O prolapso da valva mitral (ou prolapso valvar mitral) é uma condição clínica bastante comum no consultório do cardiologista. A frequência é relativamente alta. Quais as consequências e quais os sintomas do PVM? há relação com infarto ou arritmia? Leia também:

O que é Prolapso mitral?

Trata-se de um fechamento anormal da valva mitral (a válvula que está entre o ventrículo e átrio esquerdos)… o fechamento desta válvula é ligeiramente “para dentro” do átrio esquerdo. (1) O prolapso da válvula mitral ocorre quando os folhetos da valva mitral do coração (prolapso) ficam como um paraquedas no átrio esquerdo durante a sístole (contração do ventrículo). O prolapso da válvula mitral às vezes faz com a válvula mitral não se feche adequadamente e causa uma regurgitação mitral. Essa regurgitação (insuficiência) pode ser leve, moderada ou importante. Na maioria das pessoas, o prolapso da válvula mitral não é uma ameaça à vida e não requer tratamento ou mudanças no estilo de vida. Já em outras pessoas, prolapso da válvula mitral pode haver necessidade de tratamento. Leia o artigo principal sobre

Sintomas de Prolapso da valva mitral

O mais comum é que pessoas que tem prolapso da valva mitral sejam assintomáticos. Muitos passam toda a vida sem qualquer sintoma cardiovascular. Alguns são surpreendidos com o diagnóstico de prolapso valvar sem que tenham qualquer problema. Nos casos raros em que os sintomas ocorrem, pode ser que a válvula não esteja fechando corretamente e o sangue volte para o átrio. Os sintomas de prolapso da válvula mitral podem variar amplamente de uma pessoa para outra.Eles tendem a ser leves e desenvolver-se gradualmente. Os sintomas podem incluir:

Causas de Prolapso Mitral

No geral, o PVM está relacionado com sintomas como Dor no peito e Palpitações (as famosas manifestações das extra-sístoles). Algumas “pontadas dolorosas” no peito podem ser uma manifestação do PVM, mas não são muito comuns.

Como a válvula mitral funciona?

A válvula mitral controla o fluxo de sangue entre as câmaras superior e inferior do lado esquerdo do coração. Quando o coração está funcionando corretamente, durante a fase de contração ventricular (sístole), a válvula mitral fecha completamente e evita que o sangue volte para a câmara superior esquerda (átrio esquerdo).

O que é Insuficiência mitral?

Nos pacientes com prolapso da válvula mitral, um ou ambos os folhetos da válvula mitral têm uma estrutura em seus tecidos diferentes, mais esticadas. Isso faz com que eles se projetem como um paraquedas em direção ao átrio esquerdo. Esse abaulamento faz com que o sangue pode vazar para trás através da válvula (regurgitação da válvula mitral). Quando a regurgitação mitral é leve, pequena e pouco sangue volta para o átrio esquerdo, não há problema nenhum e nenhum sintoma. Quando a regurgitação da válvula mitral for mais intensa, pode causar sintomas como falta de ar, fadiga ou vertigens.

Outros nomes para descrever o prolapso da válvula mitral:

• Síndrome de Barlow
  • Síndrome da válvula flexível]
  • Síndrome da válvula mitral billowing
  • Doença da válvula mitral mixomatosa
As arritmias e palpitações é que são bastante frequentes.

Fatores de risco do Prolapso mitral

O prolapso mitral não faz escolhas, ele pode se desenvolver em qualquer pessoa, em qualquer idade. Normalmente, o prolapso não tem sintomas, mas os sintomas graves de prolapso da válvula mitral tendem a ocorrer mais frequentemente em homens com mais de 50 anos. Algumas síndromes genéticas estão mais vezes associadas à presença do prolapso:
  • síndrome de Marfan
  • Síndrome de Ehlers-Danlos
  • Anomalia de Ebstein
  • Distrofia muscular
  • Doença de Graves
  • Escoliose

