A angioplastia com Stent é um procedimento bastante comum para tratamento do infarto do miocárdio e da angina de peito. Entenda como funciona!
Angioplastia e Stent no Coração.
O tratamento da Angina e do Infarto do miocárdio é bastante conhecido entre os cardiologistas. A angioplastia com Stent revolucionou o tratamento do infarto. Confira a dúvida:
Meu exame deu hipocinesia da parede inferior, hipocinesia médio basal inferior.
Tive um infarto com 99% de uma artéria e foi colocado stent qual tratamento tem cura? Tem outra artéria com 49% e uma outra com 50%. Como fazer?
Resposta do Dr. Leonardo Alves, Cardiologista:
Hipocinesia no Ecocardiograma?
No ecocardiograma, o termo hipocinesia vem da palavra “cinesia” que significa movimento ou movimentação. Quando se trata do coração, diz-se que o coração apresenta boa “cinesia” ou “normocinesia”. Há quatro termos que derivam da palavra “cinesia”: (1) normocinesia; (2) hipocinesia; (3) acinesia e (4) hipercinesia.
Leia mais: hipcinesia difusa no ecocardiograma.
- Normocinesia: quando o coração (todas as áreas) se contrai normalmente.
- Acinesia: quando uma região do coração não se movimenta;
- Hipocinesia: quando uma região do coração tem menos movimentação que outras;
- Hipercinesia: quando uma região do corração tem mais movimentação que outras;
Leia mais: Como reduzir o risco de iinfarto?
O que é Hipocinesia inferior?
Hipocinesia inferior significa que a região inferior do coração tem menos movimentação que outras; Normalmente, signficia que alguma doença causou essa redução na movimentação. E a doença mais frequente que causa hipocinesia é o infarto do miocárdio.
Leia mais: Dor no braço esquerdo e infarto.
Quando se coloca um Stent?
Durante uma Angioplastia, um Stent é implantado normalmente nas artérias que tem obstruções maiores que 70% da luz do vaso. Lesões menores que 70% não se colocam Stents. Estudos já mostraram que o Stent traz mais benefícios quando as obstruções são maiores, chamadas de graves e em artérias coronárias calibrosas.
Leia mais: A vida após o infarto.
O que fazer nas lesões menores que 70%?
As opções de tratamento das lesões menores que 70% é o tratamento clínico medicamentoso: controle de colesterol; controle da diabetes; controle da hipertensão arterial; controle da obesidade; redução dos fatores de risco para doenças coronarianas. Essa opção de tratamento é fantástica e bastante efetiva para reduzir a chance de infarto do miocárdio.
Leia mais: Queimação no peito: Será infarto?
Aliás, mesmo com o implante do Stent em obstruções mais graves, deve-se implementar o tratamento clínico descrito acima.
Doenças do Coração – Manual completo e Como Prevenir!
A Prevenção de doenças do coração (e de todas as doenças cardíacas) exige que você faça escolhas inteligentes agora que possa receber os "lucros"...
Dr. Leonardo Alves Cardiologista atende em Teófilo Otoni, MG. Caso queira consultar-se entre em contato clicando aqui ou enviando e agende sua consulta.
Regras dos comentário:
Esse blog e todos os seus artigos não são consulta médica. Foram escritos pelo Dr. Leonardo Alves – Médico Cardiologista de Teófilo Otoni, MG (CRMMG: 33.669).
Sempre confie e dê mais atenção na opinião do seu médico, pois ele te examinou. Nada substitui a consulta médica presencial, com seu médico de confiança.
Ao comentar, você entende e concorda que seu comentário ficará público e poderá ser utilizado no blog em outros artigos. Qualquer resposta aos comentários não constituem consulta médica e o autor não tem intenção de fazê-lo. Sempre confie no seu médico de confiança.
Leia mais sobre doenças do coração:
Há muitas informações sobre sopro no coração nesse blog (inclusive um Guia Completo). Há um artigo sobre os Graus dos Sopros: Grau 1, 2, até 6, sobre sopro sem repercussão hemodinâmica, a relação entre sopro cardíaco e arritmias, quando sopro causa aumento do átrio esquerdo, e se tem cura.
Os principais sintomas (queixas) das doenças cardiovasculares, tais como Palpitações, Dispneia, Edema de membros inferiores, cianos, tontura e síncope, Angina de peito e dor torácica, dentre outros sintomas de doenças do coração.
Os principais Fatores de Risco para Doenças do Coração são a Hipertensão Arterial (pressão alta), Diabetes (a Diabetes Tipo 1 e a Diabetes Tipo 2), Dislipidemia (colesterol alto), Tabagismo, obesidade e a falta de exercícios físicos (o sedentarismo).
Sopro no coração (sopros cardíacos) acontece ou por doença nas válvulas cardíacas: (Estenose Aórtica, estenose mitral, insuficiência Aórtica, insuficiência mitral, Estenose Pulmonar, Insuficiência pulmonar, Estenose tricúspide ou Insuficiência Tricúspide) ou ainda devido à Cardiopatias Congênitas (doenças cardíacas que ocorrem desde o nascimento. Uma das principais causas de doenças nas válvulas é a febre reumática e reumatismo. Um capítulo especial sobre cardiopatias e gravidez e sobre o Prolapso mitral. Clique em cada um dos links para entendê-las.
Falamos sobre as causas de sopro cardíaco: Estenose valvar (que é o entupimento da válvula): Estenose mitral, Estenose aórtica, Estenose pulmonar, Estenose tricúspide.
E também das Insuficiências: Quando a válvula não se fecha corretamente: aqui, o sangue “volta” ou Regurgita. Insuficiência mitral ou Regurgitação Mitral. Insuficiência aórtica ou Regurgitação Aórtica Insuficiência pulmonar ou Regurgitação Pulmonar Insuficiência tricúspide ou Regurgitação Tricúspide.
Clique em um dos links acima para saber mais.
Agende Sua Consulta!
Precisando de uma consulta com cardiologista? Agende agora mesmo ou: Envie mensagens pelo WhatsApp: +55 33 98809 3454