google.com, pub-4379855849485668, DIRECT, f08c47fec0942fa0

As pausas compensatórias das extrassístoles são as manifestações que mais causam medo nos pacientes – quando o coração parece estar parando. Esse tipo de Palpitação é a famosa Pausa Compensatória uma das principais manifestações das Extra-sístoles e que deixam os paciente extremamente preocupados e Ansiosos com sua presença!

Sou Dr. Leonardo Alves, médico cardiologistaDeixe sua pergunta nos comentários, ou aqui!.

Muitos pacientes sentem “pancadas“, “fincadas”, “pontadas”, “batimentos”, dentre outras manifestações das extra-sístoles que já descrevi em dois posts anteriores (neste e neste outro); mas as PAUSAS são manifestações que causam enorme desconforto. Um enorme medo de morte súbita.

Melhor Monitor de Pressão Arterial: de braço? Veja, neste link, minha indicação! Compre na Amazon.

O que são extra-sístoles?

As Extra-sístoles são um tipo de arritmia muito frequente na cardiologia. Ela é a arritmia que mais provoca palpitações nos pacientes, seja ela extra-sístole ventricular ou extra-sístole supraventricular.

Se Você não tem um Medidor de pressão arterial? Está na hora de adquirir um! São práticos, fáceis de usar, ajudam a Monitorar a sua pressão arterial em casa e você ainda ajuda seu médico no controle da pressão alta. Veja a lista TOP-10 Medidores de pressão arterial.  

O que são Palpitações?

As palpitações são a percepção de que os batimentos cardíacos estão alterados. Elas incomodam muito aos pacientes que ficam muito estressados com esse problema.

Alguns leitores sentem as palpitações, vão aos seus cardiologistas que fazem uma série de exames, todos eles: normais. Mesmo assim, as extra-sístoles e palpitações estão presentes, veja o comentário da Thais

ola doutor meu nome é Thais , eu sinto muitas pausas no meu coração parece que ele vai parar de bater e horrível já fiz vários exames no cardiologista já usei o holter já fiz o exame da esteira e meu coração ta normal então porque sera que eu sinto essa pausas no meu coração doutor me ajuda ???

Quando a Thais diz que o coração vai “parar de bater”, ela está descrevendo uma Pausa compensatória, uma manifestação clínica (sintoma) do mesmo problema: palpitações.

Junto com as palpitações, muitos pacientes percebem pausas, como se o coração fosse parar de bater por um milésimo de segundos.

Lista dos Aparelhos de pressão automático para sua compra.

Pausas compensatórias sempre acontecem!

Raramente, uma extra-sístole não é acompanhada de um pausa compensatória. Isso é da natureza das extra-sístoles, é normal que ocorram pausas após uma extra-sístole. O que ocorre é um atraso para compensar o batimento que veio de forma antecipada… uma pequena pausa na contração do coração…

Saiba tudo sobre os sintomas cardíacos!

“Eu não acho que isso é normal… por tudo que eu sinto!”

Mas muitas vezes, o paciente fica bastante ansioso, pois, por mais que sejam algumas frações de segundos… o paciente a percebe como uma eternidade. Parece que vai parar e é uma sensação horrível.

Mas é muito importante fazer uma distinção entre extra-sístoles e sintomas de extra-sístoles (as palpitações). Nós, cardiologistas, nos deparamos com muitas extra-sístoles em Holter de pacientes normais e SEM SINTOMAS/SEM PALPITAÇÕES. Isso é muito mais comum do que se possa imaginar.

Confira a série Top 10 – Dr. Leonardo:

Todos os Exames cardiológicos normais, mas…

Logo que sentem as palpitações, os pacientes costumam ir ao cardiologista (se você não foi, precisa ir). E qual será o resultado dos exames?

Veja o que o Linaudo nos diz:

Muito bom, suas explicações Dr. Leonardo, eu acho que tenho isso e incomoda bastante. Fiz todos os exames que meu cardiologista pediu eco, ergométrico, vários de sangue não deu nada, ele disse que eu tenho ansiedade e que isso vem da ansiedade. Mas incomoda bastante e da muito medo as vez perco até o sono porque meda outros mau estar..acho que e da ansiedade mesmo.

Todos os exames normais! É o que a maioria dos pacientes apresentam em seus exames – NADA!

Os principais exames solicitados são:

Além das extra-sístoles, não há uma perda da função do coração, não há insuficiência cardíaca ou problema nas válvulas – Tudo normal. O que resta? Ansiedade!

