toda semana as sinto.já passei 1 até 2 meses sem as sentir mas depois voltam.
trabalho com vendas e pelo estresse (de sempre) e refrigerantes à base de cola regularmente sei que posso estar contribuindo com isso.mas a pergunta é: será que devo fazer outros exames ou mudar de médico? será que se o problema persistir pode complicar a saúde do meu coração, ou terei que fazer ablação por cateter?
por favor me dê uma opinião.obrigado.
Dr. Leonardo, eu não sei o que faço, estou com muito medo, eu sinto extra sístole e depois que eu fiz o eletro a cardiologista disse que estava normal, apenas com extra sístole, mas eu fico muito preocupado diariamente, quando mostrei o exame a outro cardiologista ele falou que é ansiedade, fiz o ecocardiograma e meu coração está normal totalmente, tudo bem, nem deu extra sístole. Vou fazer o ergométrico e ainda fico muito preocupado, e relaciono qualquer incomodo no braço, nas costas a essa tal extra sístole, sinto medo diariamente, sou realmente ansioso minha pressão é perfeita, entre 12, 11, mas só isso, sou muito nervoso a nível de medo. Meu emocional anda meio abalado também pelo fator de eu ter perdido um amigo a pouco tempo por suicídio….enfim, todos os meus amigos e meus pais dizem que eu estou paranoico, e que é psicológico, mas realmente de tanto pensar nisso ele está abalado e estou deixando de fazer muita coisa que adoro por causa disso, como futebol, sair com amigos, malhar, correr na praia e estou emagrecendo com medo de algumas comidas…o que senhor acha que eu tenho e devo fazer?
Muito obrigado desde já.
Informação é tudo!!
Dr. Leonardo, tudo bem? Estou aqui lendo os posts e, se puder, poderia me ajudar numa dúvida. Sinto extra-sístoles desde 2009. Começou um dia vinha nos outros não, daí vinha uma seguida de outra, depois fica dias e dias sem. Teve dias que veio uma que demorou cerca de 6 segundos para voltar ao normal. Até hoje tinhas mais de meses que não sentia quase nada, a não ser uma ou outra rápida. Hj veio e ficou indo e voltando, com duas, três seguidas, das 17 h às 22 horas, mais ou menos, tomei um propanolol 40 mg.Minha médica passou meio comprimido, mas disse que era só pra me tranquilizar, pq não precisava.Geralmente,não fico assustada. Espero, respiro e bola pra frente.Mas hoje fiquei pq não parava..tipo dava uns minutos e vinha de novo e depois de novo e algumas seguidas. um horror. Pode ser comum isso? Já fiz dois holters, um deu nada e o outro 9 extra-sístoles supraventricular isoladas. mas nada nada igual hj. Tem 3 dias que não tomo Puran T-4, hj de manhã que tomei, tomo 25 mg todo dia de manhã, mas tinha esses dias que não tomava.Tb tenho falta do hormônio progesterona. Não sei se tem a ver, mas tipo hj foi muito estranho…pensei que não ia parar pq demorava algumas e toda hora vinha. Mas agora parou. Já agradeço. Sabrina.
dr sou isabel cristina e estou desesperada estou sentindo meu coração dar pausa quase todo o dia a noite piora mais tomo atenelol 25mg metade só mias estou em panico quando me da as palpitações penso que vai parar tenho medo de morrer ,tenho pvm e na epoca de mestruar é pior ainda a ultima que tive pausou e causou uma dorzinha la no fundo fiquei em desespero me ajude me de uma explicação se palpitações mata com pvm
olaaa doutor
tenho 16 anos e sou atleta de futsal feminino fiz um raio x, e um eletro nao constataram nada foi no teste de esteira que vi que tenho uma extrassistole o medico me proibiu de jogar isso e normal? a proibiçao da pratica esportiva.
de quanto a quanto tempo demora pra voltar ao normal? e oq posso fazer pra noa sentir mais isso?
ola doutor…primeiramente parabens pelo bolg,faço tratamento de sindrome do panico e tomo medicamento para hipertensao,captopril,hctz,e selozok,e o meu medo e de sofrer um problema cardiaco e morrer tenho 30 anos,estava sentindo como se o coraçao tivesse falhando fiz o electron e segundo o medico nao deu nada,ai fiz hotter 24hs,e esta escrito o seguinte no laudo.atividade ectopica ventricular isolada de grau rara,observadas 10 extrassistoles ventriculares durante o exame,o qisso significa?estou em tratamento com psicologo tbem e comecei uma dieta por causa da obsidade,mas com o apoio da nutricionista,por favor me responda………
OLA DR TUDO BEM GOSTARIA DE SABER SE SELOK 25MG É BOM PARA EXTRA SISTOLE E PRESSÃO ALTA ? SOFRO DE EXTRAS E PRESSÃO ALTA MAIS BEM CONTROLADA .. SOFRO TAMBÉM DE SÍNDROME DO PANICO … MEUS EXAMES SÓ DEU EXTRAS SISTOLE ME AJUDE DR E SE OS REMÉDIOS QUE EU TOMO PARA O PANICO PODE ATRAPALHAR MINHA CURA DO EXTRA SISTOLE TOMO PARA O PANICO FRONTAL E PONDERA .. OBRIGADO .. DEUS ABENÇOE …
Dr. Leonardo, boa tarde!
Gostaria de dividir algo com o senhor. Tenho extrassístoles há mais de três anos, pelo menos três durante todo o dia.
De dezembro/2012 pra cá estou fazendo uso de geleia real rigorosamente toda manhã em jejum.
Qual foi minha surpresa que as extrassístoles desapareceram. Não tenho uma sequer.
A vontade em saber se a geleia real tem participação nessa cura é muito grande. Muito mais pessoas poderiam se beneficiar o senhor não acha?
Agradeço a atenção.
Silmara Rocha/Votorantim-SP
Nossa que interessante este seu comentario, estou muito interessada na resposta pois tenho extrassistoles tmb ha tres anos e agora no final do mes fui parar no PS com arritimias e passando muito mau! fui afastada do meu emprego pois o psiquiatra relatou que estou com muito estresse e ansiedade (sindrome de Bounout).
Qual foi a resposta do doutor?
Obrigada e boa sorte!
Ana Paula
no meu caso meu pai faleceu infarto, minha mãe tem também PA alta, colesterol alto, enfim.
mas vou falar de mim, a algum tempo fiz um eco que constatou escape de valvula mitral, nada grave, mas apos 5 anos depois de certos desconfortos, retornei a outra cardiologista onde em todos os exames aparece extrassistole ventricular, e no teste ergometrico teve uma elevação da PA muito grande. minha cardiologista pediu para anotar o intervala das arritimias e parar ver se tem necessidade de algum medicamento. pediu para suspender alguns medicamentos que estava usando para outros tipos de patologia, exames de sangue deu um pequena elevação do trigliceridios, só tenho 27 anos e ando preocupada porque ela so me disse que a preocupação dela era mais por causa do historico familiar, devo me preocupar ou não, desde já agradeço.
desde 2000 que venho sentido extrasistoles e horrivel fico com tonturas e parece que vou morrer ja fiz holter e acusa sempre 13 supra ventriculares e 11 ventriculares,na prova de esforço naõ acusa nada e neste ultimo ecocardiograma que fiz acusou espessamento da aorta mas o cardiologista disse que naõ era para me preocupar mas fazer caminhadas e deixar de fumar.quando me irrito la vem as extrsistoles e sou muito ansiosa.quando elas vem costumo tomar um victan e melhoro .sera que sao de origem nervosa?
Ola Dr Leonardo Alves,
tenho praticamente todas as manifestações das extras sistoles,no meu Eletro de esforço deu distúrbio de condução pelo ramo direito e brda , o médico disse que é nada grave e que e meu coração esta bom , esses distúrbios pode ter alguma relação com Brugada?estou tomando Selozok ( metoprolol ) melhorei muito com essa medicação, não tinha me dado bem com o Atenolol.
Essa matéria me ajudou muito!
Sempre fui saudável e nunca precisei ficar indo em médico.
Fazem quase 5 anos que meu pai faleceu de infarto, e de 2 anos pra cá… MORRO de MEDO de também ter um… Com isso, comecei a ter preocupações desnecessária, ansiedade e crise de pânico!
Graças a Deus estou MUITO melhor, já que sabia da onde vinha os meu medos.
O Problema é que sinto dores no peito, pontadas, e as vezes parece que alguns órgãos estão entrando em atrito… não sei muito bem dizer.
Sempre fui parar no P.A e todos os eletros deram normais. Tanto que me indicaram procurar o gastro, pois era provavelmente algo do estomago. Procurei e descobri que tinha gastrite leve, oque nada tinha haver com as dores… E todos os cardiologistas, falam que isso é apenas espamos.
No último cardiologista que consultei, fiz o teste da esteira e deu tudo normal, a não ser, na hora do descanso, ocorreu apenas uma exta sistoles isolada. O médico disse que é normal, mas para alguém ansiosa… isso é MUITO.
Procurei outro cardio, que também pediu para eu ficar tranquila, porém vou fazer os exames complementares… Mas agora estou ansiosa com medo do resultado do holter.
O estranho é que não sinto palpitações, ou coração parar ou o que geralmente as pessoas relatam… Sinto pontadas que os médicos dizem não ter nada haver com isso, que eu estou encanando.
A única coisa que tenho sentido é umas pequenas ‘pontadinhas’ ou ‘tremidinhas’ hora no pescoço, hora na perna, hora no pé, braço… pensei que era dos batimentos, mas o médico disse que são FASCICULAÇÕES, também causada por stress e ansiedade.
Estou meia perdida… Será que ocorreu esse extra sitsoles, por conta que no exame da esteira eu fiquei ansiosa, com medo do resultado e medo de passar mal?
Isso pode ocorrer? De ter acontecido uma vez e normalmente eu não as te-la?
Estou muito mais calma após ler essa matéria! Muito obrigada!
E gente, ansiedade é tudo… faz você ficar mal em vários sentidos… Vamos nos controlar, curtir a vida, pensamento positivo… que tudo vai passando aos poucos!
Eu controlando a ansiedade e tirando os medos, os meus sintomas estão bem melhores
Boa Sorte!
Olá Dr., eu tenho palpitações no coração ele não acelera e nem diminue os batimentos cardiacos, bate normal só que sinto as batidas fortes nos peito, e as vezes elas doem e isso esta me incommodando ja a alguns meses, o que pode ser, fui no cardiologista e meu eletro deu alteraçoes inespecificas da repolarização ventricular e ele pediu alguns exames de sangue e tb fui na psiquitria e psicologa e ela me receitou paroxetina no final doprimeiro mes, diminuiram as palpitações de todos os dias, passaram a dar uma vez por semana e mais fracas, agora estou no segundo mes e vou começar a trabalhar, e esta dando palpitações denovo ja tive ontem e hoje. o que pode ser isso é muito estranho, pode me ajudar tenho 26 anos!!!
Ola Doutor gostei muito do sit !Tenho 16 anos e estou com extra sistoles ventricular esquerda frequente mesmo com o uso do atenolol continuo a sentir a 1 vez que deu o elet…deu taquicardia acentuada o cardio disce nao tenho risco eco,elet,..normal
A é Dr queria saber se a arritimia extra sistoles ventricular esquerda frequente causa complicações no coração ? já que meus 3 cardio disce que o meu problema nao tem risco, disce o medico que o mais impor.. o eco esta normal presença de..exteira
Doutor , Gostaria de saber se a extrassístoles, se agrava com o tempo, pois no inicio dava apenas de vez enquando, notei que fazem uns dois meses que esta sendo frequente, especialmente quando estou deitado em decúbito dorsal, ou lateral, estou preocupado
Dr. Leonardo, boa tarde!
Odeio ter que pedir ajuda em relação à isso novamente, pois, todos que conheço dizem que tudo o que está acontecendo é coisa da minha cabeça!
Não tenho vicio nenhum, não fumo, não bebo e nem nunca usei drogas. Tenho 21 anos não tenho problemas cardíacos na minha família e sempre fui atleta, dês dos 14 anos jogo voleibol!
Enfim, quando comecei a malhar quis criar músculos rapidamente então fiz um ciclo de Deca foram oito aplicações uma por semana. Depois que acabaram tomei um suplemento que o medico suspendeu dizendo que tinha cafeina e outras químicas que causam o excesso de animo e força.
Fui ao médico um dia com o coração acelerado meus bpm estavam em 129 e minha pressão chegou à 17/13.
Depois desse episódio fui a um Cardiologista particular o melhor da cidade segundo pesquisas, cheguei la completamente nervoso com os batimentos acelerados. Então ele mediu minha pressão e fez um eletro, o eletro mesmo no meu pico emocional estava normal segundo ele. Ele me indicou outros exames como Ecocardiograma e Hollter. O eco não deu problema algum e o Holter está pra sair o laudo. Como se não bastasse, eu senti uma reação estranha ao terminar de cantar meu coração desacelerou intensamente me deu até um mal estar.
Estou ficando louco, por que o médico me disse pra ficar tranquilo e continuar meus exercícios físicos.
Mas tenho medo de voltar as minhas atividades, penso que um dos problemas vão acontecer, o desaceleramento ou o aceleramento intenso.
Não há um minuto no dia que não penso nesses problemas, não consigo nem assistir as aulas na faculdade. Ja até pensei em trancar meu curso. Preciso de ajuda!
