O prolapso da valva mitral (ou prolapso valvar mitral) é uma condição clínica bastante comum no consultório do cardiologista. A frequência é relativamente alta. Quais as consequências e quais os sintomas do PVM? há relação com
infarto ou
arritmia?
Leia também:
O que é Prolapso mitral?
Trata-se de um fechamento anormal da valva mitral (a válvula que está entre o ventrículo e átrio esquerdos)… o fechamento desta válvula é ligeiramente “para dentro” do átrio esquerdo. (
1)
O prolapso da válvula mitral ocorre quando os folhetos da valva mitral do coração (prolapso) ficam como um paraquedas no átrio esquerdo durante a sístole (contração do ventrículo).
O prolapso da válvula mitral às vezes faz com a válvula mitral não se feche adequadamente e causa uma regurgitação mitral. Essa regurgitação (insuficiência) pode ser leve, moderada ou importante.
Na maioria das pessoas, o prolapso da válvula mitral não é uma ameaça à vida e não requer tratamento ou mudanças no estilo de vida.
Já em outras pessoas, prolapso da válvula mitral pode haver necessidade de tratamento.
Leia o artigo principal sobre
Sintomas de Prolapso da valva mitral
O mais comum é que pessoas que tem prolapso da valva mitral sejam assintomáticos.
Muitos passam toda a vida sem qualquer sintoma cardiovascular. Alguns são surpreendidos com o diagnóstico de prolapso valvar sem que tenham qualquer problema.
Nos casos raros em que os sintomas ocorrem, pode ser que a válvula não esteja fechando corretamente e o sangue volte para o átrio.
Os sintomas de prolapso da válvula mitral podem variar amplamente de uma pessoa para outra.Eles tendem a ser leves e desenvolver-se gradualmente. Os sintomas podem incluir:
Causas de Prolapso Mitral
No geral, o PVM está relacionado com sintomas como Dor no peito e Palpitações (as famosas manifestações das extra-sístoles). Algumas “pontadas dolorosas” no peito podem ser uma manifestação do PVM, mas não são muito comuns.
Como a válvula mitral funciona?
A válvula mitral controla o fluxo de sangue entre as câmaras superior e inferior do lado esquerdo do coração.
Quando o coração está funcionando corretamente, durante a fase de contração ventricular (sístole), a válvula mitral fecha completamente e evita que o sangue volte para a câmara superior esquerda (átrio esquerdo).
O que é Insuficiência mitral?
Nos pacientes com prolapso da válvula mitral, um ou ambos os folhetos da válvula mitral têm uma estrutura em seus tecidos diferentes, mais esticadas.
Isso faz com que eles se projetem como um paraquedas em direção ao átrio esquerdo.
Esse abaulamento faz com que o sangue pode vazar para trás através da válvula (regurgitação da válvula mitral).
Quando a regurgitação mitral é leve, pequena e pouco sangue volta para o átrio esquerdo, não há problema nenhum e nenhum sintoma. Quando a regurgitação da válvula mitral for mais intensa, pode causar sintomas como falta de ar, fadiga ou vertigens.
Outros nomes para descrever o prolapso da válvula mitral:
- Síndrome de Barlow
- Síndrome da válvula flexível]
- Síndrome da válvula mitral billowing
- Doença da válvula mitral mixomatosa
As arritmias e palpitações é que são bastante frequentes.
Fatores de risco do Prolapso mitral
O prolapso mitral não faz escolhas, ele pode se desenvolver em qualquer pessoa, em qualquer idade.
Normalmente, o prolapso não tem sintomas, mas os sintomas graves de prolapso da válvula mitral tendem a ocorrer mais frequentemente em homens com mais de 50 anos.
Algumas síndromes genéticas estão mais vezes associadas à presença do prolapso:
- síndrome de Marfan
- Síndrome de Ehlers-Danlos
- Anomalia de Ebstein
- Distrofia muscular
- Doença de Graves
- Escoliose
Complicações do Prolapso da valva mitral
Como já dito antes, a GRANDE maioria dos pacientes não tem complicações nem sintomas relacionados ao prolapso.
Mas algumas vezes, os pacientes podem ter
Regurgitação da válvula mitral causada por Prolapso
A complicação mais comum é a
regurgitação mitral (também conhecida como
Insuficiência mitral). É uma condição em que a válvula vaza sangue de volta para o átrio esquerdo.
