A presença de sobrecarga atrial esquerda no eletrocardiograma ou o aumento do átrio esquerdo no ecocardiograma me impede de realizar atividade física como musculação?

Sobrecarga atrial esquerda – o que é?

A sobrecarga atrial esquerda é uma alteração encontrada no eletrocardiograma que indica sofrimento dessa câmara cardíaca (o átrio). Em qual situação ela é perigosa? Posso praticar atividade física?

Quem tem sobrecarga arterial esquerda, pode praticar atividades físicas… MUSCULAÇÃO por exemplo.

Djalma

Resposta do Dr. Leonardo Alves, Cardiologista:

O que é sobrecarga atrial esquerda?

A sobrecarga atrial esquerda é uma alteração que aparece no eletrocardiograma e que indica que é um sofrimento do átrio esquerdo.

Leia mais: Tudo sobre Sobrecarga atrial esquerda.

O que é aumento átrio esquerdo?

O aumento átrio esquerdo, de outro modo, é uma alteração que aparece no ecocardiograma (ecodoppler) e que mostra que o volume (ou dimensão) do átrio esquerdo está aumentado.

Leia mais: Risco do Aumento do átrio esquerdo.

O que causa a sobrecarga atrial esquerda? As principais causas de sobrecarga atrial esquerda são: Hipertensão arterial, doença nas válvulas cardíacas (principalmente a estenose mitral), mas também doenças como diabetes descontrolada e de longa data e arritmias cardíacas (como a fibrilação atrial).

Leia mais: Quando a Estenose Mitral é grave?

Eletro falou, tá falado? na abordagem da sobrecarga atrial esquerda, a principal ação do médico é CONFIRMAR COM O ECOCARDIOGRAMA, pois muitas vezes, muitíssimas vezes o Eletrocardiograma apresenta Sobrecarga atrial esquerda que não se confirma no Ecodoppler.  E se o ecocardiograma não confirmou, na verdade, não tem.

Leia mais: Causas de estenose mitral.

Eletro falou, ecocardiograma confirmou: Nesse caso, a presença de sobrecarga atrial no eletro é confirmada com o laudo do Ecocardiograma dizendo:

(1) aumento das dimensões do átrio esquerdo ou

(2) aumento do volume do átrio esquerdo (mais fidedigno).

Nesta situação: o paciente realmente tem sobrecarga atrial esquerda confirmada no Ecodoppler.

Leia mais: Tratamento da estenose mitral.

Posso fazer exercício? A resposta é DEPENDE DA CAUSA da Sobrecarga atrial esquerda. Exceto em casos de estenose mitral e valvar, na maioria dos casos, não há contraindicação para a realização de exercícios.

Leia mais: O que é sobrecarga atrial esquerda?

Conclusão e passo-a-passo:

(1) confirma se tem sobrecarga;

(2) avalia a causa;

(3) indica o tratamento adequado, que em alguns casos pode ser exercício físico e em outros casos, a proibição do exercício (estenose mitral).

Então, só seu médico para lhe informar mais precisamente.

Regras dos comentários:

Esse blog e todos os seus artigos não são consulta médica. Foram escritos pelo Dr. Leonardo Alves – Médico Cardiologista de Teófilo Otoni, MG (CRMMG: 33.669).

Sempre confie e dê mais atenção na opinião do seu médico, pois ele te examinou. Nada substitui a consulta médica presencial, com seu médico de confiança.

Ao comentar, você entende e concorda que seu comentário ficará público e poderá ser utilizado no blog em outros artigos. Qualquer resposta aos comentários não constituem consulta médica e o autor não tem intenção de fazê-lo. Sempre confie no seu médico de confiança.

Leia mais sobre doenças do coração:

Há muitas informações sobre sopro no coração nesse blog (inclusive um Guia Completo). Há um artigo sobre os Graus dos Sopros: Grau 1, 2, até 6, sobre sopro sem repercussão hemodinâmica, a relação entre sopro cardíaco e arritmias, quando sopro causa aumento do átrio esquerdo, e se tem cura.

Os principais sintomas (queixas) das doenças cardiovasculares, tais como Palpitações, Dispneia, Edema de membros inferiores, cianos, tontura e síncope, Angina de peito e dor torácica, dentre outros sintomas de doenças do coração.

Os principais Fatores de Risco para Doenças do Coração são a Hipertensão Arterial (pressão alta), Diabetes (a Diabetes Tipo 1 e a Diabetes Tipo 2), Dislipidemia (colesterol alto), Tabagismo, obesidade e a falta de exercícios físicos (o sedentarismo).

Sopro no coração (sopros cardíacos) acontece ou por doença nas válvulas cardíacas: (Estenose Aórtica, estenose mitral, insuficiência Aórtica, insuficiência mitral, Estenose Pulmonar, Insuficiência pulmonar, Estenose tricúspide ou Insuficiência Tricúspide) ou ainda devido à Cardiopatias Congênitas (doenças cardíacas que ocorrem desde o nascimento. Uma das principais causas de doenças nas válvulas é a febre reumática e reumatismo. Um capítulo especial sobre cardiopatias e gravidez e sobre o Prolapso mitral. Clique em cada um dos links para entendê-las.

Falamos sobre as causas de sopro cardíaco: Estenose valvar (que é o entupimento da válvula): Estenose mitral, Estenose aórtica, Estenose pulmonar, Estenose tricúspide.

E também das Insuficiências: Quando a válvula não se fecha corretamente: aqui, o sangue “volta” ou Regurgita. Insuficiência mitral ou Regurgitação Mitral. Insuficiência aórtica ou Regurgitação Aórtica  Insuficiência pulmonar ou Regurgitação Pulmonar Insuficiência tricúspide ou Regurgitação Tricúspide.

Clique em um dos links acima para saber mais.