No Teste ergométrico, o Infradesnível do Segmento ST indica a presença de isquemia do miocárdio e é a principal alteração procurada pelos médicos. Veja!
Leia mais sobre o Teste Ergométrico:
- Teste Ergométrico – Do exame ao Resultado – Tudo!
- Teste Ergométrico – Infradesnível do segmento ST (você está aqui).
- Teste Ergométrico sugestivo de isquemia – o que é?
O quê é o teste ergométrico?
Um teste de estresse, também chamado de um teste ergométrico, teste de esteira ou teste de esforço, reúne informações sobre como funciona o seu coração durante a atividade física. O exercício faz seu coração bater mais forte e mais rápido do que o habitual, e um teste ergométrico pode revelar problemas cardíacos que só serão detectados durante o esforço e que nunca seriam diagnosticados durante o repouso.
O Teste ergométrico é um dos exames do coração que são realizados com o auxílio do esforço físico, assim como a Cintilografia Miocárdica de Esforços e o Ecocardiograma de Estresse físico ou Farmacológico. ((Diretriz Brasileira de Ergometria))
Objetivo do teste ergométrico?
O principal objetivo do teste ergométrico (como falado nesse artigo) é comparar um Eletrocardiograma de repouso com o Eletrocardiograma feito durante o esforço.
Assim, o médico poderá saber se ocorrem alterações no eletrocardiograma durante o estresse físico.
Teste Ergométrico com Isquemia: o quê significa?
O quê é Isquemia?
Isquemia é o termo utilizado pelos médicos para indicar que o coração está com sua oxigenação reduzida e que o músculo cardíaco não está recebendo a oxigenação necessária ou que ele precisa para realizar a sua principal função – que é a contração.
O que Isquemia pode significar?
Há uma grande possibilidade de que a isquemia signifique que haja uma obstrução nas artérias do seu coração. Do ponto de vista prático, o médico deseja saber se há obstrução em uma grande artéria que irriga o coração – que são as artérias coronárias. São elas:
- Artéria Coronária Descendente Anterior.
- Ramos septais
- Ramos diagnonais
- Artéria Circunflexa.
- Ramos diagonalis
- Artéria Coronária direita.
- Ramo descendente Posterior
- Ramo ventricular posterior
Nessas artéria, é possível realizar Ponte de safena (revascularização do miocárdio) ou Angioplastia.
Isquemia por obstruções em arteríolas (artérias pequenas)?
A isquemia também pode ser causada por obstruções nas pequenas artérias, algumas delas microscópicas nas quais só o medicamento pode atuar, não sendo possível fazer cirurgias de ponte de safena ou angioplastia.
Infradesnível do Segmento ST – o que é?
O Infradesnível do segmento ST é a alteração que indica que seu coração esteja sofrendo com a ISQUEMIA – de que, de alguma maneira, o miocárdio esteja precisando de mais oxigenação.
Daí, o seu cardiologista usará todos os meios para descobrir se a ISQUEMIA é de uma artéria Coronária maior ou de uma artéria pequena (arteríola).
Infradesnível do Segmento ST – Quais os tipos?
Considera-se anormal e sugestiva de isquemia as alterações do segmento ST em 4 batimentos cardíacos seguidos.
Infradesnível do Segmento ST Horizontal:
Infradesnível com Morfologia Horizontal ou descendente.
Infradesnível do Segmento ST Ascendente:
- Indivíduos normais: Infradesnível com Morfologia ascendente maior ou igual a 1,5mm, medido no ponto J.
- Indivíduos de baixo risco de doença: Infradesnível com morfologia ascendente maior ou igual a 2,0mm, medido no ponto J.
Supradesnível do Segmento ST:
São alterações raras, mas também de maior gravidade e maior risco de isquemia.
Quando o Infradesnível do Segmento ST NÃO É perigoso?
Somente seu médico poderá avaliar se o infradesnivelamento do segmento ST é (ou não) perigoso.
Mas a literatura diz que indivíduos ASSINTOMÁTICOS (sem sintomas) com o Infradesnível do segmento ST em paciente jovens (menores de 35 anos), sem fatores de risco para doenças coronarianas.
Quando o Infradesnível do Segmento ST É perigoso?
Já naqueles pacientes acima de 35 anos de idade, portadores de Pressão Alta, Diabetes ou Colesterol Elevado ou, ainda, história familiar de doença cardíaca… esses pacientes precisam receber uma maior atenção do seu médico.
Também naqueles pacientes que apresentam DOR TORÁCICA DURANTE O ESFORÇO.