Os homens com
pressão arterial elevada tem risco maior de regurgitação da válvula mitral.
Insuficiência mitral grave: Se a
regurgitação for grave, pode ser que seja necessário realizar uma cirurgia cardíaca para troca da valva mitral. Essa operação previne o aparecimento de
Insuficiência cardíaca.
Arritmias cardíacas causada pelo Prolapso da valva mitral:
As
arritmias cardíacas, que são
ritmos cardíacos irregulares ocorrem mais comumente nos átrios esquerdo e direito. Normalmente, as
arritmias causam
palpitações – que são muito incômodas
Pessoas com regurgitação mitral grave ou deformidade grave da válvula mitral correm maior risco de ter problemas de ritmo, que podem afetar o fluxo sanguíneo através do coração.
Endocardite valvar causada pelo prolapso mitral
Endocardite da válvula mitral é definida como uma infecção da totalidade ou de parte de um ou de ambos os folhetos da válvula mitral. (
2)
Pode ser causada por diferentes patógenos/bactérias ou fungos, mas a origem bacteriana é a mais comum.
Em países desenvolvidos, a endocardite infecciosa (EI) é uma das causas mais comuns de insuficiência valvar mitral aguda.
Uma válvula mitral anormal aumenta a chance de contrair endocardite por bactérias, o que pode danificar ainda mais a válvula mitral.
Prolapso Mitral e Ansiedade
Veja bem. O surgimento e a presença do PVM não tem relação com
ansiedade. Entretanto, os sintomas de palpitação e dor no peito são muito mais frequentes em pacientes ansiosos e com síndrome do pânico.
Prolapso da valva mitral e Ansiedade
Existem pacientes bastantes calmos e sem ansiedade nos quais os sintomas comuns no PVM nunca ocorrem… Mas, mas em momentos de estresse e ansiedade exagerada (principalmente o pânico) os sintomas começam a aparecer… e incomodam.
Prolapso Valvar Mitral – Outras dúvidas:
Relação com obesidade ou estatura: não há relação com obesidade, mas pessoas longilíneas (compridas) costumam apresentar mais prolapso que pessoas de tamanho normal ou baixinhos.
Prolapso mitral é grave? Do ponto de vista cardiovascular, não é uma doença grave… pode incomodar, mas não costuma ser grave a ponto de causar morte súbita.
Alimentação: Não, não há relação entre alimentação e a presença de prolapso.
Tratamento do Prolapso da Valva Mitral
Sim, existe e não é difícil! Procure o seu médico e peça-lhe esclarecimentos.
Não existe um tratamento específico para prolapso, ou seja, para curar ou melhorar um prolapso valar.
“Já vi alguém operar o coração por causa de prolapso mitral!” sim, isso pode ocorrer e eu também já vi muitos, mas nestes casos o prolapso é muito importante e esta causando grandes problemas na valva mitral e então esta válvula deve/merece ser trocada.
Mas no geral, não há medicamento direcionado para o prolapso… e sim para eventuais sintomas que o paciente possa ter. Procure o seu médico e peça-lhe informações adicionais.
Algumas dúvidas
Abaixo, alguma dúvidas frequentes dos pacientes a respeito do prolapso da valva mitral.
Tenho prolapso da válvula mitral posso me aposentar ? Ou receber auxilio doenca? Detalhe está piorando a cada mês que passa. (Camila).
Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista Teófilo Otoni: Não, Camila. O prolapso não dá direito a aposentadoria, principalmente o prolapso mitral sem complicações.
Você tem Prolapso Mitral?
Conte-nos.
O PVM causa extra-sístoles, mas também é causador do bigeminismo? A origem é a mesma?
Obrigado doutor!
Olá, Claire.
Veja este post:
http://sopronocoracao.com/2012/03/17/ecocardiograma-ve-sopro-no-coracao/
Leonardo.
Passei a perceber as extra-sistoles após minha primeira gestação. Aos 25 anos fui diagnosticada com uma síndrome, uma alteração do colágeno. Só então um médico deu atenção ás palpitações e pediu ecodopler. Descobri então que tenho pvm. Não foi receitado nenhum medicamento, apesar de ter crises de palpitação ou extra-sistoles de tempo em tempo. É comum optarem por não medicar os portadores de pvm?
Obrigada!
Olá, Grazi.
Editei este post para contemplar a sua dúvida.