Boa tarde, Dr. Todos os exames que realzei acusaram PR curto, entretanto o Holter 24 hs e o Teste Ergometrico negaram qualquer arritmia. É grave? No eco acusou Insuficiencia da Valvula Tricuspide discreta. E tbm acusou Extrassistole isolada. Pode matar, esses problemas juntos?
Realmente ando com meu batimentos estranhos, são rápidos tipo fica e 80 a 88bpm, quando durmo fica diferente n parece que bate, tum tum tum tum, e sim uma coisa que n consigo acompanhar, no pulso fica até difícil para sentir.
Tenho 35 anos.
Tenhos problemas de sistema nervoso
Ansiedade
Tenho 130 kg
1.69mts
Tenho um eletrocardiograma, que gostaria de estar enviando para análise, pois está sem o laudo.
Realmente ando com meu batimentos estranhos, são rápidos tipo fica e 80 a 88bpm, quando durmo fica diferente n parece que bate, tum tum tum tum, e sim uma coisa que n consigo acompanhar, no pulso fica até difícil para sentir.Tenho 35 anos.Tenhos problemas de sistema nervosoAnsiedadeTenho 130 kg1.69mtsTenho um eletrocardiograma, que gostaria de estar enviando para análise, pois está sem o laudo, minha pressão está sempre normal 12/8 esses sintomas acontecem mais quando durmo.
Dr. Leornardo Boa noite, estou muito preocupada sinto todos os dias um agitação no meu peito com se fosse uns tracos no peito e as vezes vem como um soco, e isso me deixa super anciosa e nervosa com muito medo de ser problema de coração por favor me ajude.me respondar o que pode ser isso já agradeço.
Dr o meu exame holter fiz internada em repouso na conclusão deu extrassistole ventricular poliformica frequente isso é perigoso pois no eco deu prolapso na válvula mitral fico no aguardo bjs
Olá, Cristina
Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
Grande abraço.
https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
Leonardo.
DR. LENARDO LINOLEN O FAMOSO OLEO DE CARTAMO PODE DAR EXTRA-SISTOLES EU ACHO QUE AS MINHAS ERA POR EU TER TOMADO POR UNS 3 ANOS DIRETO PARA EMAGRECER AGORA Q PAREI DE TOMAR MAIS OU MENOS UNS 6 MESES PRATICAMENTE ACABARAM. GOSTARIA DE UMA RESPOSTA OK!!! OBRIGADO Em 2 de abril de 2013 09:28, Dr. Leonardo Alves – Cardiologista escreveu:
> ** > Leonardo Alves comentou: “Olá, Cristina Obrigado pela participação, > pois é muito importante para direcionar novos posts. Para melhores > orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no > blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas pergu” >
Boa Tarde Dr.
Tenho extrassístoles com sintomas. No ano de 2010 comecei com 320. Em 2011 com 2.360 e em 2013 com 5129. O diagnóstico mais recente é : raras extrassístoles isoladas e 5129 extrassistoles ventriculares predominantemente morfológicas, isoladas e interpoladas. Não foram evidenciadas alterações evolutivas significativas no segmento SR-T, com bradicardia sinusal. Ausência de alterações evolutivas da repolarização ventricular que permitissem o diagnóstico de isquemia miocárdia.
A minha atual arritmologista indicou o remedio cloridrato de setalol. O eco deu tudo normal, no teste ergométrico o laudo foi extrassistoles benignas com sintomas e não consigo fazer a ressonância, pois tenho fobia a locais fechados. Sou hipotensa e estou com medo de tomar esse remédio e dar alguma coisa no coração ou na minha pressão. O que o Sr acha? estou com muita vergonha de relatar para a minha médica o meu mais um fracasso. O pior é que quanto mais sintoma, mais medo eu tenho; parece que estou ligada a uma tomada elétrica, pois tenho essas extrassistoles 24hs do dia.
Obrigada pela atenção.
Resposta
Dr. Leonardo, gostaria que o sr explicasse mais sobre extra sistoles aos pares ou tríades,como são os sintomas …são vários batimentos irregulares um seguido o outro ? por alguns segundos ?
por favor tire minhas dúvidas. obg.
Olá Dr. apresentei sintomas de EXTRA SISTOLE (dei entrada com arritimia no PS) e estou sendo medicada com PROPRANOLOL (12 e 12 horas) segundo o cardiologista deverei fazer uso continuo do remedio, gostaria de saber sua opiniao em eu estar fazer uso deste medicamento desta maneira? posso associar este medicamento ao SERENUS (calmante)?
Muito obrigada,
Ana Paula
Boa tarde
Sigo com interesse este blog e gosto dos seus conselhos, Dr Leonardo
Gostaria de lhe colocar o meu caso:
Tenho 54 anos e palpitações e “disparos no coração”desde há muito tempo. Já fiz vários exames que nada acusaram: Holter; prova de esforço; ecocardiograma;electrocardiograma.Os médicos sempre me disseram ser uma situação comum apenas provocada por alguma ansiedade.
Há quinze dias, no meu trabalho, senti um baque enorme a subir pela garganta e e imediatamente perdi todas as forças, o coração acelerou muito e quase desmaiei.Entrei em grande estado de ansiedade, e continuei durante horas sem forças. Daí chamaram o serviço de urgência e no hospital fizeram-me um eletrocardiograma passadas 5 horas que nada acusou.
Passados uns dias consultei um cardiologista que me disse ter arritmias e mandou tomar um beta bloqueante em dose baixa. Fiquei assustada com esta situação e com medo que se repita. DR, se me puder esclarecer: O meu caso é grave? Obrigado pela atenção
Olá!fiz um holter e constatou no exame: 13.709 extrassistoles supraventriculares isoladas e várias atriais bloqueadas,além de 151 ESV polimórficas isoladas.sinto falta de ar (aperto no peito dificultando a respiração), cansaço e palpitação.vi que a ESV não é tão grave mas essa quantidade é perigosa?meu holter durou 21:58h.e o que significa essa “atrial bloqueada”?fiquei assustada com esses números.tenho 29 anos e estou um pouco acima do peso.já li os outros comentários e respostas, mas não vi nenhum com tantas evs no exame.desde já agradeço.gostei muito do seu blog.Parabéns!!!
Olá, DR
Tenho 2 extras sistoles, ventricular e supra ventricular, e prolapso da valvula mitral isso é grave?
o médico me passou Ancoron 200 ml mas não resolveu
OLá DR.Leonardo… Já sofro com essa extras há anos seguidos. Nesse momento estou sentindo há dois dias seguindos sem parar. Faço uso de propanolol e rivotril 2,5 . Elas batem no pescoço , no meio do peito é um grande sufoco. Parece que estou em crise de extras. Como ela veio de repente ela pode parar de vir? Ou preciso reforçar a medicação. O propanolol que uso é de 40 mg 2 x ao dia. Já fiz um Eco e meu exame foi perfeito com o coração todo preservado. Já o |Holter sempre acusa algo que os médicos dizem não ser nada de mais. Um gde abraço
dr, o meu exame holter deu que meu ritmo sinusial com presença de periodos de bav de primeiro grau….com longos e frequentes periodos de bigeminismo totalizando 12362 batimentos, presença de 1 pausa de 2,1 segundos decorrentes de BAV de 2 grau tipo 2…gostaria de saber o que é BAV , e o que é BIGEMINISMO…Aguardo resposta. sou alessandra e to preoculpada
Olá Dr. meu nome é aline, tenho 33 anos e extrassístoles desde os 19 anos. Perdi a conta de quantos cardiologistas já consultei, mas minhas dúvidas permanecem pois os sintomas só pioram a cada ano que passa. Sou bailarina, antes elas aconteciam apenas em repouso agora enquanto trabalho (danço) também. Já fiz Eco, holter, teste de esforço, tudo…. antes eram isoladas sentia um por semana, agora são diárias e passaram a ser juntas, umas dez juntas como se o coração quisesse mudar de lugar dentro do corpo, incrivelmente terríveis, um situação muito ruim. Os médicos me deram propranolol e rivotril qdo acontecessem as crises, ms são quase diárias… não sei mais o que fazer. Qualidade de vida zero.
tenho pressão alta ha 3 anos, fis um holter e deu 13 extra-sístoles supraventriculares isoladas e estou com 21 semana de gestação corro risco de morte durante a gestação e principalmente durante a cesariana por favor responde o mais rapido obrigada.
sim estou tomando atenolol e a pressão estar controlada.
Olá doutor,
eu tenho todos esses sintomas q vi aqui no blog… Pois bem, antes desse domingo q passou (30/06/2013), eu nunca tinha apresentado os sintomas. A que devo atribuir uma repentina mudança de comportamento do meu coracao? No sábado eu tive uma discussão feia com um familiar. Pode ser isso? E do msm jeito q vieram os sintomas eles podem ir embora?
Muito obrigado!
Ah, eu tenho esses batimentos pelo menos 10 vezes por hora. Eh muito ou normal pro caso?
Doutor Leonardo boa tarde, eu tenho ansiedade e por vezes crises de pânico, já fiz vários electrocardiogramas e dão todos normais, já fui a vários médicos mas o problema é que penso que a ansiedade faz mal ao coração e pode até matar, então porque é que toda a gente me diz que a ansiedade não mata, incluindo médicos, pode-me esclarecer por favor! Obrigada
Dr. Tenho 28 anos.meu exame acusou Extra-sistoles isso me fez sentir umas coisas ruins. Alguns me disseram ser síndrome do pânico. fiz vários exames de coração e cabeça. não deram nada, coração normal, apenas a Extra sistoles. Queria saber se posso continuar jogando futebol de salão? pois tenho medo de acontecer como vários jogadores que tiveram parada cardíaca em campo. e só jogando que perco essa ansiedade. obrigado
Dr. Leonardo. os meus dois ultimos exames de esforço, acusaram extra sistoles ventriculares mas quando media minha pressao anteriormente nao acusava nada. mas de um mes pra ca sempre que meço minha pressao, acusa sempre falta de um batimento. Alem do mais quando chega a noitinha sinto uma pressao na cabeça dos dois lados dela e tambem um pouco de falta de ar. Isso e comum? faz parte desse sintoma?
Olá Dr. Leonardo gostei muito do site, espero que o senhor possa me ajudar. Tenho 33 anos e ja notava que os batimentos do meu coração a algum tempo não estava normal, decidi ir ao cardiologista e ele realizou o eletrocardiograma. No exame apresentou “ritmo sinusal com extrassístole supra articulares”. Gostaria muito de saber se isso é grave. Agradeço a atenção. Abraço!
eu te admiro muito doutor sou teu fã se eu fosse presidente eu aumentaria o salario dos médicos vcs são muito importantes rs….
Boa tarde Dr. Leonardo,
Passei em um concurso público e ao fazer o exame de eletrocardiograma, o laudo constou ectopia venticular, gostaria de saber se isso reprova no exame admissional?
Olá, Dr. Cídio. Muito bom este blog.
Quando eu tinha 21 anos aconteceu de eu estava agachada pegando algo no armário e quando me levantei senti um soco no peito que me deu um “puxão” para baixo, como se o meu coração tivesse levado uma pancada e tivesse sido empurrado para baixo, onde eu tive um movimento involuntário de quase agachar novamente. Meu coração batia numa velocidade tão rápida que parecia estar tremendo e não batendo. Corri e me deitei elevando as pernas (sei lá se era isso que tinha de fazer), o coração estava disparadíssimo/tremendo, mas em alguns segundos voltou ao normal. Depois do evento, não fui no médico pois como havia melhorado não me preocupei mais.
Quando estava com 24 anos eu fui ao cardiologista porque eu tive uma crise de estresse (ou pânico) e meu coração ficou acelerado durante o dia inteiro. Ele me examinou com uma máquina no consultório e depois pediu para eu fazer um ecocardiograma. Ele disse que meus exames estavam ótimos e eu não tinha nada além de estresse. Falou para eu continuar tomando valeriana e tentar relaxar.
Mas acontece que não contei para ele daquele episódio que relatei acima (do puxão e coração tremendo) e nem contei que eu usava toda a hora Sorine (que dizem fazer mal. Não uso mais). Penso que eu deveria voltar lá e contar para ele.
Eu deveria estar preocupada por não ter dito a ele o que aconteceu há tanto tempo, ou é bobagem?
Ops! Dr. Leonardo, perdão. 🙂
Boa noite Doutor, Extrassístoles Ventriculares Frequentes. >30 ectopias/hora. Devo me Preocupar?
Apesar de minha cardiologista dizet que extrassistoles nao ė grave, e muito dificil conviver com elas, sinto extrassistoles o dia todo e fico muito preocupada querendo sair correndo p/ um hospital e na maioria das vezes chego no pronto socorro achando que vou morrer, faço eletrocardiograma, exame de sangue e o diagnostico e sempre ansiedade, remedio:diazepam .so quem tem sabe o quanto e ruim conviver com isso, nao e grave mas me deixa maluca.tinha q existir um jeito de acabar com essa agonia, tomo remedio (concor) nao esta fazendo efeito, estou indo no psicologo e a minha cardiologista acha q devo procurar um psiquiatra, se ficar dopada for a soluçao das extrassistoles, vou continuar com elas, mas quero chamar atençao dos cardiologistas:por favor achem um jeito de acabar com elas porque apesar de serem benigna elas incomodam muito.