Casos reais: Como resolver o problema das palpitações?

Oi, Dr. Fiquei até emocionado enquanto estava lendo seus textos. Sua paciência e clareza impressionam.
Muito obrigado por tudo que disse. Sinto os mesmo sintomas que o Bruno relatou acima, e isso me fez desenvolver uma síndrome do pânico recentemente.

Me lembro que desde a minha adolescência em já de vez em quando percebia meu coração dar um “soquinho” essa batida mais forte! mas nunca me importei. depois com todo o estresse da faculdade e outras coisas eu comecei a me preocupar e vi que quanto mais prestava atenção nas batidas mais elas ficavam fortes e constantes.. então a síndrome do panico surgiu.

Eu culpo meu auto-diagnóstico, pq fiz pesquisas vi videos e muita coisa errada eu leigo no assunto não entendia muito bem. Eu tinha medo pq meu pai ja teve um infarto.. Mas fiz todos os exames que o sr citou acima e realmente não deu nada.. com isso, cheguei até essa página e finalmente posso respirar e ficar mais tranquilo.

Sou muito ansioso, estressado e tenho certeza que tudo isso contribuiu. Uma dica pra todos é tenham mais fé! Tenham mais positividade! Se ouçam menos hahaha! Prestem menos atenção em seu corpo ahaha! nada de extremos pessoal! Apenas o necessário para seguir a vida.
Deus te abençoe Dr.

Tiago, Leitor

Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista:

É comum que pacientes ansiosos se concentrem intensamente em cada batimento do coração, como se estivessem hipervigilantes em relação a qualquer alteração. Eles podem passar horas monitorando seus pulsos, verificando constantemente seu ritmo cardíaco, colocando os dedos no pescoço para sentir a pulsação e até mesmo utilizando dispositivos de monitoramento cardíaco.

Essa atenção excessiva ao coração pode consumir seus pensamentos e aumentar ainda mais a sensação de ansiedade.

A sugestão do Tiago é valiosa nesse contexto, pois ele destaca a importância de reduzir essa vigilância excessiva sobre o coração. Ao invés de estar constantemente focado nos batimentos cardíacos, é essencial que esses pacientes busquem distrações saudáveis, pratiquem técnicas de relaxamento e aprendam a direcionar sua atenção para outras atividades que possam promover um estado de calma e bem-estar.

Afinal, essa mudança de foco pode ajudar a diminuir a ansiedade e contribuir

Confira nossos Guias Definitivos!

“Então, há extra-sístoles sem sintomas?”

Sim, há! E isso é mais comum e frequente do que se possa imaginar. Algumas vezes o paciente tem 300 extra-sístoles no Holter, mas ele só percebeu UMA e achou que fosse morrer por ela… Entra em pânico e “quase morre de ansiedade”… mas, quando mostramos que elas ocorreram 300 vezes e ele só sentiu uma… ele costuma ficar mais calmo… Disse costuma, mas nem sempre fica.

SmartWatch com Eletrocardiograma (ECG) – Diagnóstico Imediato da sua Palpitação!

Saiba como Monitorar sua palpitação no momento que ela acontece, fazer o Eletrocardiograma no exato momento e ainda ajudar seu médico no diagnóstico da sua arritmia. Clique Aqui!

As pausas compensatórias duram quanto tempo?

A duração das pausas é muitíssimo rápida! É uma questão de MILISEGUNDOS (segundos divididos por mil). Mas achei interessante o comentário do Airton, leitor do blog, veja:

Olá Dr.Leonardo, infelizmente ou felizmente tenho um zumbido no ouvido que modula de acordo com os batimentos do coração, sim sou um monitor cardíaco ambulante, só que de um tempo para cá percebi que vez ou outra o coração dá uma pausa e isso me preocupou, fui ao cardiologista e o mesmo pediu que eu fizesse o Holter 24 horas.

Quando saiu o resultado a Dra. escreveu no laudo que não haviam paradas superiores a 2,5 segundos, mas percebo que quando para fica uns 2 segundos sem bater e isso me deixa ansioso e preocupado, pois fica a dúvida se vai voltar ou não, lhe pergunto se devo procurar outro cardiologista, pois esse fui pela primeira vez e mesmo antes do exame já começou a falar que talvez tivesse que colocar um marca passo.
Essa parada de 2 segundos é preocupante?