Veja se ajudei…
Converse melhor com seu médico, ok?
Leonardo.
Ajudou muito!!! Eu achava que as extra-sístoles eram algo a parte, ou outro problema! Sinto essas “pontadas” no peito! Tenho muitos sintomas relacionados ao pvm. O estranho é que eles vem e vão. Já passei meses sem sentir nada, quando voltam, por vzs passo dias sentindo as extra-sístoles , pontadas no peito, falta de ar. Percebo que esses sintomas vem junto do sistema nervoso mais agitado. Talvez por isso , antes de ser diagnosticada com a sindrome de ehlers -danlos e o pvm, fui primeiramente diagnosticada com síndrome do pânico! Os sintomas realmente se assemelham muito!
Entendi aqui que as medicações tratam os sintomas, não o pvm em si. Já consultei com cardio no hcor, inclusive, acharam melhor não medicar enquanto não tenho desmaios ou maiores complicações. Minha dúvida é se durante uma dessa crises de palpitações meu coração não irá perder o ritmo de vez , ou parar! Parece exagero, mas a sensação é essa! É muito desagradável! Por outro lado, caso essas palpitações não coloquem minha vida em risco, prefiro não fazer uso de medicação.
Tenho refluxo na altura mitral esquerda e tivtendo falta de ar frequente e trho ansiedade
Posso morrer por esse problema
Eu toma propanolol 40 2×ao dia
Corro risco de morte
Obrigada por tudo e pela dedicação ao site! Foi graças a um blog semelhante, que descobri um excelente reumatologista. Percebendo que se tratava de um bom profissional e estava em uma cidade próxima, agendei consulta. Foi ele quem deu atenção aos meus sintomas, descobriu a alteração do colágeno e consequentemente o pvm!
Olá, Grazi.
Fico feliz que esteja gostando do Blog.
Diga-nos qual foi o site/blog de reumatologia para que possamos avaliar e indicar para outros.
Abraços.
Leonardo.
Olá. Dr! Esse reumatogista é o Dr. Luiz Claudio, em Ctba, PR. http://drluizclaudio.blogspot.com.br/
Gente a minha reumatologista passou o eco coisa q nuncs mais ninguém tinha pedido até um próprio cardiologista não quis passar pq n deu nada no eletro e deu refluxo mitral leve esses médicos e exames n sabem d nada achava q era ansiedade me poupe viu
Oi,
Rosa.
Esse refluxo mitral não é nada, não. Não tem nenhuma implicação clínica negativa para você.
Abraçs
Grazi, vc. pode me indicar esse reumatologista, por e-mail? Muito agradecida! Meu email é : [email protected].
Grata
Olá, Grazi.
O reumatologista que conheço é de Governador Valadares, MG – acho interessante encontrar um próximo da sua cidade.
Leonardo.
eu tenho prolapso de valvula mitral, posso fazer abdominais?? e exercicios para o fortalecer o peito, tipo flexoes??? posso fazer corrida?? tenho medo que me aconteça algo enquanto eu faça os exercicios, até parei de fazer quando eu descobri recentemente q tenho prolapso e meu cardiologista disse q eu nao posso ser atleta, isso me decepcionou muito … =/ me ajudem =D
Olá Ariel.
O prolapso mitral, por si, não contra-indica a prática de exercícios físicos… mas tudo depende da avaliação do seu cardiologista de confiança.
O seu cardiologista contra-indicou a prática de atividade física por um motivo específico ou outra situação/doença que você tenha, provavelmente.
Converse mais com ele.
Obs: Esse blog é informativo e não se configura consultório médico ou segunda opinião médica. Sempre Consulte o seu médico de confiança.
Abraços.
Leonardo.
Tenho 30 anos e ha um ano descobri q tenho leve prolapso mitral faco uso de um beta bloqueador faco exames a cada 6 meses so q todos os exames da normal e o prolapso nao tem mais so q o meu cardio nao tirou o remedio.sera q vou ter q tomar esse remedio a vida toda? Dr as veses sinto um enorme medo de morrer aceleracao no coracao e perto no peito q aperecem do nada.dr corro risco de sofrer um infarto? Agradeco se responder
Olá, Angélica.
O seu médico deve ter um motivo para manter a medicação.
O prolapso pode ser visto em um exame e não ser visto em outro exame (quando a alteração é pequena)… mas a manutenção ou não da medicação depende de cada caso.
Leonardo.