Ola Boa tarde!!!
Gostaria de saber se quando os sintomas são muito frequentes em alguém que acabou de descobrir que tem extra sístole supra ventricular,existe algum risco,quais são eles,é normal essas dores serem tão constantes e intensas. Fico no aguarde
Oi me ajudem fiz o exame fisiologico mas não apareceu arretimi nem palpitação nenhuma mas normalmente sinto o coração palpitar quando corro ou faço esforço fisico e agora me ajudem por favor não aguento mais socorrooo…
Fudeu!
No meu exame constatou q eu tenho extrassitoles artriais. O medico falou cmg q n é perigoso, verdade? Isso provoca falta de ar?
Doutor
por favor…preciso de ajuda! Tenho crises grandes de ansiedade de tempos em tempos. Sinto calafrio, uma descarga no corpo, como um choque, coração acelerado, respiração difícil, nó na garganta, amortecimento da boca, braços, etc. As extra-sístoles aparecem e deixam o ritmo cardíaco totalmente sem controle, são várias……coração totalmente descompassado. Já fui a 3 cardios, fiz vários exames e eles dizem q tudo está normal. Q o problema é ansiedade. Tento controlar, mas quando as extra-sístoles aparecem, fico como medo do meu coração parar. Consegui fazer um eletro qndo estava em crise….a atendente até ficou assustada pela falta de ritmo do coração. Mas o médico diz q tudo está normal, pq elas só ocorrem qndo estou muito ansiosa! Por favor….pode me dizer algo sobre isso. Já viu alguém com tantas extra-sístoles seguidas????? pode ser mesmo ela ansiedade. Sou muito estressada e ansiosa!
ola dr.bom dia meu nome é Carine e gostaria de tirar uma duvida,minha mãe fez um exame ecg no ultimo sábado 30/11/2013 e a medica que realizou o exame falou que os batimentos dela tava fraco isso sem da realmente o resultado gostaria de saber se tem algum risco e porque acontece de um coração bater fraco .obriga e seria muito grata se me respondesse .bjus.
Li todas as perguntas e respoatas, o q me auxiliaram bastante, pois meus sintomas se enquadram dentro do q foi perguntado e respondido..é de grande valia estas orientações, pois reforçam as orientações médicas q ja temos de n/medicos.. m/cumprimentos pela iniciativa, e ao mesmo tempo m/agradecimentos. Aproveito a oportunidade p/desejar a todos um ótimo natal, e um ano novo repleto de felicidades (se possivel s/extrassistoles).
Antes de tudo, Parabéns, Dr.
Fui diagnosticado, por meio de um ‘eletrocardio’. com extra-sístole supraventricular apesar de ST e T sem alterações .
Bom, já tenho conhecimento sobre o assunto em questão mas gostaria de saber do senhor, caso possível responder-me quanto ao Eixo de +50Graus e PR= 0,16 , isso estaria de acordo com os padrões ?
No mais, agradeço até aqui,
Att,
Olá, passei num concurso da PM e fiz o eletrocardiograma para o exame de saúde.
O laudo diz o seguinte: Ritmo Sinusal; FC: 54 bpm; Sinais de repolarização ventricular precoce.
Pesquisei algo sobre e vi que é comum em pessoas que fazem atividade física. Mas gostaria de saber se isso se torna um agente incapacitante e eles me excluam na seleção
lembrando as condições incapacitantes:
Sistema cárdio-vascular:
Anormalidades congênitas ou adquiridas;
Infecções e inflamações;
Arritmias;
Doenças do pericárdio, miocárdio, endocárdio e da circulação intrínseca do
coração;
Anormalidade do feixe de condução e outras, detectadas no eletrocardiograma;
doenças oro-valvulares;
Hipotensão arterial com sintomas;
Hipertensão arterial e taquiesfigmia;
Alterações significativas da silhueta cardíaca no exame radiológico;
Doenças venosas, arteriais e linfáticas.
Bom dia,
tenho extra-sistole ventricular e pressão alta e tomo Atenolol 25 mg há 6 anos. Comecei a tomar o atenolol junto com Fluoxetina para tratar pânico e depressão, e hoje Graças à Deus não tenho mais sintomas do pânico e depressão (estou curado), porém não consigo me livrar do Atenolol.
Se eu ficar sem tomar Atenolol o meu coração fica muito acelerado e me dá muuita falta de ar, o máximo que consegui ficar sem tomar foi 3 dias e o que agrava mais a aceleração é depois que faço alguma refeição, aí o coração fica acelerado demais !
Será que consigo ficar sem o Atenolol ?
Pq meu coração fica acelerado sem ele e principalmente depois que faço algum tipo de refeição ?
Olá, Dr. Leonardo.
Tenho 20 anos e fui diagnosticado com uma arritmia cardíaca contundente por um cardiologista, o qual me encaminhou para um arritmologista. Dentre os vários exames que tal cardiologista me indicou, um deles, o sistema Holter, apontou a ocorrência de 3 extrassístoles ventriculares não pareadas. Eu estou no aguardo da minha consulta com o arritmologista, porém estou muito preocupado com a possibilidade de ocorrência de um mal súbito, já que pesquisei a respeito e me deparei com a síndrome de Brugada. O meu ecocardiograma não apontou nenhuma falha estrutural no meu coração e isso me preocupou ainda mais, pois um dos critérios dessa síndrome é a inexistência de qualquer falha morfológica do órgão. Estou fazendo uso diário de atenolol sob prescrição do cardiologista, mas ainda sinto dores esporádicas no peito. Eu gostaria de saber se há alguma coisa que eu possa fazer para evitar um mal súbito, e, caso este ocorra, quais seriam os sintomas.
Além disso, eu gostaria de saber se o SUS oferece a implantação dos desfibriladores automáticos implantáveis, já que talvez esse seja o único tratamento para o meu caso e eu não tenho plano de saúde ou sequer condições de arcar com um procedimento desses.
Desde já eu agradeço por sanar as minhas dúvidas e a minha tensão.
Olha parabéns viu.. Toda vez que fico nervosa, qndo aparece essas palpitações, venho aqui me tranquilizar mais uma vez, sim pq já fui ao medico, claro, fiz todos os exames(sangue, holter, eco, eletro, ergométrico) e ele disse q esta tudo bem. Mais como elas não vão embora, fico nervosa sempre q elas aparecem. As vx sinto uma a trás da outra, qndo é assim fico ainda mais preocupada. Mais essas vx seguidas q sinto as palpitações, aceleração, seria uma consequência da mha primeira? vi que vc mencionou q qndo é mais de uma vez pode ser perigoso, seria meu caso? .obg.
Olá doutor, me chamo sara tenho 33 anos, não tenho filhos estudo e trabalho. Nos últimos 2 anos geralmente à noite, venho sentindo não frequentemente umas batidas muito fortes e “abafadas” do coração (sem dor, apenas um pouco de falta de ar). São umas três batidas seguidas como se fosse um estufamento. Às vezes mudando de posição melhora um pouco. Não sinto aceleração cardíaca em seguida. Essa é a sequência dos fatos:
Ritmo normal – Três batidas muito fortes e estufadas como se estivessem sob pressão (sendo pressionadas para sair de algum lugar) sem dor, só um pouco de falta de ar – Ritmo cardíaco normal por uns 2 minutos – Novamente três batidas com as mesmas características – outra vez o ritmo se normaliza por uns dois minutos e tudo volta a se repetir. Todo esse episódio dura cerca de 10 minutos e se extingue inexplicavelmente. Porém no outro dia pela manhã sinto uma certa ansiedade traduzida por uma discreta indisposição, cansaço como se tivesse feito atividade física, mãos e pés um pouco frios.
Não sinto isso todas as noites geralmente uma vez por semana e as vezes de quinze em quinze dias.
Detalhes: _TENHO MÁ FORMAÇÃO CONGÊNITA DE ESÔFAGO ( ESTENOSE COM 1 CM DE DIÂMETRO ). PORÉM NÃO APRESENTO APARENTEMENTE NENHUM OUTRO PROBLEMA DE SAÚDE QUE ESTEJA RELACIONADO A ESSA MÁ FORMAÇÃO.
_ MINHA PRESSÃO ARTERIAL JAMAIS É SUPERIOR À “DEZ POR OITO”. ÀS VEZES É INFERIOR A ISSO.
_ MEUS BATIMENTOS CARDÍACOS SEMPRE FICAM EM TORNO DE “80 POR MINUTO” EM SITUAÇÃO DE REPOUSO.
_ FAÇO UMA HORA DE CORRIDA E CAMINHADA TODOS OS DIAS. TENHO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
_ SOU PÓS-GRADUADA E CONTINUO ESTUDANDO, TRABALHO SÓ PELA MANHÃ E ESTUDO À TARDE, SOU MUITO ATIVA E VIAJO BASTANTE. PORÉM ESTOU ASSUSTADA COM ESSES SINTOMAS QUE VENHO SENTINDO. MUITO GRATA PELA ATENÇÃO.
OLá doutor!
No meu holter deu extrassistoles ventricular polimorfica isolada rara e supraventricular isolada e pareada.
Ausencia de alterações significativas da repolarização durante o exame.
Sinto muita falta de ar, algumas ” batedeiras” no pescoço e as vezes pontadas fortes.
Devo me preocupar? Tenho cardio maracado somente para o final do mes.
Abcs
Elisangela
Dr. Boa noite.
Hoje depois de ja ter investigado com dois médicos cardiologistas a possibilidade da minha filha de 10 anos ter arritmias hoje então, com o terceiro pprofissional, constatamos o fato, 8 extra sistoles em 76 batimentos, segundo a Dra. Mais de 10 % e ela entrou em tratamento com meio comprimido de 12 em 12 horas de Cloridrato de Propranolol. Gostaria da sua opinião, ela nuna se queixou de nada, mas hoje identificou alguns sintomas que tinha quando a Dra. Descreveu alguns. Quero saber se tem algum tipo de contra-indicação, ou efeitos negativos desta medicação, é uma criança ativa, faz natação, brinca bastante. Acho que ela pode levar uma vida normal, este tipo de arritimia, deve parar com a medicação e depois deixar de tomar este remédio. Obrigado.
Olá, Robson.
É difícil para mim opinar sobre uma avaliação feita por uma médica, pois ela que examinou a sua filha. Espero que sua filha melhore.
Em breve, voltaremos com posts específicos para estes temas.
Abraços.
Olá boa tarde, me chamo Daniel tenho 53 anos.
Tenho extra-cisto ventricular e a minha pressão normal 12×8 sempre e tomo Atenolol 25 mg as vazes ancorão ha 2 anos. Comecei a tomar o atenolol porque estava me incomodando um pouco, e hoje Graças a Deus estou melhor Porém não consigo me livrar do Atenolol.Porem Eu uso descongestionantes nasal multi soro nariquiz e outros pode ser isso me dando o extra cisto acompanhado de batimento forte?
Se eu ficar sem tomar Atenolol o meu coração fica muito doido e me dá um pouco de falta de ar, o máximo que consegui ficar sem tomar foi 2 dias e o que agrava mais a aceleração é depois que faço alguma esforço, aí o coração fica bem acelerado chega a 110-125 por mt! Na minha idade o normal seria faixa entre 50 e 70 bpm.
Será que consigo ficar sem o Atenolol um dia???
Será que vou ficar bom um dia preciso tratar de rinite e parar com os descongestionantes nasal.
Por favor, me ajude.
MUITO OBRIGADO
ADEMIR DANIEL
Olá, Ademir.
1 – Será que consigo ficar sem o Atenolol um dia???
2 – Será que vou ficar bom um dia preciso tratar de rinite e parar com os descongestionantes nasal.
Sim, as duas possibilidades são viáveis…
Você veja como alguns medicamentos “competem” uns com os outros…
Estarei falando sobre isso, logo logo… Você viu nosso novo post? http://sopronocoracao.com/2014/03/15/extra-sistole-o-principal-causador-da-palpitacao/
Abraços.
Olá, por favor, me de um esclarecimento.
No exame de holter da minha mãe apareceu dois episodios de taquicardia ventricular não sustentada. sendo um de 133bpm e um de 73bpm. Gostaria de saber se apenas dois episodios já caracterizam a doença maligna, ou se ainda pode ser reversível. Ela teve 113 episodios de extra sistoles polimorficos. (não tenho certeza se o polimórfico é na taquicardia ou no extrasistole). Ela tem sindrome do pânico, coração está com estrutura NORMAL, não tem nenhum outro problema de coração (só um DISCRETO prolapso na valvula mitral, que os medicos disseram ser irrelevante e que não evolui, já que o coração está inteiro), ela está com hipotireoidismo e estava com pressão alta, a qual foi regularizada recentemente. Aguardo um retorno, obrigada.
Olá, Larissa.
Sua pergunta é complexa pios são mutas variáveis e problemas de saúde associados.
Pelo que vi, você já conversou com um médico que lhe deu orientações.
Caso ainda tenha ficado na dúvida, procure-o novamente.
Abraços.
Dr. Leonardo, boa noite!
Gostaria de sua opinião :
Comecei a sentir o coração dar uns pulos fora do ritmo. Meu cardiologista prescreveu aradois junto com atenolol e , ainda, um remedio tarja preta para tomar à noite. Acho que é para problema do sist. nervoso simpático (?).
Nunca tive isso, apesar ser hipertensa há muitos anos e tomar atenolol.