A verdade é que é muito difícil para os pacientes contarem quanto tempo ocorre entre uma pausa e o próximo batimento. O holter está se referindo a um outro tipo de pausas, refere-se a bloqueios cardíacos em que o coração pára de bater por mais que 2,5segundos, o que poderia indicar a necessidade de tratamento.

Mas as pausas compensatórias duram MILISEGUNDOS.

Pacientes descrevem suas Pausas compensatórias?

Nos comentários do artigo, há inúmeras descrições de como as Pausas compensatórias incomodam os pacientes e você deve ler cada um deles para entender melhor o problema. Vamos a alguns:

oi Doutor obrigado muito bem explicado tenho esse problema desde 2008 até então eu chamava de pausa cardíaca, meu coração bate um pouco mais forte em seguida pára e volta a bater normalmente em outras ele bate varias vezes irregular para e volta a bater normalmente. meu medico me receitou sotalol mas nunca me falou do que se tratava só que não era nada perigoso. Mas agora entendi tudo obrigado. (por Moises)

O que o Moisés descreve são as Pausas compensatórias. Ele relata uma extra-sístole e depois diz que o seu coração PARA (tem uma pausa)!

Nesse outro comentário, o José Carlos descreve:

Estou observando que meus batimentos dão uma pausa às vezes 2 vezes em um minuto, as vezes menos. Já tive isto a uns 9 meses atras e o cardiologista me pediu um Holter que deu algumas alterações que o cardiologista disse que era muito baixa e não era para eu me preocupar, agora estou observando novamente este problema.
Resultado do Hotler feito a 8 meses:
Apresentou 9 extrassistoles atriais raras e isoladas; 1 episódio de taquicardia atrial não sustentada; Apresentou 3162 extrassistoles ventriculares polimórficas frequentes, isoladas e bigeminadas.

Veja que os sintomas e queixas são muito semelhantes – todos descrevendo suas pausas compensatórias, mas com seus médicos dizendo que elas não causarão morte súbita.

Outros pacientes são mais tranquilos e levam o caso até com certo humor, como o Diego:

Boa taaaaarde Dr,
Dr, meu nome é Diego e venho sofrendo com as pequenas paradinhas nos batimentos e logo em seguida uma batida mais forte.
No ano passado, fiz uma bateria de exames com um ótimo cardiologista aqui de minha cidade (itu) e Dr não deu absolutamente nada. Aí ele me passou um tratamento com scitalopram e disse que era ansiedade.
Emfim o tratamento do remédio acabou e eu ainda continuo sentido o mesmo sintoma.
Dr eu vou morrer ???? kkkkkk

Dificilmente essas “paradinhas” causam morte súbita, são as pausas das palpitações. O escitalopram é um remédio para uso prolongado e é muito eficiente no controle da ansiedade.

O papel da Ansiedade nas pausas compensatórias e extrassístoles!

A ansiedade é um dos principais fatores que geram as extra-sístoles e suas palpitações, com suas terríveis pausas compensatórias.

Alguns pacientes insistem em não acreditar ou são tão ansiosos que permanecem achando que terão uma morte súbita, já outros, entendem o problema e tratam com cardiologista e psiquiatras (para a sua ansiedade). Veja o comentário abaixo, do leitor: Nicky.

Boa tarde Dr., Tenho essas palpitações as vezes, e por isso estou tomando oxalato de escitalopram para controlar crises do pânico que se desenvolvem em decorrer dessas palpitações.

Fiz exame de cardio e não acusou nada.. Creio que seja em decorrência de ansiedade.. Isso realmente tem a ver com ansiedade?

Ansiedade e Extra-sístoles: Uma Relação Preocupante

Sim, Nicky. Como seu médico já lhe falou, a Ansiedade é terrível e pioram as extra-sístoles. Boa tarde, Doutor! Parabéns pela matéria! Já parei no PS 5 vezes por conta disso.Sinto as pausas; coração acelera; entro em pânico; as mãos começam a formigar; a boca também, e o desespero se instala! Uma coisa que percebi é que quando penso nas pausas, automaticamente paro de respirar pra poder sentí-las, e aí a palpitação aumenta e começa tudo outra vez… Tenho ansiedade e às vezes a crise bate…

Resposta do Dr. Leonardo Alves: A relação entre ansiedade e extra-sístoles é um tema preocupante que destaca a interação complexa entre saúde mental e saúde cardíaca. Essa conexão ressalta a importância de abordar tanto a ansiedade quanto as irregularidades cardíacas para garantir o bem-estar geral do indivíduo. É crucial buscar orientação médica para compreender e manejar esses sintomas de forma eficaz, promovendo assim uma melhor qualidade de vida.

