google.com, pub-4379855849485668, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Palpitações ocorrem quando se percebe os batimentos cardíacos. A sensação pode estar relacionada a batimentos fortes, pulsantes, acelerados ou irregulares. Outros sintomas, como desconforto no peito ou falta de ar, podem estar presentes, dependendo da causa das palpitações.

As palpitações são comuns. Algumas pessoas as consideram desagradáveis e alarmantes, mas raramente indicam uma doença cardíaca grave. Muitas pessoas sem problemas cardíacos também experimentam palpitações.

Palpitação no coração: quais as causas?

Normalmente, as pessoas não percebem os batimentos do seu coração. No entanto, muitos podem notar os batimentos cardíacos quando algo faz com que eles batam com mais força ou mais rapidamente do que o normal. Geralmente, esses batimentos rápidos e fortes são uma resposta normal do coração (taquicardia sinusal). As causas incluem o seguinte:

  • Exercício
  • Emoções fortes (como ansiedade, medo e dor)
  • Contagem baixa de células sanguíneas (anemia)
  • Pressão arterial baixa
  • Febre
  • Desidratação

Em outros casos, as palpitações resultam de uma perturbação do ritmo cardíaco (arritmia).

Tipos de Arritmias que causam Palpitação no coração.

As arritmias variam de inofensivas a potencialmente fatais.

As arritmias mais comuns incluem:

  • Batimentos atriais prematuros
  • Batimentos ventriculares prematuros

Esses dois tipos de arritmia normalmente ocorrem em pessoas sem doença cardíaca e são inofensivos. O batimento prematuro em si não é sentido. O que se sente é o batimento normal seguinte, que ocorre após um pequeno atraso e, em geral, é um pouco mais forte do que o normal. Embora as pessoas sintam que o coração pulou uma batida, na verdade, isso não aconteceu.

Outras arritmias que causam palpitações e podem ser causadas por doenças cardíacas sérias incluem:

  • Taquicardia paroxística supraventricular (TPSV)
  • Taquicardia atrioventricular nodal de reentrada
  • Fibrilação atrial ou flutter atrial
  • Taquicardia ventricular

Há outras arritmias que envolvem aceleração dos batimentos cardíacos para muito além do normal. Arritmias em que o coração bate muito lento raramente causam palpitações, embora algumas pessoas sintam a frequência lenta.

Causas de Arritmias Cardíacas

Algumas arritmias, como os batimentos atriais prematuros, os batimentos ventriculares prematuros ou a taquicardia paroxística supraventricular (TPSV), frequentemente ocorrem em pessoas sem doenças subjacentes graves. Por outro lado, outras arritmias são frequentemente causadas por doenças cardíacas graves ou por condições em outras partes do corpo.

Doenças cardíacas sérias que podem desencadear arritmias incluem angina, infarto do miocárdio (síndrome coronariana aguda), cardiopatias congênitas (como a síndrome de Brugada ou síndrome do QT longo), distúrbios das válvulas cardíacas e anomalias no sistema de condução (como a síndrome de Wolff-Parkinson-White).

Além disso, existem condições não relacionadas ao coração que podem causar arritmias, tais como:

  • Hipertireoidismo (glândula tireoide hiperativa)
  • Hipóxia (baixo nível de oxigênio no sangue)
  • Hipocalemia (baixo nível de potássio no sangue)
  • Hipomagnesemia (baixo nível de magnésio no sangue)
  • Certos medicamentos, incluindo álcool, cafeína, digoxina, nicotina e alguns estimulantes (como albuterol, anfetaminas, cocaína, epinefrina, efedrina e teofilina)
  • Feocromocitoma (tumor das glândulas adrenais que produz níveis elevados de certos hormônios)

Palpitação no peito – o que é?

A palpitação no peito é um sintoma muito comum no consultório do cardiologista. As palpitações no peito ocorrem quando o paciente percebe que seu coração saiu do ritmo. E ao notar esta mudança de ritmo, ele reclama de palpitação no peito. Veja o exemplo:

Comentário no Blog

Olá Dr. Há algum tempo eu venho sofrendo com essas pausas, elas ocorrem diversas vezes por dia as vezes uma seguida de outra, fico apavorada, minha mãe sente a mesma coisa será que é genética? Além das pausas meu coração fica super acelerado uns 130bpm. Por ser mais frequente as pausas será que pode causar morte súbita?

(Deusiane)

O que é uma palpitação no peito?