Atenção: só o seu médico poderá tirar a conclusão sobre o Infradesnível que ocorreu no seu exame.
Teste ergométrico com Infradesnível do Segmento ST: o que fazer?
Da sua parte, você precisa levar o exame para o seu médico e deixar de fazer esforços físicos até que ele veja o seu laudo.
Normalmente, quando o médico que realizou o exame percebe que o resultado do seu exame é perigoso, ele lhe informa para levar para o seu médico assistente o mais rápido possível.
Precisarei de mais exames?
Quando um médico cardiologista vê um laudo com Infradesnível do segmento ST ele, obrigatoriamente, terá que responder a uma pergunta:
Esse infradesnivelamento tem probabilidade elevada de estar relacionado com obstrução nas coronárias?
Teste ergométrico e Infradesnível do Segmento ST: Mais exames?
Normalmente, para responder à pergunta se HÁ OU NÃO HÁ OBSTRUÇÕES NAS CORONÁRIAS… o seu médico poderá lançar mão dos seguintes exames:
- Ecocardiograma de estresse farmacológico ou físico.
- Resposta: presença ou Ausência de alterações de contratilidade induzidas pelo esforço.
- Cintilografia miocárdica de esforço e repouso.
- Resposta: exame com ALTA ou BAIXA probabilidade de isquemia.
- Tomografia computadorizada para avaliação de isquemia e, por fim, o
- Resposta: exame com ALTA ou BAIXA probabilidade de isquemia.
- Cateterismo cardíaco.
- Diferente dos outros exames, o cateterismo cardíaco mostra diretamente onde está a obstrução que (possivelmente) está causando a isquemia.
- Normalmente utilizado quando o médico tem forte suspeita de que a isquemia que foi revelada no teste ergométrico já fornece indícios de que há obstrução nas coronárias.
Cada um desses exames dão um tipo de resposta ao seu médico, mas no geral, eles informarão ao seu médico se há ou não indícios maiores de isquemia do miocárdio.
Isquemia confirmada? E agora?
Agora, seu médico escolherá a melhor opção de tratamento para você. Dentre as opções, são:
- Tratamento clínico e medicamentoso (sempre).
- Tratamento via Ponte de Safena
- Tratamento via Angioplastia.
Qual foi o resultado do seu exame?
Conte-nos! Ajude-nos a enriquecer esse artigo com seus comentários e com sua experiência. Espero ter ajudado.
Sou hipertenso e toda minha família é tomo losortana de 50 mg de 12 em 12 horas eu fiz o teste ergonômico que deu o seguinte resultado:
Infra de segmento ST de caráter ascendente de 1,0 mm e infra descendente de 1,5 mm apenas em dii( de baixo valor preditivo para isquemia miocárdica
Leonardo.
“de baixo valor preditivo para isquemia miocárdica” isso é ótimo.
Abraços.
Boa tarde doutor… efetuei o teste ergométrico que indicou infradesnivelamento do st em algumas derivações não patologico de mais ou menos 0,5mm, devo me preocupar. Já irei iniciar o medicamento hoje
Meu exame: “Observado infradesnivelamento horizontal do seguimento ST de -3mm no canal 2 e 3.”
A conclusão foi segmento st
Infradesnivelamento 1.5mm
Olá, Goreti, confira no instagram.
Respondido aqui… em breve novo post a respeito aqui.
Meu teste ergométrico com resultado : infradesnivel de J , com segmento ST ascendente e não patológico a 80 ms , nas derivaçoĕs : V4, V5, V6, CM5 . Devo me preocupar ?
Oi, Gisele,
Quando o teste ergométrico diz não patológico, já é um bom indício.
Veja esse artigo sobre cintilografia que será publicado dia 7/6/2021.
Abraços.
Ótima explicação doutor. Meu marido acusou na ergometria um infradesnivelamento em St decrescente. Fez o cateterismo e não acusou esquemia. Agora fez ergometria novamente e acusou novamente positivo para esquemia. Não tem sin tomas.
Ei, Daniela.
Confira o novo artigo com sua dúvida.
Abraços.
Dr. Meu resultado está de cintilografia esforço e repouso está assim: Infradesnível do segmento ST de até 02 mm, nas derivações D2, D3, ACF. CM5, V4, V5 e V6, de morfologia horizontal, na fase de exercício e na fase de recuperação. Fiz antes e depois do cateterismo que não acusou veia entupida. Devo me preocupar?
