A taquicardia paroxística supraventricular é uma arritmia com frequência cardíaca regular e rápida (com batimentos entre 160 a 220 batimentos por minuto), que começa e termina subitamente e é originada nos tecidos cardíacos perto dos ventrículos.
Taquicardia Reentrante Nodal tem tratamento?
Sim, há tratamento eficiente para acabar com as Taquicardias.
Olá Dr. Tenho 36 anos e desce os 12 anos tenho TPSV De Reentrada Nodal, que só tive o diagnóstico agora aos 36 anos, até então os médicos não conseguiam pegar a crise. Estou tomando Succinato de metropolol 50mg 2x ao dia. Porém sinto muitas extra Sistóle.
Fiz vários exames, ECG, holter e nada além. Mesmo usando a medicação as extra Sistóle são frequentes, as que sinto em torno de 5 por dia até dormindo. O meu cardio diz que é ansiedade e que preciso tratar o gatilho. Tenho medo de uma parada, ou morte súbita. Mas ele diz que não. Estou na psicóloga e vou ao psiquiatra. O que eu faço?
Obg. Parabéns pelo blog.
Resposta do Dr. Leonardo Alves, Cardiologista:
O que é Taquicardia Reentrante AV nodal? É uma taquicardia paroxísticas supraventricular (TPSV), que vem e vai, que gera batimentos cardíacos muito celerados: entre 160 e 220 bpm. Tem início súbito e também desaparecem subitamente ou com tratamento médico.
Leia mais: TPSV resolvida com Choque no peito.
TPSV é diferente de Extrassístoles: Sim, a TPSV é bastante diferente das Extrassístoles. As extrassístoles causam palpitações que duram menos de um segundo e repetem ao longo do dia ou mês. Já a TPSV por reentrada nodal é mais demorada (um minuto ou mais de palpitação), com batimentos muito acelerados, por muito tempo.
Leia mais: Como Renata Curou suas palpitações?
A TPSV é diferente da Taquicardia sinusal, pois na sinusal, a frequência cardíaca não se eleva tanto (veja oas tipos), como taquicardia atrial.
O tratamento é diferente: Diferente das palpitações causadas pelas extrassístoles, as palpitações causadas pela TPSV são muito piores e incomodam MUITO, mas muito mais que as palpitações. Daí, há necessidade de um tratamento diferente, com medicamentos específicos e até com cirurgia de ablação por radiofrequência.
Leia mais: Era extrassístole, mas depois virou outra arritmia.
Como tratar a TPSV: O tratamento da crise por se realizando por (1) manobras vagais, (2) medicamentos e para um tratamento curativo, (3) Ablação por radiofrequência.
TPSV por reentrada é emocional? Não, não é emocional. É uma doença física, cardíaca, às vezes congênita que precisa se r medicada e tratada (como mostrei acima). É diferente das palpitações de pacientes ansiosos. O problema é que ambas as arritmias se manifestam por PALITAÇÕES – Assim, o Holter irá determinar se as arritmias são Extrassístoles ou se são a TPSV.
Doenças do Coração – Manual completo e Como Prevenir!
A Prevenção de doenças do coração (e de todas as doenças cardíacas) exige que você faça escolhas inteligentes agora que possa receber os "lucros"...
Dr. Leonardo Alves Cardiologista atende em Teófilo Otoni, MG. Caso queira consultar-se entre em contato clicando aqui ou enviando e agende sua consulta.
Regras dos comentário:
Esse blog e todos os seus artigos não são consulta médica. Foram escritos pelo Dr. Leonardo Alves – Médico Cardiologista de Teófilo Otoni, MG (CRMMG: 33.669).
Sempre confie e dê mais atenção na opinião do seu médico, pois ele te examinou. Nada substitui a consulta médica presencial, com seu médico de confiança.
Ao comentar, você entende e concorda que seu comentário ficará público e poderá ser utilizado no blog em outros artigos. Qualquer resposta aos comentários não constituem consulta médica e o autor não tem intenção de fazê-lo. Sempre confie no seu médico de confiança.
Leia mais sobre doenças do coração:
Há muitas informações sobre sopro no coração nesse blog (inclusive um Guia Completo). Há um artigo sobre os Graus dos Sopros: Grau 1, 2, até 6, sobre sopro sem repercussão hemodinâmica, a relação entre sopro cardíaco e arritmias, quando sopro causa aumento do átrio esquerdo, e se tem cura.
Os principais sintomas (queixas) das doenças cardiovasculares, tais como Palpitações, Dispneia, Edema de membros inferiores, cianos, tontura e síncope, Angina de peito e dor torácica, dentre outros sintomas de doenças do coração.
Os principais Fatores de Risco para Doenças do Coração são a Hipertensão Arterial (pressão alta), Diabetes (a Diabetes Tipo 1 e a Diabetes Tipo 2), Dislipidemia (colesterol alto), Tabagismo, obesidade e a falta de exercícios físicos (o sedentarismo).
Sopro no coração (sopros cardíacos) acontece ou por doença nas válvulas cardíacas: (Estenose Aórtica, estenose mitral, insuficiência Aórtica, insuficiência mitral, Estenose Pulmonar, Insuficiência pulmonar, Estenose tricúspide ou Insuficiência Tricúspide) ou ainda devido à Cardiopatias Congênitas (doenças cardíacas que ocorrem desde o nascimento. Uma das principais causas de doenças nas válvulas é a febre reumática e reumatismo. Um capítulo especial sobre cardiopatias e gravidez e sobre o Prolapso mitral. Clique em cada um dos links para entendê-las.
Falamos sobre as causas de sopro cardíaco: Estenose valvar (que é o entupimento da válvula): Estenose mitral, Estenose aórtica, Estenose pulmonar, Estenose tricúspide.
E também das Insuficiências: Quando a válvula não se fecha corretamente: aqui, o sangue “volta” ou Regurgita. Insuficiência mitral ou Regurgitação Mitral. Insuficiência aórtica ou Regurgitação Aórtica Insuficiência pulmonar ou Regurgitação Pulmonar Insuficiência tricúspide ou Regurgitação Tricúspide.
Clique em um dos links acima para saber mais.
Agende Sua Consulta!
Precisando de uma consulta com cardiologista? Agende agora mesmo ou: Envie mensagens pelo WhatsApp: +55 33 98809 3454