Como dito acima, a Palpitação no peito é a percepção que o paciente tem que seu coração saiu do ritmo. E essa sensação é chamada de Palpitação (um sintoma, uma percepção).

O que são extrassístoles?

As contrações ventriculares prematuras (PVCs) são batimentos cardíacos extras que começam em uma das duas câmaras de bombeamento inferiores (ventrículos). Essas batidas extras interrompem seu ritmo cardíaco regular, às vezes fazendo com que você sinta uma vibração ou uma batida saltada no peito.

Como ocorre uma palpitação no peito?

A palpitação no peito pode ocorrer de várias maneiras diferentes. Cada paciente reclama de uma forma:

  1. Palpitação
  2. Pontada no peito
  3. Palpitações no peito
  4. Coração parando;
  5. Coração palpitando
  6. Pausas no coração;
  7. Outras

As pausas no coração são perigosas?

O fato do paciente sentir sua palpitação como se fosse uma ligeira pausa no coração é comum.

Não significa que o sintoma é mais ou menos grave: é simplesmente diferente.

As pausas são um tempo (menos que um segundo) que o coração se prepara para um outro batimento.

Apesar de não implicar em gravidade, as pausas são terríveis e pacientes tem um medo enorme quando elas ocorrem.

Palpitação no peito é genético?

Não, palpitação no peito não é genético ou hereditário.

Mesmo que parentes próximos tenham palpitações no peito, não há uma relação hereditária para a arritmia acontecer em você (filho).

Sinto Palpitação no peito – o que fazer?

As palpitações no peito são um sintoma, como disse. E todo sintoma precisa ser investigado.

No geral, elas significam que uma arritmia está ocorrendo em seu coração e você precisa investigar – ou seja, você precisa de uma avaliação cardiológica.

Palpitação no peito matam?

A arritmia que mais provocam a palpitação no peito é a extrassístole ventricular e extrassístole supraventricular. Essas duas arritmias NÃO MATAM.

Há outras arritmias que causam palpitações, mas são mais raras e algumas (raras) podem causar morte súbita. Nesse caso, elas vêm em dupla: palpitações e tontura/desmaio. Aí, realmente é grave.

Palpitação no peito tem tratamento?

Sim as palpitações no peito têm tratamento relativamente simples e fácil. Medicamentos que controlam a frequência cardíaca e evitar dieta com energéticos, café, dentre outros.

Alguma dúvida?

E então, ainda com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Leia mais sobre doenças do coração:

Há muitas informações sobre sopro no coração nesse blog (inclusive um Guia Completo). Há um artigo sobre os Graus dos Sopros: Grau 1, 2, até 6, sobre sopro sem repercussão hemodinâmica, a relação entre sopro cardíaco e arritmias, quando sopro causa aumento do átrio esquerdo, e se tem cura.

Os principais sintomas (queixas) das doenças cardiovasculares, tais como Palpitações, Dispneia, Edema de membros inferiores, cianos, tontura e síncope, Angina de peito e dor torácica, dentre outros sintomas de doenças do coração.

Os principais Fatores de Risco para Doenças do Coração são a Hipertensão Arterial (pressão alta), Diabetes (a Diabetes Tipo 1 e a Diabetes Tipo 2), Dislipidemia (colesterol alto), Tabagismo, obesidade e a falta de exercícios físicos (o sedentarismo).

Sopro no coração (sopros cardíacos) acontece ou por doença nas válvulas cardíacas: (Estenose Aórtica, estenose mitral, insuficiência Aórtica, insuficiência mitral, Estenose Pulmonar, Insuficiência pulmonar, Estenose tricúspide ou Insuficiência Tricúspide) ou ainda devido à Cardiopatias Congênitas (doenças cardíacas que ocorrem desde o nascimento. Uma das principais causas de doenças nas válvulas é a febre reumática e reumatismo. Um capítulo especial sobre cardiopatias e gravidez e sobre o Prolapso mitral. Clique em cada um dos links para entendê-las.

Falamos sobre as causas de sopro cardíaco: Estenose valvar (que é o entupimento da válvula): Estenose mitral, Estenose aórtica, Estenose pulmonar, Estenose tricúspide. E também das Insuficiências: Quando a válvula não se fecha corretamente: aqui, o sangue “volta” ou Regurgita. Insuficiência mitral ou Regurgitação Mitral. Insuficiência aórtica ou Regurgitação AórticaInsuficiência pulmonar ou Regurgitação PulmonarInsuficiência tricúspide ou Regurgitação Tricúspide.