Dr.leonardo e esses sintomas q estou sentindo diarimente !medo de morrer aceleraco no coracao respiracao curta e aperto no peito pode ser ainda por causa do prolapso.corro risco de sofrer um infarto?
Dr. se possível, gostaria de tirar uma dúvida. Tenho pvm, como já disse, distúrbio de condução do ramo direito e extra-sístoles. Meu pai tem o mesmo distúrbio de condução, o teste de esforço mostrou extra-sístoles, mas, ao invés de pvm, ele tem aneurisma de septo atrial. Existe alguma ligação , ou seja, isso é genético?
Olá Dr Leonardo !
PVM leve sem repercussão hemodinâmica significa que eu tenho o prolapso ?
Ouvi dizer que em um episódio de taquicardia um dos folhetos podem se deslocar mas que a pessoa não tem a síndrome do prolapso . Eu nunca apresentei sintomas . E quando tive a taquicardia não senti sintoma algum . Apenas sentia o meu coração bastante acelerado ao ponto de de senti-ló batendo no osso da costela , porém sem nenhum sintoma . Meu ecocardiograma deu o seguinte .
Conclusões :
PVM leve sem repercussão hemodinâmica
Função sistólica do VE normal
Função diastólica do VE normal
Obrigada !
Oi Dr Leonardo
Há alguns anos fui para o hospital com dores no estômago devido ao excesso de vômitos provocado por cólicas menstruais . Me colocaram no soro e não lembro se colocaram algum remédio dentro . Quando acabou o soro e me deram alta, senti taquicardia e um pouco de fraqueza . Fiquei assim durante algumas horas depois passou . Outra vez que fui medicada com soro senti a mesma coisa , após ser liberada meu coração batia forte que dava para perceber na blusa . O senhor disse que soro não provoca taquicardia , que medicamentos provocariam isso? Meu irmão é alérgico a dipirona , certa vez estava no soro e colocaram dipirona ele quase teve uma parada cardíaca , felizmente foi percebido pelos médicos e enfermeiros a tempo de reverter o efeito. Eu não sei se sou alérgica também , mas evito essa substância . Será que dipirona provoca taquicardia ?
Obrigada !
Oi dr.leonardo mes passado retornei ao cardiologista para novos exames so q mudei de medico pois o outro nao me trazia confianca. O meu outro cardio passou eco e eletro e tudo normal ele disse q eu nao tenho problema cardiaco q esse prolapso as veses aparece e some e q as veses nao precisa de tratamento e q eu tou com a sindrome do panico e passou rivoltril por 1o dias e espran.ele mandou eu retornar com um mes! So q eu to com duvida e quero q voce me esclareca.melhorei com o espran e ele mandou eu suspender o concor so q eu tive medo de dar crises como eu dava so q domingo passei mal senti uma quintura por dentro do corpo coracao acelerou fiquei palida com visao turva e sensacao de desmaio medi a pressao e tava 8.4 e o coracao 42bpm dr tou com medo de morrer pois hoje senti de novo . Sera q e sinal de uma doenca grave ou sera do coracao? Agradeco se o senhor responder
Olá Doutror, tenho 35 anos e desde os 13 anos descobri que tenho prolapso da valva mitral. Parei de tomar o propanolol, mais meu coração vive acelerado. Trabalho 6 horas por dia e sentada. meu coração fica entre 100 e 120 batimentos por minuto. Quando acelerado sinto muita falta de ar.Estes dias fazendo almoço ele estava a 146 batimentos por minutos.As vezes sinto forte dor no peito que não consigo respirar.Gostaria de saber se eu não tomar o remédio eu corro algum risco ja que pvm não é uma doença grave? Obrigado
Olá, Maria Alves
Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
Grande abraço.
Leonardo.
Olá Doutror, tenho 35 anos e desde os 13 anos descobri que tenho prolapso da valva mitral. Parei de tomar o propanolol, mais meu coração vive acelerado. Trabalho 6 horas por dia e sentada. meu coração fica entre 100 e 120 batimentos por minuto. Quando acelerado sinto muita falta de ar.Estes dias fazendo almoço ele estava a 146 batimentos por minutos.As vezes sinto forte dor no peito que não consigo respirar.Gostaria de saber se eu não tomar o remédio eu corro algum risco ja que pvm não é uma doença grave?
Doutor esqueci de dizer que meu avó morreu de infarto aos 48 anos, meu pai teve infarto aos 50 e fez ponte de safena.