Controlando a ansiedade, posso controlar as pausas compensatórias?

Como dissemos acima, a ansiedade é um dos principais causadores de palpitações.

http://drleonardoalves.com.br/palpitacoes-quando-vao-melhorar-meu-deus

O controle adequado da ansiedade pode ajudar muito aos pacientes. Outras vezes, os pacientes terão que aprender a conviver com as suas extra-sístoles.

Curando Ansiedade posso Curar as Palpitações?

Como tratar as pausas compensatórias?

As pausas compensatórias são tratadas da mesma forma que as extra-sístoles. Não há qualquer diferença no tratamento. Alguns médicos usam betabloqueadores como o atenolol ou outros.

Alguns pacientes relatam seus tratamentos…

Eu sinto muito e com bastante frequência eu tomo selozok de 100 mg mas percebi que tbm está de uma forma ligada à ansiedade e alimentação tente controlar essas duas coisas que acredito uma melhora significativa. abraços. (por Luis Cláudio).

Nesse caso, ele usa o Selozok (metoprolol), um beta bloqueador, que além de tratar pressão alta, trata arritmia cardíaca.

Oi Dr.
Todos eu tenho essas temidas extrassitoles, passo o dia todo sentindo isso, as vezes chega a dar duas pausar por minuto, eu estou tomando Concardio, porém estou com muito medo, pois parece que esta piorando. (por Hellenna)

A Hellenna usa outro beta-bloqueador, o bisoprolol (concardio) e suas queixas são muito mais frequentes que os demais pacientes: 2 vezes por dia! Nessas situações, o paciente deve voltar ao cardiologista para melhor avaliação e até ajuste de doses, além de informações adicionais.

Outros pacientes tem receito de usar os beta-bloqueadores. Ao lerem a bula, sentem uma dificuldade enorme em usar as medicações, como a Geovana:

Ola Dr Leonardo

Realizei exame Holter 24h e acusou extra sistole venticular e a minha medica receitou Selozok 25 mg lendo a bula fiquei com medo de tomar. Não sei o que faço.

Sinto medo dos sintomas de palpitação.

Olá, Dr Leonardo

Eu TB sinto essas “paradas” no coração e fico desesperada. Comecei a sentir apos tomar a segunda dose da vacina. Depois disso, minha saúde não foi mais a mesma. Tenho 42 anos e sinto muito medo desses sintomas. Fiz todos os exames que o Dr mencionou e graças a Deus não deu nada, porém ainda tenho esses sintomas, os quais foram diagnosticados ansiedade.

O mais importante é fazer uma nova avaliação médica, fazer os exames que ele solicitar e ficar tranquila. A palpitação e a arritmia não podem transformar a vida de um paciente em um tormento e com ansiedade generalizada.

E então, qual a sua dúvida?

Há alguma dúvida? Fico feliz em ver comentários como o do Marcelo, abaixo:

Parabéns pela matéria esclarecedora e objetiva, tenho esse problemas há anos e o medo me acompanha sempre, hoje mesmo já senti umas 4 “paradas” o dia fica mais triste. Já consultei diversos cardiologistas e eles sempre disseram que não tenho nada, mas confesso que penso que tenho. Matérias como essa ajudam em muito pessoas como eu a buscar vencer o medo! Um grande abraço.

Algum outro assunto que não tratei no artigo? Estou tentando sempre atualizar o artigo com novos comentários e dúvidas de todos. Abraços.

FAQ – Dúvidas e respostas dos comentários

Veja algumas outras dúvidas.

Insuficiência renal causa palpitações?

