A ocorrência de palpitações nunca é normal e você precisa de avaliação cardiológica sempre! A ocorrência de palpitações todos os dias a preocupação deve aumentar, pois pode ser um problema mais grave. Além disso, é uma ótima oportunidade para que seu cardiologista faça o diagnóstico.

As contrações ventriculares prematuras (PVCs) são batimentos cardíacos extras que começam em uma das duas câmaras de bombeamento inferiores (ventrículos). Essas batidas extras interrompem seu ritmo cardíaco regular, às vezes fazendo com que você sinta uma vibração ou uma batida saltada no peito. (1)

Contrações ventriculares prematuras são comuns – ocorrem em muitas pessoas. Eles também são chamados de:

• Complexos ventriculares prematuros
  • Batimentos ventriculares prematuros
  • Extrassístoles ventriculares

Se você tem contrações ventriculares prematuras ocasionais, mas é saudável, provavelmente não há motivo para preocupação e nem necessidade de tratamento. Se você tem contrações ventriculares prematuras frequentes ou doença cardíaca subjacente, pode precisar de tratamento.

Palpitações todos os dias é grave?

Palpitação é um sintoma terrível que incomodam muito a maioria dos pacientes. Veja a dúvida da Marcella.

“Boa tarde Doutor! Há cerca de 1 mês me apareceu as extrassístole e são bem frequentes todos os dias toda hora todo minuto, as vezes dá uma pausa fico melhor, mas logo volta novamente por ser muito frequentes no meu caso é perigoso? Ressaltando que também tenho TAG. (Marcella Alyne)

Resposta do Dr. Leonardo Alves, Cardiologista:

O que são Palpitações: As palpitações são a percepção de que o ritmo do coração está alterado e no geral, as extrassístoles (supraventriculares ou ventriculares) são a principal causa. (1)

Leia mais: Extrassístoles – os causadores das palpitações.

Quando uma palpitação é normal? As palpitações nunca são normais. Algumas vezes, o paciente se acostuma com elas, mas elsa nunca são normais.

Leia mais: Palpitações frequentes.

Quais exames avaliam as palpitações diárias? Sempre precisam de uma avaliação cardiológica básica e, se necessário, alguns exames complementares adicinais, como o eletrocardiograma, o ecocardiograma, o teste ergométrico e principalmente o Holter de 24 horas. O Holter 24 também pode descobrir outros tipos de arritmia que causam palpitações.

Leia mais: Medicações que causam palpitações.

Palpitações diárias: Muitos pacientes reclamam de palpitações eventuais, que ocorrem uma ou duas vezes por mês. Estes, já sofrem bastante. Mas há alguns que sentem palpitações diárias, todos os dias, algumas vezes a cada hora ou minutos. Se uma palpitação já não é normal, imagine esse monte delas.

Leia mais: Dicas para descobrir o tipo de arritmia e ajudar seu médico.

O que devo fazer? É fundamental que o paciente passe pelo cardiologista par aque ele solicite exames: e certamente, ele solicitará um HOLTER 24 horas, pois é o exame que fará o diagnóstico do tipo de arritmia que o paciente tem. São realmente extrassístoles ventriculares, são outras arritmias?

Leia mais: Tudo sobre arritmia cardíaca.

Quando as palpitações são perigosas? elas são sintomas e a pergunta ideal seria, quando as extrassístoles são perigosas? As extrassístoles são perigosas quando são ventriculares e ocorrem em 30% ou mais dos batimentos totais do dia. Nesse caso, as extrassístoles ventriculares podem fazer o coração crescer.

Leia mais: Extrassístsoles matam?

Há medicações para extrassístoles? Sim, há medicações que reduzem as extrassístoles e também as percepções dos batimentos. Converse com seu médico que ele escolherá o melhor medicamento para o seu caso.