Minha preocupação é porque há cerca de dois meses tive uma infecção bacteriana, que afetou meu ouvido. Depois de percorrer muitos consultórios, um dos otorrinos me deu antibióticos por 14 dias e fluimucil D. O exame de sangue não acusou mais a infecção, mas não sei se fiquei curada , pois ao aparecerem os sintomas do coração, venho pensando que a bactéria pode ter migrado para o coração! Isso é possível? Como saber se isso aconteceu? Tem exame especifico?
Obrigada , desde já, pela atenção.
Att
Alba
Boa tarde, Dr. Leonardo.
Há 1 ano sofro de ataques de pânico, a maioria causada por fobia social. Sentia em momentos isolados (1 vez a cada 15 dias mais ou menos) a sensação da “paradinha”, parecia que o coração subia pra garganta e na hora ficava desesperada. Em setembro do ano passado fiz ECG, Holter, T. Ergométrico e exames de sangue (tireóide, potassio e outros..), todos deram normais. Só o holter que apresentou extrassistoles supraventriculares(04). NO entanto, de lá pra cá, minha ansiedade piorou e nos momentos de ataque de pânico, quando estou com taquicardia, eu sinto a a extrassistole. Ou seja, ela se tornou mais frequente (toda semana tenho um episódio). Já senti a paradinha na academia, no meio de um exercício leve, o que me fez abandonar os exercícios físicos, fico com medo de fazer e sentir de novo/piorar. É possível que estas extrassistoles evoluam e se tornem um risco maior? Essas ocorrências demosntram que tenho sistema eletrico propenso a outra arritmias no futuro? Sou sedentária, tenho esofagite por refluxo e gastrite. não fumo, não bebo e não consumo café.
Esse é muito o meu caso. Sempre me foi dito para não me preocupar. Já teve alguma resposta? Espero que esteja melhor.
GLP.
Não se preocupe mesmo, não.
Abraços.
Dr. engraçado vejo todos falando de um numero bem baixo no holter…o meu ultimo deu 6800 supraventriculares tomo selozok 25mg mais mesmo assim me sinto muito mal e o que mais me incomoda são as dores no peito e palpitação pode ser fatal ou desencadear uma cardiopatia mais grave,,,ah esqueci de dizer que tenho também pvm com degeneração mixomatosa ….por favor doutor me ajude desde já obrigada
Gostaria de uma informação, tenho artrite reumatoide e vou precisar fazer uma cirurgia no joelho, terei que tomar Raqui,tenho 41 anos e sou sedentaria e nos meus exames deram
extrassístole ventricular totalizando 23 batimentos, sendo raros, polimorficas, isoladas e em pares. e tambem derrame pericardico discreto.
Será que posso fazer a cirurgia tranquilamente?
Grata
Marisa
Olá, Marisa.
Isso depende do Risco Cirúrgico… Só o número (alto ou baixo) de extra-sístole não diz nada.
Veja o Risco Cirúrgico.
Abraços.
Prezado Dr. Leonardo.
Qual a correlação que pode existir entre a extra sístole e os exercícios físicos?
Sinto que quando pratico muitos exercícios de musculação, no dia seguinte tenho alguns momentos de extra sístoles.
Obrigado,
Orlando.
Olá, Orlando.
Essa correlação é variável… Alguns pacientes relatam que o exercício melhora e outros dizem que pioram…
– O sintoma que mais preocupa durante o exercicio é a TONTURA.
Você já fez o seu check-up?
Olá Dr. Leonardo!
Parabéns pelo post, muito esclarecedor e confortante! Há alguns meses vinha sentindo alguns batimentos irregulares: de repente, sentia duas batidas muito fortes – e incômodas -, e logo após o coração voltava ao seu ritmo normal, ou seja, sem que eu sinta os batimentos. Muito incomodada, porque essas palpitações aconteciam dezenas de vezes ao dia, além de estar com dor no peito frequente, fui ao cardiologista, que me pediu vários exames, incluindo os de sangue. Todos normais, exceto o ecocardiograma, que indicava prolapso da válvula mitral – não me lembro os termos técnicos, mas não tinha qualquer complicação ou “refluxo” -. Além disso, o holter indicou 81 “ectopias ventriculares isoladas”, as extrassístoles.
A cardiologista observou também que minha frequência cardíaca estava alta. Isso foi outro sintoma que observei ter vindo junto com as palpitações e a dor no peito: mesmo caminhadas leves já me faziam ficar ofegante e com o coração acelerado. O simples ato de levantar e andar poucos metros já fazia eu sentir meu coração bater muito rápido. Lembrando que não sou sedentária, tenho uma alimentação saudável, não fumo e bebo raramente, tenho 22 anos e prático musculação pelo menos 3x por semana.
Enfim, ela me disse que não era necessário me preocupar com as extrassístoles e a dor no peito, que atribuiu ao prolapso, mas que pediria um outro exame para verificar a frequência tão alta, o “tilt test”.
Como sou uma pessoa bastante ansiosa e tenho algumas crises de pânico, fui ao psiquiatra, que me receitou Zoloft 50mg. A ansiedade até explicaria as extrassístoles e a dor no peito, mas e o batimento cardíaco acelerado? Minha FQ cardíaca máxima foi de 171, isso em uma simples caminhada de 3 quadras (!).
O que o senhor acha sobre esse quadro? O uso do medicamento Zoloft não vai me causar mais taquicardias e palpitações? A que pode ser atribuída essa FQ tão alta – essa que realmente me preocupa!-?
Olá.
Toda medicação tem efeitos colaterais e tudo dependerá da reação do seu corpo ao medicamento…
Acho bom você aguardar o resultado do tratamento e discutir cada detalhe com seu médico… assim, ele pode ajustar a dose do medicamento ou trocá-lo, se for o caso.
Espero que melhore.
DR LEONARDO . MIM RESPONDA POR FAVOR A MINHA PERGUNTA EU FIZ O HOLTE E RESULTADO FOI 1.ritmo sinusal regular com intervalo com pr e complexos qrs normais . 2.ausencia de batimento ectopicos supraventriculares ou ventricular 3 .alteracao inespecifica da repolarizaçao ventricular 4 .ausencia de sitomas EU STOU DISISPERADA EU NAO SEI O QUE SIGNIFICA EU TENHO SIDROME DO PANICO EU SO VOU PRO CARDIOLOGISTA DIA 5 DE JUNHO MIM TIRE ESSA AGUNIA OBRIGADO
Olá doutor! Tenho muita preocupação, concernente ao maus batimentos cardiácos, pois ao puxar o folego meu coração acelera,e ao souta-lo ele a té chega a parar por ate 2 segundos a três mais ou menos, as vezes penço que não vou amanhecer vivo, tanto é o desconforto, seria isso sintomas dessa doença da qual o senhor comenta!?
Olá, Carlos.
A frequência cardíaca oscila com a respiração, sim.
Acho que você não terá uma parada cardíaca, não – mas quê tal fazer um checkup com seu cardiologista de confiança?
Abraços.
Dr. Leonardo Alves, boa noite.
Tenho extra sístoles e meu cardiologista se preocupa em tratar com medicação. Passou para um especialista em extra sístole, que pensa totalmente ao contrário. Disse-me que se começar causar incomodo, ai sim seria a hora de tratar (mais ou menos isso). Vou descrever abaixo o resultado do exame que fiz em 2012 e 2014, que por sinal foram no mês de maio.
EXAME DE HOLTER 2012
Freq. Cardiaca Média 76 bpm Extrassístole Ventriculares 1141
Freq. Média Minima 67 bpm Extrassístole Vent. Pareadas 0
Freq. Média Máxima 86 bpm Taquicardiaca Ventricular 0
Freq. Cardiaca Minima 57 bpm Extrassistole Supraventriculares 13512
Freq. Cardiaca Máxima 103 bpm Taquicardia Supraventricular 0
Total de Batimento Registrado 104701 bpm Variabilidade RR (SDNN) 96
EXAME DE HOLTER 2014
Freq. Cardiaca Média 82 bpm Extrassístole Ventriculares 0
Freq. Média Minima 72 bpm Extrassístole Vent. Pareadas 0
Freq. Média Máxima 92 bpm Taquicardiaca Ventricular 0
Freq. Cardiaca Minima 60 bpm Extrassistole Supraventriculares 15924
Freq. Cardiaca Máxima 111 bpm Taquicardia Supraventricular 0
Total de Batimento Registrado 112043 bpm Variabilidade RR (SDNN) 102
Estou aguardando o parecer do cardiologista que é específico na área de arritmia para depois levar ao meu cardiologista.
Dentro dos resultados acima, sendo uma pessoa de 52 anos que não sente nada o que tem a dizer.
Informo que em 2010 para 2011 passei por um tratamento de depressão por stresse.
No aguardo de uma opinião.
Agradece-lhe.
Heuley Alves Damasceno
Olá,
Você tem predominantemente Extrassistole Supraventriculares (15924).
A decisão sobre o tratamento é realmente pessoal e as opiniões entre os médicos pode variar um pouco.
Ele deve ter feito avaliações e o exame que fez em você…
Desejo-se sorte.
Olá,
Também tem que avaliar o número TOTAL de batimentos para se saber o percentual de extra-sístoles em relação ao total de batimetnos no dia.
Abraços.
Gostei, tem tirado muitas dúvidas,no entanto gostaria de saber Dr, minhas plaquetas no sangue estão em níveis baixos, pode ser perigoso, devo procurar um profissional, e qual profissional seria mais indicado? e anda tenho brasicardia, é preocupante ou não?Muito agradecida, Bom dia
Olá, Maria Ribeiro.
Alguns pacientes apresentam plaquetas baixas: 120.000 a 150.000 e não sentem nada e não precisam de tratamento…
O seu caso precisa ser visto pelo seu médico.
Quanto à bradicardia, da mesma forma – não dá para avaliar assim, de longe.
Abraços.
oi dr faço musculação a 1 no as vezes tenho algumas tonturas dependendo do exercio o que devo fazer meu querido?
Olá, Alex.
Você deve procurar fazer uma avaliação com um cardiologista para ver se ele libera você para a prática de esportes – espero que não dê nada e você possa manter sua musculação.
Tonturas são sempre muito importantes quando ocorrem no exercício.
Abraços.
eu fiz o exame e HOLTER A EXTRASSÍSTOLES VENTRICULARES DEU 11118. tá alta?
Olá, José Raimundo.
– 11.000 está alta, sim…
– se você tiver 110.000 batimentos no total – são 10% e é um número considerável – mas você tem palpitações (elas são importantes).
Veja alguns casos.
Veja como é feita a avaliação.
Abraços.
Ola doutor Leonardo!
Tenho uma duvida muito grande,faço chekup todo ano,ecodopler carótida ergométrico holter,Meu cardiologista diz que tenho extra sistole ventricular isolada.E o resto dos meus exames são todos normais exceto o colesterol que é um pouco alto
Sou usuária de rivotril 2 mg a muitos anos antes eu usava diazepan 10 mg e não fazia mais efeito.Gostaria de saber se esse remédio pode causar esses sintomas,e qual a perspectiva de vida de quem usa essa medicação?Embora antes de usar a medicação sempre tive essas arritmias.Obrigada.
Olá, Rose.
O uso continuado (1 ano, 6 meses) do Rivotril pode causar certa dependência… Mas se for necessário e o seu médico achar, você deve usar.
Reduza o colesterol com exercícios e ótima qualidade de vida, ok?
Abraços.
Olá, Dr. Leonardo,
Obrigada por se colocar à disposição para responder a perguntas. Meu irmão foi operado do coração em dezembro passado, problema de válvula, e recebeu uma válvula mecânica. Fez uma hemorragia no pericárdio como complicação no pós-operatório, voltou ao centro cirúrgico para drenar o sangue, 1,2 l.
Começou esta última semana a sentir mal-estar cardíaco, dores no peito e sobretudo coração muito acelerado e descompassado. O cardiologista disse que ele está com problema de extra sístoles ventriculares. Dr., o que devemos fazer neste momento? É perigoso? É complicação da cirurgia de novo? Estamos apreensivos! Obrigada desde já por nos dar uma luz…
Olá, Vildene.
No caso, o seu médico irá decidir se é necessário tratar as extra-sístoles.
Como ele tem problemas de válvulas, o médico dará uma atenção e tentará reduzir o número de extra-sístoles… mas depende de outros exames e de uma avaliação criteriosa do seu médico.
Veja nesse link aqui…
Espero que ele já esteja bem.
Abraços.
Olá Dr.,
Gostaria de uma ajuda.
Realizei um holter e foram constatadas 2.418 extra-sístoles supraventricular isoladas e frequente e 1 ventricular isolada e rara.
Durante o dia quase não tive, elas foram mais frequentes quando eu estava dormindo (por volta de 2.000 extra-sístoles) e persistiram quando acordei.
Realizei teste ergométrico (normal), ecocardiograma (escape mínimo), exames de sangue todos dentro da normalidade.
Sempre pratiquei esportes, mas como estas palpitações ficaram mais frequentes, eu parei com tudo faz uns dois meses.
Parece que o coração dá uma paradinnha e depois volta a bater normalmente, esta sensação é muito ruim.