Obrigado
Olá, Maria
Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
Grande abraço.
Leonardo.
Olá Doutor, tenho 28 anos e recentemente participei de um processo seletivo em uma empresa onde tive que fazer um eletrocardiograma. Nesse exame mostrou que eu tinha extrassístoles ventriculares. Fui ao cardiologista e ele pediu um ecocardiograma bidimensional com doppler e um holter 24hs. No eco mostrou que tenho PVM se disfunção. No holter mostrou que tive 217 extra sístoles ventriculares e 19 episódios de bigeminismos ventriculares. O cardiologista me receitou Ritmonorm 1 comprimido ao dia, metade de manhã e metade a noite. Observei na bula do medicamento que a dose mínima deveria ser de 450 mg por dia ou seja 1 comprimido e meio por dia. Minha dúvida é: será que esse medicamento vai fazer efeito tomando uma dose menor que a recomendada na bula? Outra dúvida: o cardiologista fez uma avaliação para eu levar para a empresa e nela escreveu que eu tinha de evitar esforço físico, e isso fez com que eu perdesse a vaga de emprego. Com esse diagnóstico é realmente necessário que eu não faça esforço físico? Nunca tive nenhum sintoma e por isso esses resultados foram uma surpresa para mim.
Um abraço!
Rodrigo Sousa
Boa noite.
Tenho PVM, tenho apenas 17 anos, descobri há 3 anos que tenho PVM e o meu cardio disse que não era grave, e que então teria que repitir os exames uma vez por ano (não o fiz mais) desde que eu tivesse uma vida normal. Logo após isso tive sindrome do panico durante 8 meses, fiz todo o tratamento com psiquiatra e psicologos, e então melhorei e nunca mais tive nenhuma “crise”, porém mesmo depois de ter melhorado eu sinto muito cansaço sinto palpitação no peito, sinto formigamentos SEMPRE, dores fortes, tonturas.. Gostaria de saber se tem como a PVM piorar? por exemplo, se eu voltar e fizer o Eco novamente mostrar que talvez meu quadro tenha se agravado. Eu sou uma pessoa anciosa, porém sempre que eu sinto esses sintomas é quando NÃO estou nervosa, em casa, calma, com a familia..
Obrigada pela atenção
Oi Laila,
Podes falar-me um pouco melhor desses sintomas?
Por exemplo, se estiveres calma em casa sentada e te levantares de repente sentes a visão escurecer, pressão na cabeça e aperto no peito? Com leve sensação de queda?
Já desmaiaste?
O que diz ao certo o teu ecocardiograma?
Obrigada,
Soraya
Ola, meu nome é marcos e tenho pvm e tomo um comprimido de ritmonorm por dia. E gostaria de saber se em média quanto tempo pode durar estas arritimias, se somente tomando os remedios em casa elas podem reverter sozinhas pois, teve vez que fique mais de cinco dias sentindo palpitações e o coração batendo em ritimo errado e sentindo muito mal. Se eu ir em algum hospital eles tem como reverter o problema mais rapido aplicando alguma medicação na veia sem que eu fique varios dias passando mal.
Olá. No meu caso, eu descobrir que tinha um PVM a 2 anos. Sou portadora de deficiência na tireoide. Era hiper e virou hiportireoidismo. Tenho anêmia de vez em quando também. Sou ansiosa, e tudo começou no inicio da fase adulta. Engravidei e tive depressão pós parto. Acho que tudo isso tem contribuído. Tenho extra_sístoles várias vezes num dia, faço uso de cloridrato de propranolol, mas não tem feito muito efeito ultimamente. Alivia um pouco. O que devo fazer, diante dessa situação…Niria
Ola,estou com uma vizinha ela esta interna ja faz tempo esta com chagras e coraçaõ fraco, sò fica no hòginio gostaria de saber si pessoas assim aguenta alguma sirurgia
Jane
Doença de Chagas não é uma doença que possa / deva ser operarada… raramente.
Mas há tratamento.
Abraços.
DR A CORRIDA PODE PROVOCAR O PROLAPSO OU PESSOAS NERVOSA OU QUE PEGAM MUITO PESO . FALO ISSO POIS TIVE UMA VIDA MUITO DESREGRADA E O PROLAPSO PODE SER CONSEQUENCIA DISSO .ABUSAVA DOS ESTIMULANTES POIS TINHA PRESSÂO BAIXA . TÒ ME SENTINDO CULPADA . POIS ACHO QUE A MAIORIA DOS PROBLEMAS DE SAÙDE È A GENTE QUE CAUSA .ME RESPONDA SIM . .
