Átrio esquerdo Limítrofe é grave? Algumas vezes os valores do átrio esquerdo no ecocardiograma não está aumentado, mas o cardiologista cita que está “limítrofe”. O que quer dizer? É grave?
No artigo anterior, você leu sobre os Riscos do Aumento do átrio esquerdo e o que significa aumento do átrio esquerdo. Não leu? confira!
Átrio Esquerdo Limítrofe.
Algumas vezes, o átrio esquerdo não está aumentado, mas suas medidas apresentam valores limítrofes.
Valores limítrofes são valores normais, mas próximos do limite superior.
Exemplo:
Volume do átrio Esquerdo: Normal até 34mL/m2 – então, quando o valor está em 33 mLm2, diz-se que o átrio esquerdo tem medidas limítrofes.
Prezado Dr. Leonardo.
Fiz o Exame – ECOCARDIOGRAMA.
ATRIO ESQUERDO: Atrio Esquerdo no Limite Superior da Normalidade. VIAE: 33ml/m2.
O Exame está normal?
Resposta do Dr. Leonardo Alves, Cardiologista:
Volume do átrio esquerdo com medidas limítrofes é normal.
O ecocardiografista cita valores limítrofes para chamar a atenção do clínico/cardiologista que avalia o exame.
Algumas vezes, o ecocardiografista lauda: Atrio Esquerdo no Limite Superior da Normalidade.
Ainda é um valor normal, mas está “quase” aumentando (como se pudéssemos prever o futuro).
O que fazer com Átrio esquerdo Limítrofe?
A maneira mais adequada de agir é controlando os fatores de risco: hipertensão arterial, obesidade, diaberes, dentre outros.
Átrio esquerdo Limítrofe pode normalizar?
Não precisa normalizar, pois ainda é um valor normal. Mas quando as medidas de prevenção e controle da pressão arterial são adotadas, o átrio costuma reduzir o seu tamanho.
Átrio esquerdo Limítrofe é grave?
No geral, não.
Átrio esquerdo limítrofe é um valor normal e seu átrio funciona adequadamente.
Raramente ocorre um problema de saúde devido ao átrio esquerdo llimítrofe – já falei: o átrio esquerdo está normal, entende.
Então, átrio esquerdo limítrofe não é grave.
Leia mais sobre Sopro no Coração:
Há muitas informações sobre sopro no coração nesse blog (inclusive um Guia Completo). Há um artigo sobre os Graus dos Sopros: Grau 1, 2, até 6, sobre sopro sem repercussão hemodinâmica, a relação entre sopro cardíaco e arritmias, quando sopro causa aumento do átrio esquerdo, e se tem cura.
Falamos sobre as causas de sopro cardíaco: Estenose valvar (que é o entupimento da válvula): Estenose mitral, Estenose aórtica, Estenose pulmonar, Estenose tricúspide.
E também das Insuficiências: Quando a válvula não se fecha corretamente: aqui, o sangue “volta” ou Regurgita. Insuficiência mitral ou Regurgitação Mitral. Insuficiência aórtica ou Regurgitação Aórtica Insuficiência pulmonar ou Regurgitação Pulmonar Insuficiência tricúspide ou Regurgitação Tricúspide.
Clique em um dos links acima para saber mais.

Progressão lenda de onda R
A Progressão lenda de onda R é muito comum no Eletrocardiograma. Deve ser avaliada com o ecocardiograma mas pode indicar a presença de infarto do miocárdio antigo. Confira!
Dr. Leonardo Alves Cardiologista atende em Teófilo Otoni, MG. Caso queira consultar-se entre em contato clicando aqui ou enviando mensagem.
Regras dos comentário:
Esse blog e todos os seus artigos não são consulta médica. Foram escritos pelo Dr. Leonardo Alves - Médico Cardiologista de Teófilo Otoni, MG (CRMMG: 33.669).
Sempre confie e dê mais atenção na opinião do seu médico, pois ele te examinou. Nada substitui a consulta médica presencial, com seu médico de confiança.
Ao comentar, você entende e concorda que seu comentário ficará público e poderá ser utilizado no blog em outros artigos. Qualquer resposta aos comentários não constituem consulta médica e o autor não tem intenção de fazê-lo. Sempre confie no seu médico de confiança.
Agende Sua Consulta!
Precisando de uma consulta com cardiologista? Agende agora mesmo: Envie mensagens pelo WhatsApp: +55 33 98809 3454