Flávia,
o resultado da cintilografia diz algo do tipo: Baixa probabilidade de isquemia; Ausência de isquemia aos esforços; Ausência de isquemia esforço-induzida;
O que vc descreveu foi o resultado do Teste ergométrico (que foi feito junto com a cintilografia).
Veja novamente o resultado e me diga.
BOM DIA, A 5 ANOS SOFRI UM PRE-INFARTO ONDE TIVE 80 POR CENTO DE VEIA ENTUPIDA, E A ALGUNS MESES TIVE UMA DOR MUITO FORTE NO PEITO QUE FUI PARAR NUM HOSPITAL ONDE TOMEI MORFINA PRA DOR. NA ÉPOCA QUE TIVE A ARTÉRIA ENTUPIDA, FIZ ANGIOPLASTIA. TENHO MEDO DE ESTÁ NOVAMENTE COM VEIA ENTUPIDA. MEU EXAME DEU INFRADESNIVELAMENTO DO SP DE ATE 1 MM RETIFICADO EM D2 D3 AVE E CM5. POSSO ESTÁ EM PERIGO? PERGUNTO PORQUE MEU MEDICO SO PODE ME ATENDER EM NOVEMBRO. ABRAÇO.
Olá, Eni.
Novo infradesnivelamente precisa ser avaliado pelo médico.
Mas como fez angioplastia, pode ainda se sequela do passado.
Só seu médico saberá – novembro é um tempo longo.
Abraços.
Olá. Meu marido de 44 anos fez teste de esteira com o seguinte resultado: infradesnivelamento do segmento st-t de 15 mm . Alteração eletrocardografica que pode sugerir isquemia miocárdio a porém com normalização rápida na recuperação e as sintomático durante o esforço que pode estar relacionado a falso positivo. Resposta hipertexto da pressão arterial em paciente hipertenso de base. O que está resposta nos diz? Ele está correndo algum risco?
O resultado do eco foi normal. O mapa de pressão teve curva tensional elevado em relação aos valores de referência com ausência de picos hipertensivo bem como ausência de sintomas atribuíveis aos níveis tensionais
O que podemos concluir?
Obrigada. Larissa
Larissa.
Ele diz que o exame sugere isquemia : mas logo em seguida, diz que pode ser uma informação falso-positivo (que é quando o teste diz que tem, mas na verdade , não tem nada).
“Resposta hipertexto da pressão arterial em paciente hipertenso de base. O que está resposta nos diz? Ele está correndo algum risco?”
– é quando a pressão arterial eleva muito (em um paciente já hipertenso).
Abraços.
Prezado Dr. Leonardo,
Meu exame apresentou, tanto durante o esforço quanto no retorno aos padrões de repouso, infradesnivelamento do segmento ST-T de 1,5 mm, em D2, D3, AVF, V5 e V6 digestivas de isquemia do miocárdio até a frequência cardíaca atingida. Na conclusão está escrito: teste ergométrico positivo para isquemia miocárdica frente ao esforço físico. Além do cansaço físico não senti nada durante a realização do exame. Tenho 57 anos, me alimento de forma saudável, tenho 1,61 m, 58 k, colesterol e triglicerídeos dentro da normalidade e faço ginástica funcional há 10 meses. Esse resultado pode ser um falso positivo?
Hilda.
Veja um artigo aqui – que atende sua dúvida.
Abraços.
Infradesnivelamento do segmento ST de aspecto retificado de 1,0 mm, a partir do 4º minuto, nas derivações V5, V6 e Mc5.
Conclusão teste compatível com resposta isquêmica do miocárdio.
Maria.
Isso mesmo… seu médico seguirá com a conduta para cuidar melhor de você.
Abraços.
Olá Dr. Leonardo. Há poucos dias o Sr. me tirou as dúvidas sobre o cateterismo. Já fiz o exame e o meu cardiologista disse que o meu coração está ótimo.
Agora, minha esposa fez a Cintilografia do Miocárdio e o resultado foi:
1) Hipoperfusão persistente, em grau moderado, na parede anterosseptal do ventrículo esquerdo com Discreto componente isquêmico associado.
Diante disso, é recomendado um cateterismo?
Obrigado e abraços.
Eliseu,
Costumeiramente, diante desse resultado, indica-se o Cateterismo.
Mas há que ser avaliada pelo cardiologista dela.
Abraços.
Boa noite,a 1 mes fiz um exame de teste ergometrico que deu resultado alterado. A conclusão foi assim: teste ergométrico com alterações eletrocardiograficas limítrofes para avaliação de resposta isquemia miocárdica esforço induzida. Presença de extrassistoles supraventriculares isoladas durante exame.Ausência de sintomas clínicos.resposta cronotropica fisiológica,resposta pressorica fisiologica. Presença de artefatos no traçado durante exame.