Tenho PVM com refluxo leve , ele pode aumentar? De acordo com as coisas q já li , ele tem níveis, moderado , leve e grave. O que devemos fazer para não aumentar esse refluxo? Obrigada!!
Muito esclarecedor tudo o que li sobre extra sistoli ,sofro com ele mas agora saberei lidar melhor com o problema. Deus o ilumine e obrigada por existir. Joana
Boa Noite
Fiz um Eletro e o resultado foi extrassistolia supra ventricular frequência 51 bpm sãqrs 70 graus e ritmo sinusal, Filtros 60 Hz Muscular e vel.25 mm/s. Tenho 58 anos e estou muito preocupada. Tenho colesterol 240, sou ansiosa, principalmente no trabalho.
oi doutor, tenho prolapso mitral, depreção, sindrome do panico. tomo atenolol 50mg. fluocetina. alprozalan, os efeitos colaterais são horriveis, sera que minha depreção tem almentado por conta do atenolol, ou fluocetina, tenho duvidas. me sinto cansada, sonolenta, muito indisposta, cheia de ansia de vomito, sem contar a preção sobe, to com medo, muito medo, acho que fiquei com depreçao desde que o meu medico disse que corria risco de morte subita, sei la porque, to sofrendo, minha qualidade de vida ta pessima, tenho medo de sair de casa, acho que vou morrer a todo momento, o que faço,m me ajude!!!!!!!.
bom dia dr. sinto dores no peito costas e braço esquerdo. dormência nos braços e rosto. falta de ar e tonturas
fiz exames cardiológicos e deram normais. exames laboratoriais e deram normais. fiz uma tomografia e deu um nódulo no pulmão de 01,3 cm na região subpleural. não fumo e não bebo. o cirurgião torácico disse que isso.não e a causa da dor. não sei o que fazer. o que o Sr. acha?
Bom dia Doutor. Parabéns pelo site! Todos os anos faço check-up e todos os Ecos (desde 2010) sempre deram normais, inclusive o do ano passado (06/2013). Porém, refiz os exames esse mês e no Ecodopller deu Prolapso da Valvula Mitral. É possível que, de um ano pra cá, eu tenha desenvolvido a doença? Fiz o exame em um outro Centro de Diagnóstico, diferente dos que fiz nos anos anteriores, pode ser uma questão de interpretação? Informo que sou muito ansiosa e faço tratamento para ansiedade e Sindrome do Pãnico, mas lí no seus post que isso não causa o PVM né? Fico no aguardo de sua resposta. Muito obrigada!
Olá, Juliana.
Sim, pode ser questão de interpretação, sim… ótiima conclusão.
Eu já falei sobre isso em alguns posts… que um médico pode ver e outro não… e até mesmo o mesmo médico vê e ‘deixa’ de ver em outro exame.
Abraços.
BOM DIA DR LEONARDO, FIZ UM TESTE HERGOMÉTRICO E CONSTATOU UM “BLOQUEIO COMPLETO DO RAMO DIREITO E DE HEMIBLOQUEIO ÂNTERO-SUPERIOR ESQUERDO”. COMO PODE UM COLESTEROL TOTAL DE 159 ENTUPIR UMA VEIA ? NÃO É ESTRANHO ISSO ? OBRIGADO PELO RETORNO. AHH, SUAS RESPOSTAS AOS CONSULENTES SÃO 10. OBRIGADO. NÃO FALO INGLÊS ENTÃO NÃO SEI O QUE ASSINALAR EM BAIXO.
Luiz.
BLOQUEIO COMPLETO DO RAMO DIREITO E DE HEMIBLOQUEIO ÂNTERO-SUPERIOR ESQUERDO não tem NADA A VER COM OBSTRUÇÃO de artérias – fique calmo.
Veja as causas, aqui:
BLOQUEIO COMPLETO DO RAMO DIREITO
e
HEMIBLOQUEIO ÂNTERO-SUPERIOR ESQUERDO
São problemas diferentes.
Abraços.
