Hipertensão Pulmonar é uma alteração pouco comum nos exames de ecocardiograma transtorácico. Pacientes se assustam com o resultado. Quando a pressão no pulmão está elevada e quais as consequências. Verifique e deixe sua dúvida.

Hipertensão pulmonar – o que é?

A hipertensão pulmonar é um tipo de pressão alta que afeta as artérias dos pulmões e o lado direito do coração, onde estão as câmaras direitas: átrio direito e ventrículo direito.

Na hipertensão pulmonar (HAP), chamada hipertensão arterial pulmonar (HAP), os vasos sanguíneos dos pulmões podem estar estreitados ou bloqueados.

A lesão nas artérias e arteríolas (pequenas artérias) retarda o fluxo sanguíneo nos pulmões e a pressão sanguínea nas artérias pulmonares aumenta além do normal.

O lado direito do seu coração (ventrículo direito) deve trabalhar mais para bombear o sangue pelos pulmões. O esforço extra eventualmente faz com que o músculo cardíaco enfraqueça e possa evoluir para uma insuficiência cardíaca direita. (1)

Em algumas pessoas, a hipertensão pulmonar piora lentamente e pode ser fatal. Embora não haja cura para alguns tipos de hipertensão pulmonar, o tratamento pode ajudar a reduzir os sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

Segundo o NHS, “A hipertensão pulmonar é a pressão alta nos vasos sanguíneos que irrigam os pulmões (artérias pulmonares).” (2)

Sintomas de Hipertensão pulmonar

Os sinais e sintomas de HAP desenvolvem-se lentamente.

O normal é que o paciente não notar seus sintomas por meses ou até anos. Os sintomas pioram à medida que a doença progride.

Os sintomas de HAP incluem:

Causas de Hipertensão arterial pulmonar

Do lado direito do seu coração, há o átrio direito e o ventrículo direito. Veja a sequência da circulação sanguínea no coração:

• Sangue chega das pernas para o átrio direito.
  • Passa pela válvula tricúspide.
  • Chega no ventrículo direito.
  • Ventrículo direito bombeia o sangue para o pulmão.
  • O sangue chega ao pulmão pela artéria pulmonar.
  • IMPORTANTE 1: no pulmão: ocorre a oxigenação do sangue (o pulmão elimina gás carbônico e entrega oxigênio ao sangue).
  • IMPORTANTE 2: O sangue normalmente flui facilmente através dos vasos sanguíneos dos pulmões (artérias pulmonares, capilares e veias) para o lado esquerdo do coração.
  • Depois de oxigenado, ele vai para o átrio esquerdo, ventrículo esquerdo e circulação sistêmica.

Quando há hipertensão pulmonar:

No entanto, as alterações nas células que revestem as artérias pulmonares podem fazer com que as paredes das artérias fiquem rígidas, inchadas e espessas. Essas alterações podem diminuir ou bloquear o fluxo sanguíneo pelos pulmões, causando HAP.

No parágrafo anterior, IMPORTANTE 1 e IMPORTANTE 2 mostram o momento em que a hipertensão pulmonar começa a atacar e causar danos ao coração.

Tipos de Hipertensão arterial pulmonar?

A HAP é classificada em cinco grupos, dependendo da causa.

Grupo 1: hipertensão arterial pulmonar (HAP)

As causas incluem:

• Causa desconhecida (hipertensão arterial pulmonar idiopática)
  • Uma mutação genética transmitida por famílias (hipertensão arterial pulmonar hereditária)
  • Uso de algumas drogas dietéticas prescritas ou drogas ilegais, como metanfetaminas – e outras drogas
  • Problemas cardíacos presentes no nascimento (doença cardíaca congênita)
  • Outras condições, como distúrbios do tecido conjuntivo (esclerodermia, lúpus, outros), infecção por HIV ou doença hepática crônica (cirrose)

Grupo 2: HAP causada por doença cardíaca do lado esquerdo

As causas incluem: São as causas cardíacas, de origem cardiológica.

Grupo 3: HAP causada por doença pulmonar

As causas incluem:

• Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
  • Fibrose pulmonar, uma condição que causa cicatrizes no tecido entre os sacos de ar dos pulmões (interstício)
  • Apneia obstrutiva do sono
  • Exposição de longo prazo a grandes altitudes em pessoas que podem estar em maior risco de HAP.

Grupo 4: HAP causada por coágulos sanguíneos crônicos

As causas incluem:

• Coágulos sanguíneos crônicos nos pulmões (êmbolos pulmonares)
  • Outros distúrbios de coagulação

Grupo 5: HAP desencadeada por outras condições de saúde

As causas incluem:

• Doenças do sangue, incluindo policitemia vera e trombocitemia essencial
  • Doenças inflamatórias, como sarcoidose e vasculite
  • Distúrbios metabólicos, incluindo doença de armazenamento de glicogênio
  • Doença renal
  • Tumores pressionando as artérias pulmonares

Síndrome de Eisenmenger e HAP

A síndrome de Eisenmenger é um tipo de doença cardíaca congênita que causa hipertensão pulmonar. É mais comumente causado por um grande orifício no coração entre as duas câmaras cardíacas inferiores (ventrículos), denominado defeito do septo ventricular (CIV).

Este buraco em seu coração faz com que o sangue flua incorretamente em seu coração. Sangue que transporta oxigênio (sangue oxigenado) se mistura com sangue pobre em oxigênio (sangue pouco oxigenado, com gás carbônico). O sangue então retorna aos pulmões – em vez de ir para o resto do corpo – aumentando a pressão nas artérias pulmonares e causando HAP.

