Cintilografia miocárdica é um exame solicitado para avaliar o risco de infarto e quando seria necessário fazer cateterismo cardíaco. Confira.

O que é a cintilografia miocárdica?

Um teste de estresse nuclear ou cintilografia miocárdica é um exame que usa corante radioativo e uma máquina de imagem para criar imagens que mostram o fluxo sanguíneo para o coração. (1)

A cintilografia miocárdica mede o fluxo sanguíneo enquanto você está em repouso e também durante o esforço físico, mostrando áreas com fluxo sanguíneo insuficiente ou danos no coração.

Cintilografia miocárdica – como é realizada?

A cintilografia miocárdica é um exame de duas etapas: repouso e esforço.

Ela envolve a injeção de corante radioativo e, em seguida, a obtenção de dois conjuntos de imagens do seu coração – uma enquanto você está em repouso e outra após o esforço.

A cintilografia miocárdica é um dos vários tipos de testes de estresse que podem ser realizados para avaliar o fluxo de sangue nas artérias do seu coração. Ela pode ser realizada isoladamente ou em combinação com outros exames de imagem.

Comparado com um teste de esforço (o teste ergométrico), a cintilografia pode ajudar a determinar de forma mais eficaz o risco de um ataque cardíaco ou outro evento cardíaco se o seu médico souber ou suspeitar que você tem doença arterial coronariana.

Por quê realizar a Cintilografia miocárdica?

A cintilografia miocárdica é utilizada para avaliação e acompanhamento de sintomas de doenças das coronárias:

Cintilografia Miocárdia e doença coronariana

A cintilografia também é utilizada para diagnosticar doença arterial coronariana.

As artérias coronárias são os principais vasos sanguíneos que fornecem sangue, oxigênio e nutrientes ao coração.

A doença arterial coronariana (conhecida como DAC) se desenvolve quando essas artérias são danificadas ou doentes – geralmente devido ao acúmulo de depósitos contendo colesterol e outras substâncias (placas ateroscleróticas).

É exatamente nessa situação que você poderá precisar de realizar uma cintilografia miocárdica. Ela avalia a gravidade da sua doença e a necessidade de se prosseguir na avaliação da angina.

Cintilografia miocárdica e o tratamento de doenças cardíacas.

Se você foi diagnosticado com doença arterial coronariana, um teste de estresse nuclear pode ajudar seu médico a descobrir se o tratamento está funcionando bem.

Ela também pode ser usada para ajudar a estabelecer o plano de tratamento certo para você, determinando a quantidade de exercícios que seu coração pode suportar.

Cintilografia miocárdica após o teste ergométrico.

Uma das principais indicações para a cintilografia ocorre em pacientes que tem um Teste ergométrico positivo para isquemia e o seu médico tem dúvidas a respeito da gravidade da doença.

Após um teste ergométrico, algumas situações podem ocorrer:

• Teste ergométrico muito sugestivo de isquemia grave: paciente vai direto para o cateterismo cardíaco.
  • Teste ergométrico pouco sugestivo de isquemia (mesmo leve): paciente não precisa de outros exames.
  • Teste ergométrico duvidoso ou não interpretável: cintilografia muito útil.

Leia mais artigos relacionados

Na terceira opção acimam, a cintilografia miocárdica ajuda bastante ao cardiologista para determinar o risco do paciente e a necessidade de exames adicionais.

Quando a Cintilografia está indicada?

Conforme visto acima, as duas principais indicações da cintilografia miocárdica são:

• Pacientes com probabilidade pré-teste intermediária ou alta e que tenham eletrocardiograma NÃO interpretável (caso do bloqueio do ramo esquerdo) – Classe I (a maior indicação).
  • Pacientes com probabilidade pré-teste intermediária ou alta e que tenham eletrocardiograma interpretável e capacidade de exercício físico: Classe IIa.

Cintilografia miocárdica negativa

A cintilografia miocárdica é um exame com alto valor preditivo negativo (99%). Isso significa que quando ela diz que há baixa probabilidade de doença coronariana, que é baixa mesmo.

A chance dela estar dizendo a verdade é de 99% – e o paciente e médico devem ficar tranquilos.

Cintilografia miocárdica que indica alto risco de eventos isquêmicos

Entenda como eventos isquêmicos os pacientes com risco de infarto do miocárdio, angina de peito, angina instável e morte súbita por infarto.

As principais alterações na cintilografia que indicam gravidade são:

• Hipocaptação transitória envolvendo mais de 10% do ventrículo esquerdo;
  • Dilatação transitória do Ventrículo esquerdo induzida pelo exercício.
  • Captação pulmonar aumentada;
  • Aumento da captação no Ventrículo direito.
  • Disfunção do Ventrículo esquerdo menor que 30%;
  • Summed Stresse Score (SSS) maior que 12-13: alto risco.

Veja a dúvida:

Teste ergométrico associado a medicina nuclear : Infra desnivelamento do segmento ST inferior a 1.0mm morfologia ascendente nas derivações D2,D3 e a VF, V4 A V6 E MC5 – não preenchem critérios IA.
Cintilografia do miocárdio em repouso e após esforço : Após teste ergométrico notou-se queda anômala de ejeção e discreta dilatação da cavidade ventricular esquerda, que podem sugerir comportamento anormal.

(Kênia)

Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista: o exame que mostra dilatação da cavidade ventricular esquerda é indicativo de gravidade e o médico precisa avaliar mais profundamente.

E então, Deixe sua dúvida e ajude a melhorar a qualidade desse artigo.

Abraços.