Dr. Eu tenho isso estou com 58 anos e descobri com 23 as temidas pausas aff
Me diga tive ano passado insuficiência renal tive q fazer hemodiálise mas antes de saber q rim está sem filtrar fiquei duas semanas tendo o dia todo estra sistoles e depois q fiz a hemodiálise ou no hospital tbm acertaram horário dos betabloqueadores sarei sai do hospital em dezembro e só agora em agosto q tive extra sistole de novo q eu senti ,será q as crises eram por causa dos rins? Eu tenho prolapsi de capva mitral leve é o q sempre deu nos exames e cardio fala q nasci com isso e nao vou morrer disso, assim
Obrigado muito me ajuda ler tudo q falam e q o senhor fala aqui. Obrigado

Resposta do cardiologista: A insuficiência renal pode contribuir para o aumento das palpitações devido ao desequilíbrio nos níveis de eletrólitos, como potássio e sódio, essenciais para o funcionamento adequado do coração. Além disso, a pressão arterial descontrolada, comum em pacientes com problemas renais, pode também desencadear palpitações. A condição crônica da insuficiência renal também pode gerar ansiedade, contribuindo para a sensação de palpitações. É importante monitorar de perto a saúde cardíaca em pacientes com insuficiência renal e adotar medidas para controlar os fatores de risco, como dieta equilibrada e acompanhamento médico regular.

Exercícios do dia-a-dia provocam palpitações?

Boa tarde….já são 10 anos convivendo com as extras. Mas ainda tenho muitas dúvidas e medos. Desde 2020 que elas estavam controladas e eu tinha uma vida ” normal”. Em Março eu retirei a vesícula e após ser liberado para trabalhar, comecei a sentir as extras acompanhadas de dor no centro do peito. toda vez q eu levanto da cadeira no trabalho para carregar algo pesado, a extra bate e me causa dor….se eu andar rápido, a mesma coisa. Sinto em momentos específicos. Meu ECO ta normal….estou esperando o resultado do holter, onde no dia aconteceram essas dores e ainda farei o teste ergométrico. Mesmo com medo, ontem eu passei na academia, que não vou desde o ano passado e fiz uma caminhada com alguns trotes totalizando meia hora de exercício……e por incrível que pareça….eu n senti nenhum batimento errado…..hoje, ele ja bateu errado com as dores algumas x qnd fiz esforço…..creio que tenha q aguardar os resultados dos exames ….continuarei aqui com meus medos e dúvidas quanto essa “doença”….

Resposta do Cardiologista: Atividades leves do dia a dia não costumam desencadear palpitações; ocasionalmente, podem resultar em taquicardias passageiras, geralmente sem consequências significativas. O holter de 24 horas pode ajudar.

Palpitações que ocorrem após exercícios.

Sinto extrassistoles exatamente quando paro de fazer exercícios. No teste ergométrico pegou bem na hora da recuperação final ao término. E tem dias que sinto espontaneamente. E como vc está atualmente? Abc

Resposta do cardiologista: Sinto extrassistoles exatamente quando paro de fazer exercícios. No teste ergométrico pegou bem na hora da recuperação final ao término. E tem dias que sinto espontaneamente. E como vc está atualmente? Abc

Extrassístoles eventuais em paciente sedentário.

Bom dia Doutor!

Tenho um batimento mto bagunçado, apesar de exames normais (todos).
Bate duas para uma, depois bate uma e para uma, depois fica um tempão normal tipo 60 normais, mas em seguida bate 8 e falha uma, e em seguida bate 4 e falha uma, depois 7 e falha uma. Sentiu o drama? Tomo Micardis de 40mg à noite e HTC de 25mg pela manhã.
A pressão com remédio fica normal.
Me alimento com mta qualidade, bebo bem pouco álcool, mas depois da pandemia, não tenho feito exercícios.
Preciso dar um jeito nessa bagunça cardíaca.
Vc me orienta por favor?
Mto obrigado

Resposta do cardiologista: Se os exames cardíacos estão bem, é importante se exercitar. Se o médico não proibiu, é ainda melhor. A pandemia da COVID-19 gerou ansiedade em relação aos exercícios ao ar livre; supere esse medo e pratique atividades físicas.

Deixe sua dúvida

Fontes (em inglês): MayoClinic, Cleveland Clinic, Heart.Org, NIH, Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Disclaimer:

(1) Este site não substitui consultas médicas. Se precisar de orientação, consulte seu médico pessoal em uma consulta presencial. Nenhuma informação aqui deve substituir a orientação do seu médico de confiança.

(2) Avaliamos produtos e serviços de forma independente. Ao clicar nos links fornecidos, podemos receber compensação. O site drleonardoalves.com.br participa de programas de publicidade da Amazon para gerar receitas por meio de anúncios e links.

(3) O Dr. Leonardo Alves é Médico Cardiologista em Teófilo Otoni (CRM.MG: 33.669) e atende na Clínica Cardiovasc – Agende aqui!