Como sempre pratiquei esportes, o meu coração é saudável e os meus batimentos são baixos, principalmente quando estou dormindo, onde as extra-sístoles acontecem. A mínima gira em torno de 36 bpm, mas é pelo fato da pratica esportiva, por isso, tenho receio de tomar algum remédio/betabloqueador, pois creio que diminuirão os meus batimentos e a minha pressão, que é 11×7 / 12×8.
Como o coração está sadio, elas podem ser causadas por crise de ansiedade/pânico?
Estas crises podem trazer algum problema no futuro?
Tenho que parar com a prática esportiva?
Muito obrigado.
Que Deus nos abençoe.
Olá, Valter.
Suas extra-sístoles : 2000 é um número que pode incomodar – mas o importante é saber se você tem palpitações…
Quanto à pressão baixa, o tratamento com betabloqueadores pode sim abaixar a sua pressão ainda mais… mas tudo depende da avaliação e acompanhamento do seu médico.
Dê uma olhada nesses artigos.
Abraços.
Tenho uma filha de sete anos e percebi que o coração dela bate em média 110 batimentos por minuto e que ela tem extrassístole. Isso é normal em criança? Levei ela para fazer um eletrocardiograma e o medico disse que o exame está normal. Devo fazer um holter ou estou me preocupando de mais? obg!
Olá, Israel.
O holter e outros exames para avaliar suas extra-sístoles dependem da opinião do seu médico.
Se ele disse que está normal, é bom confiar nele.
Veja esses artigos.
Abraços.
DR.leonardo tenho 27 anos fiz um eletro no laudo fala em arritimia sinusal taquicardia sinusal
extra sistole supra ventricula única
AQRS;+60
FREQUENCIA MEDIA CARDIACA MÉDIA 95 BPM
EU ESTOU GRAVIDA E MIM SINTO MUITO CANSADA.
Olá, Fabiana.
Sua extra-sístoles única é muito rara… o importante é saber se elas estão te dando palpitações.
Veja alguns artigos sobre avaliação das extra-sístoles.
E sobre como o seu médico irá avaliar sua extra-sístole.
Abraços.
Olá Doutor. Me tire uma duvida se possivel.
A tres anos perdi um pedaço do meu pulmão por conta de um TB ossea que evoluiu para pulmonar. Hoje ainda em tratamento nenhum médico consegue me diagnostica. Pois sinto enorme falta de ar, cansaço, perco os sentidos, dores nivel 6 a 7 no peito. Estou andando e perco os sentidos. Meu pneumologista me indicou um cardio pois ele desconfia de falta de oxigenio no coração. Meu eco deu normal, meu exames dão normais todo menos um la que minha saturação cai consideravelmente em caminhada, mas fora disso tenho sintomas visiveis que não se enquadra nos resultado dos exames. Não sei o que fazer e sinceramente acho que os médicos também estão perdidos. Fiz hoje um Ecodopller de estress. Senti muito cansaço, dores horrenda no peito. Não conseguia respirar e não podia usar as bombias mHG,por causa do exame. Resumindo o exame ficou assim.
REPOUSO PA = 90X60mmHG, FC =70bpm, ECG-Rs, nl, Eco= contração normal do VE
Baixa dose: PA=80×50 mmHG, FC=69, ECO= contração normal VE
Pico=90×50 mmHG, FC =161bpm, Eco=resposta hiperdinamica do VE
Realizado infusão continua de dobutamina VE, com aumento gradativo: 5,10,20,30 mcg/Kg/min respectivamente. Feito antropina na dose total de 0,38 mg EV.
A PA se mantve normal. FC atingiu 161bpm ( 87% FC maxima)
O VE apresentou contratilidade segmentar ( 17 segmento)normal durante todo o exame.
A paciente referiu precordialgia atípica no pico do exame.
Na recuperação , feito 2 mg de metoprolol endovenoso. Presença de frenquentes extrassistoles supra-ventriculares durante o exame.
ecocardiograma sob estresse farmacológico negativo para isquemia miocádica( contração segmentar normal de todos segmentos)
Bom doutor sera que podera me ajuda e disser o que esta acontecendo?
Obrigada
Regiline
Olá Doutor. Me tire uma duvida se possivel.
A tres anos perdi um pedaço do meu pulmão por conta de um TB ossea que evoluiu para pulmonar. Hoje ainda em tratamento nenhum médico consegue me diagnostica. Pois sinto enorme falta de ar, cansaço, perco os sentidos, dores nivel 6 a 7 no peito. Estou andando e perco os sentidos. Meu pneumologista me indicou um cardio pois ele desconfia de falta de oxigenio no coração. Meu eco deu normal, meu exames dão normais todo menos um la que minha saturação cai consideravelmente em caminhada, mas fora disso tenho sintomas visiveis que não se enquadra nos resultado dos exames. Não sei o que fazer e sinceramente acho que os médicos também estão perdidos. Fiz hoje um Ecodopller de estress. Senti muito cansaço, dores horrenda no peito. Não conseguia respirar e não podia usar as bombias mHG,por causa do exame. Resumindo o exame ficou assim.
REPOUSO PA = 90X60mmHG, FC =70bpm, ECG-Rs, nl, Eco= contração normal do VE
Baixa dose: PA=80×50 mmHG, FC=69, ECO= contração normal VE
Pico=90×50 mmHG, FC =161bpm, Eco=resposta hiperdinamica do VE
Realizado infusão continua de dobutamina VE, com aumento gradativo: 5,10,20,30 mcg/Kg/min respectivamente. Feito antropina na dose total de 0,38 mg EV.
A PA se mantve normal. FC atingiu 161bpm ( 87% FC maxima)
O VE apresentou contratilidade segmentar ( 17 segmento)normal durante todo o exame.
A paciente referiu precordialgia atípica no pico do exame.
Na recuperação , feito 2 mg de metoprolol endovenoso. Presença de frenquentes extrassistoles supra-ventriculares durante o exame.
ecocardiograma sob estresse farmacológico negativo para isquemia miocádica( contração segmentar normal de todos segmentos)
Bom doutor sera que podera me ajuda e disser o que esta acontecendo?
Obrigada
Regilaine
Olá, Regilaine.
As extra-sístoles são frequentes após o esforço físico – mas o bom é que os exames foram normais.
Veja alguns casos.
e outros artigos em nossa área de Membros.
Abraços.
Sou bastante ansiosa e analisando minha pulsação, percebo que meus batimentos são, algumas vezes, mais ou menos assim:
tum… tum… tum-tum…….. tum… tum…(…)
Sei que é um tanto bobo postar algo desse tipo, mas o que o doutor acha?
Com gratidão!
Olá, Nathalie.
São as palpitações… famosas pelo incômodo que causam.
Veja alguns casos aqui, nesses artigos.
Fiz um holter onde apareceram taquicardias ventriculares não sustentadas e estou seriamente preocupado com esse resultado. No ecodopler a conclusão foi insuficiencia mitral discreta.
Já fiz em 2009 um estudo eletrofisiologico onde na se constatou de mais grave. Tomo propanolol de 40 mg duas vezes ao dia e sinto muitas extrassistoles mesmo assim. tenho retorno ao cardio no dia 04/09/14 e queria uma orientação se devo procurar outro médico.
Obrigado,
Marcos
Olá, Marcos.
Dê uma olhada nesses casos semelhantes ao seu… irá lhe ajudar.
Lamento não ter respondido antes.
Abraços.
BOM DIA,
TENHO EXTRA SISTOLI CONSTANTIMENTE, FAÇO USO DE SELOZOK, PRESS PLUS E LOSARTANA, ESTOU SENDO MEDICADO CORRETAMENTE?
Oi, Ademir.
Sim, confie na medicação do seu médico.
Abraços.
Boa noite Dr. Leonardo, estou com trinta semanas de gestação e descobri que minha bebê tem bigeminismo supraventricular, o que posso fazer pra ajuda-lá ? Ela corre risco de morte?
Obrigada!
Alice,
Bigeminismo não mata, são extra-sístoles de padrão diferente.
Acalme-se; quando nascer, desaparecerá.
Abraços.
Olá Doutor,
Tenho apneia do sono moderada e sinto palpitações, tenho sentido muitos medos por conta disso, gostaria de saber se devo procurar um cardiologista ou tratando da apneia a tendência é melhor?
Obrigada.
Raque,
Sim, o tratamento de APNEIA melhora extra-sístoles.
Abraços.
ola dr; estou passando por um stress e anciedade briga de familia e depois disso meu coraçao esta com extra sistole me ataca quase todos os dias fica uns 30 minutos me incomodando depois passa mais no outro dia outro episodio nao sei o que fazer mais me ajude
Oi, Alessandro.
Veja: você diz que o que provocou seus sintomas foram o estresse: evite-o!
Você precisa acabar/reduzir o estresse… mas também ir ao médico para avaliar se é só o estresse que está causando as extra-sístoles.
Abraços.
Olá Dr,primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo excelente espaço!!!
Bom,tenho hipertensão pulmonar severa por fechar uma cia tardia…tenho 34 anos e fechei com28.
Trato com sildenafila,bozentana,marevan…agora desenvolveu asma por esforço e extra sístole…trato com concor.meu coração é dilatado!!
Corro risco de parada cardíaca ou insuficiência?
Obrigada!!!!
Ei, Fabiana.
Há uma série de critérios para dizer que o risco de parada cardíaca é alto/baixo em um paciente, só que consulta, ausculta, mede pressão e tudo mais pode predizê-lo.
O fato de ter coração dilatado, com sintomas de falta de ar, pode já ser uma insuficiência cardíaca.
Mas há controle e tratamento.
Abraços.
Boa noite dr, extrassistoles ventricular de 304 não tem porque se preocupar né.no eco tudo normal,sem colesterol,sem trigliceres.
Estava com extrassistoles, é muito incomodo viver com elas.Fiz todos os exames possiveis e tentativas com medicamentos, só consegui melhorar mascando chicletes. Qual a sua opinião sobre isso?
*** Trial period expired. Please subscribe to the service. Request number 847744d5e6e1b13af659e6cc9d250e3f. Antispam service cleantalk.org. ***
Olá, Leonardo.
“Fiz todos os exames possiveis e tentativas com medicamentos, só consegui melhorar mascando chicletes.”
Pois bem. Interessante.
O que posso lhe dizer é que alguns medicamentos melhoram SÓ UM POUCO dos sintomas dos pacientes, sabe… por isso que essas arritmias são frustrantes.
O chicletes melhorou: ÓTIMO… ÓTIMO… ÓTIMO…
Provavelmente ele agiu na sua ansiedade e acabou reduzindo a causa dessas arritmias.
Mas…
Melhor usar o chicletes SEM AÇÚCAR.
Abraços.
Dr,
Vou contar a minha situação, não li nenhuma resposta com um caso similar, desculpe se eu estiver enganado.
Eu tenho 26 anos e pratico exercícios físicos (musculação) regularmente (de segunda a sábado) há 3 anos e o esforço durante os exercícios físicos são totais, ou seja, de alta intensidade e até o limite muscular. Controlo minha alimentação, sem frituras, gorduras, etc. Só peco um pouco pelo doce.
A aproximadamente 2 anos eu senti uma batida mais forte durante um treino, fui ao cardiologista, fiz somente um eletrocardiograma e segundo o médico da ocasião eu estava apto a continuar com as atividades e que aquilo que senti deveria ser um episodio de ansiedade e não diagnosticou nada, também não disse nada sobre extra-sístole. Não senti muita confiança no médico, mas depois daquilo, fiquei muito tempo sem sentir nada.
Nas últimas 2 semanas (aproximadamente 2 anos depois desse episodio anterior), tenho sentido o mesmo batimento mais forte, ele dura cerca de 1 segundo, no máximo 2 segundos. Não sinto cansaço, tontura ou qualquer outra coisa, somente essa batida mais forte. Porém, as vezes em um intervalo de 1 hora, sinto essa sensação entre 1 a 3 ou até 4 vezes, entretanto tem dias que fico a maior parte do dia bem, sem sentir essa sensação.
A minha preocupação é que será que a atividade física pode agravar ou piorar isso que eu sinto? Tenho medo de passar mal durante o esforço.
Sou uma pessoa ansiosa e tento me controlar. Não tomo medicamentos. Isso que eu tenho, pode ser considerada uma Extra-Sistole? Ou algo mais grave? Ainda não procurei um cardiologista.
Desde já, obrigado.
*** Trial period expired. Please subscribe to the service. Request number 5e61db4430fae7f6ac5ee81940649479. Antispam service cleantalk.org. ***
Opa,
O que você descreve são extra-sístoles, mesmo, com suas palpitações…
Energéticos podem provocar / intensificar extra-sístoles… alguns à base de cafeína, assim como o excessivo estresse físico e emocional.
Relaxe um pouco, durma mais, descanse mais e vá ao seu médico.
Leia o link do artigo.
Abraços.
Olá Dr. Leonardo ,me chamo Allane , tenho 14 anos e há 1 ano mais /menos , descobri que tinha arritmia ExtraSistoles , fico mais aliviada em saber que não mata , sempre esqueço de perguntar a minha cardiologista . Post maravilhoso . Parabéns pelo trabalho!
Obrigado Allane.
DR EU FUI DIAGNOSTICADO COM ( WPW ) FIQUEI MUITO ABATIDO QUANDO RECEBI ESSA NOTICIA.. FUI PROIBIDO DE FAZER EXERCÍCIOS E TRABALHOS PESADOS ETC.. A CURA PARA ESSE PROBLEMA??? GRATO
Olá, J.Anchieta.