Olá Doutor, possuo PVM e todo ano faço acompanhamento com cardiologista, minha queixa é que eventualmente na pratica do futebol tenho algumas arritmias que duram uns 10-15 segundos e incomodam um pouco, tenho que relaxar até elas passarem, o monitor cardiaco que uso tipo polar sai fora da escala, parece que pula pra bem mais que 200. porém conversei com o médico e fiz o teste da esteira, não occoreu a mesma arritmia no teste de esteira, apenas alguma extra sistoles isoladas que segundo o médico é normal. Como faço para garantir que essas arritmias que sinto de fato não são perigosas? devo pedir um holter no dia de um jogo de futebol para tentar monitorar essa arritmia? Grato, Carlos Franciscon
*** Trial period expired. Please subscribe to the service. Request number 33a34754bdd02bcd7f656ac1c646f5ba. Antispam service cleantalk.org. ***
Olá, Carlos.
“apenas alguma extra sistoles isoladas que segundo o médico é normal.” se são normais, ótimo.
Abraços.
Olá fui diagnosticada com PVM e extrassislote, Meu cardiologista disse que posso ter morte subita. e me medicou o selok tomar um cumprimido todos os dias, muito liquido e muita atividade fisica. Sinto falta de ar e muita dor no peito.
Mas estou cheia de duvidas
*** Trial period expired. Please subscribe to the service. Request number 8ca03cadd0897284080b899626603f18. Antispam service cleantalk.org. ***
Du,
Se seu cardiologista disse: “cardiologista disse que posso ter morte subita” e como foi ele que lhe avaliou, não posso opinar. Ele deve ter visto algum motivo.
Mas pelo que você leu no artigo: PVM não causa morte súbita…
Há casos raríssimos em que o PVM está associado a arritmias graves (TVS ou Fibrilação ventricular)… mas são raríssimos.
Acho que você entendeu errado.
Abraços.
Sou tenho 29 anos FIS um Holter pois passei 3 dias com uma dor no peito bem no meio, e nas costa fui para a urgência passou umas medicações di nada adiantava então o médico passou amiodarona foi onde fiquei bem . o enxame Holter acusou extrasistoles supraventriculares frequentes(média de 384 ESV/h), isoladas, pareadas e em salvas
Extrasistoles ventriculares frequentes (media de 61,2 EV/h), monomorficas e isoladas
Bem MINHA VÓ e minha TIA paterna tinha coração crescido. Pode ter alguma relação? A ainda não mostrei ao cardiologista não esperando consulta por o SUS 🙁
Aretuza.
Não associe os problemas da sua tia com os seus…
Essas arritmias e extra-sístoles não tem relação com nada, exceto com ansiedade.
Veja esse artigo.
Abraços.
Dr: Eu tenho Prolapso e sinto uma dor aguda no peito,falta de ar e formigamento
já utilizei betabloqueadores e não melhorei hj não utilizo nenhum gostaria de
saber se posso fazer algo para melhorar esses sintomas ? desde já obrigado !!!
Samuel.
No meu modo de ver, o que MAIS MELHOR os sintomas de prolapso é ESQUECÊ-LO – esquece que ele existe…
Relaxar, acalmar-se e PRONTO!
Atenolol NÃO resolve prolapso! Remédios para ansiedade NÃO RESOLVE prolapso.
O mais importante é RESOLVER A ANSIEDADE.
Abraços.
Boa Tarde,
Dr. tenho 35 anos a alguns anos descobri e tenho PVM, tem dias q sinto mto os sintomas:formigamento nos membros, falta de ar ao dormir, dor de cabeça, cansaço, oq mais me incomoda é a falta de ar ao dormir,porém ha dias que n sinto nada, gostaria de saber se há medicamentos para aliviar os sintomas,Obg
Kelly
Sim, há.
Mas não para o PVM – o melhor tratamento é acalmar-se.
Abraços.
Olá doutor Leonardo me chamo Maria Alice já passei várias vezes pelo Cardiologista agora da última vez fui em outro sinto palpitações depois das refeições estou sentindo agora um novo sintoma como se fosse de susto e muito Rui se eu respiro fundo meu coração da umas 3 batidas fortes depois volta ao normal não e toda hora mais está mais frequente ao dia aí fui no cardio fiz eletro,Holter,mapa e nada deu Holter deu pradrao normal, mapa deu 113/71 eletro acusou bloqueio completo de ramo direito ele disse que pode ser síndrome do pânico me receitou venlaxina 70 MG mais tomei só um comprimido porque fiquei pior com a medicação doutor parece que vou enloquecer pq na hora que me da esses sintomas sinto um meso terrível não sei se devo ir ao Cardiologista novamente pq esse sintomas e muito ruim o meu outro cardio disse que pode ser transtorno de ansiedade mais eu acho que tenho algo no coração o que o senhor acha sei que aqui não e lugar para consultas mais só qro uma informação eu sinto e nos exames não da nada obrigado
Maria.