Fatores de risco para Hipertensão pulmonar

O envelhecimento pode aumentar o risco de desenvolver hipertensão pulmonar. A condição é diagnosticada com mais frequência em pessoas com idade entre 30 e 60 anos. No entanto, a HAP idiopática é mais comum em adultos jovens.

Outras coisas que podem aumentar o risco de HAP incluem:

• Uma história familiar da doença
  • Estar acima do peso
  • Distúrbios de coagulação sanguínea ou história familiar de coágulos sanguíneos nos pulmões
  • Exposição ao amianto
  • Desordens genéticas, incluindo doenças cardíacas congênitas
  • Moradores de altitude elevada
  • Uso de certos medicamentos para emagrecer
  • Uso de drogas ilegais como cocaína
  • Uso de inibidores seletivos da recaptação da serotonina, usados ​​para tratar a depressão e a ansiedade

Complicações da Hipertensão pulmonar

As complicações da hipertensão pulmonar incluem:

COR PULMONALE:

Aumento cardíaco do lado direito e insuficiência cardíaca. No cor pulmonale, o ventrículo direito do coração fica dilatado e tem que bombear com mais força do que o normal para mover o sangue através das artérias pulmonares estreitadas ou bloqueadas.

No início, o coração tenta compensar engrossando suas paredes e expandindo a câmara do ventrículo direito para aumentar a quantidade de sangue. Mas essas mudanças criam mais pressão sobre o coração e, eventualmente, o ventrículo direito falha e se dilata.

A insuficiência cardíaca direita é uma situação grave e potencialmente fatal.

Coágulos de sangue e embolia pulmonar

Ter HAP aumenta a probabilidade de desenvolver coágulos nas pequenas artérias dos pulmões.

Essas embolias são perigosas, pois o paciente com Hipertensão pulmonar já tem algum nível de bloqueio do sangue pelo trajeto pulmonar e qualquer obstrução adicional é problema.

Arritmias cardíacas.

A HAP pode causar arritmias cardíacas, que podem causar batimentos cardíacos acelerados (palpitações), tonturas ou desmaios.

A principal arritmia é a Fibrilação atrial, mas há outras com razoável nível de gravidade.

Sangramento nos pulmões.

A hipertensão arterial pulmonar pode causar sangramento nos pulmões com risco de vida e tosse com sangue (hemoptise).

Complicações na gravidez.

A hipertensão arterial pulmonar pode ser fatal para uma mulher e seu bebê em desenvolvimento.

Diagnóstico da Hipertensão arterial pulmonar

No geral, a HAP é assintomática, assim. pode ser difícil de diagnosticar. Além disso, os sintomas são semelhantes aos de outras doenças cardíacas e pulmonares.

Isso significa que às vezes pode haver um atraso antes que um diagnóstico correto seja feito.

Exames para diagnóstico de Hipertensão Pulmonar:

Os 2 testes principais exames cardiológicos usados ​​para ajudar a diagnosticar a doença são:

Outros testes que você pode ter incluem:

Tratamento da Hipertensão Pulmonar

A hipertensão vascular pulmonar não tem cura, mas os tratamentos podem reduzir seus sintomas e ajudar a controlar a doença.

Se a causa for identificada e tratada precocemente, pode ser possível evitar danos permanentes às artérias pulmonares com piora progressiva da doença.

Valvulopatia cardíaca e Insuficiência cardíaca: Essas duas condições, são as causadoras de hipertensão pulmonar que melhor tem condições de serem revertidas e ajudar o paciente a melhorar a hipetensão pulmonar.

Doenças cardíacas congênitas: Quando tratadas, quando operadas a tempo, o paciente pode não evoluir para hipertensão pulmonar.

Hipertensão pulmonar leve

Boa noite Dr. meus exames deu refluxo tricúspide discreta e mitral mínimo e hipertensão pulmonar leve pois tenho sentido falta de ar e tontura no momento, tratando com prednisona.

(Vera Lúcia)

Resposta do Dr. Leonardo Alves – Médico Cardiologista de Teófilo Otoni: O refluxo mitral mínimo não gera preocupação e também não é o causador da Hipertensão pulmonar.

Graus da Hipertensão vascular Pulmonar:

A HAP é graduada pelo valor da pressão pulmonar em leve, moderada ou importante.

“A hipertensão vascular pulmonar (HP) é definida como uma pressão arterial pulmonar média em repouso superior a 25 mmHg.” (3)

A HP é definida como pressão média em artéria pulmonar > ou igual a 25 mmHg (ou PSAP >40 mmHg).

Isto geralmente é revelado inicialmente por um ecocardiograma transtorácico realizado por motivos diversos (investigação de dispneia, investigação de síncope, exame de rotina, etc).

O ecocardiograma transtorácico (ETT) continua sendo a ferramenta de triagem não invasiva mais importante para HP. Não é necessário nenhum corte e é um simples exame de ultrassonografia.

O cateterismo cardíaco direito continua sendo o padrão ouro e é considerado obrigatório para o diagnóstico de HP.

Gravidade da hipertensão vascular pulmonar (PAP)

• Leve = 20-40 mmHg
  • Moderado = 41-55 mmHg
  • Grave => 55 mmHg

Regras dos comentários:

Esse blog e todos os seus artigos não são consulta médica. Foram escritos pelo Dr. Leonardo Alves – Médico Cardiologista de Teófilo Otoni, MG (CRMMG: 33.669).

Sempre confie e dê mais atenção na opinião do seu médico, pois ele te examinou. Nada substitui a consulta médica presencial, com seu médico de confiança.

Ao comentar, você entende e concorda que seu comentário ficará público e poderá ser utilizado no blog em outros artigos. Qualquer resposta aos comentários não constituem consulta médica e o autor não tem intenção de fazê-lo. Sempre confie no seu médico de confiança.