Dê uma olhada nesses posts sobre W-P-W.
http://sopronocoracao.com/?s=w-p-w
Abraços.
Olá, Doutor tenho 27 anos nunca tinha ido no cardiologista meu holter deu o seguinte arritimias ventriculares 3 Isoladas, Arritimias Supraventriculares 11 isoladas!!! Estou com algo muito grave, eu tenho uma ansiedade terrivél, holter ainda FC MEDIA OBSERVADA DURANTE O EXAME FOI DE 81 BPM, fC MINIMA 53 BPM, AS 02:33 H FC 50BPM
FC MAXIMA DE 136 BPM, AS 18/11/201 H FC ACIMA DE 100 BPM DURANTE 4: 16,
NAO FORAMA OBSERVADAS PAUSAS MAIORES QUE 1.9 SEGUNDO DURANTE O EXAME
INTERVALO PR DENTRO DOS LIMITES DA NORMALIDADE EM RITMO SINUSAL CONDUÇAO AV PRESERVADA.
DRUAÇAO DOS COMPLEXOS QRS 100 MS CONDUÇAO INTRAVENTRICULAR PRESERVADA
teste ergométrico esta asssim
Ritmo sinusal
alteraçoes difusas da repolarizaçao ventricular, Sem modificações significativas do segmento ST em relação ao repouso, REPOUSO DURANTE A RECUPERAÇÃO MANTIDO OS PADRÕES DO REPOUSO. CONCLUSAO:
tESTE RELEVANDO COMPORTAMENTO CARDIOVASCULAR NORMAL FRENTE AO ESFORÇO FISICO REALIZADO , COMPORTAMENTO NORMAL DA PRESSÃO ARTERIAL. Ausencias de arritmias.
ESTOU AQUI MORTA VIVA, DE MEDO DE TER QUE COLOCAR MARCAPASSO OU MORRER PORQUE NA MINHA FAMILIA TEM INDICES DE INFARTO, E TENHO TIOS COM 50 TD COM PROBLEMAS SERIOS DE CORAÇAO!!! OBRIGADO
Opa,
O seu maior problema, como você disse, é a ansiedade.
Com 27 anos, sua chance de morte súbita são mínimas, raras… O que tem no seu exame são extra-sístoles, nada mais (veja aqui);
Abraços
Dr. fiz um holter e deu total QRS 101048 –
supraventriculares = 12
frequência média 77
Ectopia supraventricular esporádica na forma isolada.
Agora venho sentindo palpitações fortes e muitos gases.
Pode ser grave?
Beni.
Essas extra-sístoles (12) são pouco frequentes, até raras: 12 em 101.048…
Elas não matam ninguém…
O que está sentindo são as palpitações.
Abraços.
Boa tarde Dr.
eu tinha arritmias a 4 anos atraz, tomei medicação nao melhorei e fiz uma ablação que me deixou otima, ai nunca mais as arritmias me pertubaram, tinha 4.000 extrassistoles por dia, agora comecei a sentir muito cançaso, falta de ar e voltei a perceber os batimentos fracos, fui ao cardiologista e fiz outro holter q constatou ARRITMIAS VENTRICULARES: 5783 isoladas das quais 2799 em 493 episodios de bigeminismo 0 episodios em pares e 0 taquicardias
ARRITMIAS SUPRAVENTRICULARES 2 isoladas 2 pareadas 0 taquicardias.
LAUDO MEDICO
o ritmimo de base foi sinusal e a frequencia cardiaca variou entre a max de 121 e minima de 51 cpm. A frequencia media foi de 75 cpm.
Foram observadas 5783 extrassistoles ventriculares isoladas e monomorficas nas 24h de gravaçãp
Foram tbm detectadas 2 extrassistoles atriais isoladas e 2 pares de extrassistoles atriais
A analise do segmento ST em MV5 nao mostrou alterações significativas
E diante isso tudo estou muito preocupada e so consegui marcar um retorno ao medico daqui a 10 dias.
tem como vc me adiantar alguma coisa?
obrigada.
Opa,
Você fez ablação par tratar as extra-sístoles? Provavelmente, não! Deve ter sido por outra arritmia.
Agora, elas voltaram? Provavelmente, elas nunca saíram ou você não as percebia… Você precisa de nova avaliação médica.
Abraços.
Ha um mes tomo ritmornom tenho arritmia ventricular se tomar medicanento certo tem cura? Posso fazer exercicios .academua .caminhada .estou pebsabdo em fazer enseminaçao corro risco ao engravudar? Por favor me ajude e responda obrigada
Opa, Maria.
Normalmente, tem controle (não cura).
Raramente um arritmia impede a prática de exercícios físicos leves ou proíbem a gestação/gravidez.
Mas seu médico precisa lhe examinar e ele lhe dizer.
Abraços.
Dr Leonardo. Meu medico está em ferias no exterior e o resultado dos meus exames foram: ECG com dopler normal, Esteira normal, porem o Holter 24 horas encontrou ritmo sinusal (sempre sofri de taquicardia) e Ectopia ventricular unica na forma isolada e Ectopia supraventricular unica na forma isolada. Faço anualmente exames e sofro de ansiedade. Atualmente não faço uso de medicamentos. Minha pressão eh normal. O holter deu Fcminima de 52 bpm as 07h40 e FC maxima de 158 bpm aa 15h08. Estou bem preocupada e meu medico só retorna em meados de Marco…. O Sr poderia me dizer se devo me preocupar com esse exame de holter e me manter em repouso até meu medico retornar ou mesmo devo buscar orientação de outro cardiologista até lá. Estou apavorada doutor com esse resultado e com medo de morrer…. me responde se vc puder. Obrigada
Olá, Raquele.
Espero que já tenha consultado com seu médico…
Com um coração normal, as extra-sístoles causam menos receio nos médicos. Veja aqui.
Abraços.
Eu quando faço algum exercício aeróbico como (correr principalmente), o meu coração dispara e começa a plpitar, só que com isso, do nada ele dispara mais que o normal ex:
180bpm para 220bpm, eu o sinto batendo fora do normal, ele emenda nas batidas e fica nessa por uns 6minutos, mesmo após eu estar já descansado com a respiração normal, e do nada ele cai para 60bpm.
Tenho 22 anos, já fui num cardio, mas os exames só mostraram arritmia sinusal, eu expliquei a médica que o problema é em atividades físicas, mas ela falou que se eu tiver um prolema iria aparecer, apareceu nada no aparelho que usei por 24h.
Isso tudo começou depois que eu tomei um suplemento pré treino em 2013,mas comvivo até hoje com isso.
Palpitações e taquicardia.
Olá, Jean.
As arritmias e palpitações no exercício são muito bem avaliadas pelo Teste ergométrico – se o seu médico assim achar.
Seus sintomas são durante o exercicio, não são?
Abraços.
o sr está de parabéns tirou muitas das minhas duvidas
Obrigado, Sandra.
Olá doutor, recebi hoje o registo do exame holter 24 horas
não entendo nada disso doutor, voçe poderia me ajudar por favor?
tenho 21 anos ,165 cm, 60 kg
os resultados do exame foram :
registo de holter 24 horas em ritmo sinusal com FC media de 74, variando entre 45 e 150.
Extrassistoles supraventriculares pouco frequentes (202), das quais:
-38 isoladas
-1 periodo de bigeminismo
– 2 periodos de trigeminismo
-44 couplets
-8 salvas
não se observaram extrassistoles ventriculares
registo sem preturbações da condução auriculo-ventricular e/ou intraventricular
sem alterações significativas de repolarização ventricular
o paciente não referiu sintomas durante o registo
pausa máxima registada de 1530 mseg, assistomática
agradecia muito a sua ajuda doutor, sofro de ansiedade e pãnico
abraço doutor
Olá, Manuel.
Eu tenho alguns artigos escritos sobre Ansiedade e Palpitações e alguns casos que ajudam muito aos pacientes.
Dê uma lida neles e tente TRATAR O PÂNICO e a Ansiedade, pois lhe ajudará MUITO.
Veja esses casos clínicos.
Abraços.
Olá Dr.? Há anos sinto que meu coração dá uma tabida diferente que chega a incomodar já tiz vários exames e sempre apresentam normais, até que insistir pelo holter q registrou uma frequência cardíaca média de 89 bpm e variou de 58 a 154 bpm com 236 extra-sistoles ventriculares, e ele me receitou selozok. Gostaria de uma segund opinião. Isso é grave ou vou levar vida normal?
Olá, Luana.
O selozok é um medicamento muito utilizado nas Extra-sístoles.
Abraços.
Ola Dr Leonardo.
Tenho 31 Anos e a mais ou menos 2 anos q tenho extra-sistoles. No começo eu fiquei bastante preocupado com os sintomas e resolvi procurar um Cardiologista, fiz um eletro e o teste ergométrico e não detectou nada, ele me explicou um pouco sobre extra-sistole e disse que é normal paciente com transtorno do panico ter esse batimento extra e disse que so deve se preocupar quando elas quando são duplas uma em seguida de outra, isso me deixou mais tranquilo e ao passar do tempo elas foram desaparecendo e passei uns 6 meses sem sentir nada. so que a uma semana atras elas voltaram com uma frequência bem maior do que antes e ontem eu senti três vezes extra-sistole duplas. Oque eu faço estou bastante preocupado devo retornar ao Cardiologista?
Me ajude!!!
Olá,
Sim, eu acho que você precisa voltar no seu médico.
Converse com ele, conte sua história.
Abraços.
Ola Dr Leonardo
Eu tenho 31 anos e fui diagnosticado com transtorno do panico, mais ou menos 2 anos comecei a sentir as famosas extra-sistole fiquei bastante preocupado eu procurei um cardiologista, fiz o Eletro e o teste Ergométrico não deu nada, ele me disse q meu coração esta normal e que extra-sistole é normal em paciente com transtorno do panico e que os paciente de extra-sistole so deve se preocupar quando elas sao duplas uma atras da outra, isso me deixou bastante tranquilo e ao passar do tempo elas foram desaparecendo. So que semana passada elas voltaram com muito mais frequência que antes e ontem eu senti três vezes a extra-sistole dupla fiquei bastante nervoso quando aconteceu.
Doutor Leonardo você acha que eu devo voltar ao cardiologista???
Me ajude estou bastante preocupado.
ola boa noite, eu sofri durate muito tempo de ataques de panico,ate ir a uma psicolga que me ajudo a superar esses ataques com tecnicas de respiraçao e pensamentos positivos. ajudo-me muito, mas tenho dias que sinto regularmente socos na garganta,e me deixam com receio, e xeia de porques??? eu ja fiz electrocardiograma e tava tudo bem. eu queria saber sera da minha ansciedade??? porque isto apareceu quanto comecei a controlar melhor os meus ataques de panicos , ja nao deixo que tenha o batimento a entrano 200 pra cima, nao deixo que sinta falta de ar e aperto no peito mas tenho isto estes socos ou entao o batimento mais forte e lento por segundos , acontece me en situaçoes de desconforto ou medo, ou stress… se me poder esclarecer agradeço. muito obrigado pela atençao.
Olá, Júlia.
A síndrome do pânico é uma das principais causas de palpitações e extra-sístoles… o melhor mesmo é fazer o quê você já está fazendo… tratar a síndrome do pânico.
Veja alguns artigos sobre a síndrome do pânico.
Abraços.
Olá. Bom dia, Eu tomo Selozok 50 mg, queria saber se posso fazer musculação se tem algum problema, no meu holter de 24 hras apareceu 8 extrassístoles supra isoladas e uma única taquicardia supra com 5 complexos consecutivos, o que eu sinto normalmente é um “soco bem forte”que vem de dentro pra fora no peito que dispara muito por alguns minutos e depois parece que parou de bater, é horrível parece que vou morrer, também sinto falta de ar e as vezes antes de dar eu sinto um enjoo uma tontura forte e eu já sei que vou passar mal.
Oi, Jéssica.
Não posso afirmar com certeza, pois não lhe consultei… só seu médico, que lhe consultou.
Entretanto, essas 5 complexos e 8 extra-sístoles não são motivos para proibir atividade física.
Abraços.
Bom dia Dr. fiquei muito aliviada em ler seu post porque descobri minha extrassistole ( ESV ISOLADA) a mais ou menos 3 anos. Na epoca fiz todos os exames ( ECO,TESTE ERGOMETRICO,HOLTER 24 HS,ELETROCARDIOGRAMA)e td normal com o coração!Sou uma pessoa super ansiosa e agitada e esses dias tenho sentido bastante palpitações.Fiz um ecocardiograma e novamente acusou a danada rs. Ate então nao precisei tomar nada mas o cardiologista me passou SELOZOK 25.Mas msm assim estava super preocupada,com medo de morrer e depois de ler sua explicação fiquei mais tranquila.Obrigada Doutor!!!
Lívia.
Quê ótimo, Lívia.
Obrigado.
Olá Dr Leonardo, boa tarde!
Sou militar e sempre levei uma vida atlética e intensa, mas de cinco anos pra cá fui diminuido até uma intensidade extremamente leve, depois que descobri minhas extra-sístoles(ventriculo esquerdo) e tamanho do coração no limite do normal. No inicio eram cerca de 10 a 11 mil E-S diária, hoje estão na casa do 2,5 mil. Já tentei o uso de selozok, ablação (sem sucesso) e atualmente uso atenolol e amiodarona, isto é normal? realmente não devo praticar atividades fisícas intensas?