Pois é…
O cardiologista fala, mas a ansiedade NÃO DEIXA o paciente aceitar… Assim é a ansiedade!
Os sintomas incomodam muito a situação.
Boa noite, tenho 26 anos, e fiz um ecocardiograma e deu tudo normal, perfeito. Mas com uma observação “Regurgitação Mitral Leve”. Contudo, está assim: “Espessamento valvar com mobilidade preservada dos folhetos – Sem critérios para prolapso”. SE não tem prolapso, por que causa Regurgitação?
Thiago.
Leia aqui, mas o que tem que entender é que a válvula se fecha BEM, mas mesmo assim, vaza um pouquinho de sangue (daí, chama-se de LEVE/DISCRETO).
É normal.
Todo mundo tem isso.
Abraços.
Bom dia, doutor !
Tenho refluxo mínimo de valvas tricúspide e mitral. O que posso fazer ?
Obrigado.
Marcia,
Não pode e nem deve fazer nada.
Insuficiência tricúspide – leia aqui
Insuficiência Mitral – leia aqui
Abraços
Olá doutor tenho 15 anos e fui diagnosticada com prolapso mitral,meu médico passou propranolol pra mim tomar e já faz quatro meses que tomo ele,senti uma diferença enorme,mais as vezes me da muito medo,eu tenho medo de dar infarto ou meu coração parar,meu medico disse que não ia colocar eu em riso,disse que é pra mim confiar nele,ele me mostrou todos os diplomas dele e tais.Mais eu queria mesmo saber quando agente tem prolapso aparece vários sintomas,mais tomando o bloqueador o prolapso some? As vezes os sintomas vem e passa,mais depois volta de novo e eu fico muito triste,fico sozinha,só chorando… Eu sinto muito é falta de ar.Você poderia me dar alguma dica ou orientação. Eu confio muito no meu Médico mais eu queria compartilhar com alguem que intende também do assunto
Raissa,
“tomando o bloqueador o prolapso some? ” não, não some.
Mas ao mesmo tempo, não causa tanto problema assim…
Fique calma e confie no seu médico.
Leia esse artigo…
Abraços
olá dr. Há 12 anos fui diagnosticada com prolapso valvar sem disfunção,todo ano faço eco, este ano foi outro médico que fez e o resultado foi, insuficiência mitral discreta, meu m´deico disse que não preciso me preocupar, mas, é a mesma coisa, ou tive uma piora? isso me preocupa, pois minha mãe já teve que fazer uma cirurgia de vávula…obrigada!
Maria.
É a mesma coisa… Insuficiência mitral em grau discreto está presente em quase todos os exames …
Abraços.
Olá, Tive PVM detectado por eco, sentia todos os sintomas. Mas após 1 ano mais ou menos fui refazer meu exame e já não tinha mais nada.
Ei, Rejane.
Algumas vezes o prolpso desaparece, mesmo. O motivo?
– o prolapso era pequeno e não foi visto no exame recente.
– o médico que deu o primeiro diagnóstico foi rigoroso e o segundo, menos.
De todo modo, pode ser que volte a aparecer: na verdade volte a ser visto…
O importante é se sua válvula está com uma boa função, sem regurgitações importantes.
Abraços.
Olá!!! Meu filho de 8 anos foi diagnosticado com a PVM. Quando ele se sente mal sente dores no corpo, ardência nos olhos, fica pálido e com muita fraqueza, além de muitas vezes ter seu estomago afetado causando crise de vomitos, mas nem sempre é po exercicio exagerado, isso seria normal? Ou pode ter relação com outro tipo de doença. Li muito nos comentários que as crises podem ter haver com sindrome do pânico, mas nessa idade? Ele é bem nervoso e ansioso.
Tatiana,
A ansiedade pode ocorrer em qualquer idade… Mas realmente, aos 8 anos, é muito nova. Interessante levar a um psicólgoo e a um cardiologista.
O PVM também.