Hildete
Alterações limítrofes no teste ergométrico é o tema do artigo do dia 18/5/2018 – confira aqui.
Confira todos os artigos da área de membros aqui. e torne-se um membro aqui.
Seu médico é o principal responsável pela sua saúde. Não faço consultas pela internet, apenas escrevo artigos orientados pela suas dúvidas.
Abraços.
Continuando gostaria de saber o que significa a conclusão do meu exame.
o endereço do e-mail (contato@sopronocoração.com) que os sr. me enviou não esta aceitando resposta, volta como falha na entrega, no computador que estou não consigo acessar blog nem face, teria um outro e-mail para poder mandar minhas duvidas?
Obrigada pela atenção
Rosana Cruz
Comente aqui, Rosana.
O email contato está com problema.
Olá Dr fiz teste ergométrico e deu resultado indefinido para esquemia com alteração Sr e t
Tânia.
Veja o artigo sobre Teste ergométrico inconclusivo.
Abraços
Ponto J com infra desnível de 0,1 mv
Resposta física :regular
Alterando triângulo de Eithoven,onde CM 5 dica DI
Estão presentes alterações eletrocardiográficas com critérios para isquemia miocárdica esforço induzida. ( Coloquei só essa frase do laudo)
No ECG feito anteriormente BRD II grau e no teste ergométrico BRD III grau.
Vou levar na minha Médica para ela decidir. Cintilografia??
Esqueci de colocar que houve infradesnivelamento do segmento ST no pico do esforço de 1 a 4,5 mm e na recuperação de 0,7 a 3,8 mm.
Olá, Ricardo.
Respondido aqui… em breve novo post a respeito aqui.
Opa, Ricardo.
Falei sobre esse assunto nesse argigo no Instagram e aqui.
Esqueci de colocar que houve infradesnivelamento do segmento ST no pico do esforço de 1 a 4,5 mm e na recuperação de 0,7 a 3,8 mm.
Olá, Ricardo.
Respondido aqui… em breve novo post a respeito aqui.
Teste ergométrico associado a medicina nuclear : Infra desnivelamento do segmento ST inferior a 1.0mm morfologia ascendente nas derivações D2,D3 e a VF, V4 A V6 E MC5 – não preenchem critérios IA.
Cintilografia em repouso e após esforço : Após teste erg. notou-se queda anômala de ejeção e discreta dilatação da cavidade ventricular esquerda, que podem sugerir comportamento anormal.
Opa, Kênia
Fiz um artigo com sua dúvida – dia 7/6/2021 será publicado.
Cintilografia – quando ela é grave?
Mas você precisa mostrar esse seu exame para seu médico.
Abraços.
MEU TESTE ERGOMETRICO DEU ALTERAÇOES SO SEGMENTO TS E ONDA T FORAM FISIOLOGICAS DECORRENTES DO EXERCICIO INFRADESNIVELAMENTO T RETIFICANDO ATÉ 1,8 CM DE V3 E V6 , RITIMO SINUSAL. ALTERAÇÃO DIFUSA DA POLARIZAÇÃO VENTRICULAR, OMEU CARDIOLOGISTA PEDIU CARTETERISMO CARDICO
Olá!
Fiz um teste ergométrico e foi descrito assim:
CRITÉRIOS CLÍNICOS – O paciente não apresentou sintomatologia de insuficiência coronariana. Teste interrompido devido à exaustão.
COMENTÁRIOS DO ECG DURANTE O ESFORÇO – Presença de infradesnivelamento do segmento ST de até 2,5 mm, retificada, em derivações MC5, D2,D3 e AVF, V4 a V6.
COMENTÁRIOS DO ECG DURANTE A RECUPERAÇÃO – houve retorno aos níveis basais do segmento ST.
CONCLUSÃO: TESTE EFICAZ TENDO O PACIENTE ATINGIDO A FREQUÊNCIA CARDÍACA DE 169 BPM SUBMÁXIMO
TESTE POSITIVO PARA RESPOSTA ISQUÊMICA DO MIOCÁRDIO POR CRITÉRIOS ELETROCARDIOGRÁFICOS.
PRESSÃO ARTERIAL COM COMPORTAMENTO FISIOLÓGICO DURANTE EXERCÍCIO.
NÃO FORAM OBSERVADAS ARRITMIAS CARDÍACAS.
O que poderia me informar. Aguardo.
Gostaria de uma análise da situação.