Ei, Márcio.
Se você usou ablação, provavelmente não foi por extra-sístoles… Deve ter tido alguma arritmia específica (você sabe o nome)?
Se o médico proibiu de fazer exercícios, não posso contradizê-lo.
Abraços.
tenho 29 anos FIS um Holter pois passei 3 dias com uma dor no peito bem no meio, e nas costa fui para a urgência passou umas medicações di nada adiantava então o médico passou amiodarona foi onde fiquei bem . o enxame Holter acusou extrasistoles supraventriculares frequentes(média de 384 ESV/h), isoladas, pareadas e em salvas
Extrasistoles ventriculares frequentes (media de 61,2 EV/h), monomorficas e isoladas
Bem MINHA VÓ e minha TIA paterna tinha coração crescido. Pode ter alguma relação? A ainda não mostrei ao cardiologista não esperando consulta por o SUS 🙁
Aretuza.
As arritmias do seu exame são poucas.. sem relação com coração crescido.
Abraços.
Doutor, tenho 45 anos e tenho esse problema,sou muito ansiosa,não gosto de nada fora do lugar e tudo tem que ser do meu jeito,as veses sinto que meu corraçao vai parar,oque eu faço me ajude.
Opa, Rosana.
Você tem / precisa relaxar, buscar ajuda para reduzir o estresse, senão as palpitações tendem a aumentar.
Abraços.
Olá Dr Leonardo tenho 25 anos e sofro de ansiedade fãs do todos o dias sertralina de 50MG. o mês passado fiz um eletrocardiograma.. resultado sem alterações tenho um coração normal fiz também eletrocardiograma com prova de esforço o resultado foi,……progressão cromoterapia normal com FC elevada em repouso (96bpm).ausência de sintomas cardiovascular Seg com ritmo sinusal sem alterações de ST-T em repouso e durante o período de exercício . Soto que 7:45 min por fadiga máxima tendo atingido 193/m(98%FC maxima).mets_10,2;duplo produto 30880. Ausência de estrassistolia supraventricilar ou ventricular. Recuperação normal dos parâmetros e fisiológicos basais.prova maxima clinica eelectricamente negativa para esquemia miocárdica significativa. Comportamento cronotropico normal,redução moderada da capacidade funcional ausência de arritmias supraventriculares e/ ou ventriculares indutiveis. Devo de me preocupar aí ver isto ainda fico mais ansiosa.. desde há agradeço uma resposta.. e adorei o seu blog..
Olá, Carina.
“Comportamento cronotropico normal,redução moderada da capacidade funcional ausência de arritmias supraventriculares e/ ou ventriculares indutiveis.”
Isso significa que o Exame e o Esforços NÃO induziu as arritmias.
Pela a opinião do seu cardiologista, ok?
Abraços.
Boa tarde Dr. faz mais ou menos um ano que sinto um certo desconforto no peito que sempre acontece no período noturno. Eu tenho a impressão de sentir uma batida no coração que eu falo que é um pulinho, porém não tenho outros sintomas a não ser medo. Tem dias que elas se repetem varias vezes a noite e depois param, este é um sintoma de extrasistoles ? Pode ter origem emocional ? já que elas não acontecem diariamente e só no periodo noturno, raramente sinto durante o dia
Ei, Danielle.
São palpitações, das extra-sístoles e podem ter origem emocional.
Abraços
Boa noite Drm leonardo minha mãe fez o holter e apresentou 1 episódio de TSVP, 518 extra sistoles ventriculares, 18 x atividade ectópica supra ventricular, oque osto quer dizer, minha mãe tem 59 anos e estou muito preocupada com ela.
Olá,
Nesse artigo, eu falo um pouco sobre a TPSV: http://sopronocoracao.com/tpsv-taquicardia-paroxistica-supraventricular/
Leve-a no retorno.
Abraços.
Olá Dr,sinto uns socos no coração e na garganta,já fui no cardiologista e ele disse q era ansiedade fui no pisciquuatra ele me disse q era ansiedade e síndrome do pânico. Um dia passei mal na caminhada meu coração disparou e a partir desse dia comecei a sentir esses socos no coração e na garganta. Tomei remédio que o pisciquuatra passou,parou por uns dias mas voltou quando entrei na academia. Será que meu coração está doente? Será se posso continuar a malhar normal? Me ajuda por favor. Bjs adoro seu blog..
Olá, Anny.
Você precisa ver com seu cardiologista o resultado dos exames… só depois que ele dirá.
Mas no geral, só ficam as palpitações e nada mais… sem morte súbita, sem proibição aos exercícios, etc.
Abraços.http://sopronocoracao.com/wp-admin/edit-comments.php?p=994&comment_status=moderated#comments-form
Dr. bom dia.
Sempre tive extrassitoles, e até episodios de Fibrilacao que voltaram ao normal, sou paciente de ABLACAO, vao fazer 2 anos.. apos 1 ano da ablacao refiz meus exames, por que ainda sentio as malditas pausas, travadas, extrassistoles, e foi pego no holter 1 ano apos ablacao.. e a Dr diz ser NORMAL, porém quando corro, ou jogo bola, quase sempre sinto episodios de extrassistoles …so quando me esforço MTO, na academia eu nao sinto é raro e faço academia a ANOS.
minha duvida é.. 2 anos apos ablacao ainda sinto as travadas as extrassistoles, até onde isso é normal? devo me preocupar? poderia me dar uma orientação?
Obs: Minha médica viajou.. esta fora do Brasil.. nao tenho outros cardiologistas.
Ao fazer exames pré-operatórios foi diagnosticado que eu estou com arritmia e sopro, fiz o holter e o mapa constatou-se a arritmia e a pressão alta, o médico solicitou então uma citilografia para confirmar a arritmia na qual deu o seguinte resultado ” infradesnivelamento de até 2,0 mm do segmento ST nas derivações II, III, a VF, V4 a V6 e CM5. extra-sístoles ventriculares frequentes, algumas pareadas, bie trigeminismo. Estou tomando Sotacor para controlar a arritmia e atacand para a hipertensão.Fiz um novo exame sem suspender a medicação e obtive o mesmo resulta excluindo bie trigeminismo. Gostaria de saber se é um problema simples ou se devo me preocupar.
Sania,
O que você descreveu foi o resultado do Teste ergométrico que acompanha a cintilografia.
Há um termo: BAIXA PROBABILIDADE ou ALTA PROBABILIDADE de isquemia no laudo da cintilografia.
Abraços.
Boa tarde Dr. faz mais ou menos um ano que sinto um certo desconforto no peito que sempre acontece no período noturno. Eu tenho a impressão de sentir uma batida no coração que eu falo que é um pulinho, porém não tenho outros sintomas a não ser medo. Tem dias que elas se repetem varias vezes a noite e depois param, este é um sintoma de extrasistoles ? Pode ter origem emocional ? já que elas não acontecem diariamente e só no periodo noturno, raramente sinto durante o dia
Daniele.
Já respondi.
Abraços.
Boa tarde Dr. faz mais ou menos um ano que sinto um certo desconforto no peito que sempre acontece no período noturno. Eu tenho a impressão de sentir uma batida no coração que eu falo que é um pulinho, porém não tenho outros sintomas a não ser medo. Tem dias que elas se repetem varias vezes a noite e depois param, este é um sintoma de extrasistoles ? Pode ter origem emocional ? já que elas não acontecem diariamente e só no periodo noturno, raramente sinto durante o dia
Ei, Danielle.
Esses pulos são as palpitações… e tem relação direta com a ansiedade (veja)
olá Dr, neste exato momento estou escrevendo me sentindo muito mal, de um tempo pra cá sinto algo diferente e estranho no meu coração, antes sempre apos ou durante forte emoção ou esforço, hj em repouso, e repetindo varias vezes no mesmo dia, Sinto de repente como se meus batimentos fugissem do normal, como se parasse por um estante e voltasse batendo mais forte quase q sentindo uma dor, é incomodo demais, pois dái acelara e me da uma sensanção horriel onde pareço que vou morrer, dura alguns instantes, porem se repete varias vezes, sinto a mesma sensação na garganta, horrivel pavoroso, fui em duas emergecias, Eletro normal, torax normal, doutor minha maior dificlkdade é n saber exatamente oq sinto(estranho), fui encaminhado ao cardio consulta esta marcada.. porém continuo sentindo,, o q mais me deixa desesperado é sentir isso do nada em repouso.. me ajude por favor .
Olá, Rodrigo.
O sintoma que você sente é a palpitação – Veja aqui. e precisam ser avaliadas pelo seu médico como você pode ler nesses artigos.
Como você disse:
“me deixa desesperado é sentir isso do nada em repouso.” as palpitações são assim mesmo e causam muito incômodo em vários pacientes – veja alguns casos clínicos como o seu.
Abraços.
Olá Dra,tudo bem? Tenho 28 anos, venho sentindo a um tempo tipo uma falha ou pausa junto com uma falta de ar que dura 1 ou 2 segundos, que em seguida as vezes trás uma grande ansiedade, medo, palpitação, mal estar e fraqueza no corpo. As vezes, sinto numa certa parte do dia durante alguns dias, e as vezes apareçe de tempos e tempos. Também tem acontecido de eu estar dormindo ou sonolento e desperto de repente com grande susto e o coração dispara, dá um medo. Já fiz exame de sangue, tireóide, eletros, 1 eco doppler e 1 holter 24horas, deram normais… os 03 médicos disseram que com meu coração está tudo bem e que não preciso me preocupar, mas o pior é que independente dessa ´pausa´ que tenho sentindo, tenho me sentindo mal com bastante frequencia, uma certa fraqueza, mal estar e muita debilidadede, onde tem me deixado muito angustiado e depressiva, inclusive, não tenho tido uma vida normal. Já realizo tratamento com psicólogo e psiquatra a mais de 2 anos, em função da ansiedade e crises de pânico. Minha pergunta é: tendo passado por 03 cardiologistas e realizado exames de holter 24hrs, diversos eletros e eco doppler, e nenhum deles acusou nem mesmo uma extra sístole, todos os médicos me disseram que não tenho com o que me preocupar, mas tenho certeza do que sinto, dessas “pausas” desesperadoras, e já não sei se devo buscar mais médicos ou solicitar mais exames? pois realmente meu coração me manda sinais de que devo me preocupar, e muito, com minha sobrevivência. Agradeço desde já pela resposta… Amanda
Olá Dr,tudo bem? Tenho 28 anos, venho sentindo a um tempo tipo uma falha ou pausa junto com uma falta de ar que dura 1 ou 2 segundos, que em seguida as vezes trás uma grande ansiedade, medo, palpitação, mal estar e fraqueza no corpo. As vezes, sinto numa certa parte do dia durante alguns dias, e as vezes apareçe de tempos e tempos. Também tem acontecido de eu estar dormindo ou sonolento e desperto de repente com grande susto e o coração dispara, dá um medo. Já fiz exame de sangue, tireóide, eletros, 1 eco doppler e 1 holter 24horas, deram normais… os 03 médicos disseram que com meu coração está tudo bem e que não preciso me preocupar, mas o pior é que independente dessa ´pausa´ que tenho sentindo, tenho me sentindo mal com bastante frequencia, uma certa fraqueza, mal estar e muita debilidadede, onde tem me deixado muito angustiada e depressiva, inclusive, não tenho tido uma vida normal. Já realizo tratamento com psicólogo e psiquatra a mais de 2 anos, em função da ansiedade e crises de pânico. Minha pergunta é: tendo passado por 03 cardiologistas e realizado exames de holter 24hrs, diversos eletros e eco doppler, e nenhum deles acusou nem mesmo uma extra sístole, todos os médicos me disseram que não tenho com o que me preocupar, mas tenho certeza do que sinto, dessas “pausas” desesperadoras, e já não sei se devo buscar mais médicos ou solicitar mais exames? pois realmente meu coração me manda sinais de que devo me preocupar, e muito, com minha sobrevivência. Agradeço desde já pela resposta… Amanda
Olá, Amanda.
Sua pergunta é muito frequente e muito interessante.
As pausas que você sente PODEM SER devido a EXTRA-SÍSTOLES que não foram detectadas nos exames – veja esses artigos aqui.
Há alguns casos reais de pacientes que seria interessante você ler.
Esse artigo pode ser especialmente interessante para você.
Abraços.
Olá Dr.
li a a matéria publicada e tive a curiosidade ver que todas as pessoas que comentaram o sr. deu atenção.
Eu fiz um exame de ecocardiograma a alguns meses atras(08/20015) e foi relatado crescimento da parede do ventrículo do meu coração onde foi diagnosticado miocardiopatia hipertrófica, soque fiz um holter e o exame não acusou arritmias mas o medico solicitou o implante de um cardio desfibrilador. Tem histórico na minha família de 2 mortes súbita e o medico pediu para não fazer esforço físico. Dr. gosto muito de correr e jogar futebol, será que realmente não irei mais fazer algum tipo de atividade? ficarei limitado? nem prestar algum tipo de concurso onde há o exame de aptidão fisica?
Olá, José Augusto.
Miocardiopatia hipertrófica é a principal causa de morte súbita em pacientes jovens…
Se eu tivesse esse problema eu NÃO PRATICARIA atividade física – faria trotes leves (se meu médico permitisse) e caminhada e intensificaria a dieta.