Complicações do Prolapso da valva mitral

Como já dito antes, a GRANDE maioria dos pacientes não tem complicações nem sintomas relacionados ao prolapso. Mas algumas vezes, os pacientes podem ter

Regurgitação da válvula mitral causada por Prolapso

A complicação mais comum é a regurgitação mitral (também conhecida como Insuficiência mitral). É uma condição em que a válvula vaza sangue de volta para o átrio esquerdo. Os homens com pressão arterial elevada tem risco maior de regurgitação da válvula mitral. Insuficiência mitral grave: Se a regurgitação for grave, pode ser que seja necessário realizar uma cirurgia cardíaca para troca da valva mitral. Essa operação previne o aparecimento de Insuficiência cardíaca.

Arritmias cardíacas causada pelo Prolapso da valva mitral:

As arritmias cardíacas, que são ritmos cardíacos irregulares ocorrem mais comumente nos átrios esquerdo e direito. Normalmente, as arritmias causam palpitações – que são muito incômodas Pessoas com regurgitação mitral grave ou deformidade grave da válvula mitral correm maior risco de ter problemas de ritmo, que podem afetar o fluxo sanguíneo através do coração.

Endocardite valvar causada pelo prolapso mitral

Endocardite da válvula mitral é definida como uma infecção da totalidade ou de parte de um ou de ambos os folhetos da válvula mitral. (2) Pode ser causada por diferentes patógenos/bactérias ou fungos, mas a origem bacteriana é a mais comum. Em países desenvolvidos, a endocardite infecciosa (EI) é uma das causas mais comuns de insuficiência valvar mitral aguda. Uma válvula mitral anormal aumenta a chance de contrair endocardite por bactérias, o que pode danificar ainda mais a válvula mitral.

Prolapso Mitral e Ansiedade

Veja bem. O surgimento e a presença do PVM não tem relação com ansiedade. Entretanto, os sintomas de palpitação e dor no peito são muito mais frequentes em pacientes ansiosos e com síndrome do pânico. Prolapso da valva mitral e Ansiedade Existem pacientes bastantes calmos e sem ansiedade nos quais os sintomas comuns no PVM nunca ocorrem… Mas, mas em momentos de estresse e ansiedade exagerada (principalmente o pânico) os sintomas começam a aparecer… e incomodam.

Prolapso Valvar Mitral – Outras dúvidas:

Relação com obesidade ou estatura: não há relação com obesidade, mas pessoas longilíneas (compridas) costumam apresentar mais prolapso que pessoas de tamanho normal ou baixinhos. Prolapso mitral é grave? Do ponto de vista cardiovascular, não é uma doença grave… pode incomodar, mas não costuma ser grave a ponto de causar morte súbita. Alimentação: Não, não há relação entre alimentação e a presença de prolapso.

Tratamento do Prolapso da Valva Mitral

Sim, existe e não é difícil! Procure o seu médico e peça-lhe esclarecimentos. Não existe um tratamento específico para prolapso, ou seja, para curar ou melhorar um prolapso valar. “Já vi alguém operar o coração por causa de prolapso mitral!” sim, isso pode ocorrer e eu também já vi muitos, mas nestes casos o prolapso é muito importante e esta causando grandes problemas na valva mitral e então esta válvula deve/merece ser trocada. Mas no geral, não há medicamento direcionado para o prolapso… e sim para eventuais sintomas que o paciente possa ter. Procure o seu médico e peça-lhe informações adicionais.

Algumas dúvidas

Abaixo, alguma dúvidas frequentes dos pacientes a respeito do prolapso da valva mitral.
Tenho prolapso da válvula mitral posso me aposentar ? Ou receber auxilio doenca? Detalhe está piorando a cada mês que passa. (Camila).
Resposta do Dr. Leonardo Alves – Cardiologista Teófilo Otoni: Não, Camila. O prolapso não dá direito a aposentadoria, principalmente o prolapso mitral sem complicações.

Você tem Prolapso Mitral?

Conte-nos.