Para sermos saudáveis – não precisamos de esportes intensos e competitivos.
Concurso:
– Pacientes com Miocardiopatia hipertrófica não podem / não devem exercitar-se competitivamente ou intensamente… Seu foco deve ser em empregos sem exigência de esforço físico.
As mortes súbitas em sua família foram por Miocardiopatia Hipertrófica?
Olá Dr. Tenho 30 anos e há 10 realizei ablação de Taquicardia Supraventricular reentrada nodal. Alguns dias/meses após o procedimento, voltei a ter muitas extrassístoles extremamente sintomaticas,(aperto no peito, falta de ar- coisa de segundos) O cardio me passou propranolol 40 mg (20mg de manhã e 20 mg a noite). Mesmo fazendo uso do propranolol, ainda tinha algumas extras, mas as vezes passava meses sem senti-lás. Até que alguns meses atrás, elas voltaram com força total, bastante sintomaticas, várias ao dia. Voltei ao cardio que me mandou trocar o propranolol (o qual usei por quase 10 anos) por Selozok 25 mg – 2cp ao dia.Mesmo com o uso do Selozok ainda sinto algumas extras, 2 ou 3 por dia, algumas com sintomas rápidos mas fortes. Realizei Holter o qual detectou 45 extrassístoles isoladas e 2 episódios de bigeminismo. Também fiz Ecocardiograma o qual só constatou um pequeno movimento sistólico que não pôde ser classificado como prolapso. Colesterol, diabetes e tireóide OK (tudo normal). O médico me solicitou Teste ergométrico e Ressonância para avaliar morfologia. Deve me preocupar? Obrigado!
Olá, Alexandre.
É muito importante você diferenciar os 2 problemas que você tem:
1 – Taquicardia Supraventricular Reentrante Nodal: essa foi tratada com a ablação – seus sintomas provavelmente eram PALPITAÇÕES.
2 – Extra-sístoles ventriculares – está em tratamento – seus sintomas PALPITAÇÕES.
Veja que os sintomas são habitualmente os mesmos: PALPITAÇÕES – mas os problemas são diferentes.
A preocupação que você deve ter é fazer os exames que seu médico solicitou para avaliar melhor.
– Veja sobre a Avaliação das Extra-sístoles.
Abraços.
Boa noite dr Leonardo,
Eu fiz ecocardiograma, eletrocardiograma e deu normal, mais no Holter eu fui diagnosticada com arritmia atrial simples e arritmia ventricular simples. Fui ao cardiologista e ele passou selozok por conta das extrassistoles que sinto e disse que era para eu tentar controlar a minha ansiedade que muito provavelmente essas extrassistoles seriam provenientes da mesma. Porém com o uso do selozok não houve uma melhora significativa das extrassistoles e eu ainda contínuo sentindo-as. Fui ao cardiologista novamente e relatei que não tinha melhorado e ele resolveu trocar o selozok por cloridrato de sotalol,é uma boa troca dr? Estava lendo que sotalol pode causar novas arritmias e tenho receio das reações adversas já que é um antiarrítmico! Eu fico tão preocupada com essas extrassistoles, é uma sensação muito estranha ..
Por favor dr se o senhor puder me responder eu agradeço muito para que eu fique mais tranqüila!
Muito obrigada e fico muito feliz por ter médicos que nem o senhor que se preocupam com as pessoas e que passam tranquilidade mesmo através de um blog ….
Olá, Lorena.
Os betabloqueadores (Metoprolol/selozok) são, quase sempre, a primeira opção para tratamento das arritmias.
– Eu não posso opinar se a mudança foi melhor ou pior e sobre o quê eu faria…
O quê você disse sobre o Sotalol é verdade – ele tem um efeito pró-arritmico (causar arritmia) que não ocorre em todos os pacientes e que seu médico tem que verificar/acompanhar.
Veja esses artigos aqui.
e outros como estes aqui.
Abraços.
Dr. Leonardo,
Tenho um PVM e colesterol alto que até 40 anos não sentia nada no coração, mas após os 40 comecei senti palpitações aceleradas que, apos exames, diagnosticaram que eu tinha Fibrilação Atrial, comecei a tomar selozok, depois sotalol, depois ritmonorm e por ultimo ancorom, mas mesmo assim, as arritmias voltavam, sentia falta de ar, tonturas e pressão caia.
Fiz uma ablação pouco mais de um mês e mesmo tomando ainda ancorom senti a poucos dias 2(duas) arritmias num mesmo dia que, apos eletrocardiograma, foram diagnosticadas como extra-sistolis (não houve fibrilação atrial) e minha pressão estava alta 16/8.
Nunca tive pressão alta, era sempre normal, não bebo, nem fumo e não tomo café.
Gostaria saber o seguinte:
1 – Se é normal, após ablação, sentir essas novas arritimias extra-sistolis mesmo tomando ancorom ?
2 – Se caso recorra varias arritmias extra-sistolis
mesmo tomando ancorom, a ablação foi um insucesso? terei que fazer outras ablações ?
3 – Vou ter que ficar tomando ancorom o resto da vida? pois achava que com ablação nao seria mais preciso.
4 – Posso fazer caminhadas ?
Obrigado,,
Opa, Alexandre.
Vamos lá:
1 – é comum ter extra=sístoles após a ablação.
2 – Não, não é sinal que a ablação foi um insucesso.
3 – Só seu médico para lhe dizer, normalmente, o medicamento é suspenso.
4 – se seu médico não fez objeções/proibições: pode.
Abraços.
MEU FILHO DE 11 ANOS FEZ UM ELETROCARDIOGRAMA,E O RESULTDO FOI
RS-RITMO SINUSAL(OBS:AUSENCIA DE ALTERAÇÕES MORFOLOGICAS SIGNIFICATIVAS)
EA-EXTRA-SÍSTOLE ATRIAL.
GOSTARIA DE SABER O QUE ISSO SIGNIFICA
Flávia,
Extra-sístole atrial é uma Extra-sístole que foi gerada nos átrios (veja esse artigo para entender direitinho).
Abraços.
Olá Dr Leonardo Alves,amei seu blog.
Fico muito feliz por nos passar tranquilidade.
Há uns 6 anos atrás andava muito estressada.Ai passei mal com palpitações,minha Pa também subiu.Depois disso passei a tomar um ablok de 25mg.Nunca mais senti os sintomas da maneira que senti.Fiz eletro,ecocardiograma e não apresentou nada.às vezes sinto uns batimentos meio estranhos,mais normaliza por si só.
Tenho medo do atenolol,que tomo esse tempo todo me fazer mal ao coração.
Hoje comecei a fazer zumba.Um exercício físico que é mais uma dança.Não corro,nem faço esteira correndo.Srá que posso fazer zumba?
è igual uma aeróbica.Tem um mês que fiz um ecocardiograma e um eletrocardiograma,onde deu tudo normal.
Desde já te agradeço pela resposta.Obrigada por nos tranquilizar.bju
Ei, Terezinha.
Obrigado por gostar do blog.
Se seu médico liberou, pode fazer qualquer exercício… As palpitações nem sempre vão embora ou vem e vão (veja).
Mas siga em frente e evite ansiedade.
abraços.
DR.LEONARDO MEU RESULTADO DO TESTE ERGOMÉTRICO FOI :TESTE COMPATIVEL COM RESPOSTA ISQUÊMICA DO MIOCARDIO.ARRITIMIAS: EXTRA-SISTOLES VENTRICULARES MONOMÓRFICAS.ISOLADAS E RARAS.É GRAVE DR? boa noite
Reginaldo.
Teste ergométrico compatível com isquemia – veja a resposta aqui.
Extra-sístoles monomórficas e isoladas – aqui.
Seu médico, provavelmente, fará novos exames.
Abraços.
Olá,
Eu tenho sentido meu coração palpitação, já cuidei meus batimentos e ficam em torno de 61 a 65 por minuto, porém muitas vezes ele da a pauda de uma batida durante o minuto que monitoro.
Gostaria de saber se isso é normal, pois em um teste de 1 hora, senti isso 20 vezes.
A sensação que tenho é de uma leve falta de ar cada vez que a batida falha.
O pior que nãé todos os dias que sinto esses sintomas tão fortes, hoje no caso é um dia que estou aflita.
Estou preocupada.
Pode me ajudar?
Posso, Helena.
O que você descreve são as palpitações… com suas pausas e suas extra-sístoles…
Veja esse arquivos do link.
Abraços.
DR. Eu sinto desde a adolescência esses batimentos estranhos, em alguns momentos da minha vida mais e outros menos, já consigo reparar que em momentos de maior ansiedade elas ficam mais presentes. Fiz exames de sangue, MAPA e eletrocardiograma e todos deram normais, mas apesar disso em alguns momentos ainda sinto esses batimentos extras, que se dão as vezes como uma espécie de soquinho, falha ou tremidinha no coração que duram alguns segundos e passam logo em seguida. Tenho 25 anos e me exercito com frequência. A cardiologista disse que não tenho nenhum problema cardíaco e o único histórico familiar que tenho é de hipertensão não tenho histórico de mortes por doenças cardíacas.. Qual seria sua opinião.
Grato, Márcio.
Márcio, tenho que concordar com seu cardiologista.
O que você descreve são as extra-sístoles e suas pausas e pontadas no peito.
Abraços.
ola !! mt bom o blog
Dr Leonardo, desde sempre eu jogava bola, carregava peso, praticava bastante esporte e nunca me aconteceu sintomas de desmaiar ou passar mal do coraçao, acontece raramente uma pequena tontura, as vistas ficam escuras acompanhadas de uma pinicaçao. Fui em um cardiologista e realizei todos os exames, inclusive o Holter 24h, ECO doppler e surgiu essa extra sistole, e o cardiologista disse q eu estou com arritmia com frequencia, porem ele disse ter soluçao pro meu problema
segundo ele, ocorre um curto circuito, as vezes com muitas frequencias. Ele me sugeriu q eu faça uma consulta com especialista na area da arritmia pq ha uma cirurgia que queima essa arritmia, nao sei dizer exatamente. Queria saber o nome da cirurgia e se de fato existe. Obrigado.
Jhonatta.
O nome é ESTUDO ELETROFISIOLÓGICO (EEF) com ABLAÇÃO da via anômala.
Ablação = cauterização.
EEF: é o estudo as vias elétricas que comandam o sistema de condução cardíaca.
O bom da história é que chegou-se a um diagnóstico da sua arritmia – aí, ela tem tratamento.
Abraços.
Bom dia Dr. Eu já a um tempo (2 anos) sinto uma espécie de sensação no peito , quase que rebenta se um balão nos meus pulmões e logo a seguir tenho a necessidade de tossir ( mas nem sempre), as vezes é mais ligado ao coração, sinto uma espécie de grande palpitação… fico as vezes dias, semanas sem ter, já fui ao médico várias vezes e ecocardiograma e ecgderam normais, bem como raio x ao torax…passando tanto tempo toda a gente a dizer que estou bem e não tenho nada, acabei por aceitar… contudo hoje estava no ginásio a correr e ao fim de 40 minutos de corrida a 9.0 km/h passei para os 4 para acabar a corrida e o meu coração começou com umas palpitações bem fortes, parecia até que o coração parava e inibia-me a respiração por 1 segundo, ao hiperventilar profundamente elas paravam ou acalmavam mas se tentasse respirar mais normal aconteciam muito frequentemente, passado 1-2 min tudo se acalmou e pararam… estou agora com medo aserio porque realmente me senti aflito porque foi bem forte… o que sera que aconteceu?
Aguardo a sua resposta e muito bom blog!!
Cumprimentos.
José.
Você precisa avaliar ao seu médico, e talvez fazer um exame de esforço, pois esses sintomas precisam ser esclarecidos.
Abraços.
Dr tenho estras sistolis supraventicular estras sistolis ventricular a mais o menos 10 anos ja tomei amidarona quase morri piorou meu cardio mudou pra concor fiquei um tempo boa ai minha freguencia cardíaca baixou muito e as estras sistoles nem podia sair da cama hoje tomo cloridrato de satolol e começou dar as estras sistolis de novo nao para fico muito estressada com isso o dr tem alguma dica sou muito nervosa e tomo calmante
Dr tenho estras sistolis supraventicular estras sistolis ventricular a mais o menos 10 anos ja tomei amidarona quase morri piorou meu cardio mudou pra concor fiquei um tempo boa ai minha freguencia cardíaca baixou muito e as estras sistoles nem podia sair da cama hoje tomo cloridrato de satolol e começou dar as estras sistolis de novo nao para fico muito estressada com isso o dr tem alguma dica sou muito nervosa e tomo calmante
Bom dia Dr.
No meu primeiro comentário esqueci me de mencionar que tenho 20 anos. O meu comentário foi o das palpitações na faze de recuperação do exercício…
José,
Arritmias são comuns em qualquer idade, ocorrem em qualquer fase do exercício, inclusive na recuperação.
Abraços.
Eu tenho pausadinha cardíaco Dr eu tenho medo de sofrer um infarto ou uma parada cardíaca no Eça n deu nada o médico diz q ansiedade mas tenho medo de morrer com poblema cardíaco
Ei, Reinaldo.
Paradinha no peito não tem a ver com Morte súbita ou infarto.
Na verdade, melhor tratar a ansiedade.
Abraços.